O que o blogueiro pode fazer quando a maré está secaTecnologia da Informação Blog O Gestor

O que o blogueiro pode fazer quando a maré está seca

Por Luis Marcos Leite | Outros | 5 Comentários

O que o blogueiro pode fazer enquanto sua maré está seca?

O título deste artigo poderia até ser outro como, por exemplo: “O que o blogueiro pode fazer quando está sem inspiração” ou “O que o blogueiro pode fazer quando está sem ideia” ou “Dicas para blogueiros sem inspiração” e por aí vai…

Este mês de janeiro, que está se encerrando hoje (dia 31) foi muito importante pra mim pois foi o mês que sai de férias do trabalho. Foi muito bom ter saído da rotina do dia-a-dia, aquela da maioria do brasileiros, de ter de acordar cedo, de cumprir horários e etc. Foi muito bom porque pude “mudar de ares”, pois além de ter viajado para o interior da Bahia viajei também para uma das ilhas da Baía de Todos os Santos, que prefiro chamar “Baía de Um Só Santo”, mas, aí já é outra história (quem tiver interesse leia…):

Tudo foi criado por Jesus e para Jesus

E nesta minha permanência  na ilha, tive o privilégio de poder estar hospedado num bom e pequeno apartamento “parcialmente de frente para o mar”. E num momento em que pude estar no calçadão, próximo ao prédio, à beira-mar, esperando pelo motoboy que estava prestes a me entregar uma encomenda de um garrafão de água mineral que solicitei, eis que estava de frente para aquele marzão que Deus criou, que naquele momento estava seco.

maré seca,ilha,baía de todos os santos,blogueiro,sem ideia,sem inspiração

Comecei a observar aquela água rasa, os rochedos à mostra, os barcos, as pessoas que estavam por lá e surgiu a ideia de escrever este post e fazer uma analogia entre a maré seca e a falta de inspiração que todo blogueiro está passível de passar.

 

Então, o que fazer quando a maré está seca (sem inspiração)?

 

1ª opção: Catar mariscos

Na maré seca: em localidades litorâneas, o marisco é fonte de renda para moradores, passatempo para veranistas, além de alternativa de alimentação saudável para quem gosta dessa iguaria. Mas, para cozinhar uma mariscada é preciso antes catar mariscos e mais mariscos na praia.

Sem inspiração: é momento de dar uma “garimpada” no blog e procurar melhorar, por exemplo, os posts antigos, reescrevando-os.

7 motivos para reescrever seus artigos antigos

 

2ª opção: Caminhar tranquilamente pela areia

Na maré seca: quando a maré está cheia ninguém sai caminhando metros e mais metros para chegar a um destino pretendido por causa da dificuldade que a água do mar impoẽ. Já quando a maré tá seca, você pode caminhar quilômetros e mais quilômetros se quiser e se puder, passeando descontraidamente.

Sem inspiração: é hora de dar um passeio descontraído, dedicar tempo às redes sociais e aos grupos de discussão que o blogueiro participa e tentar lançar debates, participar ou responder a questões que outros não responderam.

Leia a série de artigos “Como atrair mais visitas para seu blog através das redes sociais”

 

3ª opção: Ajeitar o barco

Na maré seca: qual é o barco que com o passar do tempo não precisa de manutenção? É o momento ideal para fazer aquele reparazinho na embarcação, tapar os furos, retocar a pintura, trocar alguma madeira da proa, da popa ou do casco, etc.

Sem inspiração: é uma boa hora para consertar aqueles links quebrados no seu blog, uma boa alternativa é usar o Widget Broken Link Checker, este plugin criado por Janis Elsts é uma ótima ferramenta que verifica em tempo real todas as URL’s presentes em seus artigos e avisa ao blogueiro via e-mail quando há um link quebrado, isto possiblita o blogueiro retirar o link ou editá-lo, se preferir. Saiba mais, lendo o artigo

Broken Link Checker – verifique links quebrados no seu blog WordPress

 

4ª opção: Ir o mais longe possível da maré seca pra tentar tomar banho

Na maré seca: é preciso caminhar o mais longe que puder da costa para poder encontrar água que dê pra tomar banho, né verdade?

Sem inspiração: é momento de  dar uma saída do seu blog, passear pelos outros blogs, dar uma espiadinha no que os outros blogueiros estão fazendo ou ver com que estão escrevendo, participar de comentários, trocar algumas ideias, etc. é importante para buscar informações para escrever novos posts.

Que tal conhecer os blogs e portifólios dos parceiros do blog O Gestor:

AtTecnologia

Gustavo Freitas.net

Tinotec Solutions

 

5ª opção: Bater uma bolinha na areia

Na maré seca: nas praias que têm pouca área de areia, quando a maré está cheia é impossível ou quase impossível jogar uma pelada na praia, mas, quando a maré tá seca, a areia surge para a prática da velha paixão nacional do brasileiro: o futebol.

Sem inspiração: é hora de descontrair, vendo aqueles videozinhos engraçados da web, ler aqueles e-mails que, nós blogueiros, muitas vezes achamos perda de tempo, dar uma jogadinha naquele game online e fazer outras coisas que consideramos distraídores do tempo produtivo do blogueiro.

Que tal jogar um game online agora?

 

6ª opção: Se contentar com aquele pouco de água

Na maré seca: tem gente que se contenta em estar naquela água rasa da maré seca. Só o fato de dar uma refrescadinha, de molhar a parte inferior do corpo (partes íntimas e pernas)…rs.. já tá bom, aí ficam lá sentados… conformados…

Sem inspiração: é o momento de se contentar com as estatísticas, com o público que já conquistou, com os ganhos que já obteve através da monetização ou tentar melhorar e ser um profissional ou melhor problogger (caso já seja)?

E finalmente me tornei um problogger (blogueiro profissional)

 



 

E você, amigo blogueiro, o que costuma fazer quando está sem inspiração? Compartilhe conosco, participe, deixando seu comentário.

 

Fontes:

http://www.sulinfoco.com.br/verao-a-estacao-dos-mariscos

http://www.querocriarumblog.com.br

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

5 Comentários
  • Laurentino Mello
    Responder

    Luis, excelente analogia. As dicas que você apresentou são, de fato, sensacionais. Acredito que não somente na falta de inspiração devem ser realizadas. Aproveitar o tempo livre para executá-las pode elevar bastante o nível do blog.

    No meu caso, particularmente, trabalho como o Gustavo citou. Tenho um bloco de anotações com vários tópicos. Isso me fez nunca ficar sem ideias. Meu maior problema é o tempo. Mas aos poucos vamos resolvendo.

    Obrigado, pela referência ao Blog Tinotec Solutions e parabéns, pelo artigo!

    Grande abraço!

  • Luis Marcos,
    uma saída pra não ficar sem inspiração é sempre ter um bloco de notas no computador ou um caderno (tenho o caderno) pra anotar ideias de futuros artigos, assim quando estiver nesse estado, basta consultar as anotações e começar a produzir o conteúdo.
    Parabéns pela comparação, foi muito bem feita.
    Abraço.

  • Alan Silva
    Responder

    Bom, pelo menos no meu caso, entro em sites com novidades na área de TI, ou até mesmo em fóruns e centrais de respostas, como no Yahoo Respostas e vejo as dúvidas mais comuns, tirando daí algo para me inspirar a escrever algo novo.

Deixe seu comentário