Tecnologia da informação - dicas pro ingresso na área de TITecnologia da Informação Blog O Gestor

Tecnologia da informação – dicas pro ingresso na área de TI

Tecnologia da informação – dicas pro ingresso na área de TI

Se você está procurando por uma faculdade e entre as possibilidades está a área de Tecnologia da Informação, ou mais popularmente TI, é importante se atentar a alguns detalhes.

Alguns aprendizados serão chave para você e, para que você obtenha êxito nessa profissão, dominá-los será essencial.

Informática básica, por exemplo, é algo que você deve dominar. Entrar na faculdade com um bom aprendizado nesse sentido é bastante importante.

Tecnologia da Informação

 

Nas próximas linhas, daremos algumas coordenadas a respeito para que você saiba, de maneira geral, o que norteará seus estudos no decorrer deste curso e o que será preciso aprofundar, com formações paralelas, por exemplo.

Veja aqui as principais dicas para se formar na área de Tecnologia da Informação

1# – Comece se aprofundando a respeito do assunto de maneira autodidata

Para evitar entrar em um ramo que não é bem aquilo que você imaginava, procure começar a se inteirar a respeito do assunto pesquisando e obtendo informações por si.

Leia livros, artigos na internet, converse com profissionais da área, veja vídeos e entrevistas, dentre outros materiais que sejam recomendados por especialistas em TI e que possam lhe auxiliar com a escolha profissional.

2# – Procure um curso técnico

Começar com um curso técnico pode ser uma boa alternativa. Ele vai lhe dar base sobre o assunto, é uma forma de praticar e, ao mesmo tempo, inserir na sua vida o conteúdo que você verá em uma faculdade.

Se o curso for bom, você já terá subsídios para começar a procurar algum trabalho ou estágio na área e começar a atuar no mercado de TI.

Ao longo do curso de TI, certamente, você se deparará com suas primeiras situações-problemas que estarão presentes durante sua carreira.

É uma forma de lhe dar um norte aos estudos e fortalecer seu aprendizado.

3# – Procure um estágio

Como falamos no item anterior, com um bom curso técnico você já estará apto a procurar alguma posição na área de Tecnologia da Informação.

Seria interessante, então, verificar algo que vá trazer até você a parte prática para complementar o ensino teórico que você está tendo e seguir com os dois em paralelo.

4# – Faculdade

O próximo passo está no fortalecimento do aprendizado com uma faculdade.

A verdade é que, como na maioria das áreas, a prática traz muito mais aprendizado que a faculdade em si, mas um diploma vai ser importante no fortalecimento dos estudos e também para trazer o status de que você precisa.

Recomendo a leitura dos artigos abaixo:

5# – Procure se especializar

Outra medida que serve de complemento. Você pode ter anos de atuação na área, mas muitas empresas exigem também um bom currículo, com diversos cursos na área de Tecnologia da Informação. Tenha atenção.

6# – Busque diversificar 

Como em qualquer área, não se acomode. Diversifique no que você puder, com todo o conceito tecnológico a que você tiver direito. Estude, pesquise. Isso vai ajudar para que você se diferencie dos demais.

Já baixou meu livro digital gratuito? Ainda não?! Clique na imagem e baixe agora!

Links:

http://www.finer.com.br/blog/quero-ser-profissional-de-ti-o-que-fazer/

 

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

Deixe seu comentário