Qual a diferença entre Plano de negócios e Modelo de negócios ?

Qual a diferença entre Plano de negócios e Modelo de negócios? Sabe diferenciar um do outro? Se não sabe, fique por dentro agora mesmo lendo este guest post.

Quem investe em um empreendimento deve antes de tudo saber se planejar e saber qual a diferença entre plano de negócios e modelo de negócios. Por mais que soem a mesma coisa, existem diferenças pontuais, o plano de negócios é mais longo e detalhado, enquanto o modelo de negócio pode ser mais simples.

Qual a diferença entre Plano de negócios e Modelo de negócios - Qual a diferença entre Plano de negócios e Modelo de negócios ?

Créditos da imagem: https://www.sebraemg.com.br

Qual a diferença entre Plano de negócios e Modelo de negócios?

Business Model Canvas - Qual a diferença entre Plano de negócios e Modelo de negócios ?

Créditos da imagem: http://www.arsenalempreendedor.com

O modelo de negócios se tornou muito popular nos últimos anos, pois muitas empresas estavam indo à falência pelo fato de não estarem bem planejadas financeiramente. O modelo de negócios auxilia o empreendedor a saber como gerar um problema criando valor para o seu público de interesse, e usar essa metodologia estruturada e unificada para lidar com os custos do próprio negócio.

biznes5 - Qual a diferença entre Plano de negócios e Modelo de negócios ?

Créditos da imagem: internet

O plano de negócios já é algo mais complexo com informações e análises que auxiliam o empreendedor a ter conhecimento se o negócio que irá investir é viável economicamente. Basicamente é um documento que deve conter os custos e despesas da futura empresa, o capital inicial necessário, estratégias para crescimento e lucro por um período mais longo, contendo estratégias de vendas, marketing e análises financeiras, por exemplo.

O bom desenvolvimento e estruturação de um modelo de negócios ajuda o empreendedor a entender e elaborar o plano de negócios de uma empresa. O modelo, por sua vez, pode ser compreendido essencialmente pelo Canvas*, que auxilia na fase de análise do mercado.

Para que tudo fique mais claro, primeiro o empreendedor deve confirmar se existe um mercado consumidor para o seu negócio, disposto a consumir pelo seu produto e serviço (modelo). E depois traçar uma maneira para implementar o empreendimento (plano). O modelo de negócios é essencial para definir os lucros esperados.

Saiba como elaborar um plano e um modelo de negócios

Um modelo de negócios deve conter claramente a situação do mercado que deseja se inserir, quais são os pontos negativos e positivos, público alvo e suas necessidades, concorrentes, valores estimados de venda dos produtos etc. Normalmente um modelo funcional e de fácil aplicação é composto por cinco elementos principais:

  1. modelo de proposta de valor
  2. de interface com o consumidor
  3. de operação
  4. estratégico e
  5. econômico.

Depois do modelo é hora de investir tempo no plano de negócios, que é composto por várias seções ligadas entre si que permitem um melhor entendimento sobre o empreendimento que irá abrir. O plano é dividido em subplanos que são feitos de acordo com a proporção no novo negócio, ajudando assim o empreendedor a compreender seus serviços, sua situação no mercado e financeira, etc.

Em geral a estrutura do plano de negócios é dividida em: sumário executivo, análise de mercado, planejamento de marketing, planejamento operacional, planejamento financeiro e avaliação estratégica. Mas lembre-se que para cada tipo de negócio existe um plano com orientações específicas, por isso é importante fazer uma busca para saber qual encaixa com seu empreendimento.

Entre no ramo do empreendedorismo e fique sabendo qual a diferença entre plano de negócios e modelo de negócios.

*Canvas é uma ferramenta empresarial estratégica desenvolvida para auxiliar o empreendedor a elaborar seus modelos de negócios. Um modelo baseado no método Business Model Canvas ou “Quadro de modelo de negócios” que é uma ferramenta de gerenciamento estratégico

qual a diferença entre plano de negócios e modelo de negócios tabela comparativa - Qual a diferença entre Plano de negócios e Modelo de negócios ?

Este guest post foi escrito pela jornalista Jacqueline Gonçalo, caso se interesse em escrever guest posts para o blog O Gestor – Especialista em Tecnologia da Informação, clique aqui

Fontes:

 

Luis Marcos Leite

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da TI, Problogger e Professor de Informática Freelancer.

Website:

Deixe seu comentário