EAD: Você tem perfil de aluno de educação a distância?

Neste post sugiro aos que desejarem ingressar em um curso superior EaD que façam um teste para saberem se têm perfil de aluno de Educação a Distância.

Será que você tem perfil de aluno de educação a distância (EAD)?

perfil de aluno de educação a distância - EAD: Você tem perfil de aluno de educação a distância?

Licença da imagem: CC0 Creative Commons

Mas, antes que você descubra, vamos conhecer o conceito de EAD:

Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Apesar de não estarem juntos, de maneira presencial, eles podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. (Moran, 1994)

 

Vale salientar que no ano de 2010, conclui meu Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação pela Faculdade Interativa COC (clique para ler o artigo completo), o qual, obviamente, foi na modalidade EAD e gostei muito haja vista alguns pontos positivos que irei aqui ressaltar:

  1. Assistir às aulas somente uma vez na semana – para quem trabalha, tem família, mora longe da faculdade e não possui automóvel como eu foi uma bênção não ter de passar todos os dias pelos mesmos problemas: sair cedo de casa, chegar tarde, enfrentar o cansaço, o trânsito do dia-a-dia, etc.
  2. Conhecer colegas de várias partes do Brasil – e trocar conhecimento com eles, onde pude ajudar e ser ajudado.
  3. Mensalidade compatível com meu orçamento – como os custos com materiais, professores e outros para faculdades EAD são menores isto acaba sendo transferido para a mensalidade.

 3 observações a fazer

Tenho 3 observações importantes a fazer:

1ª Observação – sem empecilho para prestar concurso público

O curso superior na modalidade a distância não possui nenhum empecilho para quem deseja prestar concurso público. Portanto, basta cumprir os requisitos normais do edital do concurso que deseja fazer.

2ª Observação – no diploma não consta “Curso EAD”

O diploma de quem fez curso superior a distância não discrimina que o curso foi feito nessa  modalidade, como muitos podem achar.

3ª Observação – as bases legais

“No Brasil, as bases legais para a modalidade de educação a distância foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96). Essa modalidade é regulada pelo Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005; pelo Decreto nº 5.773, de maio de 2006; pelo Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007, e pela Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007.” (fonte: http://portal.mec.gov.br)

Faça o teste para saber se você tem perfil de aluno de educação a distância

Nem todos os estudantes tem perfil para serem alunos EAD. Daí que sugiro que se faça o teste. Para fazer o teste de perfil de aluno de educação a distância, clique no link abaixo e comente aqui conosco qual foi o resultado:

Aproveito também a oportunidade para sugerir que leias os artigos abaixo :

 

Quer fazer cursos online? Clique nos links abaixo:

 

EAD: Você tem perfil de aluno de educação a distância?
Vote neste post!

Quer saber das novidades antes dos seus amigos?

(Preencha os campos ao lado)

Luis Marcos Leite

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da TI, Problogger e Professor de Informática Freelancer.

Website:

6 Comentários

  1. Marcio

    Estou realizando hoje, 14/1/13 a prova do vestibular para ingressa no curso de análise de sistemas EAD. A minha dúvida é quanto ao estágio: eu tenho 36 anos de idade e emprego fixo, o qual não posso deixar para estagiar. Alguém sabe se é obrigatório o estágio em curso de análse de sistemas EAD?
    Desde já agradeço 🙂

  2. Estou querendo fazer engenharia mecânica a distancia pela Claretiano,sei que é curso puxado,pois já estou no 5° semestre de outra faculdade,mas estou com um medo de não aprender nada ou desistir.Não sei s esta faculdade claretino é bem conceituada,não sei se tem video aula para todos os tópicos,quando você fez a sua tinha video de cada aula bem explicado?

    • Felipe,

      No meu curso EaD, as aulas da faculdade que fiz a distância eram ao vivo e transmitidas para todo os polos do Brasil e a maioria dos professores explicava bem os assuntos. Um ou outro que não tinha boa didática (me lembro de um dois somente em todo o curso).

      Todavia, preciso te fazer duas perguntas:
      1- Você fez o teste proposto no artigo para saber se tem perfil de aluno EaD?
      2- Será que vale a pena trocar o que você já conhece pelo que não conhece?

      Pense nisto!

      • Luis,obrigado pela atenção,então no teste, o resultado foi para eu rever a minha postura de estudos,oque falta é um pouco mais de foco,porém luis a engenharia que estou fazendo não é área que eu quero,e isto esta me desmotivando muito.Tenho duas opções,ir estudar em uma cidade vizinha a 100 km,e terei que sair correndo do trabalho para pegar o transporte(mais ou menos uma hora e meia de transporte até a faculdade) e a outra e da faculdade EAD que são encontros quinzenais aos sábados das 8 as 17.

Deixe seu comentário