Parque Tecnológico da Bahia - Faça um tour virtual agoraTecnologia da Informação Blog O Gestor

Parque Tecnológico da Bahia – Faça um tour virtual agora

Por Luis Marcos Leite | TV: TI | Sem Comentários

Que tal fazer um tour virtual pelo Parque Tecnológico da Bahia?

 

Parques Tecnológicos são áreas destinadas à concentração de empresas e centros de pesquisas na área de tecnologia. São  empreendimentos que atrelam o desenvolvimento científico e tecnológico ao setor produtivo e se constituem no principal instrumento de atração de pesquisa de ponta e que acolhem consórcio de pesquisas universitárias, incubadoras e empresas de base tecnológica.

 

Localizado na Avenida Paralela, a 6 quilômetros do Aeroporto Internacional de Salvador, a 12 quilômetros da rodoviária, além de ficar próximo do Polo Industrial de Camaçari e ainda, próximo a universidades, institutos de pesquisa e órgãos públicos, o Parque Tecnológico da Bahia (TecnoBahia) está sendo construído em uma área de 580 mil metros quadrados, situando-se, portanto, em uma localização estratégica.

 

TecnoBahia,Parque Tecnológico da Bahia

Créditos: http://www.secti.ba.gov.br/parque/porque-a-area-foi-escolhida/

 

O projeto do Parque Tecnológico da Bahia, cujo investimento já vai pela ordem de R$ 40 milhões,  zela pela  preservação do meio ambiente, tendo sido estabelecido um processo de resgate da fauna e flora originais, com o plantio de mudas de espécies nativas que não existem mais no local, e ainda, abarca um belo modelo de desenvolvimento sustentável, pois conta com um sistema viário que terá piso intertravado, que permite uma maior permeabilidade e maior aderência em relação ao asfalto, além de ser ecologicamente mais recomendado por reduzir a quantidade de resíduos, possibilitando que o solo absorva uma maior parte das águas das chuvas.

 

A rede de energia elétrica terá postes de madeira de reflorestamento, já a rede de telecomunicações terá fibras óticas, o que possibilitará alta velocidade de transferência de dados, além da rede tradicional metálica de comunicação, que será disposta em cabos subterrâneos.

 

Um Plano Diretor vai recomendar às empresas que se instalarem no Parque  Tecnológico metas de sustentabilidade. O uso de alternativas vai ser incentivado, mas a forma como isso será feito ainda está em discussão. Provavelmente, as empresas vão receber bônus pelo grau de sustentabilidade, que podem ser em descontos no valor do terreno, por exemplo.

 

Concebido para criar, atrair e desenvolver empresas e projetos criativos e inovadores, o empreendimento extrapola seu espaço físico e passa a reunir outras iniciativas do entorno que tenham a mesma finalidade das instituições compreendidas no projeto. O complexo estimula o desenvolvimento da região por atrair outras empresas e unidades que passam a formar uma cadeia produtiva que gera empregos de alto valor agregado e desenvolve produtos e serviços que atendem à comunidade onde estão inseridas. Em todos os lugares do mundo onde foram instalados, os parques tecnológicos determinaram mudanças significativas no perfil regional.

 

O Parque Tecnológico da Bahia será também um centro de convergência do sistema estadual de inovação na Bahia, nas esferas pública, acadêmica e empresarial. O empreendimento é concebido em três eixos centrais:

    1. Inovação – como instrumento de atração de empresas
    2. Tecnologia – esfera institucional de suporte à interação entre universidades e empresas e
    3. Ciência – estratégia de fortalecimento da produção científica).

 

As áreas prioritárias serão:

 

 

Se você não ainda não teve tempo de conhecer pessoalmente a obra do TecnoBahia, faça agora mesmo um tour virtual:

 

Há também uma maquete do Parque Tecnológico da Bahia sede da SECTI, responsável pela execução da obra, no Edifício Suarez, na Av. Tancredo Neves, na capital baiana, disponível pra quem quiser conhecer.

 

E aí, gostou do passeio virtual pelo TecnoBahia? Sentiu o desejo de trabalhar lá, afinal de contas um campo para Profissionais de Tecnologia da Informação estará se abrindo, não é verdade?

 

Participe, deixando seu comentário.

 

Créditos:

http://www.secti.ba.gov.br

 

E veja:

Curiosidades Tecnológicas

Ofertas de Emprego

Ofertas de estágio

Cursos e Concursos

Cursos online

Fotos antigas e novas da Cidade de Salvador

 

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

Deixe seu comentário