EaD Faça um curso de TI de nível superior gratuito e onlineTecnologia da Informação Blog O Gestor

EaD: Faça um curso de TI de nível superior gratuito e online

Por Luis Marcos Leite | EAD | 46 Comentários
Neste artigo apresento um curso de nível superior gratuito online na área de Tecnologia da Informação: Curso superior de Tecnologia em Sistemas de Computação. Confira.

Faça um curso de Tecnologia da Informação (TI) de nível superior, gratuito, online e de qualidade

Que tal fazer um curso de Tecnologia em Sistemas de Computação, aberto e disponível para o público pela Web, de nível superior gratuito com os melhores professores de Universidades públicas?

Isto é possível graças à Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, que tem como um dos principais objetivos levar ensino superior gratuito e de qualidade a todo o estado.

curso de nível superior gratuito,nível superior gratuito,ead,sistemas de computação

Créditos da imagem: Cecierj

Em união com o Consórcio Cederj, que representa o Ensino a Distância (EaD) das seguintes instituições públicas de ensino: Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio) e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), sendo este recentemente integrado ao Consórcio, 24 (vinte e quatro) disciplinas estão disponibilizados gratuitamente, isto mesmo, grátis totalizando aproximadas 600 horas/aula. São elas:
  1. Introdução à informática
  2. Construção de página web
  3. Fundamentos de algoritmos para computação
  4. Projeto e Desenvolvimento de Algoritmos
  5. Álgebra linear
  6. Estrutura de dados
  7. Matemática para computação
  8. Fundamentos de programação
  9. Organização de computadores
  10. Modelagem de informação (modelagem de dados)
  11. Probabilidade e estatística
  12. Programação I
  13. Banco de dados
  14. Física para computação
  15. Sistemas Operacionais
  16. Programação II
  17. Arquitetura e projeto de sistemas I
  18. Engenharia de software
  19. Redes de computadores I
  20. Programação III
  21. Arquitetura e projeto de sistemas II
  22. Computação gráfica
  23. Empreendedorismo e ética profissional
  24. Redes de Computadores II

A ideia deste projeto é levar o curso superior até as localidades onde não se tem ensino superior ou que fiquem muito distantes da Universidade mais próxima. São 3 anos de curso, e ao final, o aluno recebe o diploma de conclusão da universidade pública a qual coordenou o curso. O diploma e o registro são os mesmos das faculdades presenciais, não havendo qualquer diferença. O ingresso nesse curso de nível superior gratuito se faz mediante a vestibular realizado duas vezes ao ano. Porém, para quem esteja interessado, é possível fazer o curso curso completo, sem fazer o vestibular (obviamente que não será considerado como graduação), para isto, basta clicar neste link.

 Fontes:

http://www.cederj.edu.br

http://www.portalgsti.com.br/2012/07/cursos-gratuitos-online-de-ti.html

 

E veja:

Summary
Article Name
EaD Faça um curso de TI de nível superior gratuito e online
Author
Description
Neste artigo apresento um curso de nível superior gratuito online na área de Tecnologia da Informação: Curso superior de Tecnologia em Sistemas de Computação.
EaD: Faça um curso de TI de nível superior gratuito e online 1.00/5 (20.00%) 1 vote

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, pós-graduando em EAD, docente de informática freelancer e problogger.

46 Comentários
  • olivio junior
    Responder

    Por favor enxugue minhas dúvidas: quro fazer o curso de computação da Fundação online na Cecierj . porém gostaria de saber se posso entrar com a nota do enem ou prestar vestibular online. sou do interior de pernambuco em garanhuns será que há uma possibilidade de ingressar.?

  • Se o que a amiga Miriam disse acima for real , não vejo muito sentido na ideia do sistema EAD para quem quer o diploma de superior!

    “Para adquirir o diploma vcs tem que fazer o vestibular e assistir aulas presenciais , acho que uma vez por semana no Rio de Janeiro…”

    Sou de SP e não teria condições de ir uma vez por semana ao Rio , nem para prestar o vestibular.
    Eu tinha entendi que a Instituição Cederj teria parceiros com outras faculdades e instituições nos principais núcleos e cidades do país onde os alunos interessados na graduação com certificado e diploma, tivessem acesso para realizar o vestibular e as aulas presenciais.
    Confere a informação ?
    Já enviei e-mail pedindo essas informações para o mail de contato de Cederj, mas ainda não obtive uma resposta.

    Agradeço desde já a atenção!

    • Daniel,

      O Sistema EaD funciona e eu, inclusive, fiz faculdade a Distância (http://ogestor.eti.br/gestao-da-ti-faculdade-coc-realiza-formatura-da-2-turma/)e tenho meu diploma. No caso da instituição deste artigo o que chama a atenção é a proposta de que o mesmo conteúdo dado no curso do Rio de Janeiro é disponibilizado gratuitamente para quem quiser assistir às aulas, porém, repito: não dá direito ao diploma, somente para quem fizer vestibular e se matricular na faculdade, ok?

      • Caro Luiz,

        Me desculpe, mas você falou sobre o curso e diploma, e não respondeu minhas perguntas…e dúvidas!
        Essas respostas são automáticas ou você não entendeu o que perguntei?

        O que você respondeu eu já sei, pois está escrito lá no início da página!

        “Quem fizer o curso sem prestar vestibular, não recebe o certificado de conclusão e o diploma de superior..isso ,na verdade já é meio óbvio.”

        Vou tentar perguntar novamente…

        Quero saber, se o comentário da amiga, lá em cima, procede!!

        Dúvida: Quem não é do Rio, ou seja, de outros estado, seja ele qual for, tem que prestar o vestibular no Rio e fazer as provas in loco ( no Rio)?

        Att

    • Marco Antonio
      Responder

      Daniel,
      Existem outras iniciativas, tanto públicas como privadas, é necessário pesquisar melhor. O problema do EAD GRATUITO e PÚBLICO é que há muitas evasães, pois se já as há nos cursos presenciais, imagine nos EAD, e ainda mais gratuitos. E infelizmente, não existem tantas iniciativas públicas quanto à cursos EAD na área TI, embora existam algumas inciativas em outras áreas, como a de Gestão Pública por exemplo. Porém, venho notado que a ofertas desses cursos de graduação estão cada vez mais escassas, e acredito ser devido à evasão desses mesmos cursos. Pois, acredito que o curso à distância é mais difícil do curso presencial, haja vista que o estudante precisa fazer tudo sozinho e ter iniciativa de estudar por conta própria em vez de esperar o professor divulgar a matéria aos poucos. Estou tendo como base o meu curso técnico em telecomunicações e minha graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ambos cursados via EAD. Na verdade, a graduação ainda estou cursando. Em razão disso, o só o que sobrevive é a iniciativa privada nessas questões, por isso, o aluno está pagando mesmo, e sua displicência para com os estudos não causam prejuízos diretos para a faculdade. Isso faz com que a oferta de cursos EAD seja grande na iniciativa privada e permite a diversidade na logística das aulas presenciais. Existem as aulas à distância e a semi-presencial: O semi-presencial você vai uma vez por semana para assistir aula. O ensino à distância você vai uma vez por mês, ou uma vez por bimestre. ou duas vezes por semestre. Depende da instituição. Geralmente você vai só parar fazer a prova. O resto é tudo ON-LINE. Entretanto, os incentivos estudantis para o EAD não são os mesmos para os cursos presenciais: você não consegue um financiamento pelo FIES, por exemplo, para um curso EAD. Entretanto, é necessário avaliar se realmente compensa fazer um curso à distância, pois a logística de locomoção e alimentação na rua, às vezes, é superior ao custo da mensalidade de uma faculdade à distância, que é o meu caso. E existem outros fatores que devem ser observados também. Por isso é importante estar sempre pesquisando para saber o que se encaixa melhor no seu perfil e colocar tudo na balança.

  • Gina Shirado
    Responder

    Quero mais informações como fazer o curso online EAD TI gratis. Agradeço a atenção,sinceramente. Uma vez que não é necessário fazer o vestibular. Gina

    • Gina,

      Você leu o artigo com atenção? Basta acessar o link sugerido. Lembrando que fazer o curso sem prestar vestibular não lhe dará direito de receber o diploma, ok?

  • […] Mais detalhes sobre o curso superior de tecnologia em sistemas da computação em: http://ogestor.eti.br/ead-faca-curso-de-ti-de-nivel-superior-gratuito-online/ […]

  • Leonardo Lima de Paulo
    Responder

    Sr Luis Marcos eu sou de Fortaleza/CE e gostaria de fazer esse curso e obter a certificação, no meu caso seria possível fazer esse curso totalmente online com vestibular e provas também, fiquei muito interessado, obg pela atenção!

  • Célio Luna
    Responder

    Olá, bom dia senhores,

    O vestibular acontece em quais meses do ano?

    Este curso superior pode ser realizado por outras pessoas de outros estados?

    Se for feito o curso sem participar do vestibular, tenho o direito a algum diploma que não seja do superior?

    Aguardo pelo breve retorno.

    Att.

    Célio Luna.

    • Célio,

      O curso pode ser feito por qualquer pessoa.
      Fazer o curso sem ter feito vestibular não lhe dará direito a nenhum diploma.
      Quanto a data do vestibular, acesse o link sugerido no artigo, ok?

      Abs. e volte sempre.

  • As vídeos aulas que estão disponível são as mesma do quem vai ter o diploma ou na outra tem mais materias

  • Milton Dias da Rosa
    Responder

    Também gostaria de saber como me inscrever , pode me orientar , sou de São José dos Campos – SP.

  • antonio j j c
    Responder

    Olá,
    esse curso é totalmente online ou ele é semi-presencial, está disponível para todo Brasil ?.

    Entendi que o diploma do curso só é entregue se aluno fizer o vestibular, estou certo ?.

    Att.,
    Antonio JJ Cintra.

    • Antonio,

      É online, porém, as provas devem ser presenciais. O diploma do curso só é válido pra quem fez o vestibular, se matriculou, estudou e se formou. Abs.

  • Luis Marcos, sou formada há algum tempo em Tecnologia da Computação e não exerci a profissão, mas agora gostaria de me atualizar e entrar na area de desenvolvimento como profissional liberal, gostaria de saber se o conteudo desse curso é viável pra mim.Obrigada pela atenção.

  • Trabalho e fica difícil uma faculdade tradição ainda bem que tem essas que inovam Parabéns

  • Luduinadelo@hotmail.com
    Responder

    E maravilhoso ter uma oportunidadde desta pelo senai

    P

  • gosto de tecnologia e tudo sobre ela, moro em curitiba, como posso ter acesso a esse cursos online???

  • miriam soares
    Responder

    Informação valiosíssima! obrigada ao site GESTOR!

    Para adquirir o diploma vcs tem que fazer o vestibular e assistir aulas presenciais , acho que uma vez por semana no Rio de Janeiro…
    Portanto … de não basta só aprender … se vc quer um diploma … terá que investir tempo e dinheiro … , mas se quer somente aprender …. somente tempo.

    abraço a todos

  • Olá, não entendi como ganho o certificado do curso, detalha para mim? tenho que pagar o curso com certificado ou ganho o certificado de graça?

  • Jeferson Souza da SIlva
    Responder

    Olá.
    Moro no estado do Pará e gostaria de saber se é possível eu faze ro curso e receber diploma.

  • […] Faça um curso de Sistemas da Computação online gratuito (de nível superior) […]

  • Olá,estou adorando o curso,mas quero o diploma também ok.

  • MÁRCIO HERIQUE
    Responder

    Gostaria de mas informações pois gostaria de fazer o curso com diploma

  • As videoaulas dão direito ao do diploma?

  • ALVAIRSON P FELIPE
    Responder

    GOSTARIA DE FAZER O CURSO MANDE RESPOSTA OBRIGADO

    • Alvairson,

      Você pretende fazer o curso com ou sem o diploma?

      • Milton Dias da Rosa
        Responder

        Conheci hoje , ou seja tomei conhecimento de que existe este curso on line e gratuito , o que me interessei muito , gostaria de tentar fazer com diploma , ou seja,me inscrever , estou cursando Técnico em REDES DE COMPUTADORES. ASSISTI UMAS AULAS DE HARDWARE E GOSTEI DO ENSINAMENTO , ESTOU NO INICIO DO CURSO TÉCNICO , É PRECISANDO DE QUANTO ENSINAMENTO PUDER AGREGAR , SERÁ ÓTIMO !

Leave Your Comment

Your Name*
Your Webpage

Your Comment*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>