Internet: Computação em nuvem – conheça os termos usadosTecnologia da Informação Blog O Gestor

Internet: Computação em nuvem – conheça os termos usados

Por Luis Marcos Leite | Armazenamento em Nuvem | Um Comentário

Internet: Computação em nuvem – conheça os termos usados

 

A nuvem, uma nuvem, serviços em nuvem, plataformas em nuvem, infraestrutura em nuvem, a aplicação em nuvem, uma aplicação nas nuvens… são tantos os termos usados

 

Segundo a Wikipedia, computação em nuvem ou  nuvem computacional ou ainda, cloud computing consiste em compartilhar ferramentas computacionais pela interligação dos sistemas, semelhantes as nuvens no céu, ao invés de ter essas ferramentas localmente (mesmo nos servidores internos).

 

O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas e existem vários termos usados na computação em nuvem , os quais são fundamentais para entender o conceito. Veja alguns:

 

  • A nuvem – é um conceito abstrato, que teve origem nas representações de apresentações na internet e em redes há muitos anos.
  • Uma nuvem – termo que descreve todo o conjunto de serviços em nuvem entregue de forma privada.
  • Serviços em nuvem – são os recursos ativados pela Tecnologia da Informação (TI) e entregues a um conjunto de consumidores a partir de um conjunto de provedores.
  • Plataformas em nuvem – também conhecidas como plataformas em nuvem/de Internet, trata-se de grupos de serviços em nuvem.
  • Infraestrutura em nuvem – de maneira técnica, é um termo relativo, como “plataforma em nuvem”, que se refere às tecnologias de ativação não expostas.
  • A aplicação em nuvem – é uma aplicação que foi projetada de forma específica a tirar vantagem de características dos serviços em nuvem, a exemplo de escalabilidade, elasticidade, multi-locação e recursos partilhados
  • Uma aplicação nas Nuvens – sinônimo de “hospedado em nuvem” ou “hospedado em uma infraestrutura em nuvem”, é uma aplicação que roda em um serviço de infraestrutura em nuvem que não foi projetado para tirar vantagem das características ou atributos do estilo em nuvem.
Que nuvem é esta? Será que vai chover?

– CIO, que nuvem é esta? Será que vai chover?


Quer saber o que significa cada um deles de forma mais aprofundada? Então, clique aqui  e leia o artigo do site InfoExame que traz informações de que não se trata apenas de um exercício semântico (estudo do significado). Sabe por quê? Porque a preocupação é que a imprecisão dos termos usados pode expor os gerentes de TI a incompreensões nas mãos de seus superiores e a falhas geradas por expectativas irrealistas (ou pior).

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

Deixe seu comentário