Profissionais TI: Digitador - Tecnologia da Informação Blog O GestorTecnologia da Informação Blog O Gestor

Profissionais TI: Digitador

Por Luis Marcos Leite | Profissionais TI | 2 Comentários

Digitador, uma das profissões mais antigas da TI

 

Uma das profissões mais antigas na área de Tecnologia da Informação, se não for a mais antiga, é a profissão de Digitador.

 

Esta lá na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO):

Descrição Resumida:
Opera minicomputadores digitais, acionando os dispositivos de comando, observando e controlando as etapas de programação, dentro dos critérios definidos, para gravar as informações documentadas pelo sistema de entrada de dados data-entery utilizado.


Descrição Detalhada:
Verifica o conteúdo e finalidade dos documentos recebidos, baseando-se no sistema a ser empregado, para estabelecer a ordem das informações a serem gravadas; organiza os documentos, agrupando-os em lotes e numerando-os, quando necessário, para possibilitar maior segurança na execução do trabalho; ajusta a máquina, adaptando à mesma rolos de fita magnética, discos ou outros dispositivos complementares, conforme programação recebida, para possibilitar a impressão dos dados; opera o minicomputador, pressionando os dígitos correspondentes ao texto a ser transferido, para gravar as informações no material escolhido; interpreta as mensagens fornecidas pela máquina, para efetuar a detecção dos registros incorretos e adotar as medidas adequadas ao sistema; arquiva os documentos, classificando-os de acordo com as normas preestabelecidas, para possibilitar o controle de serviço e consultas posteriores.

 

Fonte: http://www.mte.gov.br

digitador,digitação,processamento de dados,datilografia,datilógrafo

 

Quando o primeiro digitador surgiu, a TI não era sequer chamada de informática e sim de Processamento de Dados. Inclusive, uma das minhas primeiras funções quando iniciei na Tecnologia da Informação foi a de Digitador. Pra quem é do tempo da máquina de escrever como eu (rs) , com o advento da Informática, deixei de ser datilógrafo (fiz dois cursos, inclusive, o primeiro com apenas 11 anos de idade, mas, não tirei meu diploma e o segundo com 18 anos, desta feita além do diploma de datilografia, tirei também o de mecanografia*) e entrei pra digitação.

 

Para quem pensa que esta profissão acabou, acredite. Ela ainda sobrevive. Clique aqui e encontre empresas que procuram por este profissional.

 

Salário

O salário, segundo a Catho, é de R$772,00, porém, varia de acordo com o Estado, com o porte da empresa e outros fatores. Para ter uma base, acesse:

 

Tabela Salarial dos Profissionais de TI

 

*Mecanografia era um curso que ensinava o datilógrafo a montar e desmontar a máquina de escrever, bem como conceituar cada peça da máquina.

Veja também:

Typescreen é seu ipad com teclado de máquina de escrever

USB Typewriter – a máquina de escrever é o teclado do PC

Valentine: um notebook ou uma máquina de escrever?

Dica: como o Digitador deve se posicionar em frente ao PC.


Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

2 Comentários
  • Laurentino Mello
    Responder

    Luis, excelente artigo!

    A profissão é bem antigo mesmo.

    Obrigado pela citação do link.

    Abraços!

Deixe seu comentário