Home Guest Posts Tablet ou smartphone? Smartphone ou tablet? Qual comprar?

Tablet ou smartphone? Smartphone ou tablet? Qual comprar?

Tablet ou smartphone? Smartphone ou tablet? Qual comprar?
0
6

Tablet ou smartphone? Smartphone ou tablet? Não sabe qual portátil comprar? Veja neste artigo, escrito por Lucas Bataglia, do blog Techtube as dicas para fazer a melhor escolha.

Tablet ou smartphone: qual a melhor escolha?

Em qualquer lugar que se olhe, você vê alguém entretido com um tablet ou smartphone.  Futucando pra lá e pra cá… Esses dois aparelhos estão bem integrados às necessidades dos que gostam de utilizar a tão presente tecnologia móvel no dia-a-dia.

Nunca se comprou tantos aparelhos eletrônicos como hoje. E quais são os campeões de vendas? Os tablets e smartphones. Apesar de ambos aparelhos terem funções distintas, há sempre uma dúvida real sobre qual a melhor opção em termos de preço, tamanho, funcionalidades, etc.

tablet,smartphone,tablet ou smartphone,smartphone ou tablet
Tablet ou smartphone? Smartphone ou tablet? O que escolher?

Smartphones

Mais populares que os tablets, os smartphones, ou telefones inteligentes, possibilitam que o usuário tenha um pouco do mundo em suas mãos. Além de ligações telefônicas e chamadas de vídeo, o aparelho permite acessar contas bancárias, ouvir músicas, fotografar e filmar, ler livros, fazer cursos rápidos, acessar a maioria dos sites (já que a tendência é que todos os sites migrem para um formato mais responsivo), comprar em lojas virtuais, e muito mais. Ele foi criado para ser um telefone multiuso, que conecta o usuário a tudo e em qualquer lugar.

Uma grande variedade de modelos, marcas e cores são ofertados a todo o momento, fazendo com que o aparelho se torne um item de grande uso até entre as classes mais populares. E apesar de muitos tablets fazerem o mesmo que os smartphones, estes últimos aparelhos podem impressionar pela capacidade de processamento e de armazenamento, não ficando muito atrás de um desktop ou de um notebook.

5 dicas para escolher um bom smartphone

Tablet

O tablet foi idealizado para poder exercer algumas das funções de um notebook, porém mais leve, funcional e prático. E com isso, por exemplo, os pesados livros passaram a existir dentro dos tablets, pois a leitura é muito mais prática e você pode carregar verdadeiras bibliotecas consigo. Você pode ainda, recortar determinadas partes da obra ou grifar em cores diferentes – o que muitas pessoas não fazem em suas versões impressas. O preço das obras caiu, tornando o livro digital um produto muito acessível. Além disso, quase todas as demais funções do smartphone, (excetuando-se telefonia), você tem agora em seu tablet, que dispõe como fator vantagem a autonomia da bateria, que lhe permite maior tempo de uso.

O que olhar na hora de comprar um tablet pessoal

Tablet ou computador desktop? O que comprar?

Qual notebook comprar? O que saber antes de comprar o seu portátil

Novidades

A tendência é que smartphones e tablets ultrapassem os limites da tecnologia móvel e no próximo ano, os dispositivos ganham recursos de biometria, tornando-os mais exclusivos e seguros.

Os melhores tablets do mercado: Confira suas opções!

Tablet ou smartphone – fazendo a escolha certa

A escolha deve ser feita com base em seus objetivos com o aparelho. Se precisar de telefonia como prioridade maior, o smartphone será fundamental. Mas se irá passar muito tempo no aparelho, para manter a leitura em dia, o smartphone poderá se tornar desconfortável em longo prazo.

Quanto ao preço, assim como há tablets caros, há smartphones que estouram o orçamento. Comprar os aparelhos em função do preço talvez não seja a melhor saída para você estabelecer a sua escolha.

Mas outros detalhes devem estar em perspectiva na hora de escolher o seu aparelho: chamadas (vídeo/telefonia), praticidade de tamanho (dá para levar no bolso?), reprodução (vídeos, músicas, animações, etc.), capacidade e conectividade, etc. O que importa mesmo é o uso que você irá fazer em cada caso. Há quem prefira manter os dois aparelhos para situações diferentes da rotina.

tablet,smartphone,tablet ou smartphone,smartphone ou tablet
Fazendo a comparação: Tablet ou smartphone? O forte do tablet é a leitura, do smartphone é a telefonia.  Os dois mantém os usuários facilmente conectados à web e às redes sociais.

Aplicativos

Os aplicativos estão disponíveis para tablets e smartphones. Contudo, alguns aplicativos terão performance melhor ou pior dependendo do aparelho. Os aplicativos são a cereja do bolo de qualquer usuário – e muitos exigirão processadores melhores, capacidade de armazenamento e outros recursos tecnológicos para funcionarem 100%. E, se os seusprincipais critériossão visibilidade e usabilidade, os tablets podem ser mais funcionais e confortáveis – não que os smartphones não sejam dinâmicos com seus aplicativos.

Guest post - escreva o seu no blog O Gestor

E aí, decidiu? Vai de tablet ou smartphone? Participe, deixando seus comentários e atribuindo as estrelinhas no “Vote neste post” abaixo.

 

Luis Marcos Leite Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, Servidor Público e Problogger, autor do blog O Gestor - Especialista em Tecnologia da Informação e de outros trabalhos na internet.

Comment(6)

  1. particularmente prefiro smartphone, o tablet é lento em alguns recursos dependendo da marca e do modelo, o smartphone é mais discreto, tablet eu daria para um filho para ele se divertir jogando alguns games da playstore como cand crush por exemplo. Atualmente os preços estão cada vez mais salgados! mas ainda prefiro os modelos da Sony do que os da Samsung! parabéns pela Luis pelo artigo!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *