Tecnólogo: MTE inclui a profissão na CBO

Tecnólogo é profissão e está na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), portanto, se você é tecnólogo, estudante de curso superior de tecnologia ou procura mais informações sobre “cursos tecnólogos”, não perca tempo lendo este artigo e vá direto para o blog do Tecnólogo, para isto, clique aqui!

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inclui a profissão de Tecnólogo na CBO

2010 chegou! Acabaram-se minhas férias… sniff… É bem verdade que já estamos em fevereiro, segundo mês do ano novo, mas para O Gestor o ano começa agora: retorno ao trabalho, retorno à faculdade e retorno do nosso blog… o/o/o/

E para começar bem a nossa série de artigos de 2010 (espero que sejam muitos), inicio escrevendo uma boa excelente notícia para os Tecnólogos, especialmente, aqueles que serão já são Tecnólogos em Gestão da Tecnologia da Informação, como eu.

“O Ministério do Trabalho e Emprego – MTE disponibilizou à sociedade a nova Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, que vem substituir a anterior, publicada em 1994.

Para quem não sabe, CBO é o documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. Sua atualização e modernização se devem às profundas mudanças ocorridas no cenário cultural, econômico e social do País nos últimos anos, implicando alterações estruturais no mercado de trabalho.

A nova versão contém as ocupações do mercado brasileiro, organizadas e descritas por famílias. Cada família constitui um conjunto de ocupações similares correspondente a um domínio de trabalho mais amplo que aquele da ocupação.

curso superior,tecnologia,tecnológico,tecnólogo,cbo

2010. É ano de comemoração: graduação chegando, tecnólogo na CBO… só alegria!

No quadro abaixo, observa-se a família 1425, que corresponde aos Gerentes de Tecnologia da Informação e seus conjuntos. Darei destaque ao Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação:

1425 :: Gerentes de tecnologia da informação
Descrição Sumária
Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.
Títulos
1425-05 Gerente de rede Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação, Gerente de teleprocessamento
1425-10 Gerente de desenvolvimento de sistemas Gerente de programação de sistema
1425-15 Gerente de produção de tecnologia da informação Gerente de operação de tecnologia da informação
1425-20 Gerente de projetos de tecnologia da informação
1425-25 Gerente de segurança de tecnologia da informação
1425-30 Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação
1425-35 Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação* Tecnólogo em gestão de sistema de informação

Fonte: Portal do Trabalho e Emprego (Para consultar as competências e atividades segundo a CBO, clique no link em destaque e no campo ” Palavra Chave”, digite Tecnólogo, por exemplo.

Realmente esta inclusão vai deixar os tecnólogos bastante felizes, a exemplo dos companheiros Tecnólogos em petróleo e gás, os quais não poderia deixar de citá-los face o grande clamor dessa classe quando este assunto é tratado principalmente na internet em relação aos concursos da Petrobrás.

Aproveito a oportunidade para convidar você a conhecer o blog Tecnólogo, um blog voltado para os tecnólogos, graduandos em cursos superiores de tecnologia e para todos os que se interessam por assuntos voltados aos tecnólogos, para acessar clique no link abaixo:

Um excelente ano novo para todos nós!

E veja também:

 


adminakftq

Website:

6 Comentários

  1. Tô pegando carona no seu blog e publiquei mais este post em meu blog. Muito Obrigado pela colaboração, sempre.

    • ogestor

      Valeu Wenderson, fique à vontade e volte sempre!

  2. adalberto

    muito boa essa noticia, estavamos precisando desta injeção de animo, para todos os que fazem esse curso, e se dedique cada vez mais, quero aqui parabenizar a tutora simone, do polo de aracaju pelo zelo a este curso procurando exigir o maximo de cada gestor, no cumprimento de todas as atividades exigidas de todos nos, tenho certeza que todos os gestores deste polo, alcancarão exito,pela dedicação exclusiva da excelente tutora

    • ogestor

      É isto aí, Adalberto, vamos em frente, rumo à Graduação, com fé em Deus!

  3. Caro Luis Marcos,
    A respeito do seu comentário em meu blog, o qual agradeço, apenas lembro que em nenhum momento o texto afirma que o curso de tecnólogo é curso técnico. O curso de tecnólogo é, conforme você menciona, um curso superior. Se o texto pareceu dar essa idéia, nos desculpe. O texto busca orientar as pessoas que o mercado é carente de técnicos (gente especializada em alguma função, independente se a formação é por meio de ensino técnico de nível médio ou superior). Abraços e obrigado pela visita. Seu blog é muito interessante também.

  4. Pingback: Cursos de tecnologia maior aumento do total de matrículasTecnologia da Informação Blog O Gestor

Deixe seu comentário