Profissionais TI: Tecnólogo em Redes de ComputadoresTecnologia da Informação Blog O Gestor
44 Comentários
  • Luis, Quero seguir a área de ti relacionada a segurança, um tecnólogo em redes me ajudaria a engressar nessa area. Tenho tecnico em redes ja.

  • Diego Sansana
    Responder

    Boa tarde Luis, tudo bem?
    Veja se pode me orientar: Tenho 30 anos e sou amante de informática desde cedo. Mas por falta de orientação acabei indo para outra área na qual não me encaixo (publicidade). Hoje, depois de 10 anos tentando e amargando a falta de profissionalismo e de respeito, penso em seguir essa área na qual sempre tive afinidade.
    Me sinto muito bem mexendo e consertando computadores, configurando, etc…tanto que faço isso em casa e na casa de amigos e familiares.
    Mas sou péssimo em matemática….mal lembro “regra de 3”. Portanto um curso de SI ou Programação ou até mesmo Análise de Sistemas estaria fora de cogitação.
    O que eu me interessei foram os cursos de Gestão de TI e Tecnólogo em Redes.
    A minha dúvida é: como a área de informática recebe um profissional com meu perfil, sendo mais velho e mudando de ramo? Há espaço ou enfrentaria preconceito e desconfiança, por não ser “nativo” na área de tecnologia?
    É claro que levaria o curso e a carreira como levei a publicidade, com cursos complementares e me especializando sempre.
    Abraços e muito obrigado pela ajuda!

    • Diego,

      Sugiro que comece lendo a série de artigos “Profissionais TI” (clique para ter acesso) e procure escolher o curso/profissão TI que mais se encaixa ao seu perfil. Procure ler também os comentários de cada artigo. Quando encontrar, favor comentar no artigo correspondente que daremos seguimento nesta conversa, tudo bem?

  • Renan Rocha
    Responder

    O que o mercado de trabalho espera para a área de redes daqui há alguns anos ?

  • Luis, o mercado de ti(redes) tem muita dificuldade de absorver profissionais com mais idade, ou o que conta é a capacidade do profissional. Estou perguntando, porque fiz um curso de técnico de informática e vou iniciar um tecnólogo em redes e gostaria de ter noção de como é o mercado de trabalho.tenho 34 anos.

    • David,

      É melhor ter nível superior do que técnico, pois, além de dar um upgrade no seu currículo você estará apto a fazer especialização e crescer ainda mais na carreira.

  • Luiz,

    Parabéns por toda explicação, e por compartilhar sua opinião conosco leitores… Gostaria de tirar uma duvida. Tenho 22 anos e moro em SP-Capital, ja cursei Tecnico de informatica no SENAC e foi um curso que abrange tudo voltado a TI porem se uma forma bem exemplificada. Iniciei o Curso tecnólogo de redes de computadores, porem acabei trancando devido problemas financeiros, gostava muito do curso porem tinha muita dificuldade para calcular sub redes e definir esses parâmetros. Porem hoje pretendo voltar estudar, pois estou em duvida em qual curso efetuar analise e desenvolvimento / redes de computadores / sistemas da informação. Gostaria de saber qual curso me ajudaria em uma remuneração melhor e que possa construir uma carreira sem necessidade de ter diversos cursos em minha grade curricular.

  • Bruno Cesar Rodrigues
    Responder

    rapaz eu tenho 22 anos estou querendo fazer redes na fatec, “tecnologo” 6 semestres, porem eu vo estudar tudo isso pra ganhar 910? sendo q sou segurança trabalho 3 dias por semana e ganho 1700? pow estou muito triste espera uns 5000 mil reais, alguem pode me ajudar estou desesperado agora

  • Otimo artigo. Estou com uma duvida a bastante tempo. Eu tenho 27 anos, fiz curso de montagem e manutenção e rede de computadores. Fiz um estagio de suporte tem muito tempo, depois nunca mais conseguir arrumar um emprego na area de ti. Eu fiz dois periodos de analise de sistema, mas estou querendo mudar de curso, não por causa da programação e de banco de dados, e sim porque algumas coisas que analista faz não combina comigo. Estou pensando em mudar de curso, para Sistema de Informação ou redes que eu acho legal. Estou com uma pequena duvida, eu poderia migrar direto para faculdade de redes, ou teria que fazer um tecnico de rede para se aprofundar e arrumar um trabalho na area?

  • Leandro Dias
    Responder

    Olá Luiz, eu com uma dúvida! Qual curso VC indica análise e desenvolvimento de sistemas ou tecnólogo em redes de computadores!? Na sua opinião qual deles se consegue emprego mais rápido e com melhor salario!? Desde já agradeço.

  • Eu qro fazer uma faculdade na qual eu possa aprender a administrar uma rede e ter a possibilidade de usar os softwares Cliente, VMWare, Squid, vc poderia me ajudar?.

  • Oi Luis parabéns pela page sempre muito bem explicada.. Eu tenho uma duvida na seguinte questão.. Eu tenho 16 anos e trabalho com meu pai em casa, ele tem uma oficina de informatica onde ele detecta e conserta cpu’s e notebook, formata e instala hardware e software, conheçe da área de rede pois tem sua própria central onde distribui internet para seus clientes.. Eu queria fazer faculdade mais não sei qual curso abrange esse conhecimento q eu quero seguir.. fiz uma pesquisa e vi q na faculdade Pitágoras tem cursos de CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO e CST EM REDE DE COMPUTADORES e eu queria uma área onde a mais consertos de hardware e software uma coisa mais manual.. como meu pai trabalha.. mais se nâo tiver nessa área, qual área você mi indicaria q tem carácteristicas parecida com a q meu pai exerce e que tenha boa remuneração.. desde já obrigado

  • Luiz Kebian
    Responder

    Luis, estou com muita dúvida sobre o que seguir daqui pra frente pois já tenho 29 anos e não posso mais ficar tentando, tenho que focar em uma area. Tenho curso técnico de administração e técnico e eletrônica e curso de montagem e manutenção de computadores. Atualmente trabalho com rede TCPIP (servidor, cabeamento, switch, roteadores, wifi, 20 computadores cliente) . Gosto muito da area mas não tenho cursos nem de TI nem de redes mas gostaria de seguir com redes de computadores porém quando pesquiso sobre faixa salarial e ofertas de emprego, tanto as ofertas quanto os salários melhores, são voltados para analista de sistema (sistema da informação ou ciencias da computação). Gostaria de uma ajuda sobre o que vale a pena investir, se inicialmente faço Técnico em informática ou tecnico em redes ou já começo de imediato sistema de informação? estou pesquisando muito e todos falam que faltam profissionais na area de rede mas o que encontro mais é de analista de sistemas onde o salario fica em torno de 2500,00 a 6000,00 reais. esqueci de mencionar que moro no RJ capital, desde já agradeço sua ajuda.

    • Luiz Kebian,

      Pela sua idade e experiência que já possui, sugiro que decida entre ser técnico ou tecnólogo. Portanto, comece lendo o artigo do link abaixo:
      http://ogestor.eti.br/tecnico-ou-tecnologo-faca-o-teste-e-escolha/
      Se optar pela graduação, já que você trabalha com redes poderia investir no Curso Tecnológico em Redes mesmo e acredito que não teria dificuldades. Com o curso superior você poderá fazer posteriormente pós-graduação na área que quiser, inclusive fora de Informação e Comunicação, se quiser. Poderá tentar até montar sua própria empresa depois, caso queira ser empreendedor. Pense e avalie tudo com calma e opte pelo que sekj mais viável, ok?
      Abs. e volte sempre.

      • Luiz Kebian
        Responder

        Boa tarde,

        Estou aqui por mais uma vez pois gostaria de informar que já me decidi, vou fazer a graduação em rede de computadores que seria tecnólogo correto? vou fazer na Estácio de Sá pois fica mais próximo da minha casa e meu trabalho. O que me diz? É uma boa universidade pra se investir em informática? tem alguma universidade que aconselha?

        Vim aqui pra dizer também que não consegui fazer aquele teste que pediu pra eu fazer, o clique aqui fica em forma de texto e não hiperlink pra eu abrir uma pagina me encaminhando pro teste.

        Desde já agradeço sua ajuda.

  • Diego Delgado
    Responder

    Olá Luiz,tenho apenas 15 anos,mas já estou pensando no meu futuro e no meu mercado de trabalho pois vou fazer um curso preparatório para CEFET que se chama (IFMT),lá vc escolhe os cursos que deseja seguir,como gosto de Tecnologia escolhi o curso de Informática.Estou na dúvida de : Qual os empregos que tem nessa áreas e qual deles tem um ótimo salário ?‎
    Eu o Agradeço desde já e Parabéns pelo seu trabalho !

  • Faço curso da cisco .
    Estou pensando em dúvida
    Tecnólogo de Análise e desenvolvimento de sistemas ou Superior em rede de computadores ?
    qual o melhor a fazer ? Visando um bom salário !!
    Obrigado .

  • Bom dia, eu fiz um pergunta no yahoo e vc foi o unico que me repondeu, te agradeço desde já. Estou em duvida sobre fazer Gestão TI, ou Redes, gosto muito da area administrativa, e gosto muito de tecnologia tbm, ja pensei em fazer administração, mas sei que a area ja está muito saturada, por isso estou pensando em fazer Gestão TI, mas tenho algumas duvidas sobre em qual area as oportunidade aparecem com mais facilidade Redes ou Gest TI ?, sendo que mesmo que eu faça Redes eu gostaria muito de me especializar na parte administrativa, gosto de desafios, de superações novas ideias, criatividade, traçar metas e conquistar objetivos, e agora eu não sei ja li suas paginas especificas de cada profissão ja li todos os comentarios e estou dividido, então gostaria que se vc puder me responder em qual area eu conseguiria um oportunidade rapidamente ??? temo por gestão por ser uma area administrativa, sendo que está muito saturada, mas mesmo se eu fizer redes, depois que eu estiver dentro do mercado, como eu ja disse quero ir para a parte administrativa. E agora faço Redes e quando eu entrar na area depois de formado faço Gestão Ti ou ja começo fazendo Gestão ??? Obrigado mais uma vez e parabens pelo teu serviço e a sua disponibilidade para nos responder !!!

    • Luan,

      Obrigado pelo contato e pelas parabenizações. Veja só, você pode fazer um curso técnico de redes ou de informática inicialmente para ter os recursos financeiros necessários (se este o caso). Contudo, se você quer se especializar na área administrativa, então, a meu ver, o melhor não perder tempo e fazer logo Gestão da TI, pois é uma “mescla de informática com administração”, já que você gosta das duas áreas. Reveja o que eu escrevi no artigo

      GESTÃO DA TI: TECNÓLOGO EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

      Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação é, portanto, o graduado com formação acadêmica em Gestão da TI. É o profissional mais capacitado para assumir a função de Gestor de TI ou Gerente de TI de uma organização, haja vista que as disciplinas que estudou na faculdade foram específicas de Gestão de Negócios (voltado para adm) e Tecnologia da Informação (informática), apesar de comumente encontrarmos Bacharéis em Sistemas de Informação, Analistas de Sistemas, Cientistas da Computação e outros profissionais TI ocupando essa função nas empresas.

      Você pode também fazer cursos complementares de TI para ir reforçando essa parte, concomitantemente com a faculdade (claro, se puder conciliar). Comece fazendo cursos online, por exemplo . Segue links:

      http://ogestor.eti.br/categoria/ofertas/cursos-de-ti/

      http://ogestor.eti.br/categoria/ead-2/

      Não esqueça que após formar você estará apto a fazer pós-graduação e também concursos públicos, que é uma excelente porta de entrada para o primeiro emprego.

      Esperto ter te ajudado.

  • valmirano ie
    Responder

    EU ja terminei o meu primeiro ano e quero ser um administrador de redes

  • Laurenitno Mello
    Responder

    Luis, excelente artigo! Sem sombra de dúvida, ajudará muitos estudantes que estão ingressando na área.

    Parabéns e um grande abraço!

    • Luis Marcos Leite
      Responder

      Laurentino,

      Espero que sim. Obrigado e outro abs para ti.

Deixe seu comentário