Gerente de Infraestrutura de TI entre cargos mais procuradosTecnologia da Informação Blog O Gestor

Gerente de Infraestrutura de TI: entre os cargos mais procurados

Por Luis Marcos Leite | Profissionais TI | 10 Comentários

Gerente de Infraestrutura de Tecnologia da Informacao está entre os cargos mais procurados

Quer saber quais são os profissionais mais procurados em seis capitais brasileiras? Gerente de Infraestrutura de TI está entre eles.

Uma pesquisa da Consultoria Michael Page do Brasil apontou quais foram os cargos mais procurados no primeiro semestre do ano de 2013 em seis grandes capitais brasileiras.

TI,Tecnologia da Informação,Gerente de Infraestrutura de TI,profissionais de TI

Tecnol. em Gestão da TI Luis Marcos Leite

O destaque vai para a cidade do Rio de Janeiro que tem demandado por Gerentes de Infraestrutura de TI.

O Gerente de Infraestrutura de TI

tecnologia, sem sombra de dúvida, é uma ferramenta indispensável para o sucesso ou fracasso de um negócio e, como consequência, as empresas têm investido cada vez mais, na infraestrutura de TI (hardware, software, bancos de dados, redes e pessoas) oferecendo assim, o devido suporte operacional e administrativo que tanto necessitam. Para responder a demanda, as organizações precisam contar com profissionais TI que administrem essa infraestrutura e não somente isto, mas também tenham uma visão sistêmica dos negócios da empresa. É aí que surge a figura do Gerente de Infraestrutura de TI.

Requisitos: Domínio da lingua inglesa

Salário: de R$ 12 mil a R$ 25 mil mensais

Formação Acadêmica…

A fonte deste artigo não cita qual o graduado mais indicado para o cargo. Imagino que, se tivessem citado, indicariam Cientista da Computação, Bacharel em Sistemas de InformaçãoAnalista de Sistemas,  e até Engenheiro da Computação, porém, na minha opinião, o graduado mais indicado para o cargo de Gerente de Infraestrutura de TI é o Tecnólogo  em Gestão da Tecnologia da Informação pois….

Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação  é um profissional que possui como valor agregado a capacidade de desempenhar uma boa gestão alinhada ao melhor uso das tecnologias da informação disponíveis no mercado.  Os tecnólogos em Gestão da TI são profissionais que, conhecem detalhadamente as rotinas administrativas e ferramentas tecnológicas que otimizem o resultado do negócio, pré-requisitos básicos para o atual momento mercadológico por qual passam as empresas.”

Saiba mais, lendo o artigo abaixo

E você, gosta da área de Tecnologia da Informação? Quer conhecer mais sobre TI? Participe, deixe seu comentário e leia a série a série de artigos sobre

Para saber quais foram as outras profissões mais procuradas no primeiro semestre do ano, acesse a fonte abaixo.

 

Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/os-profissionais-mais-procurados-em-6-capitais-ate-agora

Gerente de Infraestrutura de TI: entre os cargos mais procurados
5 (100%) 3 votes

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

10 Comentários
  • Diego Sansana
    Responder

    Olá Luis, boa tarde!
    Primeiro agradeço a resposta noutro artigo!

    E vamos lá…Era bem esse curso (Gestão de TI) que eu estava planejando fazer. Isso ou de Redes.

    Hoje, como publicitário, atuo dentro do Dept. de Marketing de uma multinacional e mesmo em um cargo inferior (assistente) eu sempre tento ter e aplicar uma visão estratégica em todas as áreas. Porém, em uma empresa em sua totalidade técnica, não consigo grande adesão por parte dos técnicos, mesmo sem estar “falando besteira.”
    Por isso eu sinto uma necessidade de uma formação mais técnica e atuar em um ramo de exatas.

    Minha principal preocupação é sobre o preconceito ou a dificuldade em aceitar a minha primaira formação. Se eu fizer uma nova formação em gestão de TI ou Redes, terei aceitação no mercado?
    Aliás, pela minha idade (30) eu ainda consigo uma colocação na área, começando por baixo é claro como um estagiário?

    Agradeço a imensa ajuda!

    • Diego,

      O ideal seria fazer o curso de Gestão da TI se você quiser se tornar gestor de Tecnologia da Informação da empresa, óbvio. O Gestor de TI não precisa conhecer a fundo cada sub-área da TI. Para mim foi mais fácil porque eu já era técnico e gosto da área de administração. A junção da informática mais adm deu um “casamento” perfeito para mim…rs

      Se é isso que você quer, corra atrás, estude, pesquise e continue acompanhando nosso trabalho aqui no blog O Gestor, ok?

  • ADRIANA DE JESUS
    Responder

    boa noite luis marcos tudo bem?
    por gentileza preciso de orientador que me ajude na minha duvida?
    tenho 38 anos nao tenho nenhuma faculdade, tenho interesse em fazer tecnologo na area de TI. Sera que ainda ha tempo? sera que vale a pena ja que por muitas vezes o mercado exige pessoas muita mais novas para esta area? E ultima duvida, afinal tem ou nao muita matematica em TI.. PEÇO ENCARECIDAMENTE UM RETORNO DESDE DE JA AGRADEÇO ADRIANA

    • Adriana,

      A questão de ter ou não disciplinas matemáticas, depende do curso. Eu, por exemplo, fiz Gestão da TI e o curso só tinha uma disciplina matemática, que foi matemática financeira.
      No mais, as graduações e graduações tecnológicas, bem como os profissionais ligados à TI estão nos links abaixo. Sugiro que, separe um tempinho, leia todos os artigos e escolha o curso/profissão que mais se identifique:

      Profissionais TI
      Graduações Tecnológicas “TI”

      Qualquer dúvida, comente no artigo referente, ok?

  • José Senna
    Responder

    Olá, Luis Marcos!

    Eu sou formado apenas no ensino médio. Tenho curso de informática, porém não é técnico.
    Trabalho no departamento do CPD (central de processamento de dados) de uma rede de mercados. Sou auxiliar de manutenção. E gosto muito da área de TI. Inclusive, nos meu tempos livres, procuro agregar conhecimento em HTML, CSS. Mas tbm gosto da área administrativa.
    Só que tenho receio desse curso necessitar de algum conhecimento anterior.
    Qual a sua opinião? Desde já, muito obrigado!

  • Gosto muito de acessar Internet atualmente nas minhas horas vagas trabalho com ecommerce , programas de afiliados e agora estou aprendendo como operar o mercado financeiro através da plataforma forex e opções binárias, mas eu estou muito interessado em fazer um curso na área da tecnologia.
    E estou em dúvida qual vc me indica para iniciar em relação o que tô fazendo, técnico em análise desenvolvimento de sistemas, programação em C com lógica, técnico em gestão da tecnologia da informação ou técnico em informática e o mercado de trabalho nessas áreas são boas.

  • Olá , sou estudante de TI e estou terminandio o 1ºperíodo, mas odeio algoritmo, oque vc me recomendaria? continuar com o curso ou procurar outro, sendo que odeio matemática.
    Posso me tornar em um grande gestor de TI sem praticar algoritmo?
    Abraço, espero resposta.

    • Felipe,

      Deixe os algoritmos pros Analistas e Programadores. Tenta aprender mas sem estresse. No mais, se você quer ser Gestor de TI somente o curso é Gestão da Tecnologia da Informação conforme indico no artigo.

Deixe seu comentário