Aplicativos gratuitos para empresasTecnologia da Informação Blog O Gestor

Softwares grátis: Aplicativos gratuitos para empresas

Por Luis Marcos Leite | Software | 5 Comentários

Aplicativos gratuitos para empresas (de preferência, para empresas públicas)

 

Antes de tratar neste artigo sobre aplicativos gratuitos para empresas ou se preferir, programas gratuitos para empresas, ou ainda, softwares gratuitos para empresas, vejamos algumas definições:

 

Softwares

Softwares são conjuntos de instruções que determinam o correto funcionamento do hardware. Os softwares podem ser de dois tipos:

a) Básicos: são aqueles indispensáveis ao funcionamento dos computadores, como: linguagens de programação, BIOS e Sistemas Operacionais.

b) Aplicativos: são aqueles que são desenvolvidos de acordo com a necessidade do usuário.

 

No que tange à comercialização, de maneira resumida, os softwares podem ser:

a) Licenciados – são os softwares que, para que a instalação ocorra, é necessário pagar por sua licença junto ao desenvolvedor.

b) Gratuitos – são os softwares que não oferecem custos para o usuário, desde que se cumpram os requisitos exigidos pelo desenvolvedor, como manter ou não os créditos dele, poder usar não usar comercialmente, poder ou não modificar a sua engenharia, etc.

 

Sabemos também que existe uma gama desses softwares gratuitos (podem ser facilmente encontrados na internet) e muitos podem suprir completa ou parcialmente a necessidade dos usuários domésticos, entretanto, é preciso levar em consideração que nem todos os aplicativos que são gratuitos para esses tipos de usuários (como você e eu) são gratuitos também para empresas.

 

Geralmente, pelo que venho observado ao longo dos anos é que os profissionais de Tecnologia da Informação do setor público (e ou seus usuários) sentem imensas dificuldades em adotar soluções gratuitas, preferindo utilizar programas ultrapassados ou até mesmo partirem para o uso ilegal de programas, quer seja consciente ou inconscientemente. Tudo em prol de evitar inércia na máquina pública e em torno do serviço público não sofrer a tal da solução de continuidade, mas, isto em hipótese alguma justifica a ilegalidade.

 

Em uma organização onde o tamanho do parque de TI for considerável e a aquisição de softwares redundarem em elevadas despesas para manter esse parque funcionando (software custa caro), utilizar softwares gratuitos, é a alternativa mais viável, além do que, não podemos esquecer que…

Copiar softwares ilegalmente é crime de Contrafação (pirataria).- Lei nº 9.610, de 19/02/1998 – Lei dos Direitos Autorais); … visando a…

Proteção da propriedade intelectual de programa de computador – Lei de Software nº 9.609, de 19/02/1998.

gratuito para empresas,grátis para empresas

Montagem de clipart com imagem do site http://us.123rf.com

 

Mas, alguém pode vir a fazer a seguinte pergunta:

– Existe realmente aplicativos gratuitos para empresas?

A resposta é: Sim! Diversos. Reuni então, 8 tipos de aplicativos gratuitos para empresas, que a meu ver, são básicos em uma organização e que recomendo a utilização (suíte de escritório, navegador de internet, editor eletrônico, player, compactador, leitor de pdf, gravador de mídias e antivírus). Vamos a eles:

1. Suíte de escritório

Aplicativo recomendado: LibreOffice:

O LibreOffice é uma suite de escritório livre compatível com as principais suítes de escritório do mercado. Oferece todas as funções esperadas de uma suite profissional: editor de textos, planilha, apresentação, editor de desenhos e banco de dados (Créditos: http://pt-br.libreoffice.org/).

Para baixar o LibreOffice, clique aqui.

 

2. Browser ou navegador de internet

É o aplicativo que permite ao usuário abrir páginas e navegar na internet (clique em cada um para baixar). Aplicativos recomendados:

Mozilla Firefox
Google Chrome
Opera
Comodo Dragon

 

3. Editores Eletrônicos

São aplicativos voltados para designs gráficos, onde se permite criar e manipular imagens e documentos eletrônicos. Aplicativos recomendados:

Gimp
Inkscape
Scribus

 

4. Player

Tocador de música e de vídeo.

Aplicativo recomendado: VLC Player

 

 5. Compactador/Descompactador de arquivos

Software que realiza a compactação e a descompactação de arquivos.

Aplicativo recomendado: 7-Zip

 

6. Leitor de PDF

Programa PDF é um formato de arquivo portátil desenvolvido pela Adobe com o intuito de rodar em qualquer computador do mundo independente da máquina, aplicativo, sistema operacional e conteúdo do arquivo, suportando textos, imagens e gráficos. É usado especialmente para transportar, distribuir e manter arquivos seguros de cópias, visto que o conteúdo fica acessível apenas para leitura e visualização.

(Créditos: http://www.baixaki.com.br/download/dopdf.htm)

Aplicativo recomendado: Sumatra PDF

 

7. Gravador de CD/DVD

Como o próprio nome já sugere é um software que serve para gravar mídias.

Aplicativo recomendado: Ashampoo Free

 

8. Antivírus

Dispensa muitas explicações. Todo sistema operacional precisa estar protegido de vírus e as ferramentas utilizadas para o seu combate são os antivírus.

Aplicativo recomendado: ClamWin

 

Espero que este artigo tenha ajudado a todos aqueles que preferem andar na legalidade, que são adeptos dos softwares livres e principalmente aos profissionais de TI que têm dificuldades nas organizações públicas ou até mesmo nas pequenas empresas que têm parcos recursos financeiros para adquirirem softwares licenciados.

 

E você já utiliza algum desses softwares listados acima? Gostaria de indicar outros softwares grátis? Compartilhe conosco, nos comentários.

 

E veja:

GRANDE NEGÓCIO PARA PEQUENAS EMPRESAS: BAIXAR SOFTWARES GRÁTIS

ACOMPANHA-ME – SOFTWARE DE GESTÃO FINANCEIRA PARA MICRO EMPRESAS

PEQUENAS EMPRESAS, PEQUENO LEITOR DE CÓDIGO DE BARRAS

WINDOWS: USANDO UTILITÁRIOS DE TERCEIROS PARA FAZER A MANUTENÇÃO

BAIXE O MINI E-BOOK GRÁTIS DICAS DE INFORMÁTICA PARA LEIGOS – PROTEÇÃO E SEGURANÇA

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

5 Comentários

Deixe seu comentário