Profissionais TI: Tecnólogo em Banco de Dados

Em mais um artigo da série Profissionais TI estaremos apresentando mais um tecnólogo, desta feita o Tecnólogo em Banco de Dados.

Profissionais TI: Tecnólogo em Banco de Dados

O Tecnólogo em Banco de Dados é profissional da área de Tecnologia da Informação (TI) que projeta, implementa e administra bases de dados. Para isto, utiliza técnicas avançadas e modernas ferramentas de programação, administração e supervisão.

O Tecnólogo em Banco de Dados, portanto, desempenha papel estratégico nas empresas, pois gerencia um dos maiores bens de uma organização: suas informações.

database administrator,tecnólogo,banco de dados,tecnólogo em banco de dados

O Curso

O curso superior de Tecnologia em Banco de Dados, que dura cerca de 2 a 2,5 anos tem o objetivo de capacitar o aluno a projetar, implementar e gerenciar bases de dados. O curso ainda prepara o aluno para tomada de decisões, de forma ética, para o desenvolvimento de métodos de segurança e integridade da base de dados e para zelar e manter o sigilo sobre as informações.

Ao se formar, o Tecnólogo em Banco de Dados poderá exercer os seguintes cargos:

  • Administrador de Banco de Dados (DBA)
  • Consultor de Banco de Dados
  • Analista de Dados
  • Analista de Suporte
  • Desenvolvedor de Projetos de Banco de Dados
  • Gerente de Sistemas de Bancos de Dados

Mercado de Trabalho

Na Gestão de Negócios, o Tecnólogo em Banco de Dados extrai informações gerenciais a partir das informações gravadas no banco de dados de forma a auxiliar os gestores a tomarem decisões pontuais e seguras. Também faz previsões sobre possíveis situações de risco ou de bons investimentos, utilizando-se de técnicas de modelagem associadas às melhores práticas na Gestão da TI.

Salário

O salário do Tecnólogo em Banco de Dados varia de acordo com o estado, com o porte da empresa e outros fatores. Para ter uma base, acesse

Há faculdades que possuem convênios com algumas entidades como a Oracle Academy, por exemplo, que oferecem produtos, cursos e certificações oficiais da Oracle, que permitirão aos futuros Tecnólogos em banco de Dados atuarem em diversas áreas ligadas a banco de dados, Data Warehouse e Inteligência de Negócios.

Clique aqui para consultar faculdades que oferecem o curso superior de tecnologia em banco de dados.

Fontes:

http://www.fiap.com.br/graduacao/tecnologicos/
http://www.unip.br/ensino/graduacao/tecnologicos/banco_dados.aspx
http://www.unasp.edu.br/index-graduacao-gr054.html

 

E veja:

adminakftq

Website:

Deixe seu comentário