Home Geek Curiosidades Tecnológicas Morre o inventor do PC

Morre o inventor do PC

Morre o inventor do PC
0
4

Morre o inventor do PC

Henry Edward Roberts, criador do primeiro PC (Personal Computer em inglês, ou se preferir Computador Pessoal, em português),  o Altair 8800, projetado no ano de 1975, morreu nesta quinta-feira, dia primeiro, aos 68 anos de idade, nos Estados Unidos.

Bill Gates e Paul Allen, fundadores da Microsoft, foram inspirados por Roberts, que foi procurado pela dupla depois que os dois viram a máquina em uma capa de revista, em 1975. O sistema desenvolvido foi o Altair-Basic, nada menos que a base para os futuros negócios da Microsoft.

morre o inventor do PC
Henry Edward Roberts é o pai do primeiro PC.

Créditos da imagem: http://images.fastcompany.com/upload/roberts.jpg

 

Roberts fundou a empresa MITS (Micro Instrumentation and Telemetry Systems) com o objetivo de vender kits eletrônicos para fãs de tecnologia. Em pouco tempo, se tornou fornecedor de equipamentos para grandes companhias.

O primeiro PC era pesado por ser feito com uma grande caixa de metal, algumas luzes e não havia monitor. Um conjunto de chaves era o suficiente para colocar a máquina em funcionamento, mas sua programação demorava muito para acontecer.

Para quem não conhecia este é o tataravô dos PCs.

 

O funeral de Roberts está marcado para a próxima segunda-feira (5), no Estado da Geórgia, Estados Unidos.

Créditos: R7.com

 

Responda com sinceridade:

 

-Você sabia que  Henry Edward Roberts foi quem inventou o primeiro computador pessoal do mundo? Ou pensava que era o Steve Jobs?

 

Veja também:

Curiosidades Tecnológicas

Luis Marcos Leite Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, Servidor Público e Problogger, autor do blog O Gestor - Especialista em Tecnologia da Informação e de outros trabalhos na internet.

Comment(4)

  1. Em minha opinião não é correto dizer que o Sr. Robert é o inventor do PC pelo fato de que na mesma linha de tempo surgiam várias máquinas, em distintos lugares da América, como Apple I, Máquinas de Pesquisa da IBM e outras de que não temos notícias.

    1. Paulo Canevazzi,

      O Apple I foi lançado em julho de 1976, portanto, depois do Altair 8800.

      Máquinas de pesquisa da IBM, conforme você cita, não podem ser consideradas como PCs (Personals Computers ou Computadores Pessoais, em português) e inclusive, o IBM 5150 (primeiro PC da IBM) foi lançado em 12 de agosto de 1981.

      Agora, quanto a “outras de que não temos notícias” – sugiro que pesquise e nos informe quais são que terei o maior prazer de divulgar ou até mesmo reparar este post se preciso for.

      Um abraço!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *