Minha senha é segura? Aprenda a criar senhas fortesTecnologia da Informação Blog O Gestor

Minha senha é segura? Aprenda a criar senhas fortes

Para de acessar o computador agora mesmo e faça a si mesmo uma pergunta: Minha senha é segura? Não sabe? Gostaria de aprender a criar senhas fortes? Então aprenda agora lendo este artigo.

Minha senha é segura?

Semana passada recebi do colega de faculdade @marcosbarato uma informação interessante sobre o site How Secure is My Password onde podemos digitar as senhas que usamos nas nossas atividades virtuais para sabermos se utilizamos senhas fortes ou não.

Sem perder tempo tratei logo de checar minhas senhas e pra se ter uma idéia, a senha que eu utilizava no @ogestor, por exemplo,  segundo o site, levaria somente três dias para ser quebrada, depois da mudança que fiz passou a ser de dois mil anos o tempo de quebra.

senha é segura,senha,my password,senha segura,senha forte

 

Aproveitei então o embalo e pesquisando achei no artigo Saiba se sua senha é segura e forte com o Password Meterdosite Design Tecnológico onde ele indica o Password Meter que é mais completo que o How Secure is My Password pois apresenta informações sobre requisitos mínimos para o uso de uma senha forte, não somente, como também uma senha segura, dando sua classificação:

Very Strong! Até que enfim criei uma senha muito forte!

Como criar então senhas fortes e senhas seguras?

Um bom exemplo de senha forte é aquela onde você tenha o mínimo de 8 (oito) caracteres,  onde haja uma combinação de  letras maiúsculas e minúsculas, bem como a utilização ainda de números e símbolos. Veja o exemplo abaixo:

KvO8-9l_nM@7

 

Então é isto aí, você que ainda insiste com suas senhas do tipo 1234, datas de nascimento e outras do gênero repense sobre o pouco ou nenhum cuidado que você tem tido com sua segurança digital e não dê mais sopa pros hackers e crackers e diga “Minha senha é segura”. Estamos entendidos?

Essa é outras dicas você encontra no meu primeiro livro digital:

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

7 Comentários
  • Cara depois dessa sua postagem fiquei realmente com medo das minhas senhas e vou checar para ver se estou correndo risco!
    Abraço!!!

  • Olá Luis Marcos,
    Obrigado pela referência.

    Realmente senha é um problema sério. As pessoas não dão muita importância e acabam colocando senhas comuns e fáceis de serem quebradas.

    Imagine a quantidade de pessoas que ainda usam as famosas 123456

    Abraços
    Parabéns pelo blog!

  • Olá!

    É preciso que se tenha todo cuidado com a senha porque em caso de alguém com péssimas intenções poderá transformar a vida em pesadelo além de gerar grandes prejuízos.

    Abraços

    Francisco Castro

Deixe seu comentário