Onde sua Empresa Quer Chegar em 2019? Não cometa esses erros

Você sabia que em média 460 mil empresas surgem no Brasil por ano? Dessas, mais de 220 mil delas fecham as portas em até 3 anos!

Mas nem tudo está perdido! Se você quer começar o seu negócio, ou continuar com sua empresa aberta, não deixe essas estatísticas te desanimarem. Afinal, você está mais propenso a ter sucesso se falhar do que se nunca tentar!

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Licença da imagem: CC0 Creative Commons

Empresários que nunca tentaram têm uma chance de sucesso de 18%, enquanto empresários que tentaram, falharam e aprenderam, têm uma chance de sucesso de 20%. Esses 2% podem ser a diferença entre uma empresa de sucesso, ou mais uma empresa do infográfico abaixo.

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Meu nome é Thiago Pacheco e eu fiz parte desta estatística. Durante cinco anos, tive uma agência digital e acabei quebrando! Montei um post em meu blog contando todo o processo desde o começo da agência e os pontos que me fez quebrar.
Se a sua empresa está passando pela fase de consolidação, fique atento a estas 9 dicas para continuar de portas abertas em 2019, e esteja os 2% na frente!

Onde sua Empresa Quer Chegar em 2019?

Essa é uma pergunta que fiz várias e várias vezes na minha mente, pensando em onde a minha agência digital deveria estar daqui a 3, 4 e 5 anos. Recentemente tive a oportunidade de participar de uma aula online e acabei me deparando com o seguinte questionamento:

– Você sairia na rua e pegaria um ônibus sem saber para onde esse ele está indo?
– Quem faz isso pra você é o que? Um maluco, certo?

POIS É…

Muitos empresários fazem isso todos os dias. E pior, levam seus colaboradores junto. Se você não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve.

Se todos os meus colaboradores soubessem onde a empresa queria chegar, seria muito mais fácil para todos os departamentos. Aliás, não seriam necessárias reuniões prolongadas em que cada um quer opinar sobre o destino da empresa. A visão deve vir de cima para baixo! Claro que nada impede de termos conversas sobre alguns direcionamentos e melhorias, mas o objetivo precisa estar definido.

Com uma visão muito bem definida fica claro quais são os próximos passos. Por exemplo: para ser uma agência referência no mercado digital, o que preciso fazer durante os próximos três anos? Claro que a rota pode mudar diversas vezes, mas o destino continua o mesmo.

1 – Defina o propósito

O propósito precisa estar bem definido, e ele só vem com conhecimento de negócio.
O conhecimento técnico te ajudará apenas a tomar decisões técnicas. Já o conhecimento de negócio só vem com a experiência, e está aqui o segredo: um empresário não precisa sabe qual é a tendência de mercado, qual caminho seguir, qual diferencial ele possui, como reduzir o tempo com a produção e o que seus concorrentes estão fazendo.
Pensar e adquirir conhecimento de negócio é fundamental para definir o propósito e consequentemente, para a saúde e longevidade da sua empresa.

2 – Tenha um escopo de trabalho

Você propõe um projeto e no meio do processo o cliente exige outra coisa? É o que acontece quando não existe escopo de trabalho. Os projetos que não têm as tarefas a serem executadas definidas, dão muita abertura para o cliente.
O escopo de trabalho é responsável por dar tranquilidade a empresa, evitando uma correria para solucionar problemas que não são seus.

3 – Esteja alinhado com o cliente

É importante sempre fazer um follow up com seu cliente. Ou seja, definir a expectativa dele e a realidade do que pode ser feito e o objetivo a ser alcançado.
Lembro da minha primeira reunião com um cliente… O projeto tinha uma duração de 6 meses e nesse período conquistamos um crescimento de 100 para 9.900 usuários. Aquele era um resultado extraordinário conquistado em tão pouco tempo! Mas quando saímos da reunião, estávamos com a sensação de fracasso.
Isso aconteceu porque o cliente esperava um crescimento muito maior! Quando iniciamos o projeto, não alinhamos com o cliente as expectativas dele com o serviço.

4 – Evite telefone sem fio

Entenda o que o cliente comprou e passe isso para a sua equipe. Nos cinco anos de empresa, esse foi o meu calcanhar de Aquiles. Se a comunicação é clara, não há empecilhos na entrega.

5 – Seja detalhista na gestão financeira

Infelizmente, a cultura brasileira é barganhar ao máximo os valores dos serviços, é contratar algo e exigir o dobro e isto complica o gerenciamento das finanças. Quem nunca pediu para o pedreiro olhar algo que ele não tinha orçado durante a obra?
A gestão financeira é extremamente importante para a estabilidade e crescimento de qualquer negócio. Uma empresa é criada para gerar lucro e para isso você precisa ter clareza com o dinheiro que entra e sai. Seja meticuloso!

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6 – Contrate na hora certa

A questão não é quem contratar, o detalhe é quando. O seu colaborador pode ser o melhor profissional possível! Porém, se você contrata funcionários sem demanda, algo que poderia ser o diferencial, acaba trazendo um problema.
Ouça o seu lado de negócios, avalie a condição da empresa e a demanda a longo prazo. Não apenas naquele momento.

7 – Combinou? Entrega!

Se a sua empresa é uma prestadora de serviços, ela deve entregar os serviços prestados (óbvio!). O que quer que seja que você tenha combinado com seu cliente, entregue!
Lembre-se que imprevistos sempre acontecem, e coloque-os na ponta do lápis!

8 – Saiba dizer não

Os imprevistos muitas vezes podem ser resolvidos com um não. Porém, há uma série de pensamentos que passa na cabeça ao rejeitar um job.
Toda empresa tem suas obrigações financeiras e é complicado dizer não quando falta uma estabilidade. E, somando todos esses pontos (custos com colaborador, aluguel, água, luz, gastos de final de ano, etc) fica um pouco mais difícil rejeitar uma proposta simplesmente por não se encaixar na expertise da empresa.

Estes pontos são essenciais para manter a sua empresa funcionando em 2019. Não os perca de vista e fique atento!

Este guest post foi escrito por Thiago Pacheco, caso se interesse em escrever guest posts para o blog O Gestor – Especialista em Tecnologia da Informaçãoclique aqui

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Luis Marcos Leite

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da TI, Administrador de Sites e Blogs e Professor de Informática Freelancer.

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