Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da InformaçãoTecnologia da Informação Blog O Gestor
249 Comentários
  • Então tenho 16 anos faço informatica eu tenho facilidade para aprender sou esforçado quero fazer Faculdade de TI Mais não sei si devo eu nunca fiz o curso então seria uma escolha irracional fazer a Faculdade ?

  • Luis Marcos,
    O curso tecnólogo de Gestão de TI está no meu pensamento nos últimos meses. Estou no ultimo ano do ensino médio e ele se encaixa nas minhas pretensões pós-colégio.
    Gostei muito do seu blog e cheguei a fazer um teste vocacional que indicou e o resultado foi compatível.
    Porém, há alguns fatores que me deixam receosa: o fato de não ter experiência alguma na área, querer cursar uma EAD que não tem polo em minha cidade e ser mulher.
    Não sei se devo deixar esse ideia de lado ou se vale a pena arriscar. Algum conselho?
    Desde já, obrigada!

    • Mariana,

      Vamos lá. Vou enumerar suas colocações e comentá-las:

      1- “o fato de não ter experiência alguma na área”: o curso de Gestão de TI é mais indicado para quem já possui experiência na área
      2- “querer cursar uma EAD que não tem polo em minha cidade”: não existe curso de Gestão de TI somente EAD, que eu saiba e mesmo que você opte por fazer o curso nessa modalidade, recomendo que leia o artigo abaixo e faça o teste proposto para saber se você tem perfil de aluna EAD, pois, possa ser que você não tenha e isto resultaria em sérias dificuldades para você (clique para ter acesso):

      EAD: Você tem perfil de aluno de educação a distância?

      3- “Ser mulher”: pode ser um empecilho sim.

      Bem, vou aproveitar para sugerir que leia também o artigo do link abaixo, pois, poderá estar abrindo um leque de outras opções profissionais para você escolher:

      Dia do trabalhador, dia ideal para escolher sua profissão

      Espero ter te ajudado. No mais, aproveite para conhecer o blog Tecnólogo (outro blog de minha autoria).

  • William Romáriz de Souza
    Responder

    Olá, tudo certo? Sou formado em dois técnicos, Administração e recentemente Informática. Gostaria de seguir esta área e também lecionar como um “ganho” extra, com o processo Seletivo para admissão de professores em caráter temporário para o ano letivo de 2017. http://www.new.acafe.org.br/acafe/

    Estou em dúvida entre estes cursos. Uniasselvi.

    Gestão de Tecnologia da Informação (30 meses) Distancia
    Análise e Desenvolvimento de Sistemas (36 meses) Distancia
    Licenciatura em Informática (42 meses) Distancia

    Sistemas de Informação (48 meses) Presencial

    *Não sou muito fã de somente programar, adoro a parte de gestão, negociação, vendas, analise, qualidade.

    Qual faculdade devo realizar primeiro? Estou em dúvida nos segmentos, mesmo lendo sobre cada curso, ainda estou em dúvida.

    Agradeço antecipadamente pela vossa compreensão,
    Atte.
    William Romáriz de Souza

  • Olá!
    Tenho 24 anos e trabalho com suporte de correio eletrônico, eu comecei a faculdade de Ciência da Computação fiz 3 anos e tranquei pois faltam 2 anos e não estou conseguindo pagar e fora que se eu me formar terei gasto 6 anos em um curso de 4 anos.
    Pensei em trocar para GTI ead no Senac é 3x mais barato, e depois caso eu ganhe melhor fazer Ciência da Computação novamente,
    1 – Você acha que fazer um tecnólogo e depois um bacharel mostraria imaturidade?
    2 – Fazer GTI trabalhando com suporte seria perda de tempo?
    3- Terminar o bacharel em Ciência gastando 6 anos em um curso de 4 atrapalharia na carreira?
    Estou realmente confusa em relação a carreira, quero sair do suporte mas sou ruim em programação.
    Agradeço a atenção

    • Marina,

      Respondendo suas perguntas, pela ordem:

      1- Não
      2- Não.
      3- Atrasaria sua inserção no mercado de trabalho

      No mais, se você acha que programação não é a sua praia, melhor sair dela enquanto é cedo…

      Caso queira conhecer outros cursos tecnológicos do eixo Informação e Comunicação, não somente GTI, clique aqui

  • Bom dia !
    tenho 25 anos, atuo na área de TI desde 2007. To querendo ingressar no Curso de GTI agora no segundo semestre e fazer uma Pós em Redes ou Infra depois. Estou indo pelo caminho certo ? Lembrando que, tenho Técnico em Informática já.

    • Anderson,

      Para quem já é técnico em informática fica mais fácil fazer o curso de Gestão da TI (pelo menos, para mim, é), agora é importante que você também goste de administração, pois GTI é uma mescla de info + adm, ok? No mais, desejo-lhe sucesso na carreira e continue nos acompanhando no blog O Gestor.

      • Obrigado, fera.
        Então, vou seguir neste caminho mesmo. Só vou mudar a Pós pra segurança da informação.
        Mas estou totalmente certo disso. Só de mudar da área de suporte pra Gestor, já é um grande passo. (hahahaah) Muito obrigado. Um grande Abraço.

  • Olá gostei muito desse post… parabéns

  • Olá, irei iniciar um curso de T.I no segundo semestre porém, estou em dúvida se curso Gestão da T.I ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas. (Leigo em informática, usuário de Internet, Pacote Office, etc e básico em matemática, rs), Se puder orientar, agradeço! Parabéns pelo blog!

    • Fabrizio,

      Sugiro que, antes de partir para fazer uma faculdade de TI, leia o artigo do link abaixo e atente para as dicas:

      Dia do trabalhador, dia ideal para escolher sua profissão

      Se tudo apontar que TI é a sua praia, leia a série de artigos profissionais TI e escolha o curso que mais se adequa ao seu perfil:

      Profissionais TI

      Depois de escolhido o curso, deixe seus comentários para que eu possa te dar novas sugestões, ok?

      • Olá, obrigado pelas dicas. Li todo o conteúdo dos links, fiz até alguns “testes,” que não apontaram TI como minha praia, hehe mas… em relação aos cursos, me interessei por Gestão, Analise e Desenvolvimento de Sistemas e Segurança da Informação. Gestão irei descartar pois, conforme orientações, é voltado para quem já tem certa experiência na area. Já sou servidor público e na casa dos 30, esse curso seria mais para ter possibilidade de migrar de area futuramente ou superior para outros concursos. Obrigado, abs!

  • Felipe Videira
    Responder

    Olá!

    Acompanho seu site/blog já faz algum tempo e considero de ótima qualidade. parabéns pelos artigos.

    Também sou graduado como Tecnólogo em Gestão da T.I. , pela Universidade Estácio de Sá. uma coisa que tenho visto com alguns colegas é que desconhecem para o quê, realmente, o curso de Gestão de T.I. prepara.

    Muitos pensam que sairão gerentes, gestores do curso…. e, bem, isso não é a realidade. a menos,claro, que a pessoa já atue na área e tenha uma farta experiência. aí sim, soma-se um com o outro e é só correr para o abraço. o nome “Gestão”, nada mais nada menos é do que uma exigência do MEC. apenas e tão somente isso.

    Na minha modesta opinião, o curso deveria ser Análise de Infraestrutura de T.I. , que, ao meu ver, é realmente o foco da graduação, dado que o curso aborda programação, banco de dados, redes, projetos….enfim, faz um 360º na área e aí,claro, fica à nosso critério escolher uma área para se especializar.

    Não trocaria o curso de Tecnólogo em Gestão de T.I. por nenhum outro, nem mesmo um bacharel. abriu a minha mente de uma forma que, creio, apenas quem também faz/fez o curso ,compreende.mas, é claro: tem que ver o perfil de cada um, como seus artigos sempre fazem questão de tornar claro.

    Um forte abraço deste colega de profissão!

  • Rosana Souza
    Responder

    Oi Gestor boa tarde, tudo bem? Pode me dar uma ajuda?
    Tenho o Técnico em Informática, sou graduada em Administração e a minha experiência profissional é com RH, mas só trabalhei em empresas de TI.
    Estou tentando me recolocar no mercado de trabalho em outra área, tenho muita vontade de vontar para TI, mas fora da área de programação.
    Sei que preciso de algo que me dê essa ajuda para conseguir de uma nova oportunidade. Por isso, estou pensando em fazer o GTI e depois fazer uma Pós mais especifica quando estiver empregada. Pretendo futuramente trabalhar com SAP.
    Você acha que consigo me recolocar no mercado fazendo o GTI ou seria melhor Analise e Desenvolvimento de Sistemas?
    Uma outra dúvida, é possível fazer estágio com curso de GTI?
    Preciso de uma luz.
    E parabéns pelo seu trabalho no Blog, é de grande ajuda! Muito obrigada pela ajuda.

    • Rosana,

      Vou começar respondendo sua pergunta de trás para frente: Sim! É possível fazer estágio com curso de GTI. Eu fiz 🙂 !

      Se você é técnica em Informática e graduada em Administração, acredito que não terá dificuldade para fazer o Curso de Gestão de Tecnologia da Informação, porém, você poderia tentar fazer uma MBA ou pós na área de Tecnologia da Informação para tentar ganhar tempo. Para finalizar, você sabia que a SAP estará treinando gratuitamente graduados em algumas áreas, inclusive, administração? Confira aqui

  • Bom dia, sou estudante de Sistemas de Informação, estou no 5º semestre e penso em trancar para fazer o curso de GTI e depois que terminarr pretendo voltar e terminar o Bacharel em SI. O que me indica?

  • Lucas Santana
    Responder

    Olá,Bom me interresei muito na area de T.I,no caso eu quero cursa Gestão da tecnologia da informação e queria saber o que vou fazer no mercado de trabalho quais funçoes eu vou realizar dentro da empresa,queria saber o salario também ainda tenho 17 anos

  • Luiz Augusto Batista da Silva
    Responder

    Sou graduado em gestão em TI e gostaria de saber se posso participar deste concurso : https://www.ensino.mar.mil.br/ciaga/Edital_Comp_Atualizado.pdf?id_file=86 , pois no edital está dizendo que não serão aceitos cursos de tecnologia na área de informática.

    Aguardo resposta

    Muito Obrigado!

  • Olá
    Não sou bom no inglês e queria saber se eu vou aprender inglês durante o curso ou para fazer o curso eu ja teria que ter influencia no inglês?

    • Não irá aprender no curso, poderá ter uma noção básica de inglês técnico, isto, se tiver tal disciplina. Na minha época não tinha, fiz curso de inglês por fora.

  • Iure Bispo
    Responder

    Gostei muito da sua matéria. E to pensando em cursar a faculdade de TI. Gostaria de saber se tem algum problema seu eu começar cursando o curso Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação?

    • Iure,

      Este curso é mais recomendado pra quem já tem experiência na área, mas se quiser seguir em frente, peço que leia os comentários, pois dou dicas bem interessantes (tenha paciência para lê-los…rs)

  • Olá, visualizei o curso GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO no site da Unip, me interessei bastante e fiz o vestibular, no dia seguinte recebi um email informando que passei e um link para inscrição, fiz todo o processo e no final de tudo vI que no contrato a nomeclatura do curso muda ou seja, não é a mesma anunciada no site, pois no contrato está SUP TEC EM GESTAO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO, isso me fez até pensar que foi uma propaganda enganosa da UNIP, quando vi o contrato a nomeclatura de SUP TEC(SUPORTE TÉCNICO) me faz pensar que em caso de uma mudança de emprego ao apresentar o diploma eu possa até mesmo não conseguir um bom salário justamente por conta da nomeclatura SUP TEC, mais o que vc acha disso tudo Gestor ?

  • Olá, adorei a matéria. Sou professora e ando querendo mudar de área, gosto muito de tudo voltado para informática, porém não tenho experiência na área de GTI. Sabendo que, o curso é mais indicado para quem já atua na área seria viável fazer esse curso? Será que tenho chance?

  • Boa tarde,

    Primeiro, parabéns pela matéria, está excelente e esclarecedora. Eu tenho 25 anos e já tenho uma formação em química(licenciatura), mas não estou satisfeito na área em que estou e desde o tempo da faculdade que já pensava em fazer algo ligado a área de TI. Gostaria de fazer algum curso que esteja ligado a tecnologia, que eu possa fazer a distância( dificuldades por morar no interior do RJ) e que eu consiga migrar de área de uma maneira mais rápida, num tempo mais curto. A minha dúvida é: Qual curso fazer? Pensei em Gestão de TI por ter menos de programação do que Análise de Sistemas. porém, visto que a minha base com tecnologia é pouca ( formatação de um pc, realizar trabalhos básicos em word, Excel, power point, etc…), GTI pode ser indicado pra mim? Pensei em GTI também porque caso eu engate na área, eliminaria matérias e faria o bacharel em SI depois. Ou me indicaria outro curso ligado a TI? Gostaria de ouvir sua opinião e desde já, agradeço.

    • Eduardo,

      O curso de Gestão de TI é uma mescla de informática + administração. Se você acha que tem perfil de adminstrador e conhece um pouco de cada sub-área da TI ou se interessa (clique aqui e veja), então siga em frente. Aproveite para dar uma olhada também no curso do link abaixo promovido pela Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (você pode fazê-lo sem se matricular ou fazer vestibular, porém, obviamente, não irá receber o diploma de graduado. Confira:

      EaD: Faça um curso de TI de nível superior gratuito e online

  • Tenho dúvidas e gostaria que me ajuda , sou técnico de rede de telecomunicações e técnico eletrotécnico , trabalho com fibra óptica , instalação de rack, cabeamento estruturado , cabos telefônicos, ou seja , tudo que é físico em telecom e dou suporte na rede de ti, gostaria de fazer um tecnólogo voltado pra TI ,fazendo configuração de switch, configurando placa de rede, administrando a rede de uma empresa, mexendo com central , lidando com data center podendo configurar , realizar troca de equipamentos no data center ou seja , juntando o lógico com o físico. Qual o curso que você me indicaria ?
    Tecnólogo em redes de computador ou tecnólogo GTI ? Algo com infraestrutura de rede.

  • ingrid Ferreira
    Responder

    Boa dia a todos gostaria de tirar uma duvida .

    Quero fazer a faculdade da GTI, mais estou na duvida qual seria melhor opção presencial ou a distância . A distância na faculdade da Estácio posso ter um bom desenvolvimento com o conteúdo passado ??

  • Aline Marinho
    Responder

    Olá,

    Estou na área de TI a mais ou menos 5 anos, trabalho com suporte. Estou pensando seriamente em fazer o curso de GTI, para conseguir uma colocação melhor no mercado de trabalho.

    Gostaria de saber se é um boa fazer esse curso, se junto com algumas certificações posso conseguir uma colocação melhor e se é mais fácil arrumar emprego já estando na area?

  • Alexandre
    Responder

    Adorei a materia, foi bem esclarecedor, porem me surgiu uma duvida :s Faço analise e desenvolvimento de sistemas e estou fazendo estágio na área. Fiquei tentado a seguir na área de gestão, porem acho que sou muito novo pra isso, então pensei em mais pra frente quando acabar a faculdade de ADS entra de cabeça. Ai que surge a duvida, o senhor me aconselha a fazer um Pós em gestão de TI ou uma segunda faculdade nessa área ??
    Muito Obrigado

  • Maria Eduarda
    Responder

    quais empresas recrutam esses profissionais ? aonde (estado) esta as melhores oportunidades ?

  • Caroline Antunes
    Responder

    Olá Lúis,

    Adorei seu artigo, veio me tirando bastante duvidas com relação ao Tecnólogo, porem vi um certo destaque em que deve ser feito por pessoas que já trabalham na área, minha duvida é: Não trabalho profissionalmente mais exerço conhecimentos técnicos na área e me interesso bastante para aplicar em minha carreira profissional (Porem o famoso diploma sempre é o que conta para provar sua capacidade), seria indicado cursar a graduação de Tecnólogo em Gestão de Tecnologia de Informação não tendo experiência registrada nessa área?

    Agradeço desde já.

  • Olá,Gestor gostaria de saber se eu fazer o GTI eu posso fazer uma pós em Segurança da Informação? E Atuar como especialista de segurança da Informação? Ou para esse seguimento o Análise e Desenvolvimento de Sistema se enquadraria melhor? Desde já te agradeço Muito Obrigado.

  • Olá, primeiramente parabéns pelo site

    Tenho 20 anos e estou interessado em entrar na área do TI. Porém, não sei ao certo de o que escolher

    Tenho a opção de escolher entre Sistemas de Informação e GTi. Tenho um pouco de receio em Sistemas, pois leva muita matemática, não é minha pior matéria, mas o numero de desistencia me assusta um pouco.

    Por isso nos últimos dias tenho procurado saber sobre GTi, pois há uma faculdade muito boa por aqui que oferece a graduação(3 anos) e ainda, num horário que julgo muito bom para mim, com possibilidade de estágio, etc.

    Como marujo de primeira viagem, sem grandes conhecimentos prévios de informática, você aconselha entrar no curso de GTi? Ou acha que o curso de Sistemas pode me dar mais base e mais oportunidade, por ser um bacharelado? Moro no RJ, há mercado para GTi??

    Obrigado e bom trabalho

    • Vinicius,

      Obrigado por gostar do nosso trabalho. Olha só, o curso de Gestão da TI é um curso tecnológico, é mais indicado para quem já trabalha na área, o MEC exige o mínimo de 2.000 horas de carga horária, ou seja é de curta duração (clique aqui e confira).
      O curso de Sistemas de Informação é “bacharelado” e exige matemática, mas, se você não tem tanta dificuldade assim, pode-se pensar. Clique aqui para saber mais sobre esse curso.

      Sugiro que leia também o artigo “Tecnólogo X Bacharel: Tecnológico ou Bacharelado?”

      Então é isto. Acesse os links para ler os artigos e espero que faça a melhor opção possível.

  • Olá.
    Estou me formando em Administração…posso fazer uma pós na área de TI?
    Tenho curso técnico em informática, mas nunca consegui emprego na área.

  • Diogo Delgado
    Responder

    Olá gestor, gostaria de saber do senhor se a junção entre Administração + Tecnólogo em Gestão de TI me colocaria bem posicionado no mercade o e qual posição me encaixaria. E sobre uma especialização muito requisitada atualmente Arquitetura Corporativa qual a importância da TI.
    Parabéns pelo site e pela atenção.

    • Olá Diogo. Olha só, como já descrevo no artigo Gestão da TI é uma mescla de Administração + informática e é mais voltado para que já trabalha com TI, ok? Sobre arquitetura corporativa, seguindo a carreira de TI, seria uma boa especialização a fazer sim. O que você precisa é estar atento às demandas do mercado de trabalho da região onde pretende trabalhar, ok?

  • Matheus Hackmann
    Responder

    Oi Luis Marcos!

    Tenho 15 anos e ja optei por esta carreira, e queria saber apartir de quantos anos posso começar um curso ou faculdade profissionalizante na area de TI. obg abraços…

    • Matheus,

      Tecnólogo em Gestão da TI deve conhecer um pouco de cada sub-área. Veja neste link quais são: 5 componentes da TI

      Porém, deve fazer cursos mais voltados para Gestão. Você pode ir fazendo cursos EaD pra começar, tem muito curso online de qualidade, de gratuito a pago. Separe um tempinho e faça uma pesquisa nos links a seguir:

      Cursos de TI
      EaD

      Abs. e volte sempre.

  • Oi Luis Marcos!

    Só acrescentando um pouco mais neste rico conteúdo e aos leitores do oGestor. Tem uma empresa que tem curso oficial e bem barato. É a PMG Academy. Vale a pena dar uma conferida pois é a unica empresa com curso oficial do cobit5. além dos outros cursos de itil, iso 27002, cloud, etc!

    Segue a dica do site: http://www.pmgacademy.com

    Abraços
    Marcos

  • Fabio Costa
    Responder

    Olá meu amigo,

    Possuo experiência experiência de aprox 7 anos em suporte, sinceramente n entra na minha cabeça a programação. Comecei fazendo SI aqui no Rio de Janeiro ae mudei para GTI e me formo final deste ano.

    Meia últimos 5 anos atuei no ramo hospitalar. Já possuo 30anos e n posso mais dar tiro no escuro tendo em vista que fiz ADM durante 2 anos e vi que gosto da parte administrativa mas em TI.

    Atualmente estou desempregado, no rio mercado para pagar um pouco melhor exige formação completa.

    Minha duvida é… Ano que vem faço uma pós, certificacao, MBA? Tendo em vista a minha idade.

    • Fábio,

      Você já está fazendo o curso que gosta, então: legal. Agora é ficar atento às demandas do mercado de trabalho e fazer o curso que mais é exigido dentre os que você citou ou até mesmo dois (certificação e pós ou certificação e MBA).

  • Adorei as dicas.

    Me formei em Gestão de Ti, e trabalho com suporte, visando sair do suporte e crescer na carreira de TI, já que já tenho graduação, qual a melhor opção hoje para pós graduação? Salario e vagas disponiveis é um grande diferencial. Pois não vai adiantar eu fazer uma pós que não tem vaga no mercado ou paga pouco pois é um investimento alto.

    Tambem estou percebendo que quase nao tem mais pós graduação presencial, as poucas que tem são extremamente caras, sou de são paulo.

  • Qual a diferença entre sistemas de informação e gestão de TI ? Pretendo fazer um curso nesta área mas estou em dúvida. Não gosto de programar tenho mais gosto pela parte de administrar.

    • Rafael,

      O Curso de Sistemas de Informação é uma mescla de administração com Análise e Desenvolvimento de Sistemas, envolvendo programação. O curso de Gestão da TI é TI com Administração, envolve quase nada de programação. Entende?

  • Olá
    Minha formação é tecnica Tec. Processamento de dados, após inicie o curso de Ciencia da Computação mas devido o preço não pude concluir e acabei trocando para tecnologo em Rede que também não conclui devido ao valor do curso.

    Atualmente eu faço o curso totalmente em EAD de Gestão de TI e posso dizer me encontrei.

    Ja desmontei e montei muito desktop, impressora, realizei atendimento via telefone, remoto e presencial ao cliente enfim …

    Fiz curso de ITL, so que hoje como estou fazendo este curso eu gostaria de ter um “norte” , claro a formação é GTI, mas realmente o que um GTI pode atuar.

    E claro seu tiver alguma oportunidade estou disposta a aprender

    • Ivanna,

      Que bom que “se encontrou”…rs

      Olha só o Gestor de TI é o administrador da infraestrutura de TI, não é pra colocar a mão na massa (releia o artigo com atenção), porém, como você tá iniciando, siga em frente. É importante que conheça um pouco de tudo.

      Algumas sugestões de cursos: Liderança, Gestão de Pessoas, Inglês, Gestão de Projetos, Certificação em Itil ou Cobit, MBA em Governança de TI ou Gestão de Negócios (ou os dois) a depender do que você irá focar.

      Aproveite para ler também o artigo: Gerente de Infraestrutura de TI: entre os cargos mais procurados

  • Boa noite,

    Sou formado em outra área, mas não estou conseguindo recolocação e portanto decidi fazer uma graduação na área informática. Estou em dúvida dentre os cursos tecnológicos de Gestão da tecnologia da informação e análise e desenvolvimento de sistemas. Li os artigos do site e minha dúvida persiste. Gosto muito da área, cheguei a cursar ciência da computação (1 semestre) e tranquei por questões profissionais, mas decidi que quero cursar um dos dois cursos que mencionei. Qual dos dois tem maior empregabilidade? Não ter experiência na área pode atrapalhar na busca de emprego na área de gestão, já que teoricamente cobra um pouco mais de conhecimentos na área ou estou enganado? Vi que muitas empresas cobram algum tipo de linguagem de programação, que não é o foco da gestão. Se puder me ajudar fico agradecido.

  • Gislaine Becker Janning
    Responder

    Adorei seu artigo, também sou graduada em TECNÓLOGO EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, add vc no face me aceite para trocar umas ideias.
    abraço.

  • André Giovanni
    Responder

    Boa tarde, Gestor!
    Muito bom seu artigo. Eu tenho 40 anos e fui programador e professor de informática por pouco tempo na década de 90 (Dbase e Clipper), e depois que passei em concurso público acabei abandonando essa área. Tenho MUITA facilidade em resolver “pepinos” na área de informática (instalação de softwares, correção e otimização dos computadores tanto nos sistemas operacionais Windows quanto o Linux Ubuntu e OpenSUSE, criação de planilhas, relatórios e gráficos para minha gerência). Qualquer problema que detecto no computador eu tenho muita facilidade em pesquisar no “pai dos burros moderno” (Google) e buscar as soluções para corrigi-lo.
    Estou com o projeto de estudar no Canadá visando uma futura imigração e estou inclusive atualmente estudando à distância 16 cursos que adquiri na área de rede de computadores e manutenção de equipamentos em uma escola de MG, chamada CPT (www.cpt.com.br) para me aprimorar.
    Um conhecido meu que é o responsável pela área de TI de minha empresa (trabalho em uma empresa pública) me disse que o lance agora é Gestão de TI. Gestão de TI é a mesma coisa que Analista de Negócios?
    Estou analisando 2 cursos que me chamaram a atenção no Canadá:
    http://www.nbcc.ca/programs-courses/program-details?baseCurriculumId=6b12e867-a7bb-418c-aa04-a0ac7dc315c3
    e
    http://www.nbcc.ca/programs-courses/program-details?baseCurriculumId=4569558e-bd03-4ef6-b6ff-61b8fdcb7e29

    Tem outros cursos na área de TI que não sei se me encaixaria: http://www.nbcc.ca/programs-courses/full-time-programs

    Pelo meu perfil, qual deles vc recomendaria que eu fizesse? Seria muito importante ter um profissional com conhecimento profundo na área de TI me orientando melhor sobre qual profissão seguir na área. Agradeço se puder responder!

    • André Giovanni,

      Eu diria que Gestão de TI é uma mescla de informática + administração. Na faculdade, o curso foi com ênfase em Gestão de Negócios e tive mais disciplinas de Administração. Então, se tua intenção é gerenciar a TI, o curso é Information Technology: Business Analysis.

      • André Giovanni
        Responder

        Obrigado, Gestor! Vou pesquisar mais profundamente sobre essa profissão então.

  • olá, sou formado em técnico em informática à 2 anos, mas o mercado de trabalho na área de informática onde moro é muito desvalorizado. Gostaria de saber qual a média salarial para um Gerente de Ti atualmente e onde estão as melhores oportunidades tanto para gestor quanto para técnico.

  • Oii sou kassya estou cursando Gti estou no terceiro periodo,estou gostando bastante muitas pessoas que conheço dizem que esse curso não e bom que o salario é muito pouco.Porém está em falta no mercado de trabalho e penso totalmente ao contrario dessas pessoas. final do ano que vem termino se Deus quiser. estou gostando muito do curso

  • Jhony Matias
    Responder

    Boa noite amigo, fiz 5 periodos em ADM, já tranquei duas vezes rs, agora estou querendo voltar para concluir e pegar o canudo que tanto preciso, e TI é uma área que me identifico, penso em fazer um tecnólogo a distancia juntamente com o bacharel de adm presencial, acredito q consigo conciliar. O que acha do curso tecnólogo Gestão de tecnologia da informação? conseguirei espaço no mercado e o fator do curso de ADM pode me ajudar a competir com os graduados em bacharel em TI?
    Abração man, fique com Deus, to com 26 anos e preciso dar um salto rs

    • Jhony Matias,

      Sou suspeito a falar porque Sou Tecnólogo em Gestão da TI e não me arrependo do curso que fiz. Acredito que poderá haver disciplinas que possa abater do curso de Gestão da TI, caso você venha a cursar. Confira isto, ok? A área de TI é carente de profissionais e você pode tentar o mercado de trabalho privado ou público (prestando concursos e sendo aprovado). Sucesso!

  • Olá,

    Terminei o Ensino médio ano passado e prestei vestibulares. Porém, estou em dúvida se faço Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Universidade de Campinas, GTI em uma Fatec ou Ciência da Computação em uma Federal como por exemplo a UFG ou a UFPEL.

    Se puder me ajudar com alguma dica, agradeço !

  • Leandro souza
    Responder

    Ola,
    Sou técnico em eletrônica e já trabalhei um pouco na área de TI, com automação comercial (como técnico), outsourcing de impressão (nessa experiência fiquei responsável por um grande contrato onde fazia gestão de park de equipamentos, faturamento, suprimento, peças. Hoje estou na área de automação industrial devido a uma oportunidade, más me sinto um tanto frustrado. Gostei bastante da experiencia com gestão no contrato de outsourcing. A minha pergunta é a seguinte… com 34 anos é tarde para fazer uma faculdade de gestão da tecnologia da informação?

    Obrigado.
    Muito bom o seus textos.

  • boa noite!

    gostaria de saber como faço, pois me formei em dezembro de 2014 em gestão de tecnologia da informação, onde a faculdade falou que não era obrigatório o estagio, porém as empresas que eu entro em contato, falam que não, que se e o estagio não vou conseguir trabalho, agora com o termino do curso não sei oq fazer, pode me ajudar??

    como faço? é ou não é obrigatorio o estagio? será que tenho chances de conseguir emprego na area sem o estagio?

    por favor me ajude..

    att, Ana

    • Ana,

      Tenha fé. Vou te passar alguns links para você pesquisar entidades e empresas que oferecem estágio, ok. Espero que encontre a sua vaga:

      Ofertas de estágio
      Ofertas de Estágio (Site Trabalhe Conosco Já)

      Caso não encontre sua vaga, sugiro que se cadastre principalmente no site do segundo link para poder ficar recebendo mensagens sobre novas oportunidades, ok? Sucesso.

  • Welington
    Responder

    Boa noite, me formei em gestão de t.i no final de 2013.
    tenho 22 anos, e durante este período de 1 ano, resolvi estudar somente inglês;
    pois bem, gostaria de uma dica, referente a uma pós graduação que esta em alta
    no mercado, para que eu possa analisar se esta de acordo com o que eu
    me sinto bem em trabalhar e que me traga uma melhor situação financeira

  • Boa noite. Sou estudante de ADM, mas estou querendo sair do curso pra ir pra área de TI. Terminei o técnico em info há 3 anos e me esqueci de algumas coisas que aprendi, mas lembro que gostava da maioria das matérias do curso, e eu era boa em programação, porém era no Visual Basic. Percebi que não tenho habilidades na área de ADM, não estou gostando do curso, embora tenha simpatia por humanas e muita dificuldade com matemática. Mas ironicamente sempre fui boa em informática e atuar em uma área que tenho habilidade me deixa muito contente. Obs: só não sou uma pessoa boa em raciocínio lógico, uso mais a imaginação quando programava. Sei que não eh uma área fácil devido as exigências do mercado, mas ADM também está saturadíssima, em TI se faz necessário vários cursos para se manter vivo no mercado.

    No meu caso, vc acha que vale a pena me mudar para area de TI (estive pensando em SI ou ADS, por não ter muita matemática)? Tenho 23 anos, será que não seria tarde pra trocar de curso?

  • Caro ogestor

    Tenho algum tempo de experiencia em sistemas e atuo hoje como coordenador de TI com Produção (Sustentação).

    No inicio da carreira optei pelo curso técnico de Processamento de Dados ao invés da universidade. Após 10 anos tentei retornar ao curso de bacharelado de Analise mas percebi que era tarde já que o curso não agregava conhecimento, e na época como Profissional Liberal (PJ) não havia tempo ábil, me fazendo trancar duas vezes.
    Tentei um curso de Adm, mas tive de parar novamente. A unica forma foi o Sup,Tec em Gestão de TI, que abordou vários assuntos do meu interesse já que viso um cargo de Gestor de TI.

    Neste meio tempo tirei algumas certificações da Microsoft, e de SCRUM. Agora estudo para ITIL V3.

    Agora falta uma especialização, e ão consigo escolher um que me ajude na carreira
    Pós em Gestão de TI me parece redundância . O que eu posso fazer, para projetar-me para a carreira ?

  • André Rabelo
    Responder

    Olá.

    Gostaria de uma informação sobre a grade curricular do curso de GTI em uma faculdade aqui de Curitiba. Ela é composta por cinco eixos principais de T.I.

    1.Programação
    2.Internet
    3.Análise de Sistemas
    4.Infraestrutura de Tecnologia de Informação
    5.Gestão de Tecnologia de Informação

    http://www.faculdadebagozzi.edu.br/portal/13-223-300/cursos-gestao-da-tecnologia-da-informacao-matriz-curricular

    Isso poderia significar que além da gestão, eu poderia atuar na área de programação, por exemplo ? Essa grade curricular foi a mais diferente que eu achei aqui em Curitiba.

    Desde já agradeço ! ótimo blog !

    • André,

      Olha só, O foco de Gestão da Tecnologia da Informação não é programação, como o próprio nome já diz é “Gestão” que é igual a Administração. Administração de quê? Da Infraestrutura de TI (Hardware, Software, Bancos de Dados, Redes de Telecomunicações e Pessoas (Os profissionais de TI que estarão sob a responsabilidade do Gestor de TI). O que é proposto na matriz curricular é o básico do básico.
      Obrigado por gostar do nosso blog e volte sempre.

  • Carlos Augusto
    Responder

    Boa tarde, muito interessante seu blog, parabéns pelas dúvidas aqui tiradas a sua disposição para isso!
    Já trabalho na área de TI a algum tempo, porém necessito de uma certificação, e preciso também acompanhar as novas tecnologias…sou do Paraná, um lugar muito carente nessa área de ensino…estou a procura de alguma entidade séria que ofereça o curso relacionado a área de infra estrutura na modalidade a distância, porém não faço a miníma idéia de onde acharei..de preferência aqui no Paraná, se não for possível terá de ser longe mesmo..poderia por gentileza me indicar alguma? Desde já agradeço pela sua atenção, e fico no aguardo por sua ajuda!
    Obrigado.

  • Estava lendo o blog e várias matérias sobre TI, eu sou recém formada no ensino médio e a minha primeira opção de curso é o de gestão de ti. Tenho passado maior parte do meu tempo lendo a respeito e ainda tenho muita dúvida se esse curso é válido pra mim. Gostaria de saber se você recomenda esse curso para um recém formado e após isso uma pós graduação, ou se esse curso é apenas indicado para alguém que já tem formação inicial na área em algum curso de base e usa ele como especialização?
    Será que um profissional que é bacharel em sistemas de informação ou ciência da computação tem mais oportunidade do que se eu fizer direto a gestão e depois um MBA?
    Obrigada.

    • Isabela,

      Para um recém formado eu recomendaria o curso de Gestão da TI se já tivesse algum experiência em TI. O curso de Gestão da TI “caiu como uma luva pra mim” porque eu já trabalhava como técnico e pra completar também já trabalhei administrativamente e gosto de Administração. Mas, não posso considerar que seja impossível você ter sucesso, obviamente se correr atrás estudando bastante. Quanto ao SI ou Ciências da Computação há muita oportunidade sim. Recomendo que leia os artigos abaixo para obter mais conhecimento sobre os cursos/profissionais e poder tentar decidir qual curso é mais ideal pra você:

      Analista de Tecnologia da Informação

      Cientista da Computação

  • Cássio Rizzo
    Responder

    Pelo que vc disse um Gestor de TI, administra o setor de TI de uma empresa, mais para o Gestor administrar esse setor ele não precisa conhecer a fundo as linguagens de programação? Não é por isso que o Analista de Sistemas está assumindo essa função de Gestor? Se for assim eu acho que o Gestor sai perdendo e esta em desvantagem. Por favor eu preciso da sua opinião, do seu ponto de vista. Obrigado.

    • Cássio,

      O Gestor de TI não precisa “conhecer a fundo as linguagens de programação”, como você mesmo frisa. O que ele precisa é entender o “core business”, o negócio principal da empresa e gerenciar o Setor de TI. Se há empresas contratando Analistas de Sistemas é porque não temos um sindicato, um Conselho Regional de TI, infelizmente ainda que defenda nossa classe.

  • Thales Freitas
    Responder

    Primeiramente parabéns pelo blog, é bom ver que existem pessoas interessadas simplesmente em ajudar seu próximo.
    Apesar de ainda ter algumas dúvidas sobre esse curso, decidi que é esse mesmo que eu quero fazer. Sonho em ter uma grande empresa de tecnologia e acredito que o curso vá me oferecer tudo o que eu preciso para ser um empresário de sucesso.
    Eu só tenho uma dúvida que chega a ser gritante: O curso me dará noções básicas, também, de como começar um negócio próprio? Esse é meu grande medo.
    Abraço. Grato desde já.
    Thales Freitas.

    • Sim, Thales. O curso de Gestão da Tecnologia da Informação te dará noções básicas de como começar um negócio próprio. Pelo menos, durante praticamente todo o meu curso fiz um projeto interdisciplinar, cujo objetivo era criar uma empresa de prestação de serviços na área de tecnologia. Infelizmente não vou poder disponibilizar o projeto ainda. Talvez, quem sabe um dia, mas, não posso prometer.

      Pra ir adiantando seu lado, recomendo, inicialmente, a leitura do artigo: Trilha do empreendedor: aprenda a abrir sua empresa brincando .

      No mais, sugiro que assine meus feeds: Clique aqui e siga-me nas redes sociais , para receber automaticamente meus artigos, ok?

  • Gleidna Maria
    Responder

    Boa noite, tenho 20 anos e consegui uma vaga para o curso de Gestão de TI. Eu já conheço um pouco da area de TI, pois sou formanda em Tecnico em Informatica, e assim que fiquei sabendo que tinha conseguido a vaga para Gestao de TI, resolvi procurar como era o curso, e afins. Porém, eu tenho um “medo” em entrar na area de informatica, pois muitas empresas exigem experiencia na area, coisa que não tenho. Você acha que seria complicado conseguir um emprego na area, mesmo sem experiencia? E fácil consegui um estagio na area de gestão?

    • Gleidna,

      Antes de fazer o curso de Gestão da TI eu já era técnico igual a você e isto foi um fator que fez meu curso ser bem tranquilo ainda mais unindo ao fato de eu gostar de administração e ter chegado até fazer um semestre de administração há anos atrás em uma Universidade do interior da Bahia. Não acredito que seja difícil encontrar emprego e estágio. Sugiro que você siga as dicas que dou aqui nos comentários deste artigo (gaste um pouquinho de tempo lendo, principalmente os mais antigos). Qualquer dúvida volte a contactar ok? Te desejo sucesso.

  • joao antonio Sousa
    Responder

    Boa tarde ! Muito bom seu blog, tem bastante informação.
    Talvez você ja tenha respondido essa pergunta, algumas outras vezes, rs mas queria que me tirasse essa duvida:
    Estou com 20 anos, moro interior de MG e estou querendo entrar no Tecnologo de Gestao em Tecnologia da Informação pela UNISEB. Não tenho nenhuma experiencia profissional nesta área de TI, apesar de ter afinidade com a área.

    Tenho medo de acabar formando, e ficar sem oportunidade no mercado. Quais dicas você me daria pra estar começando nesse caminho, oque eu devo estar buscando pra que essa falta de experiencia por nunca ter trabalho na área, não venha a me prejudicar.

    E se não for incomodar, como alguem te perguntou a baixo, também queria que me falasse como é a sua rotina de trabalho, e me explicasse de um jeito mais “informal” para facilitar o entendimento das funçoes de um Gestor de TI.

    Muito Obrigado.

  • Olá, ótimo texto, meus parabéns.

    Gostaria de lhe fazer uma pergunta.

    Eu começo minha faculdade de Tecnólogo de Gestão da TI no meio no ano, então até lá decidi conhecer sobre o banco de dados da Oracle, fiz SQL e Administração, cheguei até a estudar um pouco de Tuning SQL em casa, o que pode me ajudar no currículo a conquistar um emprego, já que Gestão da TI envolve conhecer um pouco de banco de dados, acredito eu.

    O que eu gostaria de saber é se é realmente preciso ter certificações como a de DBA Jr, se eu estiver procurando para um emprego na área de Gestor da TI. Eu sei que ter certificações é sempre bom, mas me levaria bastante tempo, e já que eu nunca trabalhei na área, teria que gastar bastante dinheiro com simulados, provas e etc. Fora que eu já estou me programando com futuros gastos, como o curso de ITIL (acredito que esse precise da certificação), intercâmbio e entre outras coisas.

    Abraços

    • Pedro,

      O Curso de Gestão da TI visa formar, como o próprio nome diz, Administradores de Departamentos de TI, e o ITIL seria mais recomendado. Agora se você quer se especializar em banco de dados, nada te impede.

  • Sueli Almeida
    Responder

    Boa tarde Luis,

    Fiz esse curso mais como não tenho experiência na área, pois esse curso é mais voltado para Gestor, estou com dificuldade para entrar na nessa área. Terminei o curso e não fiz estágio, estou tentando como trainee mesmo assim está difícil, o que você poderia me aconselhar? Faço algum curso técnico para complementar? Gostei muito de estudar programação. Obrigada!

  • Bruno Eduardo
    Responder

    olá podem me ajudar? Quem se forma em Gestão da Tecnologia da informação,( gti) curso técnologo,pode ser programador , analista de ti ou analista de sistemas? Ou esse curso é para ser um gerente ou supervisor de TI.administrar área de informática de uma empresa. Ou seja esse curso é mais para área administrativa de TI.Só achei esse aqui onde moro.

    • Bruno Eduardo,

      O curso de Gestão da Tecnologia da Informação não tem como objetivo formar nem Programadores nem Analistas de Sistemas e sim Tecnólogos em Gestão da TI

      O Tecnólogo em Gestão da TI é o profissional mais capacitado para assumir a função de Gestor de TI ou Gerente de TI de uma organização, haja vista que as disciplinas que estudou na faculdade foram específicas de Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação, apesar de comumente encontrarmos Bacharéis em Sistemas de Informação, Analistas de Sistemas, Cientistas da Computação e outros profissionais TI ocupando essa função nas empresas.

      A resposta está de acordo com o artigo acima. Recomendo que leia-o novamente com atenção.

      Espero ter te ajudado.

      • Ok!! sabemos o foco do curso de Gestão de TI. Mas se desenvolvimento/análise de sistemas, programação entre outros pontos não são as raízes do curso., porquê instituições como Estácio de Sá colocam o lixo de algoritmo e linguagem c++ na sua grade curricular ?

        Obs. Detesto programação e devido a isso estou tendo dificuldades no curso de Gestaõ de TI ( modalidade EAD) oferecido pela Estácio de Sá.

        • Fernando,

          Graças a Deus que no meu curso tive mais disciplinas voltadas à Gestão de Negócios, pois te confesso que também detesto programação…rs

  • Marcos Pacheco
    Responder

    Olá Luis, o seu blog é excelente! Continue postando, os seus artigos são de grande valor.

    Tenho algumas dúvidas e gostaria que você responde-se. Uma sobre carreira em geral e a outra sobre Gestão de TI.

    Dúvida sobre carreira em geral:

    Tenho vinte anos, e, por diversos motivos, parei de estudar no 1º ano do ensino médio, ficou faltando o 2º e 3º ano. Pretendo concluir o ensino médio fazendo supletivo. Você acha que isso pode de alguma maneira atrapalhar a minha carreira profissional?

    Dúvida sobre Gestão de TI:

    Como é o seu dia a dia como Gestor de TI?

    Obrigado pelo espaço e a dedicação em responder as perguntas no blog.

    Sucesso!

    • Marcos Pacheco,

      Obrigado por gostar do meu trabalho e pelo incentivo. Olha só, não acredito que o supletivo vá te atrapalhar, não. O que importa é que você procure estudar para o vestibular. Quanto à sua segunda pergunta, te responderei em “off”, através de e-mail, ok? Abs. e volte sempre.

  • Luís,

    Sou um pouco ruim em matemática, mas quero fazer facul de GTI, tenho chance de sucesso?

    • Marcilio,

      A única disciplina matemática exigida no curso de Gestão da Tecnologia da Informação é matemática financeira, que eu saiba, pelo menos, era a que constava na minha grade curricular, na época em que eu cursei, que por sinal é bem mais fácil que outras matemáticas, ok?

  • Ola Gestor. Boa noite!
    Bom, quero iniciar uma faculdade na área de informática e estou meio confuso e com dúvidas por não conhecer muito, uns me indicaram fazer Tecnólogo em Redes, outros TI e outros ainda Analise e Desenvolvimento. Pra ser sincero to buscando um curso que seja mais fácil arrumar em pregoassim que se formar e que seja um salário no mínimo de 2.000, e vou fazer em EAD pois trabalho e tenho 2 filhas pequenas e fica muito complicado fazer presencial, vc indica fazer em EAD? oq acha desses cursos a distancia? Olhei na Estácio aqui no RJ, é boa?
    espero suas respostas para me decidir. Obrigado e parabens pelo site. Abraço!

    • Alex Sandro,

      Sugiro que você leia a série de artigos “Profissionais TI“, analise cada profissão e escolha o que for mais adequado ao seu perfil. A questão salarial varia de acordo com o estado, com o porte das empresas e outros fatores. Para ter uma base, analise os salários dos profissionais de TI, acessando o link abaixo:

      Tabelas salariais dos profissionais de TI

      Faça também cursos online, tem muito curso de qualidade, de gratuito a pago. Dê uma “garimpada” nos links abaixo:

      EAD
      Cursos de TI

      Espero ter ajudado.

  • Thaís Santos
    Responder

    Bom dia, estava fazendo um tour pelo blog e gostaria primeiramente, de parabeniza-lo por seus post’s que são de grande ajuda. Mas gostaria de tirar algumas dúvidas,1 G.T.I. É uma área que emprega muitas mulheres? 2 Sou Técnica em informática por já conhecer a área quero muito cursar T.I., mas como funciona a grade curricular deste curso, quais matérias eu terei que ter aptidão para que eu possa ingressar neste curso sem fracassos ???
    Agradeço Atenção

    • Thaís,

      Respondendo suas perguntas:

      1 G.T.I. É uma área que emprega muitas mulheres?
      R= Não. O número de mulheres na área de TI é de 11 a 16%, pelo que andei pesquisando.

      2 Sou Técnica em informática por já conhecer a área quero muito cursar T.I., mas como funciona a grade curricular deste curso, quais matérias eu terei que ter aptidão para que eu possa ingressar neste curso sem fracassos ???
      R= A grade curricular pode variar de uma faculdade para outra e é formada por disciplinas de informática e de administração. No meu caso a maioria das disciplinas era de administração mais precisamente ênfase em negócios.

      O fato de você já ser técnica em informática irá te ajudar, pois, no meu caso me ajudou. Sugiro que atente para cursos complementares como inglês, gestão de projetos e certificação em Itil ou Cobit, a depender do que você irá focar. Atente também para o artigo “CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEGUNDO O MEC” no link abaixo, caso ainda não tenha lido:

      http://ogestor.eti.br/curso-superior-de-tecnologia-em-gestao-da-ti-segundo-o-mec/

      Obrigado por gostar do meu trabalho e volte sempre.

      • Thaís Santos
        Responder

        Muito obrigado pela atenção,eu ja tenho ingles e este ano estou me inscrevendo em mais uum curso de ingles para me tornar fluente na lingua, poxa realmente me desanimou por nao empregar muitas mulheres vou pesquisar mais sobre T.I. Ou redes. Mas, antes por gentileza me tire uma duvida T.I. E G.T.I. Sao a mesma coisa so muda o nome do curso?

        • Thaís,

          São cursos diferentes. Apesar de haverem algumas disciplinas comum aos dois.

          GTI (Gestão da Tecnologia da Informação) é uma graduação tecnológica, de 2,5 anos de duração. É um curso mais focado para formar administradores de TI, gestores de TI (releia o artigo novamente com atenção).

          TI (Tecnologia da Informação) é outra denominação que recebe o curso de Sistemas de Informação, o qual dura 4 anos porque tem mais disciplinas e tem outro perfil. Leia o artigo “Profissionais TI: Bacharel em Sistemas de Informação” para compreender.

          Qualquer dúvida é só postar novamente, ok?

  • Rodrigo Silva Oliveira
    Responder

    Boa tarde,

    Luís, quero muito seguir na área em questão porém, não sei por quais certificados devo buscar a principio para agregar junto a graduação. Pode me ajudar por favor? Desde já agradeço pela atenção.

    Fico no aguardo.

    Att, Rodrigo

  • Desculpe Gestor, mas eu não consegui encontrar no sidebar do blog o curso de introdução ao raciocínio lógico… Att

    • Camila,

      Para acessar o curso você deveria ter clicado no banner do Cursos 24 Horas que tem o formato de um microcomputador no menu “Escolha seu curso”. Mas, não tem problema, clique aqui para ter acesso direto, não somente o curso desejado, mas, a todos os cursos da área de informática. Abs.

  • Olá Gestor! Iniciei essa semana o 1º Semestre do curso de TI aqui em Manaus, realmente é muito bom! Apesar de ainda existir pessoas que criticam essa área. Fiquei um pouco assustada e com muita dúvida em relação à disciplina de “Lógica”, pois, quando vi as apostilas haviam cálculos muitos difíceis “no meu ponto de vista”. Gostaria que você me esclarecesse o que estudaremos nessa disciplina, se exige cálculos que eu não possa entender, não sou muito boa em fazer aqueles cálculos difíceis como o do curso de engenharia, mas sei um pouco do básico. Obrigada pela atenção!

    • Camila,

      Na minha grade curricular não tive a disciplina de lógica. Faça o seguinte, na sidebar do blog tem um conjunto de 4 banners. Clique em um deles e procure pelo curso de introdução ao raciocínio lógico e veja se te atende, ok?

  • Luiz Marcos eu gostaria de saber qual especialização vc aconselha para mim que estou me formando em G.T.I na metade de 2014.

    • Jonilson,

      Você já tem alguma experiência na área de TI. Já trabalha na área? Qual a sub-área da TI que você mais gosta? Deseja continuar na área ou mudar? Preciso de mais informações…

  • Olá Gestor! Vou começar o Curso de TI na próxima semana na Unip Manaus, e estou muito feliz por isso. Andei observando na Grade Curricular do curso, e vi que vamos fazer 8 Projetos Integrado Multidisciplinar(PIM). Já que você entende muito bem da área de TI, gostaria que você me explicasse o que é o PIM e como vai funcionar esse Projejo no decorrer desses semestres.
    Obrigado pela compreensão, seu blog sem dúvida é D+!

    • Camila,

      Dentro da grade curricular do meu curso de Gestão da TI elaborei durante praticamente todo o curso, juntamente com outros colegas um projeto interdisciplinar, um projeto que interagiu as disciplinas estudadas em cada módulo (que durava cerca de um trimestre). Consistiu na criação e administração de uma empresa fictícia de consultoria em TI. Como seu projeto é Multidisciplinar é preciso checar com a coordenação do seu curso como será elaborado. De certa forma, coloco à disposição, dentro da medida do possível, o blog O Gestor – Especialista em Tecnologia da Informação como fonte de consulta para você e seus colegas, ok? Abs.

  • Boa noite Luis, estou pensando em fazer o curso de GTI, não para trabalhar em empresaa mas sim para ter uma graduação pois meu foco e concursos, gostaria de saber se este curso dá uma boa base para ser um professor de informática? sempre gostei e trabalhei na área e tenho vontade de dar aulas, grato, aguardo resposta.

    • Fernando,

      GTI não é licenciatura, óbvio, porém, nada impede de você fazer especialização e ministrar aulas. Vai depender da exigência da instituição onde você pretende lecionar. Eu, por exemplo, atuo também como professor e já lecionei disciplina de Gestão da Informação e Sistemas Informatizados já graduado.
      Abs. e volte sempre.

  • Muito obrigado por ter esclarecido a minha dúvida, esse blog é sensacional!
    É verdade que quem fez uma graduação tecnológica não pode fazer uma pós – graduação? Pois, futuramente pretendo fazer uma pós em Engenharia de Software com ênfase em Desenvolvimento Web em uma instituição privada aqui de Manaus. Aguardo a resposta.

    • Camila,

      Posso te afirmar, com certeza, que o tecnólogo pode fazer pós (especialização, mestrado e doutorado). Eu mesmo estou fazendo especialização em EaD. Obrigado por gostar do meu trabalho. Volte sempre que quiser.

  • Olá! Tenho 16 anos e Vou começar o curso de TI esse ano na UNIP MANAUS, e queria saber se o curso é realmente bom, se exige muito cálculos? Outra dúvida que tenho sobre o curso de TI é de onde vou atuar depois de formada, pois ouvir dizerem que vou ter que montar computadores, resolver problemas do computador; é isso mesmo? Aguardo a resposta.

    • Camila,

      As disciplinas que envolvem cálculos são:
      – Finanças em Projeto de TI
      – Lógica
      – Matemática Aplicada

      Onde você pode atuar depois de formada (em empresas que precisem de):
      – Gestor em Tecnologia de Informação
      – Gerente de Projetos de Sistemas de Informação
      – Assistente em Qualidade e Segurança de Informação
      – Consultor em Sistemas de Informação

      Retirei essas informações do próprio site da Unip.

      Quanto à questão de montar computadores e resolver problemas de computadores isto é trabalho de técnico e não de um tecnólogo em Gestão da TI, porém, se você fizer isto num estágio, por exemplo, não é nada demais, desde que seu serviço não seja somente isto se não perde o sentido.

      Espero ter te ajudado. Volte sempre e aproveite para assinar minha newsletter e seguir-me nas redes sociais, se desejar.

      Sucesso!

  • Johnnatha
    Responder

    Quais noções eu tenho que ter antes para fazer o curso de Gestão da Tecnologia de Informática e para fazer o curso de Sistemas para Internet?

  • Olá agradeço por responder todos os comentários…

    Faço curso superior gestão de TI, é excelente, mas tem algoritmo matématica financeira com problemas complicados, precisa de tempo e atenção…

    MAS É IRRESISTÍVEL ESSA ARÉA.

  • Paulo Ricardo
    Responder

    Boa tarde!
    Estou pensando em fazer esse curso, pois ja trabalho na aréa de gestão, atualmente sou gerente de farmacias, será que esse curso pode me agregar mas valores e me fazer um gestor melhor mas agora com o uso da TI?

    Att,

  • Bom dia Gestor, eu tenho algumas perguntas para lhe fazer.
    Eu vou me formar este ano em Gestão da tecnologia da informação, vou fazer inglês particular, você acha que assim aprendo mais rápido?
    penso em fazer uma pós em governança de t.i o que me diz?
    também penso em fazer um curso em gestão de pessoas ou empresarial qual me recomenda?

    • Dhony,

      Obrigado pelo contato. Olha só, todos os cursos que você citou são importantes. É por aí mesmo. Quanto a curso de gestão de pessoas ou empresarial você pode ir já fazendo cursos online para ir enriquecendo seu currículo. Dê uma pesquisada nas categorias abaixo e veja se acha cursos nas áreas citadas. Tem muito curso de qualidade, de gratuito a pago, com certificado. Confira:

      Cursos de TI
      EAD

  • Carolina Grenza
    Responder

    Estou pensando em fazer gestão de T.I é indicado para mulheres?

  • Tamires Mello
    Responder

    Olá! Tenho 18 anos e acabei de terminar meu curso técnico em informática, aqui na Etec da minha cidade. Foi a partir desse curso técnico que acabei descobrindo meu interesse na área da Tecnologia, da Informática. Desde então, pretendo seguir nessa área como a minha profissão. Sei que irei sofrer muito preconceito por estar seguindo uma área em que tem como maioria, homens, mas no momento não consigo me ver em outra área. No fim do 1º semestre do ano que vem (2013) pretendo prestar o vestibular da FATEC de Guaratinguetá (que é próximo à minha cidade), e lá encontram-se 2 cursos na área da Informática: ADS e Gestão de T.I. Estou muito em dúvida em qual escolher. O problema do curso de ADS é que se encontra apenas no período da Tarde, e com isso ficará difícil trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Li todos os comentários do seu blog, mas ainda continuo em dúvida. Tenho um pouquinho de experiência em trabalhar com o público, já que fiz estágio no depto. de informática da Prefeitura da minha cidade, dando suporte técnico e outras coisas. Por favor, se puder me ajudar, irei agradecer muito!

    • Tamires,

      Obrigado pela participação. Como posso te ajudar? Quais são suas dúvidas?

      • Tamires Mello
        Responder

        Apesar de conhecer um pouco sobre a área da Informática, gostaria de saber um pouco mais sobre o curso de Gestão da Tecnologia da Informação, se são só aulas teóricas, se mesmo não tendo muito experiência, é uma boa área para eu seguir, se com esse curso tenho chances de conseguir emprego na área de T.I…. Obrigada por me atender!

        • Tamires,

          São aulas teóricas, sim. Pelo menos foi assim no meu curso. Fora isso, fiz um projeto interdisciplinar onde, juntamente com outras colegas criamos uma empresa fictícia de consultoria em tecnologia da informação, onde fazíamos parte do projeto a cada semestre. Fiz estágio também, o qual foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa, foi feito o conhecimento das quatro principais áreas de uma empresa (produção, RH, marketing e finanças), fazendo o levantamento das necessidades de TI e na segunda etapa a elaboração de um plano de TI para a informatização de uma dessas áreas estudadas. O curso de Gestão da TI, como o próprio nome já diz é mais voltado para a Gestão (Administração), especificamente Gestão de Negócios, inclusive, na grade curricular tive mais disciplinas de GN, porém, conta muito se você conhecer de informática para poder gerenciar melhor os profissionais de TI que lhe estarão subordinados e fazer o elo entre esses profissionais e o corpo executivo da empresa que vc irá trabalhar e vice-versa. Quanto as chances de conseguir emprego, serão maiores se vc fizer pós-graduação e outros cursos já citados aqui em um de meus comentários. Concurso público também é uma boa opção. Abs e espero ter te ajudado.

  • FERNANDO EMMERICH
    Responder

    ANALISE E DESENVOLVIMENTE DE SISTEMAS OU GTI, O QUE É MELHOR PARA O MERCADO DE TRABALHO

  • Parabéns !

    Luis

    Por sua dedicação em responder a todos sem contar as belas matérias.

  • alexandre marcos
    Responder

    oi estou começando o curso superior agora, e estou com muitas duvidas pois estou com 35 anos e nunca trabalhei neste ramo, mas como gosto muito de tecnologia e fanático por computadores e intermete resolvi fazer este curso que ganhei a bolsa pelo pro uni, estou começando a segunda faze agora e estou muito feliz com o curso minha duvida e depois onde atuar, não sei se já começo buscar empregos nesta areá ou espero maios um pouco, também estou meio assim pois o curso é a distancia pela unisul virtual e fico com medo de ser discriminado por ser uma faculdade virtual.Desde já muito obrigado

  • Estou pensado em fazer este curso

    • Fernanda,

      Leu com atenção todo o artigo, inclusive os comentários? Se não, sugiro que faça, ok? Qualquer dúvida é só perguntar.

      Abs.

  • olá boa noite trabalho com suporte Help Desk on line pelo brasil estou no segundo semestre de tecnólogo Gestão da tecnologia da informação será que estou no caminho certo faço a distância e estou achando um pouco difícil

  • Ja li e reli seu blog ..que é muito bom por sinal ..Queria saber sua opnião . Por que eu sai agora do ensino médio e passei na fatec em tatui no curso de gti e queria saber se é uma boa pra mim? obs 😮 curso é de graça e tenho 17 anos….obrigado

    • Leonardo,

      Obrigado por gostar do nosso trabalho aqui desenvolvido no blog O Gestor. Olha só, gestão da TI é uma atividade intelectual, o gestor de TI precisa ser um líder, pois, vai gerenciar não somente a infraestrutura de TI (hardware, software, bancos de dados e redes), mas também, principalmente, pessoas, . Irá tratar com usuários de sistema estressados, vai ser uma ponte entre o executivo (te cobrando vantagem competitiva, bons resultados e redução de custos) e o corpo técnico (buscando demonstrar conhecimento e querendo reconhecimento). Precisará entender bem do core business (negócio principal) da empresa que estiver trabalhando, terá de ter uma visão sistêmica de todo o processo. Precisará estudar sempre, ser um pesquisador, estar sempre se atualizando. Fazer cursos diversos de TI, não pra ser um expert, mas pra ter uma noção técnica quando tiver de dialogar com seus subordinados. E aí, você se vê como gestor de TI?

  • No curso de gti ,tem muitos códigos??
    Porque não gosto muito desses negócios de códigos???
    Poderia responder pra mim

  • Israel Lencione
    Responder

    Muito bom!
    Gostei…
    Parabens

  • Olá Luis Marcos, tudo bom? Eu também estive por aqui visitando seus posts e gostei demais. Divulguei aos alunos do curso certo? Tenho certeza que vão gostar também. Seu blog além de rico está bastante diversificado, agregando valto valor aos profissionais de TI. Meus Parabéns!!! Visitarei sempre!!! Abraço e Feliz NaTAL!! Profa. Mara

    • Profª Mara,

      Obrigado pelos comentários e pelo apoio. Para mim é uma honra muito grande contar com a vossa participação. Boas festas e um feliz 2012.

  • Luciano Andrade
    Responder

    Boa tarde amigo; adorei o seu blog sobre tecnologia estou querendo me matricular no curso de Tecnologia da informação da Estácio de Sá á distancia, estou com muitas dúvidas gostaria de saber de você se vale a pena fazer um curso a distância se dar para aprender bem mesmo não sendo presencial? E se este curso tem muitos cauculos tendo em vista que tenho 34 anos e terminei meus estudos a uns 15 anos atras, tenho medo de ter muita dificuldade? também te adicionei como meu amigo no facebook se puder me adicionar te agradeço. abçs

  • Ola estou afim de seguir na area de t.i gosto muito de hardware tanto de software!
    e gosto de lidar com pessoas também facilitar caminho e criar modos que as pessoas fique mais a vontade to afim de seguir essa area mas nao sei se seria bom para mim fiz um teste no qual obtive o seguinte resultado
    Esta pessoa gosta de chegar no final e avaliar o que está feito. “Estes resultados encaixam com a teoria ou com o que foi planejado e determinado?” Ele vai dissecando, dissecando, até que apareçam as falhas ou a causa do problema seja revelada. Sua mente é literalmente um filtro por onde passa tudo que avalia. Por uns é considerado lógico e rigoroso. Quando expressa suas opiniões é enfático e apaixonado. Intimamente tem alma de artista. É capaz de dedicar-se profundamente e exaustivamente na busca da perfeição em tudo que faz. Quer tocando um instrumento, quer num cargo de direção. É sério e compenetrado em tudo quanto faz. As pessoas o procuram quando estão confusas com relação às suas idéias porque sabem que este Talento as colocará em seu filtro e as ajudará a ver mais claramente.

    • Luis Marcos Leite
      Responder

      Barroso,

      Obrigado por postar o link. Analisei quanto à disciplina de matemática da grade curricular do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação, da Estácio. No seu caso, será Probabilidade e Estatística. No meu curso de Gestão da TI foi Matemática Financeira. Portanto, disciplinas diferentes.
      Abs.

  • Ainda vai iniciar o curso é na Inácio Fic

    • Luis Marcos Leite
      Responder

      Barroso,

      Se puder, poste o link da grade curricular, ok?

  • Decidi por esse curso por ser de curto tempo dois anos e meio, e to pesquisando muito sobre ele, sei que de inicio poderei ter dificuldades na matemática que já tenho 32 anos e a 13 que não faço mais contas de cabeça, qual o tipo de matemática cai no curso?

    • Luis Marcos Leite
      Responder

      Barroso,

      Matemática Financeira. Em qual faculdade está fazendo o curso?

  • Luiz, mais uma vez parabéns!
    Como já te disse estava querendo cursar GTI na UNG.
    Fiz a prova e passei
    , porém ainda estou com dúvida no curso, tinha escolhido o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet mas posso mudar até dia trinta para GTI.
    Minha dúvida é a seguinte: Com o meu grau de conhecimento que não é muito, como já te disse só tenho o curso de Hardware,não entendo de código fonte, só sei o básico mesmo, mas sou muito curioso, e aprendo com facilidade.
    Fiz o teste que você sugeriu e e o resultado foi que seria um ótimo líder.
    Gostaria que você me ajudasse a escolher qual seria o melhor curso para meu nível de experiência, pois você conhece muito a área e iria me ajudar muito com sua opinião.
    Sistemas para Internet ou GTI?

    • Luis Marcos Leite
      Responder

      Pablo,

      Como vc se vê? Gerenciando pessoas, hardwares, softwares, etc ou desenvolvendo sistemas? Ligado a uma organização somente ou com possibilidade de trabalhar como autônomo também? Seu objetivo é ingressar de imediato no mercado de trabalho ou se preparar um pouco mais?

      Para ser Gestor de TI numa empresa privada é preciso conhecimento, experiência, certificação, etc. Também é preciso entender de negócios pois vc terá de alinhar o Departamento de TI ao core business da empresa que estiver servindo. Já numa organização pública o conhecimento conta mais, já que vc será submetido a exame intelectual.
      Espero que tenha compreendido o que quis dizer aqui. Tente conhecer também outras pessoas que trabalham como gestores de TI e outras com desenvolvimento para internet, bem como estudantes e professores dos dois cursos, coloque tudo na balança e tome a melhor decisão, ok?
      Abs.

  • parabéns pelo blog !!
    eu pensei em fazer analise mais depois de muita pesquisa fiquei entre GTI e Segurança da Informação!
    hoje na sua opnião qual seria o melhor curso?
    o curso de gti é muito complicado? exige muito?
    brigadoo!

    • Luis Marcos Leite
      Responder

      Thiago,

      Dou dicas importantes nos comentários deste artigo. Vc leu todos? Sugiro que leia e aproveite para ler também o artigo: “Você é Gestor? Faça o teste e descubra. Como o artigo sugere, faça o teste e tire vc mesmo suas próprias conclusões, se permanecer a dúvida deixe msg, ok?
      Abs.

  • estou pretendendo fazer TI, mas nao sei em que area me especializa? você tem alguma sugestão? qual area o salario é melhor e que serei mais bem sussedida?

    agradeço desde já.

    • Luis Marcos Leite
      Responder

      Beatriz,

      Dá uma olhada na categoria “Profissionais TI” ?(clique) e veja outras profissões na área de TI que mais se adequa ao seu perfil, ok?
      Abs.

  • Então, vou fazer prova dia 18/06, me escrevi para Tecnologo em sistemas para internet.
    Você acha que é uma boa área para mim, ou devo fazer esse de Gestão de T.I mesmo?

    • Luis Marcos Leite
      Responder

      Pablo,

      Vc fez o que te sugeri no comentário anterior? Faça que vc terá sua resposta após a leitura de tudo que te indiquei.

  • Você esta de parabéns,o blog é muito bom!
    Preciso de sua ajuda urgente, vou começar a fazer faculdade agora no 2° semestre.
    Como ja tinha dito anteriormente, tenho informática básica e curso de Hardware.
    Estou interessado em fazer GTI na ung http://www.ung.br/cursos_home.php?cursoID=522&tipo=1.
    Você acha que é uma boa pra mim fazer esse curso, ou você me indicaria outro Tecnologo na área de informática desta mesma faculdade?
    Tenho medo de fazer esse curso e depois ficar difícil para arrumar emprego por não ter experiência nesta área, pois ja estou com 29 anos e ja perdi muito tempo.
    Desde ja, te agradeço pela atenção e se você puder me ajudar ficarei muito grato.

    • Luis Marcos Leite
      Responder

      Pablo,

      Em primeiro lugar você vai ter de estudar muito, fazer muita pesquisa, fazer cursos complementares (leia todos os comentários deste artigo) e depois dê uma olhada aqui.

      Dei uma olhada na grade curricular e, ao meu ver, é mais voltada para Tecnologia da Informação do que para Gestão de Negócios. Um pouco diferente do curso que fiz. Se vc gosta mais da parte TI siga em frente, agora se vc prefere mais gestão, sugiro que leia o artigo “Você é gestor? Faça o teste e descubra” se der positivo, acesse o site do Centro Universitário Uniseb Interativo COC, antiga Faculdade Interativa COC, onde me graduei em Gestão da TI (clique aqui)

      Abs.

      • Luiz de Carvalho
        Responder

        tenho uma empresa de informática a 16 anos , tenho 42 anos estou fazendo Gestão da tecnologia da informação por não ter concluído nível superior , mas estou em duvida se vou ter aproveitamento para meu negocio de informática tenho loja de Assistencia técnica , venda de equipamentos de informática . Vai servir para alguma coisa a formação.

        • Luiz de Carvalho,

          O meu curso de Gestão da TI foi com ênfase em Gestão de Negócios. E o seu? Têm disciplinas de administração? Se puder, envie a grade curricular para eu dar uma olhada, ok? Abs. e volte sempre.

  • Eu faço na UNG GTI
    E vc falou o que chamou sua atençao que é sequencial o que isso seguinifica?
    Voce sabe se o curso de GTI é da UNG e reconhecido no mec?

  • Gostei muito do blog.

    Eu faço faculdade de gestão de Tecnologia da informaçao, e queria saber quais áreas eu posso trabalhar fazendo esse curso?

    Eu moro em guarulhos se tiver sabendo de um lugar que ta pegando estágiario mande no meu email se puder por favor.

    • Danilo,

      Obviamente que além de ser um Gestor de TI como o próprio artigo já descreve, você pode também ser:

      – Gestor de Infraestrutura;
      – Gestor de Serviços TI;
      – Gestor de Projetos em TI (uma carreira que está em alta).
      e por aí vai… dá uma pesquisada no link:

      Tabelas Salariais

      No mais, acompanhe os artigos das categorias Concursos Públicos e Ofertas de Emprego, Oportunidade de Estágio que sempre aparecem aqui no nosso blog, ok?

      Quanto a saber se o curso é sequencial ou não, faça uma consulta no site do MEC.

      Abs.

      • Essas áreas de Gestão de TI tão em falta no mercado de trabalho né?

        • Danilo,

          Você quer dizer emprego na área de Gestão da TI, não é? Houve uma redução face o último pacote do governo federal que suspendeu momentameamente concursos públicos. Mas, acompanhe a nossa categoria Oportunidades de Emprego para ficar por dentro das vagas que existem no momento.

  • Olá, antes de mais nada, parabéns pelo blog e pela iniciativa de ajudar as pessoas.
    Estou muito interessada pela área de TI, porém tenho uma dúvida. Você acha que no ramo da TI existe preconceito com os profissionais que se formaram através de um curso tecnológico? Até que ponto ter o diploma de Sistemas da Informação com grau de bacharel, tecnólogo ou Ead pode ajudar ou prejudicar um profissional recém formado a ingressar no mercado de trabalho???
    Grata.

    • Rê,

      Obrigado. Faço por prazer.

      Agora vamos a sua pergunta: Se existe preconceito? Existe preconceito pra tudo, não é verdade? Petrobrás que o diga quando discrimina a formação tecnológica nos seus editais de concursos.

      O que me parece é que há um preconceito menor em relação à área de tecnologia (no sentido de TI), talvez seja por ser uma formação mais especializada e ou porque a demanda por profissionais qualificados é grande.

      Quanto ao diploma, no mesmo não discrimina se o curso foi feito EaD ou presencial, porém, se for tecnológico obviamente que constará. Espero ter respondido.

      Abs.

  • Boa noite!
    Primeiramente parabéns pelo Blog.
    Minha dúvida é a seguinte, pretendo ingressar na faculdade no 2° semestre de 2011, eu estava muito interessado no curso de Gestor de T.I, não tenho muitos conhecimentos na área, só tenho um curso de Hardware.
    Andei vendo no blog que você mesmo citou que para esta função é necessário inglês fluente.
    Fiquei um pouco desapontado, pois estava querendo muito fazer esse curso e não sei inglês, antes eu estava pretendendo fazer graduação em redes de computadores, porém na faculdade que pretendo estudar não tem esse curso.
    Gostaria que você me desse uma opinião, se vale a pena eu fazer esse curso, mesmo não tendo muita experiência.
    Aqui segue o link : http://www.ung.br da faculdade que pretendo estudar, se não for abusar, gostaria que você desse uma olhada nos curso Tecnologos e me da sua opinião se esse serve , ou se você me indicaria outro.

    • Pablo,

      Fico feliz por ter gostado do blog. Vamos por partes:

      1º – Se vc tem interesse no curso de Gestão da TI (GTI), sugiro que faça inicialmente os testes:

      Você é Gestor? Faça o teste e descubra
      Você é empreendedor? Faça o teste e descubra

      2º – Se o resultado não for positivo para o primeiro teste, faça um teste vocacional para tentar descubrir qual sua área (clique aqui)

      3º – Em relação ao inglês, a fluência neste idioma te proporcionará o seguinte:
      – Entendimento da literatura tecnológica, digamos assim, já que geralmente tal literatura, programas, etc encontram-se em inglês;
      – Possibilidade de lidar com clientes, fornecedores, colaboradores, etc. caso vc venha trabalhar em uma empresa multinacional onde há linguagem inglesa é comum;
      – Diferencial no seu currículo quando vc tiver disputando vaga de emprego que exija ou não o inglês.

      Caso vc tenha condições financeiras e de tempo pode fazer um curso de inglês paralelo ao curso de GTI ou iniciar logo ao seu término (eu mesmo iniciei meu curso de inglês no último semestre da faculdade).

      4º – Quanto ao curso de GTI na UNG, a grade curricular do curso parece ser boa, porém, o que me chamou a atenção é que diz lá que o curso é sequencial:

      “… O curso seqüencial de Gestão em Tecnologia da Informação da Universidade Guarulhos tem como objetivo formar o gestor de TI na administração de projetos de sistemas que envolvam recursos técnicos e humanos, habilitando e capacitando o profissional da área de gestão de Tecnologia da Informação no desenvolvimento e na análise crítica de tecnologias emergentes no mercado de trabalho.”

      Isto me soou estranho porque curso tecnológico não é curso sequencial. Procure averiguar isto e também pesquisar junto ao MEC sobre esse curso que a UNG oferece para que vc não tem problema depois.

      Bem, espero ter te ajudado.

      Abs e volte aqui pra me dar o retorno, ok?

      • Irei fazer analise e desenvolvimento de sistema em 2015 isso se fechar turma nesse curso na minha faculdade , se não fechar turma, eles me indicaram Gestão de TI.

        Se eu fizer Gestão em TI eu terei também capacidade em desenvolver e analisar ?

  • Maicon Anjos
    Responder

    Como disse o amigo ai logo acima, simplesmente incrível o seu blog,

    Bom atualmente estou em Santa Catarina, e após muitos artigos lidos encontrei o seu blog que me chamou muito a atenção. Estou muito interessado em fazer o curso Superior da GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, porém tem uma universidade a UNERJ oferecendo o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, me reciclo constantemente atuo como Técnico de Informática a mais de 5 anos. Gostaria que me passasse a sua opinião e analise a respeito de ambos os cursos, isso se possível.
    Aguardo o seu contato.

    Grato.

    Atlt. Maicon Anjos

    • Maicon,

      Graças a Deus que tenho conseguido agradar meus leitores.

      Quanto aos cursos:

      – Análise de sistemas é a atividade que tem como finalidade a realização de estudos de processos a fim de encontrar o melhor caminho racional para que a informação possa ser processada. Os analistas de sistemas estudam os diversos sistemas existentes entre hardwares (equipamentos), softwares (programas) e o usuário final. O curso exigirá de você muita programação e raciocínio lógico.

      – Gestão da Tecnologia da Informação é a administração da infraestrutura de hardware, software, banco de dados, telecomunicações e pessoas, visando alinhar essa infraestrutura (TI) aos negócios de uma organização, reduzindo seus custos e a depender do core business alcançar vantagem competitiva ou prestar melhores serviços. O curso é mais voltado para análise de negócios.

      Como este blog trata mais sobre Gestão da TI, sugiro que o explore bastante, lendo nossos artigos, inclusive os comentários, principalmente do artigo:
      Tecnólogo em Gestão da TI: Saiba o que é

      E Que tal começar fazendo o teste abaixo?
      Você é gestor? Faça o teste e descubra

      Feliz ano novo e estou aí à disposição!

  • Cara, seu blog é simpleinsmente INCRÍVEL, gostei muito desta matéria.. tenho 18 anos, fiz inscrição na FUMEC e passei… o curso.. GESTAO EM TI. , foi uma escolha dificil.. pois tambem passei em Engenhari ada Computação na UNA…. mas, por falta de verba, fui para gestao em ti msm… iniciarei no 1º semestre de 2011..

    mas. a pergunta é… COMO O MERCADO VE O CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGICA GESTAO EM TI. focando a instituição FUMEC – MG ???

    como disse.. foi dificil a escolha.. mas ainda tenho algumas dúvidas quanto a relação mercado/instituição…

    vale ressaltar que sou “PIRADO” em novas tecnologias, sempre me reciclo quanto a tecnologia!!

    desde já agradeço, e caso haja alguem que possa me passar mais informações sobre a área.. deixo abaixo meu msn..

    ewertonra@hotmail.com

    • Ewerton,

      Que bom que gostou. Olha só, eu não conheço o curso de Gestão da TI oferecida pela FUMEC e não posso te dar um parecer. Sugiro que procure informações com que já fez ou está fazendo o curso bem como verifique junto ao MEC quanto à legalidade do curso, ok?

      No mais, continue acompanhando nosso blog.

      Abs e feliz ano novo!

  • Douglas H. Welter
    Responder

    Olá, hoje tenho 19 anos e a uns 3 anos atraz nao tinha muito conhecimento em TI, mais sempre me interessei por essa area, em 2008 eu começei a cursar curso Tecnico em TI, e hoje ja formado e trabalhando na area de programação de software(Linguagem Delphi), acho eu que meu salario nao é dos melhores, ja tive propostas melhores, mais queria tirar minha duvida, qual seria um salario ideal para um programador? E como que ta o mercado de trabalho na area da programação.?
    Agradeço desde ja.
    Abrçs

  • Reily junio Pereira
    Responder

    Ola meu nome e Reily junio vou começar o curso de gti agora 2010 poderia me dizer se eu vou conseguir arrumar estagio ? e por onde eu começo ? muito obrigado.

  • Ola,
    Pretendo fazer o cursso tecnologo em automação industrial de 3 anos, mas ouvi fala que não vale muito apena fazer um tecnologo, e que o mercado de trabalho dele é ruim, que compençava fazer bem mais um cursso totalmente graduado, uma facudade msm de 4 a 5 anos, etc.. Agora estou perdido não sei oque faço..
    Alguem ai que tem alguma esperiencia poderia mim dar um toque ai???

    • Rafael,

      Eu não posso te dar uma informação mais precisa porque automação industrial não é minha área. Sugiro que pesquise mais, converse com alguns profissionais da área pra saber o que é melhor. Agora, só corrigindo: não é “curso totalmente graduado” porque tecnológico também é graduado, o correto é “bacharelado”, ok?
      Abs.

  • Olá! Seu blog é muito bom. Parabéns!

    Pretendo começar meu curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, mas ainda tenho muitas duvidas.

    Primeiramente, quais funções um tecnólogo de Gestão em TI pode exercer? Você poderia me dar alguns exemplos? Quais dessas funções estão mais em alta? O mercado está com muita procura por gestores de TI? (moro no estado de São Paulo).

    • Cláudio,

      Basicamente é gerenciar a área de TI de uma empresa, que é composta pelos seguintes componentes:
      – hardware;
      – software;
      – dados;
      – redes;
      – pessoas.

      Veja aqui esta infraestrutura

      Vale salientar também que o Gestor de TI precisa entender o core business (negócio principal da empresa) onde atua para prestar um melhor serviço a mesma pois a TI precisa estar alinhada a esse core business.

      E para saber sobre ofertas de emprego na área de TI acompanhe:

      Oportunidades de emprego (só TI)

      Ofertas de emprego (TI e outros)

      No mais, leia meus comentários neste artigo que você vai encontrar mais informações.

      Abs.

      • Obrigado pela resposta! Outra grande dúvida que tenho é:

        O cargo de Gestor de TI é um cargo de grande responsabilidade e complexidade, o qual é designado a pessoas com competência para isso. Você saberia me dizer como se inicia a inserção de alguem recém-formado em GTI no mercado de trabalho? As empresas utilizão o recém-formado em GTI para quais cargos, por exemplo? Tendo em vista que dificilmente pegarão um recém-formado para um alto cargo, como gerente/administrador.

        É um curso preferêncialmente designado para quem não tem graduação ainda ou é um curso complementar a uma outra graduação? (no caso, em uma graduação anterior em Ciências da Computação, Engenharia da Computação etc etc).

        Obrigado.

        • Por nada, Cláudio. Olha só, GTI é um curso de nível superior. A experiência aliada a uma série de requisitos já postados nos comentários aqui (dê uma lida em todos) traz o diferencial pra quem pretende seguir nesta carreira.
          Uma boa porta de entrada para um Gestor recém-formado no mercado de trabalho são os concursos públicos (fique atento nas categorias Concursos e Prêmios e Oportunidade de Emprego deste blog.

          Abs.

  • Oi , meu nome é Erick tenho 19 anos e queria tirar algumas duvidas , a primeira dela é saber o porque custumam ter idade mais avançada quem cursa um Tecnologo ,
    a otra duvida é quais são os cursos tecnologos atualmente que valem a pena ser cursado,
    e por fim a ultima , eu tenho gosto pela informotica , em tecnologia etc;
    que curso voce me indica

    • Erick,

      Vamos as respostas:
      1- Para a primeira resposta vou citar a mim como exemplo: tenho 42 anos, sou casado, já tenho mais de 15 anos de experiência na área de TI, despertei tarde para a importância de se ter uma graduação universitária e vi no curso tecnológico uma maneira de ter uma formação mais rápida, no meu caso 2 anos e meio, e que não prejudicasse o tempo que necessito para estar com a família, trabalhar e outras coisas mais.

      2- Você precisa fazer um teste de aptidão profissional para saber qual carreira seguir, para depois procurar o curso acadêmico que deverá ingressar.

      3- Dentro da área de TI existem várias sub-áreas como: Gestão, Análise de sistemas, rede, etc. ?(veja tabela) aqui cabe o mesmo principio de ver qual seu perfil se encaixa.

      Espero ter ajudado, se não, envie e-mail para mim. Um abraço e volte sempre.

  • luis antonio
    Responder

    Olá tenho 15 anos adoro tecnologia estou sempre me atualizando e quero fazer o TI estou no 1 ano do 2 grau ,agora as duvida para trabalha nessa area eu so tenho que fazer um curso como curso de informatica ou inglês ou tenho que passa pelo 2 grau e entra numa faculdade e ser eu tenho que entra numa faculdade qual o nome ex:direito,medicina.

    Eu também tenho um blog sobre tecnologia.
    link:http://novocerebro.blogspot.com/

    • Luis Antonio,
      A área de TI possui diversas sub-áreas e os mais diversos profissionais. Confira, acessando a categoria TI Links, na coluna esquerda deste blog. Não deixe de ver também o menu Tabelas Salariais, abaixo do cabeçalho deste blog. Pesquise, e tendo definido a sub-área que você quer seguir, procure ver qual curso superior se encaixa dentro do que você pretende/tem mais aptidão. Pra terminar: curso de inglês pra quem faz TI é imprescindível.
      Abs e volte sempre!

  • Marcelo Gustavo
    Responder

    Olá. Eu deixei uma pergunta no Yahoo respostas e você respondeu, indicando seu blog. Eu gostei muito do post, e pretendo fazer o curso de Tecnólogo ano que vem. Eu tenho 16 anos e estou terminando o ensino médio esse ano, e já quero fazer o vestibular no final do ano. Eu me sinto bem preparado para trabalhar futuramente, em qualquer área que envolva a informática. Mas será que esse curso tem futuro ? Os salários normalmente giram em torno de quanto para um recém formado nesse curso ? E é fácil de conseguir um emprego tendo apenas o diploma de tecnólogo em gestão de tecnologia da informação ? Se puder, entre em contato comigo por e-mail pra gente manter um contato legal. Obrigado desde já !!

    • Marcelo Gustavo,

      Vou tentar responder suas perguntas:

      1ª) O curso de Gestão da TI tem futuro?
      Penso que sim, porém, o Gestor de TI precisa entender de Gestão de Negócios e estas funções estão se fundindo. Veja em TI Links, na coluna direita do blog, artigos que tratam sobre isto.

      2ª) Qual o salário para recéns formados nesse curso ?
      Obviamente que varia de Estado para Estado, de certa forma, veja a tabela salarial na coluna direita do blog.

      3) É fácil de conseguir um emprego tendo apenas o diploma de tecnólogo em gestão de tecnologia da informação?
      Não só ter o diploma mas também é muito importante agregar também:
      – fluência em inglês;
      certificação em PMP e ITIL e/ou COBIT;
      – saber se relacionar com pessoas;
      – saber trabalhar em equipe.

      Portanto, é preciso estudar muito pra chegar lá. Enquanto isto acompanhe nosso blog para ficar por dentro dos concursos públicos e ofertas de emprego que sempre aparecem.

      Um abraço pra ti.

  • Carlos Gonçalves
    Responder

    Olá! gostei muito de seu site! estava estudando justamente sobre Tecnologo em Gestao de Ti, fiz uma prova pra fumec aqui em Belo Horizonte, espero que eu me torne um excelente profissional!

    • Carlos,

      Que bom que gostou. Desejo-lhe sucesso na carreira que escolheste. No mais, estou à disposição.
      Um abraço.

  • Olá bom dia.
    Gostaria de saber se essa area de Gestão em tecnologia da Informação é uma area boa p/ mulheres?
    Estou pensando em fazer esse curso Gestão em TI.
    Mais tenho medo de fazer e não ser uma boa profissão p/ mulheres se as empresas derem preferencias a homens p/ essa area.
    Se alguem poder me ajudar eu agradeço.

    • Claudia,

      Qual sua experiência na área? Você crê que tem aptidão? Pense nisso. Se sim, é preciso pesquisar muito, ficar atenta às novas tecnologias que surgem a cada instante e continuar acompanhando nosso blog para ficar por dentro das novidades. Siga-me também no twitter.

  • Eduardo teodoro
    Responder

    Olá, buscando novos rumos depois de ser demitido na crise em 2009 venho para a faculdade, e o curso de GTI,foi o que mais me chamou atenção pela carencia de mercado e pelo valor agregado que ele possibilita.começo em abril 2010.abraços e salvei sua pagina em meus favoritos.

  • Realmente estou bastante animado para começar a fazer esse curso, pois em todas as reportagens que leio sempre vejo vantagens na carreira.

    • Warnner,

      Se gosta da área de tecnologia e tem aptidão, siga em frente.
      Um abraço.

Deixe seu comentário