Qual notebook comprar? Veja as dicas de O NotebookTecnologia da Informação Blog O Gestor

Qual notebook comprar? Veja as dicas de O Notebook

Por Luis Marcos Leite | Guest Posts | 6 Comentários
Não sabe qual notebook comprar? Veja neste artigo, escrito por Vagner Carvalho, do blog onotebook.com.br as dicas para escolher o seu laptop.

Qual notebook comprar? Veja algumas dicas de O Notebook

Introdução

Escolher um notebook  pode ser considerada uma tarefa muito árdua, visto que há diversas opções no mercado. Como existem vários modelos, é preciso ficar atento ao aspecto custo/benefício. Além disso, é de crucial importância verificar alguns requisitos como confiabilidade do produto, decorrente da reputação do fabricante. Outro fator importante, que não está diretamente ligado ao notebook, é a pesquisa de preços nos mais variados varejos do mercado.

Logo abaixo iremos apresentar  os principais fundamentos para que você saiba escolher qual notebook comprar. Com as dicas que serão apresentadas, esperamos que você seja capaz de escolher um dispositivo ideal para as suas necessidades.

Qual notebook comprar

Requisitos básicos

No mercado existem diversos modelos de notebooks, são várias opções que muitas vezes até confundem os usuários.  Com isso, a primeira coisa que devemos fazer é nos perguntar para que nós queremos um notebook, ou seja, estabeleça sua necessidade. Se você é uma pessoa que realiza tarefas mais simples como de escritório por exemplo, você não precisará de uma máquina altamente potente. Agora se você trabalha com ferramentas mais pesadas, é ideal pesquisar e escolher um dispositivo que aguente o tranco, no caso será necessário apostar um pouco mais em configurações potentes.

Num contexto geral, existem  3 tipos de notebooks, cada um realiza as suas respectivas funções de maneira plausível, mas nada mais nada menos do que lhe é suportado, de modo que é preciso estabelecer qual o tipo de dispositivo se adequa às suas necessidades. Confira:

Básico: Essa categoria de notebook é ideal para pessoas que realizam tarefas meramente simples, como por exemplo funções de escritório, reprodução de mídias e outros. Normalmente notebooks básicos não fazem grandes milagres, mas na real esse não é o seu propósito.

Intermediário: Notebooks com configurações intermediárias são ideais para pessoas que realizam funções um pouco mais complexas, mas nem tanto. Esses notebooks são capazes de processar tarefas mais complexas como edição de fotos, jogos não tão pesados, e outras tarefas que os notebooks básicos não fazem.

Avançado: Essa categoria de notebook é a mais top conforme o próprio nome indica. Esses notebooks realizam as mais potentes tarefas, tais como edição de vídeos e fotos, rodam os jogos em HD  mais potentes do mercado, e toda e qualquer tipo de tarefa altamente pesada.

Configurações ideais

Conforme você pode conferir, existe 3 tipos de categorias de notebooks. A sua missão agora é escolher a qual tipo se adequa as suas necessidades.

Logo abaixo iremos apresentar as configurações para cada categoria citada, de modo que você será capaz de fazer um planejamento correto para saber qual notebook comprar.

Notebook básico

Memória RAM: 4 GB

Armazenamento: 250 GB

Processador: Core i3 para baixo

Sistema operacional: Windows ou Linux

Tela: 14 ou mais  polegadas-comum

WebCam: Opcional

HDMI: Opcional dependendo do modelo e do preço

Conexões USB: Obrigatório

Placa de vídeo: Opcional, dependendo do preço

Preço: de 700 a 2000 reais

Notebook intermediário

Memória RAM: 4 a 8 GB

Armazenamento: 250 a 500 GB

Processador: Core i5 qualquer geração ou outro modelo que simule 4 núcleos

Sistema operacional: Windows ou Linux

Tela: 14 ou mais polegaas, comum ou FUL HD

WebCam: Obrigatório

HDMI: Obrigatório

Conexões USB: Obrigatório

Placa de vídeo: Obrigatório, mínimo de 1,5 GB

Preço: de 2000 a 2400  reais podendo haver variações tanto para mais quanto para menos

Notebook Avançado

Memória RAM: De 8 GB acima

Armazenamento: de 500 a 1 TB, podendo ser mais

Processador: Core i7 qualquer geração ou AMD Bulldozer, ou outros modelos semelhantes

Sistema operacional: Qualquer, de preferência 64 BITS

Tela: 15 ou mais polegadas, totalmente em FULL HD e LED (touchscreen uma excelente opção, principalmente para quem usa o Windows 8)

WebCam: Obrigatório, com boa resolução

HDMI: Obrigatório

Conexões USB: Obrigatório, 3 ou mais

Placa de vídeo: Obrigatório, no mínimo 2 GB

Preço: de 2400 até qualquer valor, nesse caso tudo vai depender de quanto se quer investir no notebook

Quesito marca

Pode parecer uma bobagem observar a marca de um notebook, mas na real esse talvez seja um dos fatores mais importantes na hora da escolha de um dispositivo. Isso porque existem fabricantes que não são comprometidas com a qualidade de seus respectivos produtos. Assim, essas empresas oferecem notebooks com um preço bem acessível, mas quando o usuário adquire o produto, percebe que fez um mau negócio, pois os problemas começam a surgir de maneira assustadora.

Em contrapartida, há aquelas empresas que trabalham com o marketing de seus produtos.  Como exemplo, um notebook da marca “A” possui as mesmas configurações de um notebook da marca “B”, porém, como a marca “A” é bem mais conceituada, o dispositivo acaba se tornando bem mais caro.

Como há esse meio termo, é importantíssimo pesquisar a reputação da fabricante que você pretende adquirir o notebook.  Uma dica bem legal é você pesquisar uma companhia que possua boa satisfação por parte dos consumidores, mas que ofereça preços acessíveis em seus dispositivos.

Conclusão

Você pode conferir que existem 3 categorias de notebooks, na verdade usamos essas características para facilitar a sua compreensão. O mais importante é você estabelecer  qual o tipo de notebook você precisa, assim você poderá criar uma estimativa de modelo e preço.

Como foi visto, é necessário ficar atento a reputação da marca, visto que muitas empresas oferecem dispositivos com preço de banana e desempenho também :-). Mas também há empresas que usam o marketing para encarecer os seu produtos.

Portanto, quando você for comprar o seu notebook novo, siga as dicas aqui apresentadas, coloque no papel as especificações que você deseja, e logo mais vise o quanto você quer gastar.

Depois faça uma pesquisa das marcas mais confiáveis e que ofereça produtos com preços acessíveis. Na real, todos as dicas para escolher um notebook são válidas, mas a mais importante de todas é justamente o custo/benefício.

Guest post - escreva o seu no blog O Gestor

Gostou deste artigo? Já sabe qual notebook comprar ou ainda ficou em dúvida? Então, participe, deixando seus comentários e atribuindo suas “estrelinhas”. E Veja reviews de notebooks aqui.

Leia também o artigo…

Obs.: artigo atualizado em 07.03.16

Qual notebook comprar? Veja as dicas de O Notebook
4.2 (84%) 5 votes

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

6 Comentários
  • Ana Lucia Silva Carn Silva Carneiro Trindade
    Responder

    Olá! Preciso de um notebook com um processador i7 e placa de vídeo dedicada boa. Qual vocês me aconselham a comprar?

  • Bruno Castro
    Responder

    Valeu pelas dicas, poderia dar uma dessas dicas para tablet e smartphone.. abraços!!!

  • Gustavo Henrique
    Responder

    Obrigado pelas dicas, gostei muito da dicas sobre marcas, pois tem muitas marcas ruins tipo CCE que vende notebook barato, e outras tipo Sony que vende muito caro sem necessidade…

Deixe seu comentário