Redes sociais muito utilizadas - veja 6 delasTecnologia da Informação Blog O Gestor

Redes sociais muito utilizadas – veja 6 delas

Por Luis Marcos Leite | Redes Sociais | 2 Comentários
Já vimos no artigo O que são redes sociais (clique, se ainda não leu – um dos mais lidos neste blog) que redes sociais são estruturas sociais virtuais compostas por pessoas e/ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns na internet.

São plataformas online que permitem que nos comuniquemos com outras pessoas, permitindo a interação por meio de textos, fotos e vídeos. Surgiram no auge da internet e seu grau de interatividade é tão grande que pessoas comuns deixaram de ser receptoras e se tornaram, basicamente, transmissoras de imagem.

Existem inúmeras redes sociais, perfis sociais, profissionais, de compartilhamento de vídeos, fotos e músicas. Os usuários acabam utilizando mais as que se adequam ao seu perfil e necessidades.

Nos próximos parágrafos apresentaremos 6 redes sociais e mostraremos como algumas delas são utilizadas, como devemos nos comportar e, até mesmo, se é possível assegurar algum tipo de ganho por meio delas.

redes sociais,o que são redes sociais,conceito de redes sociais

6 Redes Sociais

1# Facebook

Criada por Marck Zuckerberg em 2004, é uma rede social que permite a criação de um perfil social. Neste espaço, você pode adicionar pessoas conhecidas e interagir com elas (e elas com você) por meio de postagens de texto, fotos e vídeos. No Facebook é possível seguir perfis de seu interesse (celebridades, veículos de comunicação, marcas, dentre outros) e acompanhar em tempo real as notícias que são disponibilizadas por eles.
Dentro do próprio Facebook existem as fanpages, um perfil mais utilizado para empresas. Funciona como um meio de aproximar consumidores de clientes e, atualmente, tem se tornado uma ferramenta de serviço de atendimento ao cliente. Graças a disseminação rápida da informação na internet, as empresas têm medo da repercussão negativa de algum comentário e não deixam seus clientes esperando.
É possível ganhar dinheiro com as fan pages, desde que sua página cair no gosto do público, adquirindo opções de curtir muito facilmente. Quanto mais pessoas curtirem a sua página, mais destaque ela adquire. Existem inúmeras páginas atualmente que tem parcerias com grandes empresas, já que passam da casa de um milhão de likers.

2#Twitter

Trata-se de um micro blog que permite apenas 140 caracteres por postagem. Cheio de funcionalidades, permite as mesmas funções do item anterior. O Twitter possui quase que um dicionário próprio.
Hastag – palavra seguida do símbolo jogo da velha para expressar sentimentos
Tuíte – A frase que você escreve chama-se tuíte
Retuíte – Quando você compartilha o tuíte de alguém
Trending Topics – É um lista com os assuntos mais falados na rede

3#Google Plus

Também conhecida como Google +, a rede social da Google veio para ser concorrente do Facebook. Apesar de não possuir tantos perfis quanto o Facebook, contudo, por ser uma rede social da gigante das buscas é de suma importância para aqueles que precisam ser facilmente encontrados na internet, principalmente, os que precisam tornar público seus trabalhos, como os blogueiros, por exemplo.

4# Youtube

Integrante da Google é a maior rede de compartilhamento do mundo. Criando um canal no Youtube, você pode favoritar páginas de cantores ou programas preferidos, além de assistir tutoriais, vlogs, cursos e outras infinidades de conteúdos que surgem na web.
É possível faturar uma grana com o Youtube, desde que você se cadastre no Google Adwords, programa que permite a inserção de anúncios em seus vídeos e, quando acessados, você ganha uma fatia do montante repassado pelas empresas pelo Google.
Outro meio é o sistema de parceria. Mais criterioso, esse programa monetiza seus vídeos –desde que sejam criações próprias e não infrinjam nenhuma regra de direito autoral.

5#LinkedIn

Voltado para a criação de perfis profissionais, o LinkedIn atua como um currículo online, conectando pessoas a fim de aumentar o networking. Nesse perfil, é possível prospectar novos empregos, já que empresas compartilham suas vagas por este canal.
O segredo deste perfil é manter a página atualizada com suas habilidades, experiências profissionais e indicações de conhecidos que já trabalharam ou estudaram com você.

6# Whatsapp

Possibilita o bate-papo (meio que um MSN, mas sem a função de webcam) e interação com usuários, de forma privada ou pela criação de grupos, através de smartphone. A grande novidade da ferramenta, lançada essa semana, é que agora será possível acessar a mídia pelo computador.

De um modo geral e cada uma a sua maneira, as redes sociais estão aí para facilitar a comunicação – além de disseminá-la – e estar conectado com o mundo. No entanto, não existe uma fórmula comportamental em cada uma delas.
O ideal é que você utilize o bom-senso, evite exposições excessivas de sua vida particular ou opiniões exasperadas sobre assuntos muito polêmicos. Se usadas com moderação e cuidado, as redes sociais são ótimas ferramentas online e, porque não, essenciais para a nossa vida.

Redes sociais muito utilizadas – veja 6 delas
4.68 (93.68%) 19 votes

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

2 Comentários
  • Claudio Martins
    Responder

    Oxi, quero ver vir outra rede grande para barrar essas daí. Difícil visse…Sabia que o Whatsapp fazia parte de redes sociais não…achei que era chat só…

    • Claudio,

      Dentro do princípio que redes sociais são “plataformas online que permitem que nos comuniquemos com outras pessoas, permitindo a interação por meio de textos, fotos e vídeos”, então é, sim, ok? Obrigado pela participação e volte sempre!

Deixe seu comentário