Dicas para escolher uma boa faculdade EaDTecnologia da Informação Blog O Gestor

Dicas para escolher uma boa faculdade EaD

Por Luis Marcos Leite | EAD | 2 Comentários

Este é um Guest Post escrito por Igor Oliveira, idealizador e editor do blog Rotina de Estudante (www.rotinadeestudante.com), onde dá dicas de estudo para vestibulandos e concurseiros.

Quais são as dicas para escolher uma boa faculdade EaD?

Estrutura física, professor em cada turma, aulas verbalistas e longas. É assim que a educação se sustenta há séculos. Porém, com o crescente avanço da Tecnologia da Informação e da comunicação, isso vem mudando de forma rápida com um novo modelo de ensino já bastante conhecido. Estou falando da educação a distância, ou EAD, uma nova metodologia que foge dos moldes da educação tradicional, mas que promete revolucionar a forma com que aprendemos.

A proposta da educação a distância é oferecer um ensino de qualidade que permita a interação entre alunos e professores em qualquer lugar, utilizando-se, para isso, os recursos tecnológicos, tais como a videoconferência. Mas será a EaD uma boa escolha? Como funciona o processo de ensino-aprendizagem?

faculdade EaD,faculdade a distância,ensino a distância,educação a distância,EaD

Na educação a distância aluno e professor não se encontram presencialmente. As aulas ocorrem via internet em um AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. Apesar de, em grande parte das instituições, as aulas ocorrerem ao vivo, não há necessidade de o aluno estar presente no exato momento da videoconferência. Acontece que as mesmas ficam gravadas e disponíveis para acessar a qualquer momento. Dessa forma, você pode montar a sua própria rotina de estudos de acordo com seus compromissos pessoais.

A grade curricular é a mesma tanto para a EaD quanto para a presencial. Porém, o aluno da educação a distância tem uma grande desvantagem em relação aos outros: não há muita interação entre os alunos e professores. Ademais, a participação em ligas, grupos, palestras, simpósios e feiras é bastante limitada.

Algo muito importante a ser lembrado é que não há distinção entre o certificado de um aluno que cursou uma faculdade EaD, com outro que cursou uma faculdade presencial. Também é preciso destacar que a liberdade dada pela educação a distância é um “grande atrativo para não estudar”. As provas têm o mesmo peso e encontros presenciais são exigidos pelo MEC.

Em suma, pelo que tenho observado pela experiência de tios e conhecidos que cursam uma faculdade EaD, é uma satisfação muito grande poder cursar uma educação superior sem ter que abdicar de grande parte de suas atividades diárias. Recomendo a EaD para pessoas compromissadas que trabalham e não têm acesso, tempo e/ou dinheiro para cursar uma faculdade presencial. Mas, fique atento quanto à qualidade da instituição.

Dicas para escolher uma boa faculdade EaD:

  1. Acesse o site do e-mec para verificar a questão relacionada ao reconhecimento da instituição e dos cursos;
  2. Cheque a avaliação da instituição pela sua nota obtida no Enade
  3. Verifique no catálogo do MEC a estrutura mínima exigida para o curso que pretende cursar;
  4. Pesquise o mercado de trabalho sobre os cursos que estão sendo oferecidos;
  5. Pergunte a ex-alunos suas experiências de vivência e estudo na Faculdade EaD;
  6. Por fim, visite a instituição para conhecer sua infraestrutura, averiguar qual o documento que legaliza o curso pretendido e conversar com alunos e assim avaliar a reputação da instituição almejada.

 

O autor deste blog, que, inclusive, cursou uma Faculdade EaD, recomenda a leitura do artigo abaixo (clique no link para ter acesso), onde relata um pouquinho da sua experiência como estudante e propõe um teste muito interessante:

EAD: Você tem perfil de aluno de educação a distância

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

2 Comentários

Deixe seu comentário