Profissionais TI: Técnico de HardwareTecnologia da Informação Blog O Gestor

Profissionais TI: Técnico de Hardware

Por Luis Marcos Leite | Profissionais TI | 11 Comentários
Neste artigo da série Profissionais TI apresento o Técnico de Hardware. Um profissional da área de Tecnologia da Informação muito importante dentro da infraestrutura de TI e que muitas vezes não é devidamente valorizado. Confira.

Profissionais TI: O Técnico de Hardware

Quer seja chamado de Técnico de Hardware ou  Técnico em manutenção de equipamentos de informática ou Técnico de Manutenção de Computador ou receba outra denominação similar a essas, esse profissional da área de Tecnologia da Informação (TI), segundo a Classificação Brasileira de Ocupação (CBO), pertence à  família 3132, dos Técnicos em eletrônica. Vejamos o que diz a CBO:

Descrição Sumária 

Consertam e instalam aparelhos eletrônicos, desenvolvem dispositivos de circuitos eletrônicos, fazem manutenções corretivas, preventivas e preditivas, sugerem mudanças no processo de produção, criam e implementam dispositivos de automação. Treinam, orientam e avaliam o desempenho de operadores. Estabelecem comunicação oral e escrita para agilizar o trabalho, redigem documentação técnica e organizam o local de trabalho. Podem ser supervisionados por engenheiros eletrônicos.

 

Fonte: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite

técnico de hardware,técnico em manutenção de computador,tecnologia da informação,profissionais TI

Pronto, Dra.! Agora sim seu computador está funcionando sem problema!

Amados por muitos e odiados por tantos outros, talvez esta seja uma das profissões mais ingratas da área de Tecnologia da Informação. Eu que o diga, haja vista o tanto de situações já vividas. Foram horas instalando sistemas operacionais e aplicativos, fazendo manutenções, usando a bancada como “mesa de cirurgia ou de transplante”, agindo como um “médico tentando diagnosticar o problema do paciente” (computador), “paciente” este bem pior que ser humano, pois, pelo menos este último, quando está lúcido fala pro médico qual é o seu problema, o que está sentindo… não é verdade?

E o que dizer da ilógica? Cabos de dados com sinais de problema que não funcionam numa máquina, mas, que funcionam em outras?

Você abre uma máquina pra mexer numa peça e outra que estava funcionando bem passa a não funcionar (sem você tocar).

Tá tudo funcionando bem e daqui há pouco não tá mais ou vice-versa…?

É… não é fácil a vida de um técnico… quem sabe um dia, não relato um pouco mais minhas experiências neste blog ? Enquanto isso, você que é técnico … não gostaria de contar suas experiências aqui?

Participe, deixando seus comentários (só não vale xingar, nem falar mal dos outros! Consegue? rs)

Conheça algumas das minhas experiências na área (clique nos links abaixo):


E aí, quer solucionar problemas e facilitar a vida das pessoas? Então siga a carreira de TI.

Aproveite e

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

11 Comentários
  • Thales Mendes
    Responder

    Vou começar a estudar na microlins este mês, alguma dica que vocês podem med

    • Sim, Thales. É preciso gostar de estudar, buscar estar se atualizando e ser pesquisador. No final deste artigo, deixo links para outros artigos. Sugiro que acesse-os e leia-os. No mais, continue nos acompanhando aqui no blog O Gestor, e tendo dúvida sobre qualquer assunto é só deixar comentário no post correspondente, ok?

    • Eduardo Lourenço
      Responder

      Thales eu estou procurando uma ótima escola para fazer o corso de hardware. Eu vi essa microlins mas, não sei se é boa. Vc que esta fazendo o que esta achando ?

  • Adorei o Blog, cada vez que me debruço pra estudar a area de mais me aproximo da conclusão de que é uma ciência oculta. rsrs; Sempre que tenho um problema com meu pc recorro ao google, vejo tutoriais e conserto sozinha. Entretanto ainda não estou satisfeita, gostaria de me especializar na area, alguns amigos do trabalho me indicaram um curso de especialista em hardware no rj chamado Curso Adv http://www.cursoadv.com.br poderia me confirmar?

    • Laura,

      Obrigado por gostar do nosso trabalho. Visitei o site da Adv e vi que oferecem uma série de cursos, porém, não sei te dizer quanto à qualidade. O site disponibilizou telefone e tem opção de chat também para você poder tirar suas dúvidas. Caso tenha alguma referência, te informo, ok?
      Volte sempre!

  • eu queria saber qual faculdades eu posso fazer para ser um técnico em hardware.
    Obg.

  • Wilson Baiano
    Responder

    Realmente vou concordar com você Luis, cara vida de Técnico em manutenção, sejá de micro, notebooks, instalação de redes. Não é nada fácil! O grande trunfo da profissão é que, caso o mesmo, o técnico sejá honesto, tenha compromisso com clientes, ele com toda certeza ira longe. Os ganhors (R$) SÃO LOUVAVEIS!!! Trabalho na área a 2 anos, tenho empresa. Abraço!

  • André Luis
    Responder

    Muito boa essa iniciativa de contas as experiências nessa área.

Deixe seu comentário