Dia do trabalhador, dia ideal para escolher sua profissãoTecnologia da Informação Blog O Gestor

Dia do trabalhador, dia ideal para escolher sua profissão

Por Luis Marcos Leite | Outros | Sem Comentários
Neste primeiro de maio, em pleno dia do trabalhador, neste artigo você terá à sua disposição dicas de como escolher sua profissão. Confira agora mesmo conosco!

Provavelmente, hoje, 1º de maio, dia do trabalho, dia do Trabalhador ou dia dos trabalhadores (cada um chame como achar melhor), muitos devem estar descansando, outros se divertindo, outros viajando ou até mesmo trabalhando.

Porém, neste exato momento em que escrevo este artigo (aqui cabe um esclarecimento – escrevi este artigo em 2012 e esta é uma atualização*), outro grupo de pessoas (me refiro aos jovens e especificamente aqueles que estão em dúvida sobre qual carreira seguir) pode estar procurando na internet por sugestões, principalmente nas conhecidas redes sociais de perguntas e respostas, sendo assim, gostaria de deixar aqui algumas dicas no artigo (anteriormente chamado):

No dia do trabalhador, saiba como escolher sua profissão

dia do trabalhador,dia do trabalho,profissão,como escolher sua profissão,qual carreira seguir

Créditos da imagem: http://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/

 

Dia do trabalhador, ideal para fazer uma pergunta: Qual carreira seguir?

1ª dica – Responder algumas perguntas poderá te ajudar

Em relação à carreira que o jovem pretende seguir existem, basicamente, três tipos de pessoas:

  1. Aquelas que já sabem exatamente o que querem ser desde crianças;
  2. Aquelas que estão em dúvida entre algumas alternativa e
  3. Aquelas que não fazem a menor ideia da carreira que pretendem seguir, estando completamente perdidas.

Assim sendo, para tomar essa decisão e minimizar as chances de frustração, a recomendação é que o jovem sente, pense e tente responder algumas perguntas. Sugiro então que leiam o artigo (link externo, informe se estiver quebrado):

2ª dica – Fazer testes vocacionais para tentar encontrar a área que tem mais afinidade

Testes vocacionais poderão te ajudar sim a escolher uma profissão. Eu mesmo fiz um desses testes e fiquei impressionado com o resultado. Das doze opções de carreira que me foram sugeridas quatro delas estão de acordo com minha formação acadêmica e profissional. Mas, antes leia o artigo abaixo, foi reescrito mais precisamente para os tecnólogos, no blog Tecnólogo (outro blog de minha autoria – clique para conhecer) porém, pode ser adaptado para você. Confira:

3ª dica – Descubra sua habilidades e capacidades

Habilidade é uma aptidão desenvolvida ou cultivada e significa ter facilidade em realizar determinadas atividades; difere nas pessoas tanto no desenvolvimento quantitativo como qualitativo. Para facilitar sua tarefa de pensar quais são suas habilidades, no link abaixo são apresentadas três “famílias”, ou tipos genéricos, de habilidades ou aptidões. Procure descobrir aquelas que você acha mais características do seu comportamento cotidiano. Sugiro que leia o artigo:

4ª dica – Conhecer os 10 mitos sobre a escolha da carreira

A escolha da profissão pode deixar alguns jovens (acredite) desesperados. Neste momento, é comum surgirem muitas dúvidas, insegurança e até medo de escolher a carreira errada, o que é bastante comum. A consultora de Recursos Humanos e coach, Maria Bernadete Pupo, aponta os principais mitos que cercam esta questão no artigo:

5ª dica – Participe de redes sociais específicas

Participe de grupos de profissionais das carreiras que você tem afinidade. Nas redes sociais existem comunidades/grupos onde você poderá encontrar estudantes e profissionais que poderão te dar dicas e te passar informações importantes sobre a profissão que você está observando. Clique abaixo para ler um dos artigos mais lidos do blog O Gestor, nele você encontrará um link para diversas redes sociais.

6ª Dica: Faça seu plano de carreira

O plano de carreira serve para guiar o profissional no caminho que ele tem a percorrer rumo ao sucesso. Muitas pessoas não fazem o plano, outras dizem possuir um plano de carreira em suas mentes, mas é importante ter esse plano de carreira formalizado (em um papel ou em mídia) pois seus efeitos serão muito maiores sobre a sua carreira porque quando escrevemos refletimos muito melhor sobre o que está sendo escrito e concomitantemente tomamos o assunto como prioritário. Saiba como fazer um plano de carreira, lendo o artigo do link externo:

7ª dica – Leia o Guia de como escolher a profissão

Ler o “Guia de Como escolher a profissão“, do site Vestibular 1 poderá te ajudar. O guia está no formato .doc.  Você pode baixar o arquivo, clicando aqui!

Bem, espero ter ajudado a você a escolher sua carreira. É claro que existem diversas outras dicas, mas, vale salientar que, se acima de todas essas dicas a mão de Deus não estiver sobre sua vida e se você não buscar conselhos, ainda assim, você poderá errar na escolha da sua profissão e comprometer toda sua carreira.

E que você possa comemorar, desde já, um feliz dia do trabalhador!

Outros artigos que podem te ajudar:

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

Deixe seu comentário