Programas essenciais para proteger o Windows (3 dicas)

Programas essenciais para proteger o Windows (3 dicas)

Quais são os 3 programas essenciais para proteger o Windows? Aqueles que não podem faltar no seu computador? Sabe me dizer?

Hoje em dia, grande parte das pessoas tem acesso à tecnologia, ou seja, à internet e a um computador em suas casas. E, tão importante quanto ter conhecimento sobre informática básica, é proteger o seu PC dos diversos malwares (pragas virtuais) existentes, que podem causar diversos danos ao seu aparelho e a você, amigo leitor.

testando antivirus - Programas essenciais para proteger o Windows (3 dicas)
Quer saber então como proteger o seu Windows? Acompanhe as dicas de informática a seguir.

Os 3 programas essenciais para proteger o Windows

1. Antivírus

No mundo tecnológico, um vírus é capaz de se infiltrar em seu computador , transferir-se para outro e, dessa maneira, alterar o funcionamento do seu PC. Ele pode se espalhar para outros computadores, por exemplo, por meio de um pendrive, do seu e-mail e até mesmo apagar todos os dados de seu disco rígido.
Todo computador deve ter instalado em seu sistema um antivírus. E a própria Microsoft disponibiliza gratuitamente o MSE – Microsoft Security Essentials, um antivírus com vários recursos; além do antivírus, protege contra a ação de spywares (programas que recolhem informações do seu computador sem o seu consentimento) assim como a sua navegação na internet. O programa é fácil de usar, e você pode fazer o download aqui.
Caso você não queira instalar o MSE ou até mesmo deseje um antivírus livre (inclusive para empresas, leia o artigo:

2. Antispyware

São cada vez mais comuns os casos de pessoas que têm os seus computadores invadidos e, por consequência, tendo os dados pessoais e os da conta bancária roubados. Isso acontece por causa da ação de spywares, programas maliciosos que invadem o seu computador e roubam informações.
Para deixar o seu computador protegido, o melhor a se fazer é instalar um antispyware e manter os seus dados sobre o seu próprio controle. O Ad-Ware é um dos programas mais completos no que se refere a proteger o seu PC. Ele é capaz de impedir a ação de softwares mal intencionados durante a sua navegação. Você pode fazer o download aqui.

3. Firewall

O firewall funciona como uma espécie de parede bloqueadora, deixando as ameaças que chegam ao seu computador do lado de fora. Um bom firewall faz toda a diferença para manter o seu PC em segurança.
O Comodo Firewall é um premiado programa que protege o seu computador de diversos ataques maliciosos, tanto interna quanto externamente. Você pode fazer o download aqui.
E aí, gostou das dicas de informática para iniciantes, de hoje? Aqui no blog O Gestor – Especialista em Tecnologia da Informação você encontra as informações que precisa para manter o seu sistema em segurança. Sugiro ainda que leia os seguintes artigos:

Ah… e, como estamos falando também de download, baixe agora mesmo para você 🙂 o livro digital “Dicas de Informática para Leigos – Proteção e Segurança” e aprenda a se proteger (clique na imagem abaixo):

fhAijXED - Programas essenciais para proteger o Windows (3 dicas)

 

E se você gostou deste artigo, participe deixando seus comentários, compartilhe com os amigos e atribua as estrelinhas logo abaixo, arrastando o ponteiro do mouse em “Vote neste post”.

Fontes:
http://www.tecmundo.com.br/seguranca/13019-programas-essenciais-para-proteger-seu-pc-versao-2012.htm
http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/what-is-firewall#1TC=windows-7
https://www.microsoft.com/pt-br/security/pc-security/virus-whatis.aspx
https://www.microsoft.com/pt-br/security/resources/malware-whatis.aspx
http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/01/alem-do-antivirus-quais-programas-instalar-para-proteger-seu-pc.html

Programas essenciais para proteger o Windows (3 dicas)
Vote neste post!

Quer saber das novidades antes dos seus amigos?

(Preencha os campos ao lado)

Luis Marcos Leite

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da TI, Administrador de Sites e Blogs e Professor de Informática Freelancer.

Website:

Deixe seu comentário