O que todo empreendedor deve saber sobre gestão?

O que todo empreendedor deve saber sobre gestão? Neste artigo você saberás sobre noções que todo empreendedor deve ter. Confira!

O que o empreendedor deve saber sobre gestão?

empreendedor - O que todo empreendedor deve saber sobre gestão?

Licença da imagem: CC0 Creative Commons

Muitas pessoas que decidem empreender nunca tiveram contato com ferramentas de gestão, e essa pode ser uma das maiores dificuldades dessa empreitada. Ter o próprio negócio exige foco, determinação e muito estudo, afinal estamos falando de vários detalhes que são extremamente importantes para o sucesso dos negócios.

No post de hoje vamos falar sobre alguns conceitos de gestão que são essenciais para qualquer empreendedor. Vamos lá?!

Metas Smart

SMART significa inteligente em inglês, mas o significado dessa ferramenta está associado à cada letra. Ou seja, S (specific) é de especialidade, M (measurable) é mensurabilidade, A (attainable) atingibilidade, R (relevant) é relevância e T (time based) temporalidade. Ela é um padrão de qualidade para as metas que você está traçando. Se elas cumprirem todos os requisitos, relacionados a cada letra, significa que elas são realizáveis.

Análise SWOT

Uma das dicas de empreendedorismo mais comuns é a indicar que o empresário faça uma análise SWOT ou FOFA (na tradução em português). Essa análise é para que seja avaliado o ambiente interno e externo do negócio, ou seja, as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Mas o empreendedor também pode utilizar essa mesma ferramenta para se auto analizar.

Pirâmide de Maslow

Essa pirâmide é basicamente feita de necessidades, profissionais ou pessoais. Organizadas de maneira hierárquica, tanto as carências ligadas à saúde e bem estar, quanto as voltadas para a segurança no ambiente de trabalho, culminam para na busca pela realização pessoal e profissional. É válido para o empreendedor entender como essa ferramenta funciona para que tire o melhor dela e aplique no seu negócio.

Balanced Scorecard

Esse modelo de gestão de negócios é bastante utilizado pelas empresas, e é ainda mais eficaz se aliado a tecnologia.

De acordo com os conceitos desse modelo, o empreendedor deve trabalhar alguns pontos em sua empresa, e eles são: Gestão estratégica, Mensuração de processos, Estratégia, Objetivos, Indicadores, Metas e Iniciativas estratégicas.

É necessário que cada um deles seja analisado individualmente, porém sem perder de vista a totalidade da empresa. Ou seja, o que ela é, qual a sua representatividade no mercado e onde você quer chegar com o seu negócio.

Porém, os empreendedores também devem ter características específicas que os ajudarão a desenvolver seus negócios de forma mais plena. Mesmo que o empresário não tenha em sua personalidade esse tipo de iniciativa, é possível com o tempo desenvolvê-las.

Iniciativa

É buscar constantemente por oportunidades, ou seja, estar sempre atento ao mercado.

Perseverança

Não se abalar diante das dificuldades, pois o universo das micro e pequenas empresas sempre devem encarar de frente os desafios.

Correr riscos

Não ter medo de arriscar-se faz parte do empreendedorismo. Quando o empreendedor está desinformado ele corre perigo, assim como seu negócio, mas quando ele tem conhecimento pode tomar decisões com risco calculado.

Liderança

O empreendedor deve ser o líder em sua empresa, ser bom ouvinte e sempre estimular sua equipe. Assim todos ficam motivados e comprometidos.

O que achou das dicas de empreendedorismo de hoje? Você concorda com os pontos de levantamos? Conta pra gente nos comentários!

Este guest post foi escrito pela jornalista Jacqueline Gonçalo, caso se interesse em escrever guest posts para o blog O Gestor – Especialista em Tecnologia da Informaçãoclique aqui

O que todo empreendedor deve saber sobre gestão?
5 (100%) 1 vote

Quer saber das novidades antes dos seus amigos?

(Preencha os campos ao lado)

Luis Marcos Leite

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da TI, Problogger e Professor de Informática Freelancer.

Website:

Deixe seu comentário