Outsourcing: uma ferramenta estratégica

Outsourcing, uma ferramenta estratégica

 

Outsourcing (em inglês, “Out” significa “fora” e “source” ou “sourcing” significa fonte) designa a ação que existe por parte de uma organização em obter mão-de-obra de fora da empresa, ou seja, mão-de-obra terceirizada. Está fortemente ligado a idéia de sub-contratação de serviços.

 

Em outras palavras, “Outsourcing” é a transferência das atividades conhecidas como atividades meio, e nunca as atividades fins (produto final), para uma empresa terceirizada.

 

A contratação de serviços periféricos visa reduzir custos internos aproveitando o “know how” e a especialização de empresas externas que, em determinadas áreas específicas, se revelam como opção mais vantajosa, permitindo maiores rentabilidades.

 

outsourcing,ferramenta estratégica

O Outsourcing, fruto da crescente rentabilidade evidenciada por algumas empresa que recorrem a estes serviços, tem vindo a crescer de forma significativa ao longo do tempo.

 

O modo como é estabelecido tem conhecido diferentes formas ao longo dos tempos. O modelo de negócio que começou por ser estabelecido com base num simples acordo comercial entre duas entidades, foi evoluindo para outras formas de relacionamento onde a perspectiva de partilha de custo / benefício passou a estar presente. Em determinadas situações, a colaboração tem conduzido mesmo a novos projetos conjuntos.

 

É visto como a salvação das empresas em tempos de vacas magras, mas o Gartner adverte: é preciso adotar o outsourcing não como forma de cortar custos, mas como ferramenta estratégica.

 

Veja a pesquisa da consultoria, que prevê crescimento entre 10% e 12% do outsourcing no Brasil, e texto sobre a conferência realizada em Londres sobre o tema:

Conferência de Londres sobre outsourcing

Outsourcing dever crescer 10% no Brasil

Fontes:

Wikipédia, A Enciclopédia Livre

Kátia Arima, editora da Info

Veja em Oportunidades de Emprego vagas em empresas de Outsourcing

adminakftq

Website:

Deixe seu comentário