TCU lança Guia Boas Práticas em Contratação de Soluções TITecnologia da Informação Blog O Gestor

TCU lança Guia de Boas Práticas em Contratação de Soluções de TI

Por Luis Marcos Leite | Gestão da TI | Sem Comentários
O Tribunal de Contas da União (TCU) lançou o Guia de Boas Práticas em Contratação de Soluções de TI: Riscos e Controles para o Planejamento da Contratação. Confira neste artigo.

 TCU lança Guia de Boas Práticas em Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação

O guia é voltado principalmente para as equipes de Tecnologia da Informação (TI) dos órgãos e entidades federais e seu objetivo é contribuir para que entidades da Administração Pública Federal planejem as contratações de bens e serviços de TI de forma a utilizá-las para alavancar suas operações e entregar os resultados almejados pela sociedade.

 

O Guia de Boas Práticas em Contratação de Soluções de TI se direciona para dois objetivos essenciais e irá orientar os gestores públicos a planejarem de forma efetiva quanto às contratações de TI e evitar problemas já conhecidos, com consistência e sustentabilidade. Nesse sentido, são os objetivos:

  1. apontar o que a legislação, a jurisprudência e as melhores práticas sinalizam sobre o processo de planejamento das contratações de Tecnologia da Informação e
  2. indicar diversos riscos relativos ao citado processo, sugerindo providências para diminuí-los.

boas práticas,solução,tecnologia da informação,guia,ti

 

O compêndio indica, também, quais são os atores envolvidos no processo e como esses devem atuar para que os controles internos sejam implantados e funcionem de maneira efetiva. Além da equipe de planejamento de cada contratação, outros atores têm papel fundamental, incluindo a alta administração dos órgãos e entidades, que deve dar apoio às contratações de Tecnologia da Informação, bem como supervisionar sua execução, seja de forma direta ou  seja mediante estrutura de governança de TI, inserida em uma estrutura maior de governança corporativa.

 

O guia é complementar ao Guia Prático para Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento.

 

Para baixar o guia, acesse a página oficial, clicando aqui ou acesse  o link abaixo:

 

Fonte: http://www.governoeletronico.gov.br/noticias-e-eventos/noticias/tcu-lanca-guia-de-boas-praticas-em-contratacao-de-solucoes-de-ti

 

GOSTOU DESTE BLOG? ESTAMOS PARTICIPANDO DO PRÊMIO TOP BLOG, NA CATEGORIA TECNOLOGIA E INTERNET, CLIQUE AQUI E SAIBA COMO VOTAR. CONTO COM VOCÊ!

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

Deixe seu comentário