Usando programas portáteis pra fazer manutenção do WindowsTecnologia da Informação Blog O Gestor

Usando programas portáteis pra fazer a manutenção do Windows

Por Luis Marcos Leite | Software | 6 Comentários
Neste artigo você vai conhecer alguns programas portáteis gratuitos para fazer a manutenção do sistema operacional Windows. Confira.

Usando programas portáteis você mesmo faz a manutenção do seu Windows

Portables Softwares (Programas Portáteis) hoje em dia são realmente uma mão na roda para que utiliza computadores. Quem nunca precisou de um pendrive pen drive, um memory card (cartão de memória), disco externo ou seja, de um pequeno dispositivo que possibilita transportar seus documentos, apresentações, planilhas, fotos, enfim, dados e informações que necessitam ser manuseados em vários lugares, quer sejam em casa, no trabalho, escola, faculdade ou qualquer outro local?

O interessante é que dispositivos portáteis não servem somente para transportar os arquivos citados, mas, servem também para transportar programas, dentre os quais, programas gratuitos portáteis de manutenção. Isto mesmo: grátis!

portáteis,portables,programas portáteis,manutenção do sistema,softwares portáteis

Costumo carregar programas de manutenção portáteis em pen drives  e no memory card e vc?

No artigo abaixo (clique para ler):

… expliquei que você pode usar o Windows, ou melhor, os utilitários do Windows e um da própria Microsoft para fazer a manutenção do próprio Windows.

E neste outro artigo abaixo (clique também para ler):

… expliquei que você pode fazer a manutenção do Windows com softwares de terceiros. Já neste artigo apresentarei outra maneira de fazer manutenção do sistema usando os mesmos softwares (exceto o reparador de registro citado no artigo acima) e mais um antivírus para fazer a manutenção, só que com os dispositivos portáteis descritos acima juntamente com as versões portáteis dos programas instalados ou copiados nesses dispositivos.

Não descreverei sobre os programas, para isto, recomendo que leia o artigo:

Vamos às dicas, então?

1ª – Faça a limpeza de disco  e a limpeza do registro – a Limpeza de Disco é uma forma conveniente de excluir arquivos que não são mais necessários e liberar espaço no disco rígido  do computador.

registro do Windows tem a função de armazenar diversas informações do sistema operacional e dos programas instalados, bem como, configurações, ajustes, entre outros dados. À medida que vamos instalando e ou desinstalando programas, o registro vai “inchando” e como consequência, acaba por afetar o desempenho do sistema e ainda deixa-o repleto de sujeiras e entradas inexistentes. Daí a necessidade de usar um utilitário que permita checar e/ou remover todos os itens e chaves inválidos que forem encontrados.–

Programa recomendado: CCleaner Portable (clique aqui e baixe o programa diretamente do site oficial)

Não instalável, basta baixar, copiar para seu portátil e executar.

 

2° – Faça a varredura no sistema em busca de malwares – malwares  são pragas virtuais, ou seja, são programas que visam corromper o sistema operacional e ou causar danos ao usuário, como: vírus, worms, trojans, spywares e outros

Programa recomendado: Superantispyware Portable Scanner Technicians Edition (clique aqui e baixe o programa diretamente do site oficial)

Não instalável, basta baixar, copiar para seu portátil e executar.

superantispyware,antispyware,spyware

 

3° – Faça a desfragmentação do disco – os arquivos são formados por partes e nem sempre são gravados sequencialmente no HD, gerando a chamada fragmentação. Essa fragmentação faz com que o disco rígido tenha um trabalho adicional que pode deixar o computador lento. Dispositivos de armazenamento removíveis, como unidades flash USB, também podem ser fragmentados. A desfragmentação do disco reorganiza dados fragmentados para que os discos e unidades trabalhem de forma mais eficiente.

Programa recomendado: Auslogics Disk Defrag Portable (clique aqui e baixe o programa diretamente do site oficial)

Não instalável, basta baixar, copiar para seu portátil e executar.

desfragmentador de disco,auslogic,disk defrag,fragmentação de disco

 

4° – Faça a varredura em busca de vírus – vírus são programas que se juntam a outros softwares modificando-os. São desenvolvidos por programadores interessados em danificar dados ou corromper sistemas. É importante que frequentemente se faça a varredura no sistema visando encontrar vírus.

Programa recomendado: Clamwin Portable (clique aqui e baixe o programa diretamente do site oficial)

Instalável, baixe, instale no seu portátil para poder executar.

clamwin,portable,portátil

 

Observações importantes

1. Antes de executar qualquer um desses programas é sempre bom criar um ponto de restauração do sistema para que, em caso de pane, você possa restaurar o Windows. Para isto, recomendo a leitura dos artigos:

2. Procure executar os programas acima recomendados, preferencialmente, no modo de segurança (reinicie o computador, aperte a tecla F8 antes de inicializar o Windows e escolha a opção “Modo Seguro“), pois, além de rodarem em menor tempo, o sistema não sofrerá as ações de malwares já residentes.

3. Para quem tem computadores com configurações modestas, como netbook, por exemplo, é uma boa alternativa usar as versões portáteis dos softwares de manutenção.

4. As versões podem ficar constantemente desatualizados, diante disto, recomendo estar atento e frequentemente atualizando os programas.

5. Antes de guardar os programas portáteis, sugiro que formate seu dispositivo (faça o backup antes) e proteja-o contra vírus de boot. Saiba como proceder, lendo o artigo:

E aí, gostou?

Levar esses programinhas para onde for seu portátil é bem legal, né? Que digam os amigos técnicos de informática

E você, já usa algum desses?

Costuma levar programas de manutenção em seu pen drive, cartão de memória ou disco externo?

Recomenda os softwares citados aqui neste artigo ou prefere usar outros?

Participe, deixando seu comentário. Vale salientar que só serão válidas recomendações de softwares gratuitos, ok?

Aprenda a se proteger – baixe meu livro digital gratuito agora!

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

6 Comentários
  • Cláudio camosso cahamba
    Responder

    Me ajudou muito, consegui remover os vírus q transformam pastas em atalhos

  • OBRIGADAAA CONSEGUIR LIMPAR MEU PC VALEUUUU!!!!! GENTE SUPER CONFIAVÉL

  • Laurentino Mello
    Responder

    Luis, muito boas as indicações. Utilitários que como você mesmo disse: São uma mão na roda. Nos ajudam bastante no dia a dia.

    Obrigado pela divulgação da promoção.

    Abraços!

Deixe seu comentário