MEC esclarece dúvidas sobre diploma dos tecnólogosTecnologia da Informação Blog O Gestor
320 Comentários
  • Letícia Santos
    Responder

    Olá poderia me informar se o curso de GESTÃO de Segurança Pública é considerado superior, portanto vou fazer concurso da PMMG é exigido o curso superior.

    Letícia Santos

    Obrigada.

  • Faço curso no Senac “HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM FARMÁCIA” com este curso, consigo prestar concurso para gente da Policia federal ? No site da policia federal esta escrito o seguinte requisito ” Os cursos superiores de tecnologia reconhecidos pelo Ministério da Educação são suficientes para atender o requisito da graduação para provimento nos cargos de Agente de Polícia Federal”

  • Eu gostaria de prestar um concurso que exige:

    curso superior de graduação, bacharelado ou licenciatura expedido por entidade oficial ou oficializada, devidamente registrado no órgão competente

    – Não há restrição de formação, nem previsão de disciplinas específicas a serem exigidas.

    Neste caso, mesmo não está no edital expressamente a palavra “Tecnólogo” eu poderei prestar o concurso e tomar a posse?

  • Tenho uma dúvida! Estou cursando , Superior de Tecnologia em Gestão Pública , é reconhecido pelo MEC. Curso tecnólogo estar no requisito para fazer a prova para Agente DPF ? Obrigado!

  • Olá, amigo! Gostaria de solucionar uma dúvida, se possível… Tendo eu bacharelado em Gestão Pública, posso prestar concurso para tecnólogo em Gestão Pública ou esse cargo é privativo de candidatos com formação tecnológica?

    • Fábio,

      Quando surgir cargos que exijam formação em Gestão Pública atente para o que reza o edital, pois nele conterá a graduação exigida.

  • Naiara Sousa
    Responder

    Boa tarde me chamo Naiara gostaria de saber se posso fazer o concurso da polícia cívil com o curso superior de gestão tecnológica de recursos humanos ??
    Agradeço se me tirar essa dúvida

  • Adir da Mota Junior
    Responder

    Olá gostaria de saber se é possível fazer pós graduação no exterior com o diploma de Tecnólogo?Estou me formando em Logística este ano e talvez eu vá embora para o Canadá no próximo ano .

  • bom dia! sou formada em tecnólogos em recursos humanos, em que áreas de concurso posso fazer?

  • oi, boa tarde eu estou cursando Gestão Hospitalar , qual as pós-graduação melhor para eu fazer ? e quem graduado em curso tecnólogo a nível superior só tema oportunidades em setor publico ? ou em privado tbm?

  • Loris Pìnheiro
    Responder

    Bom dia, me formei em Técnico em Biblioteconomia, surgiu um concurso que pede curso superior, eu poderia me inscrever no mesmo? Grata e no aguardo.

  • Ola luis sera que vc poderia falar aqui sobre esse curso de tcnologo em serviços juridicos e notariais da uninter tem muitas duvidas que pairam sobre ele… E seguro fazer e quanto a oab sera q corre o risco de extinguir esse curso?

  • Boa noite, amigo! Estou no 3° semestre de Gestão de Recursos Humanos EAD pela Estácio. Faço-a com o objetivo de obter um diploma de nível superior e poder tentar algum concurso público que aceite graduação em qualquer área, como PF, por exemplo.
    Enfim, entre no site do e-MEC e busquei sobre meu curso. Na aba de processo regulatório, aparece alguns atos de “Renovação de Reconhecimento de Curso EAD” de anos anteriores, porém, os dois últimos são “Ampliação da Oferta de Cursos a Distância “. O que isso quer dizre? Ele continua sendo reconhecido? Estou no caminho certo para a (longa) batalha de estudos até a PF? Rsrs
    Abraço!

  • Curso de tecnologo, pode concorre a vaga do concurso da policia Civil

  • Fábio Ferreira
    Responder

    Oi sou formado em logística posso prestar concurso para investigador da policia civil de são paulo? no ultimo edital consta como requisito ” possuir diploma de graduação, expedido por entidade de ensino oficial ou reconhecida, devidamente registrado ou, na falta deste, certificado de colação de grau” . Eu tenho esse sonho por esse cargo, mas fico com receio de estudar tanto e ser impedido de tomar posse por ter diploma tecnólogo.

  • Flávio Bento Calixto Sampaio
    Responder

    Olá!! sou formado em Técnico em Agropecuária e queria saber se posso prestar concurso para agente da Policia Civil??

  • Ola gestor boa tarde estou me formando no curso Gestão de Qualidade
    Tecnológico, e logo mais tenho interesse em fazer concurso publico da policia civil e possível só este titulo ???
    aguardo o seu retorno

    obrigado!

  • Antonio Pitanga
    Responder

    Bom dia, tenho o curso de Tecnólogo em SST, eu posso fazer um mestrado

  • Sou formada em Tecnólogo de Recursos Humanos, Posso fazer concurso para Técnico em Secretariado, onde se é exigido curso técnico em secretariado? Desde já agradeço.

  • WELLINGTON MARCOS
    Responder

    Gostaria de saber se tendo curso tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos posso concorrer em concurso que exige curso técnico em Administração.

  • Tenho curso de técnico em contabilidade, mas não atuo na área pois trabalho de agente de saúde(concurso).penso em bacharel em ciências contábeis ,porém antes quero fazer um tecnólogo estou na duvida se faço gestão hospitalar ou financeira? o que me sugere ,gosto das duas áreas,

  • Olá boa noite, meu nome é Renato, eu tenho uma dúvida, pergunta que eu já fiz tanto na instituição de ensino que me formei quanto no próprio MEC, e ambos meio que se recusam a responder de forma direta, e acaba ficando o dito pelo não dito.

    Resumindo: sou formado em “tecnologia mecânica processos de produção” esse curso hoje é desatualizado e se encontra na tabela de convergência, ele esta na aba de “tecnologia em manutenção industrial”.
    Em um concurso publico em que se peça o diploma de “tecnologia em manutenção industrial” deverá ser aceito também o diploma de “tecnologia mecânica processos de produção” pelo fato de que ele possui equivalência ao pedido no edital, mesmo não possuindo o nome propriamente dito?

    A meu ver se uma situação dessa acontecer oque deve ser feito é entrar com mandato de segurança porque não acho que eles (instituição que abriu concurso) aceitaram de bom grado caso uma situação dessas ocorra, mas isso é oque eu acho e ninguém até hoje me respondeu,bom é isso se vc puder me responder ou pelo menos dar uma opinião eu agradeço,

    • Renato,

      Caso ocorra a situação colocada por você é o direito que lhe assiste. Sucesso e aproveite para conhecer o blog Tecnólogo (clique para acessar), onde você terá à disposição artigos sobre tecnólogos e downloads gratuitos. Confira!

  • Boa tarde, no final do ano me formo em superior tecnológo em Gestão Financeira, e gostaria de saber se eu poderia concorrer em um edital que conste como pré-requisito para a investidura no cargo ser formado em nível superior NAS ÁREAS de Direito, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e/ou Administração, oficialmente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
    Gostei muito do seu artigo.

  • bom dia! gostaria de saber se o curso de logistica tbm é considerado superior?

    • Lais,

      Sim. Pertence ao eixo tecnológico “Gestão e Negócios” (clique aqui e procure pelo link do curso).

    • Olá! Tenho graduação tecnológica em Mecatronica, mas fiz mestrado em engenharia elétrica e fazendo doutorado em engenharia elétrica tbm. Bom minha dúvida é a seguinte: meu professor diz que um tecnólogo não pode dar aula à um estudante de engenharia, segundo alguns lei/norma. Gostaria de saber se vc conhece esta lei? Em caso afirmativo, fale mais sobre isso.
      Outra dúvida, quando abre um concurso pra professor cujo requisito é: graduação em engenharia elétrica com mestrado em engenharia elétrica, por exemplo, eu posso concorrer por ter a maior titulação exigida? Isso deixa alguma brecha? Ou não posso concorrer a vaga de forma nenhuma?

      Aguardo sua resposta é parabéns pelo texto!!
      Antonia

  • Olá tudo bem? Fiz o curso de tecnologia em biocombustíveis. Gostaria de saber se posso fazer concurso para prof na área de Química. Pois nosso curso é registrado no CRQ (Conselho regional de Química). Lá diz que podem lecionar.

  • Bom dia!
    Sou formado Tecnólogo em Produção de Grãos.( área agrícola)
    Gostaria de saber se posso prestar concurso para agronomia ou áreas afins.
    ou para que cargo posso prestar concurso, já que não há vagas para minha formação.
    obrigado

    • Adriano,

      Você poderá prestar concurso que exija sua graduação ou que não exija formação específica, pois, pelo que entendo, você não poderá disputar concurso com agrônomos, porém, se abrir algum concurso cujo edital dê brechas…

  • Bom dia, Sou 3ºSgt de Atilharia do Exércio, formado na EsSA.
    Vi uma portaria recente do MEC que reconhece alguns cursos da área militar como tecnólogo.
    queria saber mais sobre a mesma, como fazer para ter este diploma, e em que momento posso pegá-lo.
    Obrigado.

  • Bom dia!

    Sou graduado em Engenharia de Telecomunicações e pretendo concorrer a vaga de Analista de Tecnologia da Informação, no edital do concurso diz que o requisito para ingresso é formação superior na área de informática. No curso de engenharia de telecomunicações você acaba sendo preparado para exercer atividades na área de informática, inclusive trabalho nessa área. Gostaria de saber onde posso encontra o catálogos de cursos que engloba a área de informática.

  • Pâmila Ferreira
    Responder

    Ola Luis Marcos , me formei em ciências Contábeis e abriu um concurso na minha cidade para nivel superior na minha área, posso prestar esse concurso mesmo sem o CRC ?e caso eu seja chamada posso atuar mesmo sem o Registro ?

  • Tenho superior em analise e desenvolvimento de sistema – tecnólogo, posso concorrer a um concurso com uma vaga exigindo nível técnico ?

  • Oi

    Sou graduado em Administração com Habilitação em Sistemas de Informação e quero prestar concurso para Analista de Tecnologia da Informação, no edital diz:

    Curso superior em Ciências da
    Computação, Sistemas de Informação,
    Engenharia da Computação ou Curso
    Superior na área com outra denominação

    Será que é valido para ocupar o cargo?

    Agradeço desde já,

    François

  • Boa tarde!terminei um curso de tecnólogo em logística, prestei um concurso que estão pedindo o diploma so que a faculdade so me entregou o certificado e o diploma não saiu porq falta o mec reconhecer pois ele só autorizou até agora.posso apresentar esse certificado na hora da posse até que se resolva a questão.

  • Boa noite

    Tenho curso de Técnico Administrativo e gostaria de saber se ele é valido no concurso da PM.

  • Cleiciane
    Responder

    Eu sou formada em Tecnólogo em gestão Financeira, quando no edital fala que a vaga para o Ensino Superior e para área de administração e área afins. posso me inscrever como tecnologo? sim ou nao

  • Lucas Rosa
    Responder

    Luis, boa tarde, parabens pelo blog.
    Gostaria de saber se é possível assumir em um concurso publico de Técnico em Mecânica se a pessoa tiver graduação em Engenharia Mecanica.

    grato

  • Boa noite, sou formado em Publicidade e Propaganda e tenho Pós Graduação em Logística, passei em segundo lugar para professor no estado de pernambuco para lecionar Gestão e negócios, no entanto o edita exige as seguintes qualificações: Diploma, Declaração, Certidão ou Certificado de conclusão de curso de graduação em Administração, Ciências Contábeis ou Engenharia de
    Produção ou Marketing, ou Superior de Tecnologia em Logística, Comércio Exterior, Gestão Comercial ou Marketing, devidamente registrado e fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

    Você acha que terei algum problema em assumir?

    • Euclides,

      Pelo fato de você ser pós-graduado em Logística, a meu ver, poderia permitir que você assumisse o cargo, porém, vai depender da instituição aceitar ou não.

  • Antonio Faria de Moraes
    Responder

    Olá, por gentileza, esclarecer essa duvida.

    Tenho formação como tecnólogo em processos gerenciais, posso concorrer e ser empossado em um concurso que no edital diz “Ensino Superior completo em: Administração de Empresas ou Ciências Contábeis ou Ciencias Exatas ou Direito ou Economia ou Arquitetura”

    obrigado

  • VINICIUS BARBOSA
    Responder

    Bom dia,

    Sou bacharel em Engenharia Elétrica e gostaria de saber se posso fazer o concurso do TCE- PR. O edital prevê requisito transcrito abaixo:
    “REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Engenharia
    Elétrica (nos termos definidos na Resolução nº 41/2013), fornecido por Instituição reconhecida pelo MEC, e
    registro no respectivo órgão de classe. ”

    Att,

    Eng. Vinícius Barbosa

  • Sou Formado em Engenharia
    Posso me inscrever para um concurso com os seguintes requisitos:

    REQUISITOS: certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Administração, ou em Ciências Contábeis, ou em Economia, reconhecido pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Registro no respectivo Conselho de Classe.

    Obrigado.

  • Olá, tenho uma dúvida que talvez vc possa esclarecer. Saiu o edital para Analista do TCE PR, Na área de Administração são esses os requisitos “REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Administração (nos termos definidos na Resolução nº 41/2013), fornecido por instituição de ensino superior reconhecida
    pelo Ministério da Educação (MEC), e registro no respectivo órgão de classe.”
    OK, essa resolução informa que o requisito é regulado pela Lei nº 4.769, de 09 de setembro de 1965.
    Resumo da ópera: tenho o diploma de tecnólogo em gestão pública, posso concorrer a essa vaga??
    Obrigado desde já!

  • Henrique Ratuchiniak
    Responder

    Luis Marcos,

    Você me ajudou com algumas duvidas , muito obrigado. Mas tenho mais uma que não sei o que faço.

    Aprendi que existe um Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, onde tem tabela de convergência.(onde meu curso é considerado similar a vários.)

    Em um concurso publico o requerimento para assumir a vaga, é de um curso que está na tabela de convergência do meu curso.

    Minha dúvida é a seguinte, consigo assumir a vaga mesmo se no edital não está escrito que vai consultar o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia ?
    (Pois está ocorrendo isso comigo, e posso estar deixando de fazer vários concursos.)

    Agradeço novamente pela ajuda.

  • ANA KELLY DE JESUS NUNES
    Responder

    Olá! Diplomas de cursos senquenciais de nivel superior e diploma dos cursos tecnólogos tem o mesmo “peso”? Ambos sao aceitos em concursos publicos que exijam “nivel superior”?

  • Olá,
    Tecnóloga em Gestão Pública, trabalho a 8 anos no Setor Público. Toda experiência que tenho é na área de Logística do Setor Público, Licitações e Contratos. Me pergunto, onde mais eu seria aproveitada com esta especialidade? Digo, em caso de empresa privada….

  • Claudia Vanuza
    Responder

    Olá Luis! Gostaria de cursar segurança pública, porém exige que a pessoa esteja vinculada à área da segurança como policiais, guarda.. passei num concurso da guarda e estamos prestes a cursar o curso de formação.
    Posso me matricular mesmo ainda não tendo tomado posse?

    • Claudia,

      Entre em contato com a instituição de ensino para saber se aceita, caso contrário, procure um advogado para melhor orientação. Aproveito a oportunidade para convidá-la a conhecer o blog Tecnólogo (clique para acessar).

  • Tânia Santos
    Responder

    Boa tarde,meu filho tem o curso superior de tecnologia em análise e Desenvolvimento de sistema e o mesmo passou em um concurso para técnico em tecnologia da informação, só que eles dizem que o diploma de nivel superior não serve tem que ser o de técníco. me ajudem, será que eles estão certo em desclassificar meu filho?

  • Henrique Rodrigues
    Responder

    Pretendo cursar Tecnologia em Serviços jurídicos e notariais, pois gosto da área jurídica mas especificamente não pretendo advogar. Gostaria de saber qual é a posição da OAB para registrar estes graduandos ?

  • André Luiz Gonçalves
    Responder

    Gestor!

    Bom dia,

    Sou Tecnólogo em Mecânica – Processos Industriais, registrado no CREA/SP e realizando atividades relacionadas ao meu título, porém a empresa em que eu trabalho está necessitando de um engenheiro e estão me proporcionando a oportunidade de estar realizando está especialização sendo paga pela empresa, porém tenho um dúvida, por ser graduado em Tecnologia com o título citado acima, gostaria de saber se posso ter o título/qualificação de engenheiro realizando uma pós-graduação ou tenho que fazer uma graduação de 5 anos de engenharia , bacharelado.

    parabéns pelo blog.

    André Luiz Gonçalves
    06/06/2016.

  • Luis Marcos,
    Parabéns pelo blog, tem salvado muita gente.
    Uma dúvida, pretendo fazer Gestão Pública na UNINTER e no sit o curso aparece como “Reconhecido. Aguardando Portaria MEC”, pesquisei no e-MEC e aparece “Reconhecimento do curso EAD em análise”. Gostaria de saber se estas condições, mesmo sem publicação da portaria, me garantem posse em caso de aprovação em concurso público de nível superior.

    Fraternalmente,

    Rafael

  • Rosangela da Silva
    Responder

    Sou graduada em Zootecnia (bacharelado) e mestre em agronomia e gostaria de saber se posso concorrer a vaga do concurso para Técnico em Assuntos Educacionais que exige ensino superior completo em Pedagogia ou Licenciaturas em qualquer área do conhecimento.

  • Henrique Ratuchiniak
    Responder

    Olá,

    gostaria de saber mais sobre a tabela de convergência dos cursos superiores de tecnologia.

    motivo: Fiz o curso de tecnologia em analise e desenvolvimento de sistemas.
    Mas na maioria dos corcursos , determinam vagas com requisitos similares como por exemplo: sistema de informação, Ciência da Computação, entre muitos

    Queria saber qual são os cursos considerados similares, para mim poder assumir a vaga, nesse caso. pode me ajudar ?

  • Diego Souza
    Responder

    Uma dúvida: Eu estou cursando bacharelado em Sistemas de Informação. Eu posso trabalhar como Analista de Suporte/TI/Sistemas? Para ser um Analista é necessário primeiro concluir o ensino superior(graduação)?

  • Olá,
    Estou terminando o primeiro período de Recursos Humanos na estácio (presencial), ví uma informação por um site de que poderia fazer um curso voltado para perícia seja qual for a graduação, porém tinha que está cursando pelo menos o segundo período, posso entrar nessa àrea com a graduação de Recursos Humanos? Fiquei em dúvidas quanto à isso. Desde já agradeço.

    • Harry, se a exigência é “segundo período” veja com a entidade que você pretende fazer o curso se há como abrir pra você uma exceção, haja vista que você está concluindo o primeiro período, ok?

  • raimundo Nonato do Nascimento
    Responder

    Sou professor concursado, só tenho magistério, Esse ano termino a faculdade de serviço direito e notariais, com esse diploma o meu salario de professor aumenta, ou esse certificado não vale ?

    • Raimundo Nonato,

      Um curso não tem nada a ver com o outro, porém, é preciso ver se seu diploma (não é certificado, haja vista que o curso é de nível superior) conta para efeito de aumento de salário de acordo com a política de cargos e salários do órgão em que você trabalha, entende? Vale salientar também que no último semestre da faculdade você estará apto para fazer uma pós-graduação (fica a sugestão). Clique aqui e saiba mais.

  • Olá, amigo! Tudo bem com você! Primeiramente agradecer pelo blog e queria tirar uma dúvida.. Quero saber se tecnólogo EAD(Educação á Distância) é a mesma coisa do tecnólogo presencial. Por que eu pretendo prestar concurso para Polícia Pederal(AGENTE), pesquisei no MEC e o curso tecnólogo da faculdade aqui da minha cidade é reconhecido pelo MEC. Porém, como eu não posso frequentar todos os dias o tecnólogo aqui da minha cidade que vale como nível superior e eu posso fazer concurso pra PF.. Eu queria saber se o tecnólogo EAD é a mesma coisa em relação a poder fazer o concurso da PF, ou se tem alguma diferença na aceitação do MEC em relação a tecnólogo presencial e tecnólogo EAD.

    Obrigado, OGESTOR! Se possível me responder, agradeço desde já pela atenção.
    Meus amigos estão olhando o blog para mais informações e eu divulguei para o pessoal da turma que se interessa em fazer tecnólogo. Muito bom o blog! Araçoss!!

  • Henrique Ratuchiniak
    Responder

    Olá,
    Sou graduado em “Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas” e pós graduado em “Aplicações WEB”.

    Sobre concurso público tenho uma grande dúvida sobre o pré requisito no edital.
    Exemplo de pré requisito: Diploma de curso superior em Ciências da Computação ou Engenharia de Software ou
    Engenharia de Computação ou Sistemas de Informação devidamente registrado no Ministério da Educação.

    Nesse caso não fala explicitamente “Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas”, apesar de estar totalmente ligada a vaga que é de Informática e tem os mesmo estudos. Nesse caso sempre solicito a retificação do edital, por via das duvidas.
    Mas nem sempre sou atendido , nesse caso tenho o direito de fazer o concurso ? E se passar no concurso irão aceitar o diploma similar ?

    Pode me esclarecer isso, por favor

  • bergh santana
    Responder

    Olá, posso tirar um dúvida com vocês? Graduados em Logística pode fazer uma Pós-GRADUAÇÃO em engenharia de produção?

  • […] MEC esclarece dúvidas sobre diploma dos tecnólogos […]

  • junior silva
    Responder

    Bom tarde,

    Junior silva

    Fui aprovado em uma concurso de nível superior: Analista de Tecnologia da Informação – Sistemas Operacionais: Diploma,devidamente registrado, de curso de graduação na área de informática ou em qualquer área de formação com pós‐graduação em informática (carga horária mínima de 360 horas), fornecido por instituição de ensino superior, reconhecido
    pelo Ministério da Educação.
    Porém minha formação e de Tecnologia em sistemas de Telecomunicações, e atualmente trabalho como Analista de Sistemas, a duvida é posso assumir em caso de convocação, se não o q e necessário ser feito.

  • Vera Lucia de Castro Azevedo
    Responder

    Uma pessoa que fez 2 anos de gestão em rh pode dizer que tem nível superior ou apenas é uma tecnóloga?
    Ela pode dizer que tem uma faculdade ou não?
    Obrigada

  • RODRIGO VENCESLAU DE SOUZA
    Responder

    me formei ha pouco tempo em técnico em gestão de RH agora estou com duvida se meu curso seve como nível superior porque meu intuito é prestar concursos para graduados sera que posso?

  • Wander Neves Goulart
    Responder

    Ola. Estou fazendo Gestão de Segurança Pública. neste caso eu posso fazer o concurso da PM que exige Nível Superior Completo?

  • Cidinha Pecois
    Responder

    Óla, sou graduada em RH,fiz uma pós graduação no programa especial de formação pedagógica de Docentes com equivalência a licenciatura em matemática,
    com esse cetificado posso ser contratada como licenciada

  • Boa noite… Segundo suas explicações o curso da fatec seria aceito neste concurso, correto:

    2.1 POLICIAL RODOVIÁRIO FEDERAL
    REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em
    qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da
    Educação (MEC).

    Atenciosamente,

    Cássio Moreira

  • Boa Tarde.
    Faço marketing, porém na área técnologica. Estou muito na dúvida se posso fazer concurso público para PERITO CRIMINAL. Você saberia me responder?

    • Jessica,

      As exigências de formação são informadas quando o edital do concurso é publicado, entende? De qualquer forma, dê uma olhada no artigo do link abaixo, que publiquei no blog Tecnólogo (outro blog de minha autoria, aproveite e adicione-o aos seus favoritos), para ver se tem alguma informação ou link que te direcione para uma melhor resposta ou até mesmo fazer esta mesma pergunta lá, ok?

      Tecnólogo pode prestar concurso para a Polícia Civil?

  • Patrique Miranda
    Responder

    fala amigo faço curso em tecnologo em Logistica gostaria de saber se eu posso fazer pós-graduação em logistica empresarial ou em Engenharia de Segurança do Trabalho…. me indica um boa “pós” ( se eu puder fazer) depois que eu terminar o curso de logistica

    • Patrique,

      Logística empresarial mesmo. Aproveito para sugerir que leia o artigo do Tecnólogo blog (meu mais novo blog):

      Tecnólogo pode fazer pós graduação (MBA, Mestrado, etc)?

    • Alexandre
      Responder

      Eu faço curso tecnologo de gestão em serviços juridicos e notariais na uninter .E o curso se encontra em processo de reconhecimento pelo Mec e primeira turma ja se forma esse ano. Minha pergunta é quanto tempo vc acha que leva para esse curso ser reconhecido no mec ja que ele se encontra em processo de reconhecimento e a primeira turma ja ta pra se formar ?

      • Alexandre,

        Não sei te dizer quanto tempo leva para seu curso ser reconhecido. Sugiro que acompanhe e cobre da sua faculdade essa informação. O que posso te dizer é que já passei por isto e meu curso também levou bastante tempo para ser reconhecido, mas, no final de tudo deu tudo certo, graças a Deus. 🙂

  • jetson victor
    Responder

    boa tarde, então se no edital vier diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
    em bacharelado em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior
    reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).eu com o curso de gestão em segurança pública não estarei apto a prestar o concurso??

  • Boa Noite

    Primeiramente quero lhe agradecer por ter criado esta página para auxiliar a todos pois vivemos com dúvidas constantes sobre qual faculdade cursar. Eu gostaria de saber o seguinte eu estou cursando o primeiro ano de Gestão de Recursos Humanos pela Estácio de Sá (Ead) e sou professora de inglês em escolas de idiomas mas quero continuar lecionando mas em escolas bilíngues reconhecidas pelo MEC, e fui informada que após concluir meu tecnólogo poderei cursar Licenciatura em qualquer área. Eu vi alguns lugares oferecendo licenciatura em 6 meses mas são todos os sábados de estudos por 7 horas e todos reconhecidos pelo MEC. mas vi na Claretiano que só consigo tirar a licenciatura em 1 ano reconhecido pelo MEC, é um programa de licenciatura para graduados em bacharel e tecnólogo, então quero saber se realmente é verdade eu terei a possibilidade de dar aula com esta licenciatura de um ano? Qual conselho você me dá licenciatura em 6 meses ou 1 ano na Claretiano? Agradeço desde já

  • adriano oliveira
    Responder

    quero fazer um curso superior de gestão em segurança publica e privada os responsaveis me falaram que e reconheçido pelo mec,e o curso a duração e de 3meses só no sabado o valor e 1500 estou com medo alguem pode me ajudar .isso existe mesmo ou e golpe?

  • Alexandre
    Responder

    Estou fazendo um curso superior tecnologo em serviços juridicos e notariais… Eu olhei no site do e-mec e vi que o curso estar em analise de reconhecimento. Mesmo sem estar no catalogo dos cursos reconhecidos pelo MEC Gostaria de saber se demora muito para que o MEC possa reconhecer o curso e se depois de reconhecido se eu posso prestar concurso para nivel superior em qualquer area ?… Pois pretendo fazer o concurso da policia civil.

    • Alexandre,

      Pode demorar para reconhecer, sim. Quanto prestar concurso de nível superior, sugiro que acesse o Tecnólogo blog, meu mais novo blog na internet que trata sobre esse e outros assuntos, ok? Segue o link: http://tecnologo.blog

      • ana clara
        Responder

        Oi Luis,o link não funcionou, tbm estou com dúvida neste curso, conforme leitura no seu site, achei o mais adequado, pois trabalho na área. O reconhecimento tem prazo para ser firmado? Eu vejo que há uns anos não existia tanta diversidade de tecnólogos, este em específico é um “filão” já que o direito é muito abrangente. Abraço!

  • Olá Luiz, tudo bem?
    Por favor, você saberia me dar um retorno a respeito da minha dúvida?
    Se um edital solicita Bacharelado em Administração e a Lei que cria o cargo em questão apenas cita que deve ter curso superior em Administração, o que prevalece? Um tecnólogo poderia tomar posse, já que possui curso superior?
    Obrigado.

    • Júlio,

      Que lei é essa que, a meu ver, está entrando em contradição com a LDB? Sugiro que leia o artigo: “Se bacharelado não existe, logo, bacharel não existe

      • Júlio Coelho
        Responder

        Olá Luis, obrigado pelo retorno.
        No caso, é o edital quem está exigindo bacharelado, e não a lei de criação do cargo (ela diz que é necessário apenas graduação ou curso superior).
        Li o artigo que recomendou, mas a dúvida é: se eu passo num concurso desses sou nomeado e não aceitam fazer a minha posse por não ter bacharelado, o que fazer?
        Entrar com um mandado de segurança? E depois? Quais as bases de uma linha de defesa? A LDB?
        Abs e obrigado.

      • Júlio Coelho
        Responder

        Olá Luis, o anexo do CFA no link http://ogestor.eti.br/cfa-guia-orientacao-profissional-tecnologo/ esclarece a minha dúvida:

        17. O Tecnólogo poderá concorrer à vaga para Administrador em concurso público?
        Não. Os Tecnólogos em determinada área da administração podem obter registro em CRA mas este fato não permite que sejam considerados Administradores. Consequentemente, não poderão concorrer a cargos de Administrador em Concursos Públicos, em igualdade de condições com os bacharéis em Administração.
        Caso haja dúvidas com relação à formação pertinente a um determinado cargo público, recomendamos que a consulta seja direcionada ao próprio órgão promotor do concurso, o qual tem a obrigação de prestar esclarecimentos sobre as modalidades de ensino superior exigidas dos candidatos.

        Abs

  • Gostaria de saber se vale a pena fazer o curso de gestão em segurança publica sem ser funcionário público, porém, atuo a 10 anos na segurança privada ?

  • boa noite
    sou formado em Design Grafico ( Tecnologo )
    posso prestar concurso para POLICIA CIVIL RJ ?

  • oi bom dia, sou formado em Gestão Hospitalar e ja estou credenciado pelo CRA. minha duvida é o seguinte: se o cargo não especificar o tipo de cargo, como por exemplo, graduado em Administração. e não diz no edital que é Bacharel, eu posso me inscrever?

  • Olá Luis,

    Prestei concurso para um cargo cujo um dos requisitos é possuir o certificado do curso técnico em logística, porém não tenho o certificado de técnico mas tenho diploma de tecnólogo em logística, tenho grandes chances de ser convocado daqui dois meses.

    Qual a melhor maneira de proceder nesse caso.

  • vou ser tecnologa em segurança do trabalho, em que areas posso fazer pós graduação?

  • Idelvandro
    Responder

    Boa tarde,

    Quero fazer um concurso para a vaga de tecnólogo em redes de computadores, mas sou formado em bacharelado em sistemas de informação, será que eu posso concorrer a essa vaga?

    • Idelvandro,

      Desculpe a sinceridade, mas se a vaga é específica para tecnólogo em redes, não é justo, a meu ver, outro profissional de TI concorrer, porém, cabe a você averiguar se há brecha no edital para isto, ok?

  • Bom dia, tenho curso de tecnologo em analise e desenvolvimento de sistemas, o concurso que me escrevi no edital pede superior em informática (bacharelado)…posso ocupar a vaga?

  • Michael mota
    Responder

    Posso prestar concurso para PRF com faculdade de logística?

  • Estou cursando Recursos Humanos, me disseram que apos o término do curso, posso fazer uma complementação e pegar o diploma de administração, mas não achei isso escrito em lugar algum. Essa informação procede?

  • Luiz,

    Pretendo fazer o curso de Gestão em segurança pública, tendo em vista o término mais rápido para poder tentar o concurso da PC.O mesmo é VALIDO como ensino superior ?Pretendo tentar para MG,pq sou daqui,RJ,SP,SA,ES.Onde passar eu irei,pq é meu sonho seguir essa carreira.
    Desde já, obrigado…abraço!

  • Rodrigo Paiva
    Responder

    Olá,
    Gostaria de saber se com Gestão de Recursos Humanos eu consigo entrar para a Policia Civíl?

  • Gostaria de fazer tecnólogo em gestão da qualidade, que curso posso fazer depois para ter a graduação?

  • Estou querendo fazer Recursos humanos,quando pesquiso em algumas faculdades, umas tem Gestao de recursos humanos outras ta tecnólogo em recursos humanos, gostaria de saber se é a mesma coisa ou se tem diferenca

  • qual curso tecnologico que posso fazer para ter o diploma de nivel superior para fazer o concurso da policia federal em breve

  • Maira Pimentel
    Responder

    Bom dia,

    Sou formada no curso Tecnólogo de Gestão de Recursos Humanos.
    Posso prestar concurso público que exija formação superior em Administração, desde que não especifique bacharelado ou licenciatura?

    Agradeço,
    Maira

  • GELBER LUCIO DIAS LOPES
    Responder

    Prezado,

    Foi aberto edital para concurso da COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MINAS GERAIS – CODEMIG.

    http://www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/codemig

    Sou formado no curso tecnólogo de Gestão de RH, pela Faculdade Estácio (EAD), tenho o diploma fornecido pela faculdade e pretendo concorrer ao cargo de Analista de Desenvolvimento Econômico na função de Analista de Gestão de Recursos Humanos.

    Tenho que fazer algum registro do meu diploma no MEC?

    Pelo que li no EDITAL no edital no item 3.3, letra “L”, fala:

    “apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, fornecido por instituição de ensino, reconhecido pelo Ministério da Educação, comprovado por meio de apresentação de original e cópia do respectivo documento, para o cargo/função pretendido, nos termos do Anexo II”.

    Quanto ao ANEXO II diz:

    ANEXO II – REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DO CARGO


    … ANALISTA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS:

    REQUISITOS: Curso superior completo de graduação (bacharelado) em Administração, Direito, Psicologia ou Serviço Social reconhecido pelo MEC e registro profissional no conselho da categoria ou orgão competente…

    Conclui que: Se é exigido o curso de Administração (bacharelado), não poderei concorrer, já que meu curso é de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

    Estou correto??

    Favor me ajudar a esclarecer esta dúvida.

    Obrigado.

    No aguado.

    GELBER LÚCIO

    • Gelber,

      Na minha opinião se o cargo é Analista de Recursos Humanos, você tem o direito de concorrer. Minha sugestão é a seguinte: registre seu diploma no CRA – Conselho Regional de Administração de Minas Gerais, se inscreva no concurso e entre com uma liminar para assumir o cargo caso seja aprovado, porém, antes de tudo, consulte um advogado. Aproveite para baixar o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia (vide artigo do link abaixo) onde você encontrará especificações sobre o curso e o Tecnólogo em RH e apresente ao advogado:

      http://ogestor.eti.br/mec-lanca-nova-edicao-do-catalogo-nacional-de-cursos-superiores-de-tecnologia/

    • Wagner Uschoa
      Responder

      Tive a mesma dúvida e liguei para a escola para saber a respeito do registro do diploma. A informação que me foi passada é que o diploma quando sai da escola, ele já está devidamente registrado.

  • Tenho tecnólogo em Logística posso fazer o concurso da Polícia Civil RJ?

  • Robson Alexandre
    Responder

    olá amigo parabéns pelo site, Luiz eu pretendo concorrer a cargos de agente ou escrivão de policia civil, sera que posso tendo diploma de tecnólogo? agradeço desde já

  • Faço o custo de segurança pública, gostaria de saber o segundo passo depois do término desse curso?

  • Olá,
    Sou graduada em Tecnologia em Gestão Pública e tem vaga pra fiscalização da fazenda que solicita graduação em Administração Pública. Posso me inscrever?
    Atenciosamente

  • Cristiano
    Responder

    Caro Luís,

    O TJ do Piauí lançou, recentemente, um edital para os cargos de Analista Judiciário.

    Para a carreira de Analista de Sistemas, o edital exige o curso de bachael na área de Informática. Essa exigência foi baseada na Lei Complementar de 2008, que trata dos Planos e Carreira do Judiciário do Piauí e especifica os requisitos necessários ao cargo. Dessa forma, acredito que a exigência para o cargo no edital apenas segue o que a lei diz.

    Minha pergunta é: existe alguma jurisprudência hoje que esteja a favor dos cursos superiores de tecnologia nesses casos, caso eu seja aprovado no certame? Ao meu ver, essa Lei de 2008 não acompanhou as mudanças da área, pois ainda restringe apenas aos bacharéis a chance de concorrer a um cargo em uma área como a nossa, que é bastante abrangente.

    Att,

    Cristiano

    • Cristiano,

      Entendo muito bem seu questionamento. Qual a sua graduação? Se a mesma atende aos requisitos exigidos acredito que caiba você se inscrever e se passar entrar com uma liminar. Procure um advogado e nos dê o retorno, ok?

  • Rosangela
    Responder

    Boa tarde.

    Estou pensando em fazer o curso superior de gestão Financeira. Gostaria de saber se vale a pena? E com esse curso posso prestar concurso público para nível superior?

    Desde já, obrigada.

    • Rosangela,

      Gestão Financeira, como todo curso tecnológico é de nível superior. O que você precisa verificar é como está o mercado de trabalho da sua cidade para os tecnólogos formados nessa graduação,ok?

  • Olá. Ando estudando para um concurso público que exige nível superior em qualquer área, em curso de graduação reconhecido pelo MEC. Sou formado em tecnologia numa FATEC do interior de SP (Centro Paula Souza), cursos reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação, segundo o site, “que atua como órgão normativo, deliberativo e consultivo do sistema educacional público e privado paulista. É quem estabelece regras para todas as escolas de todas as redes – estaduais, municipais e particulares – de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e profissional, seja presencial ou a distância. Também cabe ao CEE-SP orientar as instituições de ensino superior públicas do Estado, bem como credenciar seus cursos. Portanto, não é necessária a aprovação (entenda-se pelo contexto, adendo meu entre parênteses, o reconhecimento) do Mec”. Temo, portanto, que todo meu estudo seja em vão caso seja aprovado, dado que, a partir da informação oficial, infere-se que o curso não é reconhecido pelo MEC, como exige o edital do concurso. Todos com que falam, porém, dizem que posso seguir sem medo, que toda faculdade no Brasil, necessita de aval do MEC, o que não é, todavia, o mesmo que reconhecer o curso. Aqui, a questão de ser tecnólogo é o de menos, importando severamente o reconhecimento do curso pelo MEC ou não. Por favor, solicito um esclarecimento, se possível.

  • Boa Tarde

    Tenho uma duvida, queria participar da seleção de sargento temporário aqui no paraná, as estou no 6ª período de graduação de administração, ouvi boatos que a partir do primeiro semestre de adm, concluído ele já vale como técnico, sabe alguma coisa sobre ?

  • Boa tarde,
    Primeiramente, parabéns pelo site!

    Apenas para confirmar o que entendi das informações disponíveis aqui. Quero prestar um concurso que tem como pré-requisito ao provimento do cargo:
    a ser comprovado no ato da posse, a habilitação profissional para o exercício do cargo de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental, correspondente ao Diploma de Curso Superior em qualquer área de formação.

    Neste caso, tendo um curso de tecnólogo em logística, poderei, caso passe no concurso, assumir o cargo?

    Obrigada desde já,
    Bianca Fernandes

    • Bianca,

      Atente para “Diploma de Curso Superior em qualquer área de formação”, pois está frase já responde sua pergunta. Obrigado por gostar do nosso trabalho e volte sempre!

  • Olá, meu nome é Luciano e estou cursando o segundo semestre no curso de Tecnologia em Gestão Pública. Aqui no meu estado tem um concurso previsto para 2016; neste concurso inclui-se o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Terminarei minha graduação em dezembro de 2016. Eis duas perguntas:
    1. Caso o edital abra antes de eu concluir meu curso, poderei prestar o mesmo para nível superior?

    2. Como futuro tecnólogo em Gestão Pública, poderei concorrer vaga para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental?

    • Luciano,

      No próprio edital será especificada a graduação necessária. Quanto a ter o não concluído o curso, atente para o fato de em qual momento o diploma deverá ser apresentado para comprovar a graduação, ok?

  • Carlos Félix de moura
    Responder

    Bom dia. Parabéns pelo site.

    Embora tenha visto os artigos e respectivos comentários desse site gostaria que respondessem a esse meu comentário…

    Tenho interesse em prestar o concurso de analista judiciário especialidade TI para TRT e TRF.

    O edital específica:

    Diploma de curso superior em Informática, ou de qualquer outro curso superior com Pós-Graduação na área de Informática, com carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas/aula, devidamente registrados e fornecidos por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

    O curso de gestão da tecnologia da informação da UNIP cumpre os requisitos necessários?

  • Dayany Gonçalves dos Santos
    Responder

    Boa Tarde, estou querendo fazer um curso tecnólogo em Gestão Pública e gostaria de saber se vale a pena fazer o curso sem ser funcionário público, e se posso atuar em alguma área sem ser funcionário público.

    • Dayany,

      É mais indicado para quem trabalha na gestão pública. Veja o que diz o catálogo nacional dos cursos superiores de tecnologia:

      “O tecnólogo em Gestão pública atua em instituições públicas, nas esferas federal, estadual ou municipal. Suas atividades centram-se no planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas. Com sólidos conhecimentos sobre as regulamentações legais específicas do segmento, este profissional busca a otimização da capacidade de governo.”

      Caso queira conhecer outros cursos tecnológicos, clique aqui

  • Olá,

    Estou cursando Direito por uma universidade que é reconhecida pelo MEC. No entanto, o curso em si está apenas “autorizado” pelo MEC.

    Há editais de alguns concursos que eu quero prestar, na área do Direito, que exigem:

    REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de bacharel em Direito, fornecido por instituição de ensino superior credenciada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e comprovação de, no mínimo, dois anos de prática forense.

    Note que pede apenas que o diploma seja emitido por “instituição de ensino superior credenciada e reconhecida pelo MEC”. Não falam do reconhecimento do curso em si.

    Será que terei problemas?

    Desde já obrigado!!

    • Dicson,

      Eu entendi diferente. Vou copiar sua frase: “diploma, devidamente registrado, de bacharel em Direito, fornecido por instituição de ensino superior credenciada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

      Ou seja, os termos “CREDENCIADA” e “RECONHECIDA” referem-se à universidade e não ao curso, ok?

  • FRANCIELE
    Responder

    O curso tecnólogo em gestão Pública da Uninter é reconhecido pelo MEC ? Posso fazer concurso para nível superior e utilizar esse diploma? Estou com muitas dúvidas.

  • julio - são paulo
    Responder

    luis gostaria de sanar uma dúvida tenho 41 anos, sei programar um pouco, estou querendo fazer um curso de técnologo em análise e desenv. de sistemas , será que nessa idade vale a pena fazer tal curso?

  • Junia Cristiane
    Responder

    Olá boa tarde, tudo bem? Bom eu estou querendo me matricular em Gestão comercial de dois anos na cidade vizinha só para poder fazer os concusos públicos. O meu medo é fazer esses dois anos de gestão e depois não poder fazer o concurso devido falar que não é superior. Só que na própria pagina da universidade informa que é curso superior tecnologico . Mas no caso da pmmg e a policia civil eu corro esse risco de não fazer o concurso por ser o curso de prazo de 2 anos? Ou não tem nada ver e posso fazer os concursos da pm?

    Muito Obrigada

  • Tenho Curso Tecnico eletromecanica fiz pelo senai com uma carga horaria de 1900horas com estagio,tambem tenho curso de tecnico industrial que fiz na Italia com carga horaria de 680 h.
    Pergunta e posso pegar diploma de tecnologo ou de nivel superior?
    Obs..Fiz meu segundo Grau normal,depois que parti para curso tecnico.

    Obrigado.

  • Estou me matriculando no curso Tecnólogo em Gestão Pública à distância pela Estácio.

    Mas meu foco são os concursos públicos, saberia me informar se posso tentar concurso para vaga de administrador? ou quais as áreas do setor publico que posso atuar?

    Grata

    • O negócio é arriscar e se passar, acionar a justiça. Queria chamar atenção também para o seguinte: os cursos de Gestão Pública formam tecnólogos para atuar na administração de órgãos e serviços públicos. Isto na teoria. O problema é que, na prática, o que vejo é que muitos cargos em que poderiam atuar o gestor público são cargos de confiança e aí a escolha é política, entende?

      • Luiz, obrigada pela atenção no comentário anterior, você poderia opinar sobre o curso mais indicado, entre Gestão Pública, Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos?

  • Karla Oshiro
    Responder

    Boa Noite,

    O Ministério Público da minha cidade abriu vagas para estagiários de alguns cursos de graduação onde um deles é o de Administração, faço na UFMS da minha cidade o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, no edital do concurso não incluíram esse curso e incluíram vários outros tecnólogos, sendo assim gostaria de saber se neste caso cabe algum recurso? tendo em vista que o Curso que faço é bastante similar ao de Administração. Obrigada!

    • Karla,

      Muitos estudantes têm dificuldade para fazer estágio e se você achar que está difícil para ti também e você também achar que vale a pena, então não custa arriscar, não é mesmo?

  • com o diploma do curso de Gestão da Tecnologia da Informação posso fazer o concurso da policia federal , onde é preciso nível superior ? Ou seja o o curso Gestão da Tecnologia da Informação é reconhecido para o concurso da PF como superior ?

  • Os tecnologos que tem pos graduaçao podem concorrer em concursos com os bachares?

    • Paulo,

      Os tecnólogos são tão graduados quanto os “bacharéis”. A concorrência dar-se-á se ambos atenderem os requisitos exigidos nos processos seletivos.

  • Mayara Lessas
    Responder

    Bom dia! Estou formando em Tecnologia em Segurança do Trabalho e pretendo prestar concurso, porem há vagas para o cargo de técnico em segurança conforme o edital abaixo:
    Relação de emprego e requisitos
    “Técnico em Segurança do Trabalho: Certificado, devidamente registrado, de curso de ensino médio,fornecido por instituição educacional, reconhecido pelo Ministério da Educação; Certificado de conclusão de curso Técnico em Segurança do Trabalho, fornecido por instituição educacional reconhecida pelo Ministério da Educação; e registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego.”
    Esse registro conforme o edital exige e o mesmo que que vamos emitir ao concluir o curso eu como Tecnóloga em Segurança posso fazer o concurso?

    • Mayara,

      Tecnólogo não é técnico, porém, o mercado de trabalho não lhe dá o devido reconhecimento, principalmente o de Segurança do Trabalho acaba nivelando o tecnólogo ao técnico. Atente para a questão do registro profissional, se você não será técnica como poderá registrar sendo?

      Porém, caso queira arriscar, sugiro que consulte um advogado e até nos dê aqui o parecer dele quando tiver a resposta, pode ser?

  • Maria Gabrielle
    Responder

    Bom dia,

    Estou me matriculando para Tecnólogo em Serviços Jurídicos e Notariais, é por graduação a distância na Uninter, segue o link do site da instituição onde diz tudo que poderei fazer após a conclusão: http://uninter.com/graduacao-ead/cursos/tecnologicos/servicos-juridicos-e-notariais

    Quero mesmo é focar na parte de concursos, poderei mesmo participar como tendo curso superior? ai diz que abrange parte até de investigador civil, acha que estou fazendo um bom ‘negócio’?

    Obrigada

  • Freddy D'Albuquerque Arimateia
    Responder

    Bom dia, estou querendo prestar um concurcso para Técnico de segurança do trabalho, sendo que sou Engenheiro de Segurança do Trabalho. Posso fazer este concurso ?
    Já procurei me informar e ninguém sabe responder.
    Muito obrigado.

  • Arthur William
    Responder

    Eu sou formado no curso de Tecnologia em Gestão Pública, que é praticamente a mesma coisa que Administração Pública. Tem um concurso que vai acontecer numa cidade aqui perto, onde o edital diz que para tomar posse no cargo de Fiscal de Tributos, é necessário que o candidato possua um diploma de um curso superior de Administração (sem especificar se é bacharelado ou não), além do registro no CRA. E isso sem falar que o edital não especifica que o cargo é SOMENTE para as pessoas formadas no curso de bacharelado em Administração, o que pode abrir interpretações para outros cursos, tais como Administração Rural, Administração Hospitalar e Administração Pública, que é um sinônimo de Gestão Pública. E aí? Se eu passar, dá pra entrar com um mandado de segurança, ou não?

  • Já fiz o ensino médio estava querendo fazer faculdade em nutrição só que na cidade onde eu moro ainda não possui o curso; na empresa que trabalho estão me pressionando para fazer uma formação superior o mais rápido possível, então pensei em fazer curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, depois pretendo fazer Nutrição. O curso Superior de tecnologia server como uma faculdade?

  • PARABÉNS PELO SITE . ÓTIMO PARA TIRAR DÚVIDAS

    Hummmmm , também tenho uma dúvida :

    Sou Tecnóloga em Administração de Pequenas e Médias Empresas também
    Mas no meu caso já sou servidora e assumi o Cargo de Administrador também em uma Universidade Federal. na época o meu edital estava assim : Cargo : Administrador
    Requisitos : Curso Superior em Administração + Registro no Conselho Competente.

    Quase não comento que sou Tecnóloga porque morro de medo de me denunciarem ao CRA, mas acabei de fazer 3 anos agora em maio/2015 ou seja já estou estável.

    Caso alguém me denuncie no CRA , será que eles ainda podem entrar com alguma ação para me tirar do cargo ??

  • JOSE REIS DE SOUSA OLIVEIRA
    Responder

    Aproveitando a pergunta da Helena Silva o meu caso é bem parecido
    Prestei um concurso e passei em 6° lugar o qual já chamaram 5 , o qual ainda vale para mais 2 anos , sou o próximo.
    Meu curso foi : TECNOLOGIA EM ADMINISTRAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS .
    Fiz concurso para Universidade Federal : Cargo : ADMINISTRADOR

    Requisitos : CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE.

    Lá no RH da Universidade me disseram que o CRA não aceita tecnólogos no cargo de Administrador por causa da lei 4769/65 . e que provavelmente eu não iria tomar posse.

    Mas prestei o concurso baseado pela nova LDB e a NOTA TÉCNICA DPAI 01/2007 a qual confere o mesmo grau para Bacharel , Licenciatura e Tecnólogos.

    Caso não aceitem pir causa do CRA , vou entrar com recurso e aí na sua opinião

    POSSO SIM ASSUMIR ESTE CARGO ??

  • HELENA SILVIA
    Responder

    http://www.iftm.edu.br/ERP/MAD/CONCURSO/arquivos/www/arquivos/2014_-28-_inscri_-_tae.pdf

    edital é este . caso não consiga abrir
    o cargo é para ADMINISTRADOR
    Requisitos : Curso Superior em Administração Pública ou Administração de Empresas e
    registro no Conselho competente.

    E aí quem tem formação em : Tecnólogo em Administração de pequenas e médias empresas , pode assumir este cargo deste edital ????

    • Helena,

      Vi o edital e consultei o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia (clique para ter acesso ao artigo e baixar o catálogo). O Tecnólogo em Administração de pequenas e médias empresas na tabela de convergência (página 70) equivale atualmente ao Tecnólogo em Processos Gerenciais. A meu ver, se você fosse Tecnóloga em Gestão Pública (página 68), devidamente registrada no CRA, poderia “entrar nessa briga” para disputar esse cargo. É o que penso…

    • Olha esse link do CRA-RS onde está bem claro que eles consideram o Tecnólogo curso superior em administração sim. Portanto é possível concorrer ao cargo de Administrador se no edital não específica o título de bacharel.
      http://crars.org.br/cursos_adm_rs

      • Mauro e todos os amigos que comentaram e ou irão comentar neste blog,

        Vou “jogar lenha na fogueira”: “Bacharel sequer existe”. Veja o comentário do artigo abaixo do Advogado Roberto Solla feito em 10/10/12 no artigo abaixo:

        Tecnólogo X Bacharel: Tecnológico ou Bacharelado?

        Portanto, se a exigência for bacharelado pra qualquer concurso, o tecnólogo tem mais é que concorrer nem que seja via judicial.

  • Bom dia, quero fazer um curso tecnico a distancia e vi um anuncio da escola ISA-INSTITUTO SANTOS ADEGAS CNPJ: 12.567.520/0001-60, e gostaria de saber se ela e registrada no MEC?, pois me informaram que eu não receberia a carteirinha de tecnico em Administração mas teria registro no MEC e que o curso e tecnico e dura 12 meses?

    • Gabriela,

      O MEC não credencia cursos técnicos. Veja o que diz o site oficial da Pronatec: “Os cursos técnicos oferecidos pelas redes estaduais e privadas de ensino são autorizados e credenciados pelos Órgãos estaduais de Educação por meio de seus Conselhos Estaduais de Educação. Cada Órgão possui calendário e procedimentos próprios para conceder a autorização para abertura de cursos. No caso dos cursos da rede federal de ensino, as instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica possuem autonomia para abertura de cursos.”

      Portanto, consulte o órgão estadual de educação da sua cidade para saber se esse curso é autorizado/credenciado.

  • HELENA SILVIA OLIVEIRA
    Responder

    DESCULPE , mas vou repetir a pergunta de outra forma .

    Edital pede : Curso superior em Administração + Registro no conselho (SOMENTE) para o CARGO : ADMINISTRADOR ( profissão regulamentada pelo Decreto nº. 61.934, de 27 de dezembro de 1967 a qual exige bacharelado) MAS A NOTA TÉCNICA DPAI 01/2007 DIZ : O ensino superior possui apenas graduações, a saber, em três formas equivalentes: Licenciatura, Bacharelado e Graduação Tecnológica. As graduações tecnológicas, ou Cursos Superiores de Tecnologia CONFEREM O MESMO ( MESMO ) GRAU.

    FAÇO DUAS PERGUNTAS :

    1 – Quem é formado em Tecnologia em Administração de pequenas e médias empresas e tem o CRA , pode prestar este concurso citado acima ? assumir cargo de Administrador ?

    2 – Uma colega fez o mesmo curso depois o qual mudou o nome para PROCESSOS GERENCIAIS , e também tem o CRA , neste caso também pode prestar o concurso citado acima ?? assumir cargo de Administrador ??

    Obrigada

    • Helena e Claudia,

      Para mim está claro: se a formação exigida é Administração é Administração e ponto final. E que fique claro que não sou contra os tecnólogos até porque sou tecnólogo, inclusive Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação (no fundo não deixa de ser administração, só que da TI…rs). De certa forma, poderiam me enviar o site/link do edital do tal concurso que pretendem fazer?

  • HELENA SILVIA
    Responder

    A profissão regulamentada de administrador surgiu com a promulgação da Lei nº. 4.769, de 9 de setembro de 1965, posteriormente regulamentada pelo Decreto nº. 61.934, de 27 de dezembro de 1967. O CRA DIZ : Tecnólogos registrados poderão prestar concurso como Administradores? Não. Os Concursos Públicos cujas vagas expressam claramente a função/cargo de Administrador, ou exigem dos candidatos a comprovação dessa formação, são privativos de profissionais que concluíram curso superior de bacharelado em Administração, com respectivo registro neste Conselho.

    MAS A NOTA TÉCNICA DPAI 01/2007 DIZ : O ensino superior possui apenas graduações,
    a saber, em três formas equivalentes: Licenciatura, Bacharelado e Graduação Tecnológica.
    As graduações tecnológicas, ou Cursos Superiores de Tecnologia conferem o mesmo grau
    que as demais formas. MEDIANTE ESSAS INFORMAÇÕES PERGUNTO :
    o tecnólogo em adm.de peq.e méd. empresas pode assumir cargo público de Administrador ?
    o CRA pode ir conta o MEC e a constituição ??

    • Helena,

      A meu ver, o tecnológo em adm. de pequenas e médias empresas não pode exercer cargo que exija o “Bacharelado” em Administração, conforme respondi a Claudia.

    • HELENA SILVIA OLIVEIRA
      Responder

      DESCULPE , VOU PERGUNTAR DE OUTRA FORMA :

      Edital exige SOMENTE ( Curso superior em administração+ conselho registro competente) .
      Cargo : ADMINISTRADOR

      Sou formada em Tecnologia em Administração De pequenas e médias empresas , neste edital eu poderia assumir o cargo de Administrador ??

      Segunda pergunta : Uma amiga também fez este mesmo curso porém o mesmo mudou o nome para PROCESSOS GERANCIAIS e também tem o CRA , neste caso ela pode assumir também o cargo de ADMINISTRADOR ??

  • CLAUDIA FABIANA DE OLIVEIRA
    Responder

    Sou formada em Tecnologia em Administração de pequenas e médias empresas e já tenho o CRA ( registro ), posso prestar concurso para nível superior em que nos requisitos pede: curso superior em administracão e registro no conselho competente?
    atualmente o curso foi mudado de nome para processos gerenciais , mas as primeiras turmas ainda sairam como tecnologia em Administração de pequenas e médias empresas
    e ai pode fazer concurso para o carfo de Administrador

    • Claudia,

      Processos gerenciais não é curso superior de administração. É curso superior, sim, porém pertence ao eixo tecnológico “Gestão e Negócios” (clique aqui e veja o ítem 4) Portanto, se exigir Administração (“Bacharelado”) você estará inapta, caso não exija, você poderá concorrer normalmente.

      • HELENA SILVIA
        Responder

        DESCULPE , mas vou perguntar de novo ?

        na pergunta da Claudia : entendi que o edital só pede : curso superior em administração + registro no conselho competente , dessa forma pode prestar concurso para Administrador ?

        Segunda pergunta : este curso Tecnólogo em Administração foi mudado a nomeclatura para
        Processos Gerenciais ( não tem mais o Adm. de peq. e médias empresas ) porém tira-se o CRA , assim pode prestar concurso para Administrador onde pede-se : curso superior em administração + registro no conselho competente ??

        obs : no edital não especifica BACHARELADO !!!

      • CLAUDIA FABIANA DE OLIVEIRA
        Responder

        CONFORME SUA RESPOSTA : Processos gerenciais não é curso superior de administração. É curso superior, sim, porém pertence ao eixo tecnológico “Gestão e Negócios” (clique aqui e veja o ítem 4) Portanto, se exigir Administração (“Bacharelado”) você estará inapta, caso não exija, você poderá concorrer normalmente.

        PERGUNTO : Neste caso ( se exigir bacharelado )eu não poderia entrar com recurso utilizando :

        MAS A NOTA TÉCNICA DPAI 01/2007 DIZ : O ensino superior possui apenas graduações, a saber, em três formas equivalentes: Licenciatura, Bacharelado e Graduação Tecnológica. As graduações tecnológicas, ou Cursos Superiores de Tecnologia CONFEREM O MESMO ( MESMO ) GRAU. ??? teria chances

  • william santana
    Responder

    Pessoal estou vendo muitas dúvidas dos formados nos tecnológicos!

    A Graduação no Brasil funciona da seguinte forma:

    1° BACHAREL
    2° LICENCIATURA
    3° TECNÓLOGO
    Todas as três modalidades acima são graduações de nível SUPERIOR, Tecnólogo NÃO é Técnico.
    Tecnólogo é uma formação superior mais específica, o curso é mais dinâmico diferente do bacharel que tem em sua formação um conteúdo mais abrangente, e o licenciado que se habilita para a docência.
    Cada graduação tem as suas modalidades mas todas são de nível SUPERIOR.

    Um abraço.

  • victor isak
    Responder

    Olá, sou formado em gastronomia (tecnologo 2 anos de curso) pelo SENAC- no meu diploma consta reconhecido pela portaria 91……. e recredenciado pela portaria MEC…… O que se segue é que estou prestando prova para a policia civil de SP, para o cargo de investigador e escrivão. Segundo o edital deve-se possuir ao menos graduação (não restringe ser bacharelado/licenciatura/tecnologo; tampouco um período minimo de curso tipo 2 anos, 4 anos, etc). Eu posso ficar tranquilo? Há perigo de eles não aceitarem meu diploma?

    Obg,

    Abs aguardo resposta

  • Ola Luiz, boa noite. Sou formado pela faculdade fatecie, em tecnologia sistema para internet, duração 2 anos e meio, aprovado e reconhecido pelo MEC. Luiz, caso é o seguinte, esta previsto o concurso da policia federal no cargo para perito, o cargo exige curso superior APROVADO pelo MEC em varias áreas, ate no nível 18. Na área dos cursos superior de informática e sistemas, etc, em geral, esta no nível 3. Só que no site da policia federal, esta escrito que para fazer o cargo de perito, não aceita os cursos de TECNÓLOGOS, diz que curso não é suficiente para esse cargo, sem contar que existe lá dentro funcionários perito com formação em cursos de SUPERIOR TECNÓLOGOS. Essa minha indignação, quando abre um concurso diz, primeiro requisito exige curso superior APROVADO pelo MEC, os cursos de TECNÓLOGOS são APROVADOS pelo MEC, são obrigado a aceitar. Si abrir esse concurso nesse ano, se tiver no edital, na área de informática, independente se for bacharel, licenciatura, e tecnólogo, vou fazer, e se eu passar, e quando eu mostrar meu diploma CURSO SUPERIOR TECNÓLOGOS para eles, e eles recusarem, vou entrar com processo, porque discriminação e preconceito é crime.

    • Eder,

      O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet pertence ao eixo tecnológico “Informação e Comunicação” (clique aqui e veja), o qual equivale a curso superior de informática, sim. Portanto, a meu ver você pode fazer se inscrever no concurso, se te barrarem você pode solicitar fazer via liminar.

  • Olá!!! não me leve a mal! mas aqui http://blog.abmes.org.br/?p=1468 fica bem claro o funcionamento dos Diplomas de Tecnólogos emitidos pela Portaria Normativa nr 40, e mesmo o diploma não sendo reconhecido pelo Mec, ele está registrado por uma Universidade, embora esse registro tenha sido lastreado pela PN 40! Abraço!!!

  • Tecnólogo em Logística
    Responder

    Olá, tudo bem ? Bem, primeiro gostara de parabenizar por tirar dúvidas a respeito dos cursos tecnológicos, segundo, gostaria de saber se meu diploma de Tecnólogo em Logística é aceito para o concurso da polícia civil do estado de São Paulo, para o cargo de investigador de polícia, o edital do ano passado dizia, com relação as condições de provimentos : Possuir diploma de graduação, expedido por entidade de ensino oficial ou
    reconhecida, devidamente registrado ou, na falta deste, certificado de colação de grau;
    2. Os requisitos referidos no item anterior serão verificados quando do provimento ao
    cargo. Desde já, agradeço pelo espaço concedido.

  • andre luiz rodrigues
    Responder

    gostaria de fazer gestao industrial ou qualidadade na area industrial mais rj e dificil ter esses cursos alem quando tem e longe pra mim e a noite achei processos metalurgicos mais poderei trabalhar como lider ou supervisor ou coordenador de equipe

  • Mike souza
    Responder

    óla tenho um curso de tecnólogo.em marketing e pretendo estudar para autidor da receita federal, posso prestar esse concurso com o diploma qui eu tenho? esse diploma e aceito?

    • Mike,

      Vi no site do Ministério da Fazenda que, no de 2014 que não foi exigida uma graduação específica. Entretanto, é preciso que você leia o edital do concurso para saber quais são os pré-requisitos exigidos, ok?

    • Tenho o curso de tecnólogo em Gestão Pública pela FACINTER, porém não é reconhecido pelo MEC, posso prestar concurso para a PRF. Caso eu seja aprovado terei problemas para posse?

      • Castelo,

        Tem certeza disto? Se o curso não é reconhecido, é problema, sim.

        • Olá!!
          Tenho diploma de Tecnólogo em Gestão Pública (FATEC)não reconhecido pelo MEC, porém, está autorizado pela portaria nr 4261 de 07/12/2005 e RECONHECIDO pela PORTARIA NORMATIVA nr 40, Art. 63 de 2007. Posso prestar concurso Público que exige diploma de nível superior reconhecido pelo Mec?

          • Castelo,

            Se o edital exige que seja reconhecido pelo MEC e o diploma não é, fica difícil. A não ser que você consiga êxito para ingressar através de uma liminar.

  • olá!!!
    Onde cursar um tecnólogo com habilitação específica em
    Língua Estrangeira Moderna

    Inglês,

  • Ola bom dia, estou me formando em Tecnologo em Radiologia ! Mas no meu estado os concursos públicos são apenas para técnicos! Posso fazer para técnico ?

  • Diego Santos
    Responder

    Olá Luis,

    Sou graduado em Gestão de TI (Tecnólogo), gostaria de saber se minha graduação é válida para um concursos, visto que no edital pede (Formação Acadêmica Superior com graduação em áreas de atuação específicas (Engenharia da Computação, Análise de Sistemas, Telecomunicações e Redes de Computadores, Ciências da Computação, Tecnólogo em Processamento de Dados).

    Outra dúvida é, no e-Mec busquei a Instituição (UNIP) e localizei o curso EaD de Tecnologia em Gestão da TI, e não aparece nada em ATO REGULATÓRIO, será que não foi reconhecido? Porque no diploma está escrito “Reconhecido nos termos da Portaria Normativa MEC nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada no D.O.U. de 29 de dezembro de 2010.”

    Obrigado

    • Diego Santos,

      Se a solicitação for específica, dentro do que você colocou, não pode concorrer.
      Quanto a saber se seu curso é reconhecido ou não, eu também tive essa dúvida em relação ao meu e só tive certeza mesmo quando me registrei no CRA – Conselho Regional de Administração. O pessoal do CRA investiga isto e se você conseguir se registrar é porque o curso realmente é válido. Você poderia também tentar ir por esse caminho, entende? Procure o CRA da sua região.

  • Olá.
    Vou terminar o técnico em logística no meio do ano que vem, e me falaram que algumas instituições aceitam juntar o período do técnico com o do tecnólogo. Exemplo: cursei 1 ano e 6 meses de técnico, completando-o. O tecnólogo é 2 anos no total. Então posso iniciar um tecnólogo e cursar somente 4 meses para pegar o diploma. Isso é verdade?

  • jose antonio dos santos
    Responder

    boa noite,
    concurso policia civil sergipe pode sair a qualquer momento… gostaria que olhasse essa nota,pois o comentario aqui em sergipe é que tecnologo nao vai poder fazer esse concurso… : Resposta da PGE/SE sobre a exclusão dos tecnólogos do concurso da Polícia Civil de Sergipe. Atentem para o parágrafo em letra maiúscula.
    Date: Wed, 24 Nov 2010 20:42:12 -0300
    To: andre.vinhas@pge.se.gov.br; engerock@hotmail.com
    CC: marcio.rezende@pge.se.gov.br; lista-peva-procuradores@pge.se.gov.br
    From: carlos.monteiro@pge.se.gov.br
    Subject: Re: Re: Esclarecimentos: lei 4.133 e 6.429
    Caro Sr. Leandro (c/c Dr.Vinhas),
    É com enorme alegria que recebemos o seu contato. Cinge-se ao requisito de escolaridade para ingresso no cargo público de Agente de Polícia Judiciária.
    De fato, houve modificação na Lei nº 4.133/99, especificamente pela Lei nº 6.429, de 23 de junho de 2008. A escolaridade passou do nível médio para o nível superior para o cargo acima citado.
    Não há qualquer discussão aqui na PGE-SE quanto ao tema dos “cursos sequencias por campo de saber” ser reconhecido para o cumprimento do requisito mínimo de escolaridade previsto no art.29, §1º, inciso II da Lei nº 4.133/99.
    Os “cursos sequenciais por campo de saber” nasceram no mundo jurídico brasileiro com a nova LDB – Lei nº9.394/96, art.44, inciso I e são reconhecidos como de educação superior. Foram regulamentados pelo Parecer CES 672/98 do CNE, transformado na Resolução nº 1, de 27 de janeiro de 1999. Os cursos constituem um conjunto de atividades sistemáticas de formação, alternativas ou complementares aos cursos de graduação. São reconhecidos como um curso de educação superior.
    Entretanto, a Lei reformadora exigiu que o curso não fosse tão somente de nível superior, mas que o curso tivesse nível de licenciatura ou bacharelado. Veja-se:
    “Art. 29. … § 2° …I – 3ª Classe – Classe Inicial – composta dos Agentes de Polícia Judiciária, nomeados após aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, exigida do candidato, na posse, a apresentação do diploma do curso superior, em nível de bacharelado ou de licenciatura, em qualquer área do conhecimento, emitido por instituição de ensino devidamente reconhecida. ”
    O curso sequencial cursado pelo senhor não tem o nível de bacharelado ou de licenciatura. Apenas se consegue a respectiva titulação no curso de graduação, conforme art.44, inciso II, da LDB.
    ENTENDE-SE QUE NÃO CABE AO INTÉRPRETE MODIFICAR A EXIGÊNCIA LEGAL. POR OUTRO LADO, TAMBÉM NADA IMPEDE A ALTERAÇÃO LEGISLATIVA PELO PROCESSO LEGISLATIVO APROPRIADO, A FIM DE PERMITIR A AMPLIAÇÃO DO REQUISITO DE ESCOLARIDADE. (Grifo meu)
    A questão encontra-se na política de recursos humanos da própria pasta e no perfil que se pretende ter do servidor público vinculado à segurança pública.
    Cordialmente,
    Carlos Antonio Araújo Monteiro -Procurador de Estado, OAB-SE nº 2616 – Procurador-chefe da PEVA.

  • eu vou terminar meu curso de tecnólogo em Processos Gerenciais agora em Dezembro,porem só vou ter direito ao certificado pois o diploma só é possível após a colação de grau.

    No concurso é exigido diploma, eu posso na comprovação de documentos utilizar meu o certificado até porque a culpa não é mina da emissão do diploma?

    • Antonio Bruno,

      Se é exigido o diploma então terá de apresentá-lo, porém, só deverá ser entregue no ato da efetivação no cargo, durante o processo de entrega de documentos, entende?

  • Carlos Sene
    Responder

    Tenho Nível Superior Tecnólogo em Recursos Humanos (2 anos) e estou pretendendo concorrer a vaga para Inspetor da Policia Civil do Ceará mas o edital trás como requisito “Possuir diploma de terceiro grau, com Nível de Bacharelado,
    devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino superior
    reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).”

    Posso Concorrer?

  • Neeylson Mattos
    Responder

    sou formado no curso tecnólogo em Logística e gostaria de saber se posso fazer presta o concurso publico da Petrobrás, nessas vagas.
    CARGO: TÉCNICO(A) DE COMERCIALIZAÇÃO E LOGÍSTICA JÚNIOR
    Requisito: diploma ou certificado de habilitação de técnico de nível médio em Administração, ou em Comércio, Comércio Exterior, ou em Finanças, ou em Logística, ou em Marketing, ou em Vendas, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.
    CARGO: TÉCNICO(A) DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE JÚNIOR – CONTROLE
    Requisito: diploma ou certificado de habilitação de técnico de nível médio em Administração, ou em Aeroportuário, ou em Comércio Exterior, ou em Logística, ou em Portos, ou em Suprimento, ou em Transporte de Cargas ou Transporte Rodoviário, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.
    pois esta assim no edital pedindo técnico médio.
    agradecido.

    • Neeylson,

      Olha só, tecnólogo é graduado e técnico é, obviamente, técnico (similar ao nível médio). A meu ver não, porém, soube que houve casos de tecnólogos que fizeram concurso pra técnico é ganharam na justiça o direito de serem empregados como técnicos. Dê uma pesquisada no link abaixo:
      http://7.ly/kvc7

  • Geraldo de Oliveira
    Responder

    Quero saber se em um concurso o meu diploma Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode ser aceito em vez de Técnico em informatica de nível médio.
    Obrigado.

    Geraldo de Oliveira
    Analista e Desenvolvedor de Sistemas

    • Geraldo,

      Tecnólogo é um graduado de nível superior (desculpe a redundância), portanto, o diploma deve ser aceito quando em um concurso, por exemplo, for exigido profissional de nível superior.

  • Diploma deTecnólogo em gestão em RH poderá ser aceito em concurso da policia civil do ceará? o edital diz : diploma em qualquer área de formação superior.

    • Natalia,

      Se está assim, pode.

    • Abinadabe Sousa
      Responder

      Natália na página 38 do diário oficial consta a seguinte informação que provavelmente nos impeça de prestar este concurso:( Também possuo o nível tecnólogo Gestão de processos)

      3.3 Possuir diploma de terceiro grau, com nível de bacharelado,
      devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino superior
      reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

      • Abinadabe,

        Obrigado pela participação. Vale salientar que se o cargo pretendido é para Delegado é preciso ser “Bacharele” (graduado) em Direito.

  • Quero prestar concurso para policia civil do ceará, e estou cursando gestão em RH (tecnológico) temo que não seja aceito. Você pode me ajudar. o Edital diz nível superior em qualquer área de formação.

  • Boa Noite!
    Meu nome é Tiago e tenho uma dúvida mas que comum para quem cursa tecnólogos. Gostaria de saber se com a graduação em Gestão de Recursos Humanos poderei fazer o concurso para a Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro? O cargo é inspetor de policia classe 6 e no edital é exigido graduação em qualquer curso. Desde já muito obrigado… Ficarei ainda mais grato se essa resposta for encaminhada para o meu email pelos senhores.

    • Tiago,

      Sempre que em edital de concurso não houver restrição a tecnólogos ou, como vc disse “graduação em qualquer curso”. Pode se inscrever, sem problemas.
      Abs.

      • CARLA FABIANA
        Responder

        Sou formada em Tecnologia em Administração de pequenas e médias empresas e já tenho o CRA ( registro ), posso prestar concurso para nível superior em que nos requisitos pede: curso superior em administracão e registro no conselho competente?

    • Olá ,sou Liane do Rio de Janeiro .
      Tiago vc conseguiu passar no concurso ?Pretendo fazer o mesmo curso q você e prestar o mesmo concurso ,mas estou com medo .
      Me ajude !
      Obrigaga

  • Bela iniciativa! Pena que na reportagem do Max não houve referência à Gestão Pública.
    Temos competência e conhecimento para inovar o serviço público. Falta oportunidade e profissionalismo na gestão dos serviços públicos.

  • Boa Tarde!
    obrigada por sua resposta, me ajudou muito, vi as diferenças, e percebi no meu ponto de vista que adiantar um lado poderá atrasar o outro.Vou optar por um bacharel mesmo, me sentirei mais segura, pois estou fora do mercado e acho q uma graduação será a melhor coisa a fazer pra me tornar apta ao mercado profissional o qual é mt bem disputado.
    Vlw pela ajuda.

    • Luis Marcos Leite
      Responder

      Gisele,

      Por nada. Espero que tome a melhor decisão possível. Volte sempre!

  • Olá, estou com muitas duvidas em qual curso cursar. Já passei da idade adequada para fazer uma graduação de 8 periodos e por isso estou querendo ir nos tecnologos, este na area de logistica q acho q tem muito a ver com adm, se estiver errada me ajudem,rs. Mas tenho visto muitos contra tempos em relação aos tecnologos, por favor esclarece pra mim os beneficios e os contra deste profissional de logistica. agradeço.

  • TAMIRES FERNANDES
    Responder

    Sempre tive o sonho de me formar e graças a DEUS consegui, hoje sou formada em um curso tecnólogo com muito orgulho, atualmente curso um MBA em Gestão de Pessoas e posteriomente irei fazer outro tecnólogo, não tenho nenhum preconceito contra os cursos, acho que são cursos excelentes, rápidos, práticos e bastante dinâmicos.

    Acho que precisamos de mais espaço para divulgação e esclarecimentos sobre os cursos tecnólogos!

    Adorei essa sua iniciativa em defender e esclarecer as dúvidas sobre esses cursos, sei que logo logo conseguiremos vencer esse preconceito, TECNÓLOGOS OS CURSOS DO FUTURO!

    Desde já agradeço o espaco,
    Tamires Fernandes

  • Luis Marcos gostei muito do seu Blog, também sou Tecnólogo de Gestão só que uma área ligada a produção e fico sempre comparando o que acontece na nossa área com o que acontece em Engenharia onde temos um especialista para cada área, mecânica, elétrica, civil etc.
    Porque não podemos ser uma grande categoria com Conselho de Classe e sindicato já que muitos não querem nos reconhecer?
    Convido você a conhecer o meu trabalho na rede além do Falando da Noticia, o blog http://www.falandodegestao.wordpress.com
    Pedro Paulo Morales

    • Pedro Paulo,

      Que bom que gostou do nosso trabalho aqui no O Gestor. É possível sim formar uma grande categoria. Nessa época de eleições então é um bom tema para tratar também, porque não, com os presidenciáveis, não acha?
      Quanto ao seu blog, o Falando de Gestão, já estou visitando e deixando msg lá para ti.
      Abs e volte sempre!

  • Moacir Garcia
    Responder

    Precisamos de mais espaço para divulgação de esclarecimentos sobre a profissão de tecnólogo.

    Infelizmente são criadas novas profissões com nomes semelhantes a anteriores – como técnico/tecnólogo – não se deixando claro suas diferenças.

    Nós, estudantes “profissionais” – ou cientistas do aprendizado, como prefiro me intitular – buscamos conhecer a fundo a legislação a respeito da profissão, seus limites, atribuições, etc. Porém, nem todos têm tempo para isso ou disposição para tantas pesquisas. Isso leva à discriminação, ao preconceito, principalmente porque os graduados em profissões tradicionais temem perder espaço para nós, tecnólogos, pois nos tornamos mais especializados que muitos bacharéis.

    Assim, pressionam Conselhos de classe, empresas privadas e entidades públicas a criarem obstáculos para nós. Todavia, o mercado faz as regras, “dizendo” que não mais podemos ser generalistas, independentemente se somos tecnólogos ou bacharéis.

    Por fim, precisamos buscar nosso espaço, pois fomos qualificados para isso. E há lugar para todos no mercado de trabalho.

    Moacir Garcia
    Tecnólogo em Gestão de RH

    • Moacir,

      Parabéns pela bela colaboração. Tenho feito a minha parte pesquisando, comentando em outros sites/blogs e divulgando este tema aqui neste blog, tanto que, como já informei, abri um categoria só para isto. O profissional Tecnólogo veio pra ficar, é uma realidade quer conselhos de classe, empresas privadas e entidades públicas, ou seja quem for, gostem ou não. E como você bem concluiu: “…há lugar para todos no mercado de trabalho.
      Abs e volte sempre!

Deixe seu comentário