Windows: usando utilitários de terceiros para fazer a manutençãoTecnologia da Informação Blog O Gestor

Windows: usando utilitários de terceiros para fazer a manutenção

Por Luis Marcos Leite | Freeware | 11 Comentários

Usando utilitários de terceiros para fazer a manutenção do Windows

 

Se você utiliza o sistema operacional Windows é importante que faça regularmente a manutenção do sistema.

 

Com o passar do tempo o disco vai ficando carregado de arquivos inúteis e lento, malwares (pragas virtuais) podem ficar instaladas, o registro corrompido ou cheio de “sujeira”, etc. Daí a importância de se fazer a manutenção.

 

Já vimos no artigo Usando o Windows para fazer a manutenção do Windows que através do próprio Windows, melhor dizendo, de seus utilitários, você pode efetuar a manutenção do sistema. Porém, acredito que o melhor mesmo é fazer a manutenção do Windows com programas de terceiros.

 

Aos profissionais de Tecnologia da Informação: concordam comigo?

 

Então vamos às dicas!

 

windows utilitários,manutenção do sistema

 

1° – Faça a limpeza de disco – a Limpeza de Disco é uma forma conveniente de excluir arquivos que não são mais necessários e liberar espaço no disco rígido  do computador.

Programa recomendado: CCleaner (clique aqui e aprenda como fazer o download, como instalar e usar o CCleaner)

O CCleaner , segundo  o site do desenvolvedor…

 

É a ferramenta número um para limpar o seu PC com Windows. Ele protege sua privacidade online e torna seu computador mais rápido e mais seguro. Fácil de usar e o download é pequeno e rápido.

 

 

2° – Faça a varredura no sistema em busca de malwares – malwares  são pragas virtuais, ou seja, são programas que visam corromper o sistema operacional e ou causar danos ao usuário, como: vírus, worms, trojans, spywares e outros

Programa recomendadoSuperantispyware (clique aqui e baixe o programa diretamente do site oficial)

O Superantispyware, segundo o site do desenvolvedor…

 

Detecta e remove spyware, adware e remover malwares, trojans, dialers, vermes, keyloggers, seqüestradores, Parasitas, Rootkits, produtos de segurança desonestos e muitos outros tipos de ameaças. Os recursos do sistema são projetados para não abrandar o seu computador, como muitos outros produtos anti-spyware. Projetado para não entrar em conflito com seu anti-spyware ou anti-vírus! Repara conexões quebradas da Internet, desktops e registro.

 

superantispyware,malware,spyware

 

3° – Faça a desfragmentação do disco – os arquivos são formados por partes e nem sempre são gravados sequencialmente no HD, gerando a chamada fragmentação. Essa fragmentação faz com que o disco rígido tenha um trabalho adicional que pode deixar o computador lento. Dispositivos de armazenamento removíveis, como unidades flash USB, também podem ser fragmentados. A desfragmentação do disco reorganiza dados fragmentados para que os discos e unidades trabalhem de forma mais eficiente.

Programa recomendadoAuslogics Disk Defrag (clique aqui e baixe o programa diretamente do site oficial)

Segundo o site do desenvolvedor, o Auslogics Disk Defrag

 

É uma ferramenta de manutenção vital que irá melhorar o desempenho do seu PC através da desfragmentação e reorganização dos arquivos em seu disco.

desfragmentador de disco,auslogic,disk defrag,fragmentação de disco

 

4° – Faça a limpeza do registro – o registro do Windows tem a função de armazenar diversas informações do sistema operacional e dos programas instalados, bem como, configurações, ajustes, entre outros dados. À medida que vamos instalando e ou desinstalando programas, o registro vai “inchando” e como consequência, acaba por afetar o desempenho do sistema e ainda deixa-o repleto de sujeiras e entradas inexistentes. Daí a necessidade de usar um utilitário que permita checar e/ou remover todos os itens e chaves inválidos que forem encontrados.

Programa recomendado: MV RegClean (clique aqui e baixe o programa diretamente do site oficial)

Segundo o site do desenvolvedor, MV RegClean

 

É um software seguro e não elimina qualquer tipo de arquivo. Ele apenas elimina entradas inválidas no registro que se referem a arquivos que já não existem mais, mas mesmo assim, possui um poderoso backup.

Este utilitário permite checar e/ou remover todos os itens inválidos encontrados.

limpador de registro,registro do Windows,mv regclean

 

 

Fontes:

Ajuda do Windows
http://www.piriform.com
http://www.superantispyware.com
http://www.auslogics.com
http://www.velasco.com.br

 

É claro que existem diversos programas que executam as mesmas ações sugeridas acima para realizar a manutenção do sistema. Procurei registrar neste artigo aqueles que no momento acho mais interessantes e são gratuitos para usuário doméstico. De certa forma…

 

...não deixe de participar, comentando no espaço abaixo quais são os seus programas preferidos para fazer a manutenção do sistema operacional Windows!

 

E veja também:

Usando o Windows para fazer a manutenção do seu Windows

URLVoid.com – analise sites e links antes de acessar

Como eliminar o trojan que “transforma pastas em arquivos executáveis”

Como proteger pen drive de vírus sem usar antivírus

Em tempo: é sempre bom salientar que antes de efetuar os procedimentos acima, faça o backup dos seus arquivos por precaução e caso alguma coisa dê errado, restaure o sistema e se não sabe como proceder, leia o artigo:

Restauração do Sistema: Nem sempre é momento de formatar o HD

 

Baixe o mini e-Book grátis Dicas de Informática para Leigos – Proteção e Segurança

 

 

 

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

11 Comentários
  • O CCleaner e o SuperAntiSpyware são realmente bons, mais também existem o Advanced SystemCare e o MalwareBytes… O que você acha desses programas?

    • Finn,

      Não me recordo de haver testado o MalwareBytes, já o Advanced System Care testei e não achei tão eficiente. De certa forma, obrigado pela participação. Abs.

      • Se você não testou o MalwareBytes, recomendo que teste, pois ele detecta vários dos spywares que os antivírus comuns deixam passar. Recomendo…

        • Finn,

          Obrigado pela indicação, ainda não testei. Não talvez porque não tenha visto a necessidade, haja vista que os procedimentos que sugeri no artigo têm se mostrado eficientes até o momento.

  • Timoteo Rafael
    Responder

    Boa tarde Luiz Marcos.
    Não seria mais conveniente usar o CCleaner tanto na função de limpar o disco quanto na de limpar o registro também já que ele possui essas duas funções? Ou o MV RegClean é mais eficiente neste processo?

  • Timoteo Rafael
    Responder

    Não entendi muito bem pra que serve o registro do Windows e o que é armazenado lá.

    • Timoteo Rafael,

      O registro do Windows é um banco de dados cuja função é concentrar todas as configurações do sistema e dos aplicativos executados nele, ok? Abs.

Deixe seu comentário