Home Tecnologia da Informação Profissionais TI Nova Profissão TI: Conheça o PACS Administrator

Nova Profissão TI: Conheça o PACS Administrator

Nova Profissão TI: Conheça o PACS Administrator
0
12

Nova profissão na área de Tecnologia da Informação: Pacs Administrator

 

Uma nova profissão desponta na área hospitalar com a modernização de equipamentos e sistemas da área de Saúde. O nome pode ser um pouco complicado – PACS Administrator – mas sua função é hoje primordial para a administração do sistema PACS dentro das instituições de saúde.

 

A digitalização dos departamentos de diagnóstico por imagem das instituições de saúde começa a exigir a formação de profissionais de TI (Tecnologia da Informação) na administração de sistemas. Um dos exemplos é com relação à implementação e administração do sistema PACS. Além da instalação e aplicação (treinamento dos usuários) é preciso treinar profissionais de TI para administrarem o sistema, proporcionando otimização das ferramentas diagnósticas por parte dos usuários, gestão dos usuários, solução de inconsistências por causa da integração com outros sistemas da instituição, manutenção preventiva e corretiva, avaliação de expansões, etc. Pensando nisso e atenta às necessidades do mercado, a Carestream Health saiu na frente oferecendo aos seus clientes o Curso de PACS Administrator. O objetivo é fornecer formação técnica e habilitação para administração do sistema Kodak Carestream RIS & PACS.

 

pacs administrator,saúde,tecnologia da informação,ti,nova profissão

 

 

O que é um PACS Administrator? PACS refere-se à Picture Archiving and Communication System, ou Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens. Esse sistema nada mais é do que uma rede de computadores que lida com digitalização, pós-processamento, distribuição e armazenamento de imagens médicas obtidas por meio de equipamentos de radiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia, ultrassonografia e endoscopia. Seu administrador é fundamental para que as imagens sejam trafegadas corretamente e sem interrupções, e para que o sistema esteja funcionando adequadamente.

Médico analisando trabalho do PACS Administrator
Médico analisando trabalho do PACS Administrator

 

O curso já está na oitava edição e é oferecido para todos os novos clientes da empresa sem custo, com o objetivo de mostrar o quão importante é, para uma instituição que implementa um sistema PACS, ter um profissional preparado para administrá-lo.

 

“A participação no curso de PACS Administrator é fundamental para que nossos clientes possam usufruir todo o potencial do sistema, além de permitir que as instituições de saúde ofereçam a melhor qualidade em diagnóstico por imagem”, comenta Manoel Silva Filho, gerente de produto da Carestream Health.

 

“Acredito que em pouco tempo, a função de Administrador do sistema PACS será fundamental para os hospitais e clínicas, tornando-se uma profissão importante na área de TI para a saúde. Os profissionais treinados agora terão papel fundamental neste novo mercado que está se abrindo na América Latina, pois serão eles que fundamentarão esta nova função”, complementa o gerente da empresa.

 

A Carestream Health ministra em média três cursos por ano, e já treinou mais de 50 profissionais. Entre os dias 10 e 14 de agosto acontece mais um curso de PACS Administrator ministrado pela empresa, em São Paulo. O curso é voltado para clientes que já possuem ou acabaram de adquirir a plataforma da companhia. São sete vagas por turma, os alunos são certificados após a conclusão do curso, e o primeiro administrador do sistema PACS de cada novo cliente não é cobrado.

 

A Carestream Health, líder mundial em soluções para radiologia analógica e digital nas áreas médica e odontológica, tem seu sistema PACS implementado em hospitais como Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, e em mais de outras 60 instituições brasileiras.

 

Mais sobre a Carestream Health, Inc.:

A Carestream Health, Inc., é fornecedora líder de sistemas de imagens médicas e dentais e soluções de TI para a área de saúde; sistemas de imagem molecular para pesquisas de ciências humanas e para os segmentos de desenvolvimento e descoberta de drogas; e produtos de filme de Raios-X e Raios-X digital para o mercado de testes não destrutivos. A empresa foi formada em 2007 quando o Onex Corporation (TSX: OCX.TO) adquiriu o Grupo de saúde da Eastman Kodak Company.

Veja também:

Luis Marcos Leite Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, Servidor Público e Problogger, autor do blog O Gestor - Especialista em Tecnologia da Informação e de outros trabalhos na internet.

Comment(12)

    1. Sandro,

      Pelo que sei, o curso PACS Administrator é ministrado pela Carestream Health, Inc., empresa internacional, fornecedora de sistemas de imagens médicas e dentais e soluções de TI para a área de saúde e outros. Este curso ocorre três vezes (em média) por ano, somente para o estado de São Paulo e é voltado para clientes que já possuem ou acabaram de adquirir a plataforma da companhia. Clique na fonte da informação deste artigo e acesse o portal do SEGS para confirmar estas informações, ok?

      1. Sandro, nada ha ver quanto a questao que só a Carestrean fornece o curso para Pacs Administrator e sim fornece a aplicação para operação do seu Pacs.
        Nao existe Pacs so Carestrean-Kodak existem inumeros Pacs e cursos para Pacs Administrator no Mercado, entre eles Agfa, GE entre outros.

        att.

  1. Gostaria de saber se há alguma graduação ou pós graduação em TI que inclua esta matéria ou se há cursos de PAcs, trabalho em uma clinica e vamos implantar até o final do ano na Empresa, obrigado

  2. Boa Noite.

    Tenho experiêncoa com Siistema Pacs , na qual fazia administração de um Hospital em São Paulo. Gostaria de saber onde posso estar enviando meu currículo para uma nova oportunidade.

    Ferramentas Synapse, Swat, RissSheduller e SCL sistema de laudos para os médicos.

    Agradeço a Atenção.

    Att- Adriano

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *