Cursos técnicos de informática aprovados pelo MECTecnologia da Informação Blog O Gestor

Cursos técnicos de informática aprovados pelo MEC

Por Luis Marcos Leite | Cursos de TI | 4 Comentários

Quais são os cursos técnicos de informática aprovados pelo MEC?

 

Muitas pessoas pensam que basta ter um curso de informática qualquer que já podem sair por aí  se considerando um técnico de informática. Não. Não é assim que ocorre. Inicialmente é preciso entender que, de acordo com o site oficial do MEC, curso técnico

É um curso de nível médio que objetiva capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam este curso, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no setor produtivo. Este curso é aberto a candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e para a obtenção do diploma de técnico é necessária a conclusão do ensino médio.

 

 

Créditos imagem : http://pronatec.mec.gov.br/

Os cursos técnicos, assim como os cursos superiores de tecnologia, estão divididos nos chamados eixos tecnológicos. Veremos neste artigo o Eixo Tecnológico Informação e Comunicação.

Caso queira conhecer os eixos tecnológicos dos Cursos Superiores de Tecnologia, leia a série de 3 artigos publicados no blog Tecnólogo, outro blog de minha autoria:

Eixo Tecnológico Informação e Comunicação

Compreende tecnologias relacionadas à comunicação e processamento de dados e informações.

Abrange ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e telecomunicações. Especificação de componentes ou equipamentos, suporte técnico, procedimentos de instalação e configuração, realização de testes e medições, utilização de protocolos e arquitetura de redes, identificação de meios físicos e padrões de comunicação e, sobremaneira, a necessidade de constante atualização tecnológica constituem, de forma comum, as características deste eixo.

O desenvolvimento de sistemas informatizados, desde a especificação de requisitos até os testes de implantação, bem como as tecnologias de comutação, transmissão, recepção de dados, podem constituir-se em especificidades deste eixo.

Para conhecer cada um, clique no curso técnico de informática pretendido.

 

Vale salientar que a organização curricular destes cursos  técnicos de informática contempla estudos sobre os seguintes aspectos:

  • ética;
  • raciocínio lógico;
  • empreendedorismo;
  • normas técnicas e de segurança;
  • redação de documentos técnicos;
  • educação ambiental, formando profissionais que trabalhem em equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

Fonte: http://pronatec.mec.gov.br/cnct/

 

Se sua praia não é informática e quer conhecer os cursos técnicos dos demais eixos tecnológicos, clique no link abaixo:

 

 

E não deixe de ler:

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

4 Comentários
  • Sayuri Matsuo
    Responder

    Pessoal, acho muito importante estes cursos para entrar no mercado de trabalho. Trabalho com informática, duplicação de cd, e me especializei em técnico. Vale a pena, é um investimento muito válido.

    Abraços

Deixe seu comentário