Dicas de informática para iniciantes (a série está começando) - Tecnologia da Informação Blog O GestorTecnologia da Informação Blog O Gestor

Dicas de informática para iniciantes (a série está começando)

Por Luis Marcos Leite | Dicas de Informática | Sem Comentários

Dicas de informática para iniciantes (a série está começando)

No intuito de desenvolver informações relevantes de informática para iniciantes, o blog O Gestor – Especialista em Tecnologia da Informação está preparando uma série dicas imperdíveis.

Se você está iniciando no mundo da informática ou até já tem um tempinho, porém, está dentre aqueles que são dependentes de outras pessoas, quer sejam, parentes, amigos e até técnicos para realizar tarefas que julgue difíceis, então a série de artigos é para você.

E pra começar: uma para que você aprenda a se proteger e outra para que conheça melhor os atalhos do seu computador. Vamos começar?

dicas de informática,informática,informática para leigos,informática para iniciantes

 

Dica de informática nº 1 – Cuidado com os downloads que você faz

A primeira dica que você deve ter conhecimento é acerca dos downloads que você faz regularmente na máquina.  Saiba que, mesmo que você tenha um antivírus e outros sistemas de proteção instalados em seu sistema, algum arquivo corrompido pode passar despercebido.
Além disso, é muito comum que os programas que serão instalados peçam para fazer o download de barras de ferramenta e navegadores, o que pode ser uma péssima ideia, porque pode comprometer totalmente o desempenho do seu sistema operacional.
Então, o melhor que você deve fazer é prestar atenção em todos os programas e processos de instalação para evitar qualquer tipo de vírus ou mau funcionamento.

Aprenda a fazer você mesmo a manutenção do seu sistema operacional (caso você use o Windows), lendo o artigo:

Dica de informática nº 2 – use e abuse de atalhos práticos

Nada mais fácil do que você conhecer alguns atalhos práticos, a fim de agilizar a sua performance e atividades na máquina. Sendo assim, conheça aqui alguns atalhos práticos para você utilizar no PC:
• ALT+F4 – este atalho finaliza qualquer aplicação aberta, seja site ou pasta;
• ALT+TAB – Alterna entre janelas abertas, que pode facilitar quando você estiver fazendo um trabalho;
• CTRL+F – É o atalho mais comum entre os estudantes, afinal, serve para buscar palavras dentro daquela janela, isto é, em textos e artigos;
• CTRL+P – atalho para você imprimir a página ou a aba que está aberta;
• CTRL+A – esse atalho é bastante útil por ser responsável pela seleção de todos os arquivos dentro de uma pasta;
• CTRL+C – o atalho mais usado da informática – serve para copiar texto ou imagem;
• CTRL+V – “casadinho com o anterior”, já esse atalho cola o que foi copiado ou recortado dentro de um texto ou página, podendo ser apenas uma foto;
• CTRL+ALT+DEL – quando o sistema operacional travar é ele que você irá usar para encerrar algum processo que não esteja respondendo bem.

Conclusão

Agora que você já sabe algumas dicas de informática para iniciantes, proteja-se, comece a se tornar independente, faça você mesmo a manutenção do seu sistema operacional,  utilize os atalhos e facilite a sua vida por meio de um dispositivo tecnológico!

Ah… e, como falamos de download na primeira dica, baixe agora mesmo para você 🙂 o livro digital “Dicas de Informática para Leigos – Proteção e Segurança” e aprenda a se proteger (clique na imagem abaixo):

 

E se você gostou deste artigo, participe deixando seus comentários, compartilhe com os amigos e atribua as estrelinhas logo abaixo, arrastando o ponteiro do mouse em “Vote neste post”.

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

Deixe seu comentário