Usando o Windows para fazer a manutenção do WindowsTecnologia da Informação Blog O Gestor

Usando o Windows para fazer a manutenção do Windows

Por Luis Marcos Leite | Windows | 7 Comentários
Neste artigo você vai saber que é possível fazer a manutenção do Windows com o próprio Windows. Confira.

Usando o Windows para fazer a manutenção do Windows através de seus utilitários

Se você utiliza o sistema operacional Windows é importante que faça regularmente a sua manutenção. Com o passar do tempo o disco vai ficando carregado de arquivos inúteis e lento, malwares (pragas virtuais) podem ficar instaladas, o registro corrompido ou cheio de “sujeira” e o sistema desatualizado. Daí a importância de se fazer a manutenção do sistema.

Mas, você sabia que com alguns procedimentos simples, usando utilitários do próprio Windows você pode deixar o sistema operacional rodando redondinho (ou quase…rs)?

Não sabia? Então vamos a eles:

 

windows utilitários,manutenção

 

1° – Faça a limpeza de disco – a Limpeza de Disco é uma forma conveniente de excluir arquivos que não são mais necessários e liberar espaço no disco rígido do computador.

Como executar:

  • Windows XP: Botão Iniciar – Programas – Acessórios – Ferramentas do Sistema – Limpeza de Disco
  • Windows Vista/Windows 7/8/8.1/10: basta digitar “limpeza de disco” ou disk cleanup (sem as aspas) na caixa executar e aparecerá  “Limpeza de Disco” na parte superior da caixa. Daí é só clicar, abrir o utilitário, selecionar os arquivos a serem excluídos, clicar em limpar arquivos do sistema e por último no botão “OK”:

manutenção do windows,limpeza de disco,Windows

 

 

2° – Faça a varredura no sistema em busca de malwares – malwares são nada menos que pragas virtuais. São programas que visam corromper o sistema operacional e ou causar danos ao usuário. Ex:

  • Vírus
  • Worms
  • Trojans
  • Spywares
  • outros

Aprenda a se proteger – baixa meu livro digital gratuito agora!

Use o Windows Defender para fazer essa varredura. Acredite se quiser, mas, o Windows Defender já detectou malware que um certo antivírus que eu achava que era bom não detectou.
Como executar:
  • Windows XP: é preciso baixar e instalar, para isto, clique aqui
  • Windows Vista e Windows 7: clique no botão iniciar, basta digitar “windows defender” (sem as aspas) e aparecerá “Windows Defender” na parte superior da caixa. É só acessar e depois clicar em “Verificar” para dar início à varredura:
windows defender,malware,antispyware,manutenção do windows

3° – Faça a desfragmentação do disco – os arquivos são formados por partes e nem sempre são gravados sequencialmente no HD, gerando a chamada fragmentação. Essa fragmentação faz com que o disco rígido tenha um trabalho adicional que pode deixar o computador lento. Dispositivos de armazenamento removíveis, como unidades flash USB, também podem ser fragmentados. O Desfragmentador de Disco reorganiza dados fragmentados para que os discos e unidades trabalhem de forma mais eficiente.

Como executar:

  • Windows XP: Iniciar – programas – acessórios – ferramentas de sistemas – desfragmentador de disco
  • Windows 7: clique no botão iniciar, basta digitar “defrag” (sem as aspas) e aparecerá “Desfragmentador de Disco” na parte superior da caixa. É só acessar, selecionar a unidade de disco que deseja desfragmentar e depois clicar em “Analisar Disco” para dar início ao processo.

desfragmentador de disco

 

4º – Configure a atualização do sistema – Windows desatualizado é sinal de porta aberta para possíveis invasões de crackers e outros problemas. Daí a importância de estar com o sistema sempre atualizado. Uma boa opção é programar o Windows para executar suas atualizações automaticamente. Com a atualização automática, não é necessário procurar atualizações online ou se preocupar com a possibilidade de correções críticas para o Windows estarem ausentes do computador. O Windows verifica automaticamente as atualizações mais recentes para o computador

Como executar:

  • Windows XP: Botão Iniciar – Configurações – Painel de Controle – Atualizações automáticas – selecione “Automática” e determine o dia e o horário desejado.
  • Windows Vista e  Windows 7: clique no botão iniciar, basta digitar “up” (sem as aspas) e aparecerá “Windows Update“, clique para abrir, na parte direita da tela, clique em “Alterar Configurações” e configure o Windows Update para “Instalar atualizações automaticamente” dentro de um horário que lhe seja preferido.

 

5° – Solucione problemas diversos

Na verdade este utilitário não vem instalado no Windows, porém, é um belo recurso que talvez seja novidade para muitos usuários do Windows:  o Microsoft Fix It.  Trata-se de um utilitário desenvolvido pela própria Microsoft para resolver diversos problemas  no Windows com: arquivos, pastas, ícones, sistema, drivers, rede, internet explorer, etc.

Recentemente o utilizei para corrigir um problema na porta USB que impedia o Windows de acessar meu smartphone.

Clique aqui para acessar o site do Centro de Suporte fix-it e  e baixar o Microsoft Fix It

microsoft fix it

 

Sugiro que durante a manutenção do sistema (exceto para atualizações), o Windows esteja rodando no Modo de Segurança* ou Modo Seguro pois além de você ganhar recursos de memória, casa haja malwares  no sistema, por exemplo, muito provavelmente não estarão atuantes, o mínimo de processos estarão em execução e além do mais, a ação será em menor tempo que no modo normal.

 

E você já utiliza todos esses recursos ou só conhece e utiliza alguns deles? Participe, deixando seu comentário! E se gostou do artigo, compartilhe com os amigos e dê seu voto atribuindo as estrelinha em “Vote neste post” no final deste artigo. Obrigado!

* Modo de Segurança: para entrar nesse modo, reinicie o Windows e segure a tecla F8 do
teclado antes de iniciar o sistema, selecione "Modo Seguro" e tecle enter.

Fontes:

Ajuda do Windows

http://support.microsoft.com

 

E veja:

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

7 Comentários

Deixe seu comentário