Profissionais TI Tecnólogo em jogos digitaisTecnologia da Informação Blog O Gestor
29 Comentários
  • Aline Pavan Damaceno
    Responder

    Tem esse curso na FACENS de sorocaba sp

  • Luiz,

    Atualmente eu estou cursando o 2° semestre de sistemas de informação, mas penso constantemente em transferir para o curso de Jogos, o que eu preciso saber para entrar no curso de forma que eu não fique perdido?
    Sei um pouco de programação, sempre fui interessado por criação de jogos, mas somente neste semestre eu vi que tem o curso de jogos no meu estado.

    Desde já agradeço

    • Samuel,

      Sugiro que você se desloque até a faculdade do curso de jogos para conhecer de perto o curso. Procure o coordenador do curso, converse com ele, tire suas dúvidas e peça para conhecer, se possível os professores e os alunos também para ver se vale a pena fazer a mudança.

  • Gabriel S Dall Agnol
    Responder

    Ola, se tenho certeza de que quero trabalhar com jogos, é melhoreu fazer um bacharel ( em CC, engenharia de software, design,…) ou um tecnologo ( em jogos digitais? Pois acho que o tecnologo me dara mais enfoque na area, e vou sair de lá com mais conhecimento sobre. Mas tenho receio que, por tecnologo nao ser muito valorizado, eu acabe fora do mercado, ou desvalorizado, do que se fizesse um bacharel.

    Obrigado

  • Bom dia,

    Eu por exemplo sou analista de sistemas (atualmente trabalho na equipe de projetos de uma instituição de saúde) , formado em gestão da tecnologia da informação.
    Porém sempre fui muito ligado ao mundo dos games e comecei a tentar levar isso como uma segunda profissão. Hoje tenho uma canal no youtube de games.

    E realizo transmissões ao vivo no twitch.tv de games.
    twitch.tv/griloatomico
    youtube.com/griloatomicogames

    Estou disposto a sair da minha vida de analista de sistemas e me aventura em uma empresa de games.

    Gostaria de saber com essa minha formação, experiencia e claro meus canais voltados a games. É possível mudar de imediato de emprego ou seria necessário um curso de voltado a área de games? Tem alguma área que eu já me encaixaria de imediato?

  • Qual curso para quem quer criar jogos mas tambem trabalhar na parte de modelagem 3D…

  • ola luis, na minha cidade existe o curso de programação e o de programação para web e jogos! o dois com o mesmo tempo de duração, gostaria de saber se eu fizer o de programação web e jogos terei a mesma base de como se eu fizesse o de programação? pois assim ao inves de fazer os dois fizesse sou o de web! desde de ja agradeço!

  • João Pedro
    Responder

    Oi , gestor.

    Eu te conheço em algum lugar, provavelmente do Yahoo! na categoria de Nivel Superior.

    Antes de mais nada, gostaria de te agradecer por ter respondido algumas minhas perguntas e se não se importar, vou fazer outra pra agora. Seguinte, eu tenho a real vocação para ser Designer de Game/Tecnólogo de Jogos Digitas, além de ter um bom raciocínio lógico. Para tanto, vou fazer umas perguntas:

    1) Como está o mercado de trabalho para autônomos?
    2) Os autônomos têm que declarar imposto de renda ainda nos meios digitais, como Google Play, etc?
    3) No meio de tanta concorrência, os jogos que não estão na lista do topo ainda são baixados e testados?
    4) Como vender o produto? Quer dizer, é mais fácil vender o jogo por R$0,99 cada; ou fazer um jogo gratuito para incrementar um gasto específico com bônus extras ou fazer um jogo de advergame, isso é, criar um jogo de entretenimento ao mesmo tempo com propagandas das empresas e ou de terceiros? Nesse caso, como conseguir um contrato de advergame para quem está começando?
    5) Existe estágio para Jogos Digitais em um centro urbano como Belo Horizonte? Se sim, é preciso ir a fundo neste estágio ou só a faculdade já basta?
    6) Quais faculdades são melhores no estado de Minas: Puc Minas (São Gabriel), FUMEC ou UNA? O fato de a grade curricular ter 3 anos de duração – no caso da FUMEC -, influencia muito na decisão? E dá pra aprender a programação junto com raciocínio lógico juntos dentro de 160 horas? Ou partir pra PUC Minas e ou UNA que contam com mais carga de programação e menos design?

    Bom, são essas as minhas dúvidas, agradeço se o senhor puder ajudar!

    Obrigado,

  • O que você tiver de aprender será ensinado no curso. Obviamente que você poderá não aprender tudo que há no mercado, daí será importante você continuar seus estudos e procurar por um bom estágio. Quando a cursos que poderão agregar: editoração eletrônica (Photoshop ou Gimp, Corel Draw ou Inkscape, CAD, etc.). Veja também o Game Maker, recomendado no final do artigo, ok? Abs. e volte sempre.

  • preciso ter o entendimento em progamacao de computadores?(desenvolvimento de softwares), pois eu entrei em um curso tecnico de 1 ano e meio porem eu abandonei no primeiro periodo , disseram que é EXTREMAMENTE essencial que eu saiba como progamar antes , isso é verdade ? oque é mais importante: progamar ou saber modelar em 3D(photoshop, entre outros) ? quais sao as maiores prioridades nesse curso ?

  • Olá, já tem alguns anos que venho pensando em fazer o curso de Jogos Digitais e estou quase terminando o ensino médio. Li em alguns lugares que seria mais recomendável fazer um bacharel (Ciência da Computação) antes de fazer o Tecnólogo em Jogos Digitais, mas não vejo muita necessidade em fazer antes o CC para fazer o curso. Realmente é necessário fazer CC para depois fazer Jogos Digitais ou é opcional?

    Grato.

  • esse ano vou p oitava serie.
    o que preciso fazer antes desse curso?

    • Denis,

      Sugiro que vc faça cursos de editoração eletrônica (Photoshop ou Gimp, Corel Draw ou Inkscape, CAD, etc.). Veja também o Game Maker, recomendado no final do artigo.

  • Eu realmente gostei muitos das informações acima; Eu pretendo prestar vestibular na Fatec para Jogos Digitais e ter essas informações aumentaram meu desejo de seguir no curso; Obrigada!!

  • Eu e um amigo da minha turma (8ª série ainda), estamos pensando faz tempo no assunto da faculdade, eu e ele queremos muito fazer essa de desenvolvedor de games, queremos fazer um game desses de combate armado online, queremos colocar as idéias que todos dizem que os games deviam ter, gostaria de saber em que cidade de RS eu posso encontrar esse curso, gostaria de saber o preço, e oque é preciso saber para entrar no curso.

    • Michel,

      Importante ser bom em lógica, mexer com programas de áudio e vídeo, programas 3D, etc. No Rio Grande do Sul, tem: Unisinos (com opção em Porto Alegre e São Leopoldo), Feevale e UniRitter. Entre em contato com essas instituições para saber o valor. Aproveite para ler o artigo “Despesas com faculdade: o que considerar, pois além das mensalidades você poderá ter outras despesas, ok? Abs e volte sempre.

  • Ah , obrigado , vou fazer esse curso aí , ja que são as mesma coias ( desenvolvedor e tecnologo )
    Oque eu tenho que estudar mais? Matematica , fisica? etc..

    Abrss

  • Eu quero trabalhar nessa área aí , jogos online , essas coisas , mas eu queria saber se Dsenvolvedor de Jogos é a mesma coisa de tecnologo de jogos?
    Obrigado

    • Luis Marcos Leite
      Responder

      Paulo,

      Tecnólogo é o título acadêmico que é dado ao Desenvolvedor de Jogos, ok?

      Abs.

Deixe seu comentário