Já indexei meu blog no Google e agora?Tecnologia da Informação Blog O Gestor

Já indexei meu blog no Google e agora?

Por Luis Marcos Leite | Guest Posts | Sem Comentários
Este é um guest post escrito por Adriano Luz do blog Afiliados-na-web.com, que escreve artigos como “Programa de Afiliados – As melhores redes de afiliados” e “Netaffiliation Afiliados”.

 

Indexei meu blog no Google. E agora, que faço?

Indexar um blog no Google e em outros mecanismos de busca é o primeiro passo para quem deseja obter sucesso como problogger e conquistar bom tráfego em seus projetos online. Porém, principalmente em segmentos que são bastante concorridos, ter um blog indexado no Google é apenas o primeiro passo para conseguirmos o que tanto queremos. É preciso muito mais do que isso para obtermos bom posicionamento e consequentemente bom tráfego.

E finalmente me tornei problogger (blogueiro profissional)

 

Citarei alguns pontos que são essenciais em qualquer projeto bem otimizado, para servir como um guia para otimizar um blog com qualidade.

 

blog indexado no google,tecnologia da informação

 

Otimização On-Page e Off-page, o que são?

Otimização on-page é tudo que é feito dentro do próprio site visando satisfazer os leitores / usuários que o acessam e também obter bom posicionamento nos resultados das buscas, enquanto otimização off-page é muito conhecida como o trabalho de link building, ou seja, tudo que é feito externamente ao blog para torná-lo um blog bem posicionado nos buscadores. Sabendo destes conceitos, posso afimar que para se obter bons resultados em palavras bastante concorridas, ambas as práticas devem ser muito bem praticadas em seu projeto online.

 

Com base na experiência que obtive trabalhando com otimização SEO ao longo de alguns anos, posso notar que a otimização off-page conta um pouco mais para o sucesso de uma página, porém em tempos de algoritmos eficientes como os algoritimos do Google (Panda e Penguim), usar de forma artificial para obter links pode acabar por uma punição por parte dos buscadores.

 

Quais critérios devo avaliar para uma otimização On-page?
Existem alguns pontos que são essenciais para os buscadores. Entre eles:

  • O tempo de carregamento de uma página pode ser crucial para este bom posicionamento, pois usuarios e leitores cada vez mais extinguem de suas navegações pela web páginas que demoram muito tempo para carregar, assim, o Google diminui estas páginas que apresentam este problema.
  • O bom uso de palavras-chave, utilização das tags description, H1, H2 e H3, também podem auxiliar bastante a indexação dos buscadores.
  • Um outro ponto de grande importância, é não colocar excesso de links na página e também não publicar anuncios em excesso, o que também tem efeito negativo perante aos buscadores.

 

Quais critérios devo afliar em uma otimização off-page?
A otimização off-page deve ser muito criteriosa para não acabar em punição por parte de buscadores. Ter links em sites de ótima qualidade, é muito importante para o sucesso do mesmo. Além disso, variar o texto ancora dos links, estar presente em sites de mesmo nicho e não ter links em sites de web spam, pode ser essencial para um bom posicionamento nos resultados dos buscadores.

 

Uma boa divulgação em redes sociais pode representar também uma boa pedida para os buscadores, pois os mesmos levam em consideração a popularidade das páginas nas principais redes sociais.

 

Estes são alguns pontos que destacaria como guia para iniciar um processo de otimização qualificado e que lhe traga bons resultados.

 

E você, o que pensa a respeito?

 

Um abraço e até breve!

Guest post - escreva o seu no blog O Gestor

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

Deixe seu comentário