Tablet ou smartphone? Smartphone ou tablet? Qual comprar?Tecnologia da Informação Blog O Gestor

Tablet ou smartphone? Smartphone ou tablet? Qual comprar?

Por Luis Marcos Leite | Guest Posts | 6 Comentários
Tablet ou smartphone? Smartphone ou tablet? Não sabe qual portátil comprar? Veja neste artigo, escrito por Lucas Bataglia, do blog Techtube as dicas para fazer a melhor escolha.

Tablet ou smartphone: qual a melhor escolha?

Em qualquer lugar que se olhe, você vê alguém entretido com um tablet ou smartphone.  Futucando pra lá e pra cá… Esses dois aparelhos estão bem integrados às necessidades dos que gostam de utilizar a tão presente tecnologia móvel no dia-a-dia.

Nunca se comprou tantos aparelhos eletrônicos como hoje. E quais são os campeões de vendas? Os tablets e smartphones. Apesar de ambos aparelhos terem funções distintas, há sempre uma dúvida real sobre qual a melhor opção em termos de preço, tamanho, funcionalidades, etc.

tablet,smartphone,tablet ou smartphone,smartphone ou tablet

Tablet ou smartphone? Smartphone ou tablet? O que escolher?

Smartphones

Mais populares que os tablets, os smartphones, ou telefones inteligentes, possibilitam que o usuário tenha um pouco do mundo em suas mãos. Além de ligações telefônicas e chamadas de vídeo, o aparelho permite acessar contas bancárias, ouvir músicas, fotografar e filmar, ler livros, fazer cursos rápidos, acessar a maioria dos sites (já que a tendência é que todos os sites migrem para um formato mais responsivo), comprar em lojas virtuais, e muito mais. Ele foi criado para ser um telefone multiuso, que conecta o usuário a tudo e em qualquer lugar.

Uma grande variedade de modelos, marcas e cores são ofertados a todo o momento, fazendo com que o aparelho se torne um item de grande uso até entre as classes mais populares. E apesar de muitos tablets fazerem o mesmo que os smartphones, estes últimos aparelhos podem impressionar pela capacidade de processamento e de armazenamento, não ficando muito atrás de um desktop ou de um notebook.

5 dicas para escolher um bom smartphone

Tablet

O tablet foi idealizado para poder exercer algumas das funções de um notebook, porém mais leve, funcional e prático. E com isso, por exemplo, os pesados livros passaram a existir dentro dos tablets, pois a leitura é muito mais prática e você pode carregar verdadeiras bibliotecas consigo. Você pode ainda, recortar determinadas partes da obra ou grifar em cores diferentes – o que muitas pessoas não fazem em suas versões impressas. O preço das obras caiu, tornando o livro digital um produto muito acessível. Além disso, quase todas as demais funções do smartphone, (excetuando-se telefonia), você tem agora em seu tablet, que dispõe como fator vantagem a autonomia da bateria, que lhe permite maior tempo de uso.

O que olhar na hora de comprar um tablet pessoal

Tablet ou computador desktop? O que comprar?

Qual notebook comprar? O que saber antes de comprar o seu portátil

Novidades

A tendência é que smartphones e tablets ultrapassem os limites da tecnologia móvel e no próximo ano, os dispositivos ganham recursos de biometria, tornando-os mais exclusivos e seguros.

Os melhores tablets do mercado: Confira suas opções!

Tablet ou smartphone – fazendo a escolha certa

A escolha deve ser feita com base em seus objetivos com o aparelho. Se precisar de telefonia como prioridade maior, o smartphone será fundamental. Mas se irá passar muito tempo no aparelho, para manter a leitura em dia, o smartphone poderá se tornar desconfortável em longo prazo.

Quanto ao preço, assim como há tablets caros, há smartphones que estouram o orçamento. Comprar os aparelhos em função do preço talvez não seja a melhor saída para você estabelecer a sua escolha.

Mas outros detalhes devem estar em perspectiva na hora de escolher o seu aparelho: chamadas (vídeo/telefonia), praticidade de tamanho (dá para levar no bolso?), reprodução (vídeos, músicas, animações, etc.), capacidade e conectividade, etc. O que importa mesmo é o uso que você irá fazer em cada caso. Há quem prefira manter os dois aparelhos para situações diferentes da rotina.

tablet,smartphone,tablet ou smartphone,smartphone ou tablet

Fazendo a comparação: Tablet ou smartphone? O forte do tablet é a leitura, do smartphone é a telefonia.  Os dois mantém os usuários facilmente conectados à web e às redes sociais.

Aplicativos

Os aplicativos estão disponíveis para tablets e smartphones. Contudo, alguns aplicativos terão performance melhor ou pior dependendo do aparelho. Os aplicativos são a cereja do bolo de qualquer usuário – e muitos exigirão processadores melhores, capacidade de armazenamento e outros recursos tecnológicos para funcionarem 100%. E, se os seusprincipais critériossão visibilidade e usabilidade, os tablets podem ser mais funcionais e confortáveis – não que os smartphones não sejam dinâmicos com seus aplicativos.

Guest post - escreva o seu no blog O Gestor

E aí, decidiu? Vai de tablet ou smartphone? Participe, deixando seus comentários e atribuindo as estrelinhas no “Vote neste post” abaixo.

 

Tablet ou smartphone? Smartphone ou tablet? Qual comprar?
4.79 (95.79%) 19 votes

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

6 Comentários

Deixe seu comentário