Tecnologia da Informação: os 5 componentes da TI

Neste artigo apresento os 5 (cinco) componentes da TI (Tecnologia da Informação). Confira.

Os 5 componentes da TI (Tecnologia da Informação)

Quantos e quais são os componentes da Tecnologia da Informação?

Já vimos que a Tecnologia da Informação, também chamada de TI, é a infraestrutura organizada de hardware, software, banco de dados e redes de telecomunicações, que permite manipular, gerar e distribuir dados e informações ao longo dos seus usuários (empresas ou pessoas).” (Afrânio Miglioli, 2007).

Esta infraestrutura da tecnologia da informação é composta de cinco componentes. Vamos conhecer de maneira bem simples cada um destes componentes da TI?

Para mais informações, clique em cada um deles.

5 componentes ti - Tecnologia da Informação: os 5 componentes da TI

 

Componentes da TI

Hardware

É a parte física do sistema computacional. De modo simples, podemos dizer que é tudo o que é palpável. Ex.: teclado, monitor, mouse, gabinete, pente de memória , processador, etc.

Software

É a parte lógica do sistema, também conhecida como a “alma” do sistema. De modo também simples, podemos dizer que é tudo o que não é palpável. Ex.: aplicativos, sistema operacional, BIOS, Sistemas de Informação, etc.

Banco de dados

Também conhecido como base de dados, é um conjunto de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização destes registros e produz informação.

Redes de telecomunicações

Conjunto de acessórios e componentes responsáveis pela troca de dados e informações entre as diferentes partes, ou seja, pela viabilização das telecomunicações. (BATISTA, 2004; REZENDE e ABREU, 2003). Ex.: rede local, intranet, extranet, internet

Pessoas

Conhecidas em inglês como humanware ou peopleware. São os usuários e os profissionais que utilizam a tecnologia da informação. Ex: operadores, digitadores, administradores de rede, analistas de sistemas, gestores de ti

Conheça outras profissionais da área de Tecnologia da Informação, lendo a série de artigos

Conheça também:

Toda esta infraestrutura você pode conhecer em nossos artigos publicados aqui no blog O Gestor. Faça cursos online, de qualidade (gratuitos e pagos), acessando:

… e não deixe de nos acompanhar, para isto:

Quer assistir a um vídeo curto sobre este assunto? Aperte o play! Desculpe o improviso, mas foi uma aula que tive de ministrar em 5 minutos!

E então, gostou deste artigo? Peço que deixe seus comentários, e se gostar, compartilhe nas redes sociais e vote logo abaixo, para isto, arraste as estrelinhas em “Vote neste Post”.

Tecnologia da Informação: os 5 componentes da TI
Vote neste post!

Quer saber das novidades antes dos seus amigos?

(Preencha os campos ao lado)

Luis Marcos Leite

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da TI, Problogger e Professor de Informática Freelancer.

Website:

2 Comentários

  1. Laurentino Mello

    Luis, gostei de sua explicação sobre o assunto, bem sucinta, porém, muito bem abordada.

    Abraços!

    • Luis Marcos Leite

      Laurentino,

      Que bom que gostou. Obrigado e volte sempre!

Deixe seu comentário