Tablet ou computador desktop? O que comprar?Tecnologia da Informação Blog O Gestor

Tablet ou computador desktop? O que comprar?

Por Luis Marcos Leite | Hardware | 10 Comentários

Tablet ou computador desktop? O que devo comprar?

 

O que comprar: tablet ou computador desktop? Essa é uma pergunta que muitos podem estar fazendo neste final de ano, porém, já posso antecipar que é bem mais provável que o tablet seja o campeão de vendas neste natal.

 

Atendendo a um pedido da Intel Brasil, a IPSOS ASI, empresa do grupo IPSOS, que oferece serviços relacionados a pesquisa, previsão e desempenho de campanhas publicitárias fez um levantamento e mostrou que quase 50% dos brasileiros gostariam de ter um tablet, confirmando assim, a preferência por esse portátil. Rodrigo Tamellini, gerente de smartphones e tablets da Intel América Latina declarou que:

 

“É um fenômeno natural que a pessoa tenha mais de um dispositivo de acesso à internet, e o tablet ganha espaço pelo uso intuitivo, mobilidade e interação com outros dispositivos”…

e ainda:  “As pessoas querem ter as mesmas experiências que elas já tem em um desktop ou notebook, e a expectativa é de que o tablet ofereça a melhor relação entre desempenho e comodidade.”

 

 

tablet,tablet ou computador,tablet ou pc,o que comprar

Créditos da imagem: http://www.zoom.com.br/

Principais razões para se comprar um tablet

Segundo a pesquisa:

  1. O acesso à Internet foi apontado como a principal razão para se comprar um tablet por 47% dos entrevistados.
  2. A possibilidade de usar o dispositivo a qualquer hora e lugar, ficou em 2º lugar (39%).
  3. A maior conveniência em relação ao PC (37%) ocupou a 3ª posição.

 

Atividades mais realizadas nos tablets pelos brasileiros

Uma vez adquirido o tablet, as atividades mais realizada pelos brasileiros são as seguintes:

  1. Tirar fotos, apontada como muito frequente por 50% dos entrevistados – contra apenas 34% na média global.
  2. Acessar a internet via wi-fi e e-mails estão tecnicamente empatados como segunda atividade mais desenvolvida com 46% e 45%, respectivamente.
  3. Escutar música (33%).
  4. Uso corporativo (33%).
  5. Navegar na Internet (32%).
  6. Utilizar apps de mensagens instantâneas (31%) e
  7. Fazer vídeos (30%).

 

Tablet é mais popular entre as pessoas jovens

Embora o tablet possa ser perfeitamente utilizado por pessoas de todas as idades, esse dispositivo portátil tem maior popularidade entre os usuários na faixa etária de 16 a 24 anos. Essa chamada geração Y usa o tablet principalmente para acessar redes sociais e e-mails.

 

Apesar da mobilidade do tablet…

Apesar de ter como forte característica a mobilidade, o uso principal do dispositivo portátil ocorre dentro do lar, sendo que 63% dos donos de tablets usam seus dispositivos à noite, em casa, enquanto 42% têm como local preferido para usar o dispositivo a cama, antes de dormir. As pessoas também preferem usar o tablet enquanto assistem TV (31%), no trabalho (31%), na fila ou aguardando alguma coisa (banco, consultório, supermercado, etc) e até ao mesmo tempo em que usam o telefone (19%).

 

Tablet não substitui o computador desktop

A pesquisa revela que, na opinião de 80% dos entrevistados, o tablet não substitui o PC. E apenas 3% disseram que optariam por levar um tablet no momento em que estavam comprando um computador.

Obviamente que, o computador desktop ou PC (se preferir) continua sendo o hardware principal dos brasileiros. É o equipamento utilizado para efetuar a maioria das atividades online, como acesso a redes sociais, assistir vídeos, ler notícias, etc. Entretanto, tablets estão se configurando como uma “segunda tela” onde as pessoas encontram não só mobilidade, mas, também conveniência não é verdade?

 

A minha opinião é que o tablet é mais para lazer: jogar, assistir vídeos, ler e-books, tirar fotos, gravar vídeos, etc. Para escrever textos longos, trabalhar com planilhas, imagens, enfim, operações que requisitem mais digitação e edição, digamos assim, o melhor ainda é o PC. Portanto, a meu ver, em determinadas tarefas, o tablet não substitui o desktop.

 

E você, o que achou da pesquisa? Já decidiu o que vai comprar? Tablet ou computador desktop? Participe, deixando seu comentário!

 

Fonte: http://administradores.com.br/noticias/tecnologia/pesquisa-revela-habitos-dos-brasileiros-no-uso-de-tablets/82734/

E veja:

PODEMOS DIZER QUE O IPAD É UM IPODÃO?

ASUS EEE PAD TRANSFORMER: TABLET OU NETBOOK? OS DOIS

JACK PC: O COMPUTADOR FOI PARAR DENTRO DA TOMADA

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

10 Comentários
  • José Carlos Ribeiro
    Responder

    Prezado Luiz, a demanda de milhares produtos de informática com especificações muito parecidas causam confusão, stress e muita dor de cabeça.
    Você está fazendo o melhor, que a meu ver é, ajudar aos consumidores em geral a raciocinar.
    Sou tecnólogo (informática) e servidor federal à 43 anos.
    O conteúdo do seu site também me ajudou, apesar de acumular ao longo do serviço público expeciência.
    Parabéns Luiz, continue sempre a nos ajudar.
    José Carlos.

    • José Carlos,

      Obrigado pelas palavras. Mais de 40 anos? Bastante tempo de estrada, hein? Volte sempre que quiser!

      • José Carlos Ribeiro
        Responder

        Obrigado Luis Marcos Leite! Tenho muito que aprender, principalmente com pessoas dexicadas como você e essa garotada (incluo minha filha), que me dão incríveis lições de vida.
        Um grande abraço.
        José Carlos.

  • Prefiro tablet, conbina mais comigo !

  • Como já foi abordado este tópico,muito técnico especificamente falando quer muito mas prazeroso ter desktop que o pequeno tablet que só presta pra brincar.

    • Joilson,

      Obrigado pela participação. Olha só, não é que o “tablet só presta pra brincar”, inclusive penso que tal afirmação se enquadraria mais para crianças. Na contramão, muitas pessoas, digo adultos, usam para trabalhar. O que vai determinar a compra do tablet ou desktop são as tarefas que precisarão ser executadas, ok? Abs. e volte sempre.

  • Nilson Ferreira
    Responder

    Olá, Luis Marcos! Gostei do seu site…caminhei um pouco nele e encontrei artigos interessantes, esclarecem dúvidas e apresentam novidades a nível de usuários.

Deixe seu comentário