Um breve olhar sobre a Tecnologia da Informação no contexto empresarialTecnologia da Informação Blog O Gestor

Um breve olhar sobre a Tecnologia da Informação no contexto empresarial

Esse artigo é um Guest Post escrito por Gustavo Freitas. Ele é profissional de TI, Bacharel em Sistemas de Informação e administrador do blog GF Soluções e Quero Criar um Blog. Se desejar pode segui-lo no Twitter.

Atualmente muitas empresas ainda pensam que dispor de tecnologia da informação (TI) em seu negócio se resume simplesmente em adquirir computadores, impressoras, softwares e disponibilizá-los a seus funcionários. Ledo engano, pois se gasta recursos, tempo e perde-se informação e competitividade.

A tecnologia da informação não se resume a este simples procedimento, mas em vários dentro da empresa e em sua estrutura organizacional. Torna-se necessário esclarecer que a princípio a tecnologia da informação irá atrair novos problemas e não soluções mirabolantes.

 

guest post

 

Em geral as empresas podem ser divididas em três partes essenciais:

  • Pessoas
  • Processos
  • Tecnologia da Informação

 

Entendo as três partes em separado e buscando integrá-las temos uma empresa forte que está preparada para alcançar seus objetivos e se destacar em seu empreendimento.

A primeira barreira é com relação aos funcionários que em sua maioria podem ser considerados analfabetos digitais, pessoas incapazes, geralmente por falta de preparo, de obter informações através da informática, internet ou qualquer outro dispositivo relacionado à tecnologia da informação. Esse analfabetismo digital deve ser levado a sério pela empresa e pelo setor de gerenciamento de TI, para que a implantação do sistema ocorra num tempo curto e proveitoso. Cabe então ao setor de TI a implantação da tecnologia necessária à empresa e o treinamento dos funcionários para que ela possa ser usada de forma maximizada.

Novas ferramentas de trabalho surgiram com o advento da tecnologia da informação e o indivíduo deve ser preparado para manusear estas ferramentas com destreza. Os computadores são incrivelmente rápidos, precisos e burros; os homens são incrivelmente lentos, imprecisos e brilhantes; juntos, seu poder ultrapassa os limites da imaginação (Albert Einstein). É dessa união que estamos falando, o homem treinado para aperfeiçoar seu lado brilhante inerente à raça humana e o computador preparado com sistemas idealizados para solucionarem as necessidades da empresa.

É neste contexto que a TI assume um papel essencial na estrutura da empresa, e seu gerenciamento passa a ser vital para harmonizar talento e performance.

————————————————————————————————————————

E aí, gostou do guest post escrito por Gustavo Freitas? Participe deixando seu comentário. Caso deseje escrever também um guest post, clique aqui, relate-me sobre qual assunto deseja escrever e no campo assunto coloque “Guest Post“.

Guest post - escreva o seu no blog O Gestor

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

Um Comentário
  • Luis,
    agradeço pela oportunidade de poder publicar esse Guest Post em seu blog, espero que possa auxiliar muito seus leitores,
    um abraço.

Deixe seu comentário