Profissionais TI: Cientista da ComputaçãoTecnologia da Informação Blog O Gestor

Profissionais TI: Cientista da Computação

Por Luis Marcos Leite | Profissionais TI | 19 Comentários

Cientista da Computação

 

O Cientista da Computação, profissional da área de Tecnologia da Informação (TI), que se forma em Ciência da Computação, é aquele que analisa as necessidades dos usuários, desenvolve programas e aplicativos, gerencia equipes de criação e instala sistemas de computação.

 

Também elabora softwares, desde programas básicos de controle de estoque até os mais complexos sistemas de processamento de informações, como os utilizados nas pesquisas espaciais e na medicina genética. Presente em todos os setores da economia, também dá assistência aos usuários, mantém redes de computadores em funcionamento e assegura as conexões com a internet.

ciência da computação,cientista da computação,tecnologia da informação

 

O Curso

O curso de Ciência da Computação, que dura cerca de 4 anos, exige do aluno facilidade para raciocínios abstratos e  envolvimento com muitos cálculos. Dentre as disciplinas, têm-se: matemática, física, eletricidade, eletrônica, fundamentos da computação e linguagens formais, dentre outras.

Outros nomes que podem levar o Curso de Ciências da Computação são: Ciências da Computação e Informação e Computação.

 

Mercado de Trabalho

É um campo onde há carência de mão-de-obra e, estará sempre em expansão e com vagas a serem ofertadas. Geralmente, empresas de desenvolvimento de softwares, como Accenture e CPM Braxis, oferecem programas de estágio aos formandos e depois os efetivam.

 

Em indústrias e institutos de pesquisa, o Cientista da Computação implanta bancos de dados e instala sistemas de segurança para as operações de compra e venda pela rede.

 

É importante também ficar atento às oportunidades de vagas que surgem nas estatais através dos Concursos Públicos (clique aqui e fique por dentro!)

 

Assista ao vídeo do Programa Na Real sobre uma Cientista da Computação que atua em uma empresa como Projetista:

 

Leia também o artigo abaixo e assista ao vídeo:

Sistemas de Informação, Ciências ou Engenharia da Computação?

 

Salário

Especialistas estimam que um recém-formado consiga obter um salário entre R$ 1.500 e R$ 2.000, porém, o salário varia de acordo com o Estado, com o porte da empresa e outros fatores. Para ter uma base, acesse

 

Tabela Salarial dos Profissionais de TI

 

Fontes:
http://guiadoestudante.abril.com.br
http://g1.globo.com

 

Interessante também é ler o questionário tipo entrevista de Daniel Cukier, do blog AgileAndArt, em

15 Perguntas e Respostas sobre Ciência da Computação

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

19 Comentários
  • Me ajudou muito! Obrigado!

  • Oi, eu estou interessado pelo curso pois realmente acho que vou me dar bem no curso… mas o que me interessa também é o salário de um formado, desde o inicio da carreira ate o fim e, quais locais, como empresas, oferecem melhor remuneração..
    Obrigado!

  • Pedro,

    O Cientista da Computação pode desenvolver jogos, aplicativos para computador e para plataformas móveis sim. Quanto a cursos, você pode começar fazendo cursos online, por exemplo. Faça uma busca nas categorias “Cursos de TI” e “EaD” na sidebar deste blog, ok?

  • Pedro Stadtler
    Responder

    Eu também gostaria de saber se é recomendado fazer outros cursos antes de entrar na faculdade, para garantir melhor formação

  • Pedro Stadtler
    Responder

    Eu gostaria de saber se o Bacharel em Ciência da Computação pode desenvolver jogos, ou aplicativos para computador e plataformas móveis.
    Muito Obrigado,
    Eu

  • Parabéns!Gostei do artigo ja conhecia o Bradesco EAD,se tiver oportunidade de estágios e cursos de TI presenciais gratuitos gostaria de receber informações sou estudante de Ciência da computação.

    • Luis Marcos Leite
      Responder

      Marcia,

      Obrigado. Sugiro que assine meus feeds para ficar por dentro das novidades deste blog. Para isto, clique aqui !

Deixe seu comentário