Como remover "vírus de atalho" do pendriveTecnologia da Informação Blog O Gestor

Como remover “vírus de atalho” do pendrive

Por Luis Marcos Leite | Como remover virus | 120 Comentários
Neste artigo explicarei como remover o conhecido “vírus de atalho”, aquele que transforma pasta e arquivos em arquivos executáveis maliciosos no seu pen drive. Mas, te aconselho o seguinte: se você não gosta da tela preta do MS-DOS e quer usar um programa gratuito, com mais recursos e com interface mais amigável, com direito a assistir a um vídeo que te ensinará passo-a-passo como proceder, não perca seu tempo lendo este artigo e clique logo aqui!!!

Saiba como remover “vírus de atalho” do pendrive

Você já deve ter lido no artigo abaixo (se não leu, leia) como remover o arquivo que transforma pastas e ou arquivos em arquivos executáveis usando o sistema operacional Linux.

 

vírus de atalho,como remover virus de atalho,vírus de boot

No comentário daquele artigo fiquei de escrever um artigo mais atualizado sobre o assunto. Achei importante também porque a grande maioria dos usuários não usam Linux, então… chegou a hora usuários do Windows, segue abaixo o passo-a-passo:

1º Passo: Clique aqui e baixe o arquivo Recupera Pen drive (trata-se de um arquivo de lote, com extensão .bat), caso o seu antivírus acuse-o como ameaça, ignore a mensagem, pois o arquivo é seguro.

2º Passo: Espete o pen drive na porta USB de um computador não contaminado (importante isto).

3º Passo: Execute o arquivo Recupera Pen drive que você baixou (como administrador), para isto, clique com o botão direito do mouse, escolha a referida opção. O prompt do MS-DOS abrirá. vírus de atalho,vírus de boot,arquivos executáveis

 

4º Passo: Na “tela preta” que abriu digite a letra correspondente do seu pen drive, saiba qual é em “Meu computador” ou via Windows Explorer (pode ser D, E, F, G, etc.).

como remover vírus de atalho,vírus de boot,arquivos executáveis

No meu exemplo aqui a letra da unidade é “V”

 

5º Passo: Após digitar a letra correspondente, tecle “Enter” e o processo irá iniciar, podendo durar alguns minutos. Siga a mensagem “Pressione qualquer tecla para continuar”… vírus de atalho,arquivos executáveis,vírus de boot

6º Passo: Abra seu pendrive e perceba que os atalhos (que na verdade eram arquivos executáveis maliciosos sumiram e suas pastas e arquivos, que na verdade estavam ocultos, voltaram a aparecer. Pronto. O vírus de atalho foi eliminado!

Observações importantes

  1. Vale salientar que é possível usar esse procedimento tanto em pen drives, quanto em outros dispositivos portáteis como hd externo e  cartão de memória, desde que sejam acessíveis pelo Windows, obviamente.
  2. Os créditos do arquivo .bat vão para Thiago Medeiros (apenas fiz uma pequena adaptação), recomendo que conheçam o blog dele, clicando na fonte abaixo.
  3. Se você não gosta da “tela preta” do MS-DOSe quiser usar um programa específico (repito), recomendo o BRASturbo7 PRo+ web (clique para ler o artigo e saber como usar/baixar o aplicativo gratuitamente.
  4. E, se e você quer proteger de uma vez por todas seu pendrive deste tipo de praga (e mora em Salvador ou adjacências), recomendo a leitura do artigo abaixo:

E aí, gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e atribua suas estrelinhas no “Vote neste post” abaixo e qualquer dúvida deixe seu comentário.

Fonte:  http://www.thiagomedeiros.com/resolucao-de-problemas/recuperando-arquivos-em-pendrive-ocultos-por-virus

E não deixe de assistir ao vídeo que ensina como remover esses vírus do seu pendrive com o programa gratuito BRASturbo7 Pro+ web:

Ademais, saiba que o programa BRASturbo7 pro+ web remove o drive.bat, confira em:

.

Como remover “vírus de atalho” do pendrive
2.1 (41.93%) 83 votes

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

120 Comentários
  • Oi! Eu tenho que fazer esses procedimentos no modo de segurança? Quando eu colocar o pen drive no meu computador ele não será infectado?

  • Oi!! como faço pra desinstalar o .recupera pen drive?

  • Alexandre
    Responder

    Parabéns! Muito obrigado pela ajuda. Funcionou certinho no Windows 7.

  • Luis, o programa CMD apagou minhas pastas. Não fiz nada esperei executar ” apareceu varias msg de acesso negado” esperei finalizar, ao abrir sumiu tudo.
    caraca…

    • Luis, apareceu aqui dentro de uma pasta .Trasher. Sem falar q continua um monte de pastas malucas ( RECYCLER, $RECYCLER.BIN, cmd0013, bat ) ta tudo zuado. Vou aproveitar q achei meus arquivos e fazer backup, depois formatar o HD externo, que acho se so assim a resolve.srrs

      • Raphael,

        Seu pendrive está ou estava com atalhos maliciosos? Se sim, sugeri bem na introdução do artigo que você acessasse outro artigo para baixar e usar o programa gratuito BRASturbo7 Pro+ web, você chegou a ver isto? Segue o link para acesso:

        http://ogestor.eti.br/como-remover-virus-de-atalho-com-brasturbo7/

        No mais, saiba que temos a solução para proteger não somente HD externo, mas também pendrives e cartões de memória para não pegar mais vírus de boot, mas, por enquanto ainda não está disponível para os usuários, a não ser que você resida em Salvador, aqui na Bahia.

  • Não sei o que aconteceu, mas após as limpeza, sumiram TODOS os meus arquivos… Minha vida tava lá dentro! Que azar eu dei hein! To apavorada! =/

  • Olá, Luis
    Amei o programa BRASturbo7Pro. Ele limpou meu HD externo rapidinho e todos os arquivos que estavam infectados, foram limpos…… eu estava com muita dificuldade para remover estes vírus que transformaram meus arquivos em atalhos. Meu HD foi contaminado na escola onde trabalho. Já passei seu blog para o responsável pelo TI do colégio e para todos os professores….
    Parabéns…… Foi a melhor coisa que usei nos últimos tempos.
    Abraço ao criador e a vc, divulgador……
    Patricia Garcia

    • Patricia,

      Fico muito feliz com seu comentário. Compartilhe com todos sim…rs

      De qual cidade/estado você é? Nós temos a solução para proteger seu HD externo para nunca mais pegar este tipo de vírus, sabia?

  • meus arquivos desapareceram junto com o virus 🙁

  • Deus abençoe!Foi muito útil pra mim, deu tudo certo!Abração

  • Parabéns! Amigo pessoas como vc aqui para nos ajudar

  • bruno martins
    Responder

    Infelizmente não funcionou, o arquivo de extensão .BAT não foram excluídos.

    • Bruno,

      Entre no modo seguro e apague manualmente. Os arquivos com extensão. bat não estão na lista de suspeitos do BRASturbo7. Posso falar com o desenvolvedor para inserir do mesmo na lista de remoção.

  • BEATRIZ SERRÃO DE ALMEIDA
    Responder

    Depois de horas de pesquisas e teste enfim encontrei um que realmente funciona! Obrigada!

  • TAIZE DRUMMOND AZEVEDO
    Responder

    parabens! a forma mais rapida e simples pra remover os virus do pendrive. valeu demais !!

    • Taize,

      Que bom que podemos te ajudar. Compartilhe com os amigos e continue seguindo nosso blog, pois teremos mais novidades e volte sempre!

  • eliete batista
    Responder

    Luiz,
    boa noite, estava sem saber o que fazer, foi muito bom encontra você!
    muito obrigada, você me salvou!!
    serei eternamente grata!!

    • Só Cristo salva, Eliete. Sou apenas um mero servo Dele que estou aqui para ajudar pessoas como você. O que te peço é que divulgue aí pros seus amigos e continue seguindo nosso blog, tudo bem?

  • Obrigada por disponibilizar o arquivo.Muito bom!

  • Caramba, obrigadão, vc salvou metade da minha vida, kkk.Parabéns pela dica.

  • […] Como remover vírus de atalho de pendrive […]

  • João Cleber
    Responder

    Muito Obrigado pela postagem e disponibilização do arquivo. Tinha vários arquivos importantes no meu pen drive. Que Deus possa conceder muitas bençãos em sua vida.

  • cara gênio velho ! valew

    ~e

  • Samantha Carvalho
    Responder

    Muito obrigada, por compartilhar seu conhecimento, somente um espirito tão nobre poderia faze lo sem pedir nada em troca. Deus continue te abençoando cada vez mais com estrategia, sabedoria e conhecimento.

  • Cara adorei…

    Já tinha ate formatado meu pendrive, mesmo formatando o bendito virus “bat” estava lá…rsrsrs
    Agora apareceu todos os meus arquivos..
    Super recomendo, a gente precisa disso, ferramentas de fácil manuseio…
    Tem muito posts que são complicados de executar, este é simples, fácil e rápido..

    Atenciosamente

    Daniela

  • Allan Lemos Leite
    Responder

    Muito obrigado pela ajuda!! Para mim funcionou perfeitamente. Estava quase formatando meu pendrive, ia perder arquivos muitos importantes.

  • Jessica Machado
    Responder

    Jóinha! =)
    Deu certo aqui, vou reiniciar o PC pra ver se está certo, mas por enquanto ajudou!! Obrigada!!!

  • Voce e o cara ,atitude nobre de dividir conhecimento mesmo,ainda bem que existe pessoas como vc para ajudar em um mundo tão tecnologico e poucos querendo compartilhar o conhecimento de vdd como vc fez .parabens..abc

    • Yaro,

      Toda glória a Deus. Fico feliz com suas palavras. A intenção do blog O Gestor é ajudar muitas e muitas pessoas no que estiver ao meu alcance. Volte sempre, amigo.

  • Depois de várias pesquisas, consegui resolver o problema.
    Obrigada pela dica!

  • Perfeito! Resolveu meu problema,
    Consegui eliminar os virus do pendrive rapidinho
    Obrigada pela dica!

  • Denilson Costa
    Responder

    Estou tentando resolver o problema, mas nada o soluciona. Os arquivos originais voltam a se tornar visíveis e os atalhos somem, mas logo em seguida o oposto acontece: os originais ocultam e os atalhos retornam. Não sei mais o que fazer.

    • Denilson,

      Provavelmente o computador que você está usando também está contaminado. Siga as dicas do artigo abaixo para resolver:

      Como remover “vírus de atalho” do computador

      Depois ative o BRASturbo7 Pro+ web no computador e limpe o pendrive. Volte aqui para dizer o resultado, ok?

      • Denilson Costa
        Responder

        Coloquei em modo segurança – executei o programa da microsoft e não identificou nenhum vírus ou coisa do tipo. Voltei ao Win normal e executei o programa de remoção do pen drive e mesmo assim o problema persiste. Segui passo a passo.

  • Pedro Phillipe
    Responder

    Muito bom!
    Muito obrigado, tenho praticamente minha vida no meu pendrive, tudo foi recuperado!

  • Funcionou, parabéns pela iniciativa.

  • João Pedro
    Responder

    Eu usei meu pen drive para poder apresentar um trabalho de escola, e conectei ele em um notbook do colégio e logo criou os atalhos. mas eu não sabia que era virus, quando cheguei em casa conectei meu pen drive no PC e tinha os atalhos criados e uma pasta de nome TRASHE… Ja tentei usar o Cmd mas não adiantou. usei o USb show tambem não deu certo meu pen drive não tem nenhum arquivo e quando crio uma nova pasta cria junto o atalho e eu queria saber oque eu faço pra meu pen drive voltar ao normal

  • Luis,
    Eu usei o 1° método,mas os arquivos sumiram,então resolvi baixar o programa BRASturbo7,porém os arquivos não voltaram!
    Me ajude! Estou desesperada “/
    Obs:eu utilizei esse método para remover o vírus do meu HD externo

    • Priscila,

      Provavelmente seu HD externo tem muitos dados e, neste caso, o Brasturbo7 Pro+ demora para exibir os arquivos. Aí é ter paciência e aguardar eles aparecerem.

  • Luis, tudo começou quando meu irmão trouxe 3 pendrives (Multilaser logo…..), 2 deles estavam com o problema. tentei resolver e não consegui, mais tarde coloquei meu pendrive e meu celular no pc, e quando reparei, ambos haviam sido infectados, e logo depois o computador, pois tentei de quase todas as formas… fui no prompt, digitei os cmds várias vezes, funcionava mas logo depois o problema persistia. baixei o programa da microsoft( pelo celular infectado, não dava pelo pc T-T) fiz a varredura geral, os arquivos worms e trojan foram removidos do pc, visto que executei o programa pelo celular, que está infectado. a mesma coisa com o recuperapendrive, funcionou mas voltou o problema (também baixei pelo pendrive). executei novamente o programa da microsoft (em modo seguro como você recomendou), dessa vez fiz o teste rápido, haviam 2 arquivos de novo, que aparentemente foram removidos, mas o programa está no celular, cuja memória interna/externa estão infectados… o que faço pra resolver esse dilema???

    • Samuel,

      Use o BRASturbo7 Pro+ web para resolver os problemas do cartão de memória do celular. Já na memória interna você vai ter de tomar muito cuidado para não apagar atalhos importantes.

      Clique para assistir ao vídeo abaixo para saber como proceder (a versão lá está um pouco diferente mas o princípio é o mesmo, ok?):

      Vírus que transforma pasta em atalho como remover com BRASTurbo7

      Depois dê o retorno pra gente.

      • Luis, aquela técnica de copiar os arquivos do pendrive para o computador e depois formatar o mesmo e colocar os arquivos de novo funciona?

        • Samuel,

          Por que não funcionaria? A questão é não copiar o vírus junto e trazê-lo de volta. O BRASturbo7 Pro+ web elimina ele e a meu ver, não precisa formatar o pendrive. De antemão, temos uma solução para proteger o pendrive – o desenvolvedor está estudando a forma de implementar isto em uma outra versão do Brasturbo7. Fique atento, acompanhando nosso blog, ok?

  • Bom Dia, estou com um vírus parecido, porém, este retorna ao findar do processo, mesmo usando o BrasTurbo, o Folder Recovery, ou até mesmo pelo cmd com o comando attrib, outros eu consegui resolver mas este está insistindo.

    Pode me ajudar

  • Muito bom!
    Depois de uma semana tentando foi o único programa que solucionou o problema.

  • por favor me ajudee..
    meus arquivos sumiram
    ja deixei mais de meia hora e nada..
    nao aparece nada

  • Mary Parker
    Responder

    muitoooo obrigada, esse foi o unico aplicativo que removeu o virus!!!

  • Renan Pablo
    Responder

    Luis como faço para excluir o virus do PC, pois já está no sistema!

  • Funcionou bem! Obrigado pelo arquivo

  • Claudecy,

    Nunca perdi dados realizando o que ensino neste artigo, nem no que ensino no vídeo. Você pode não ter dado tempo suficiente para que a operação se completasse. Quando a unidade contaminada possui muitos dados é preciso ser paciente e aguardar o processo concluir.

  • Olá bom dia.

    Amigo estou com serio problemas.. ao conectar meu hd externo em um notebook de um amigo foi infectado por esse virus que transforma arquivos em atalhos, na verdade ja tinha passado por essa situaçao varias vezes, só que das outras vezes era transformado somente as pastas, porém dessa vez foram todos os arquivos. Sempre usava pelo pront o comando “attrib -h -r -s /s /d unidade*.*, e dava certo, porem dessa vez não vem funcionando, sempre surgi acesso negado.E isso se for tentar abrir o pront pelo note o sistema faz é reiniciar automaticamente. Parece que o virus foi aprimorado. rsr.. ah, e ainda tem mais, na visualização da unidade pelo Explorer é como se tivese vazia, porém quando a gente abre uma das pastas os arquivos estão lá. Muito estranho e dessa vez não estou conseguindo resolver, se vc poder me ajudar ficarei grato.

    • Claudecy,

      Você tentou as dicas do artigo? Se não der certo, use o BRASTurbo7 Pro+ web conforme orientado no vídeo, que está no final do artigo. Dê-nos o retorno, por gentileza.

  • Anderson Leal Teixeira
    Responder

    Olá, fiz exatamente conforme cada passo. Porém foram excluídos todos meus arquivos do pendrive. Por sorte o pendrive cobaia era meu, faço trabalhos de impressão para clientes em minha empresa e isto não poderá acontecer. Fora isso deu certo mas, alguma sugestão para não sumir com os arquivos? Obrigado.

    • Anderson,

      Você seguiu as dicas do artigo ou do vídeo?

      • Anderson Leal Teixeira
        Responder

        Do artigo, mas descobri que não foram apagados rs, estavam ocultos, ai eu encontrei um outro tópico explicando como fazer aparecer, deu certo. Mas, os danados dos atalhos voltam depois, mesmo após o procedimento… E olha que já passei o Kaspersky, Superantispyware, Ccleaner até experimentei o Avast…

  • Helio Costa
    Responder

    Grande LUIZ MARCOS !!!!

    Muitísssimo obrigado pelo seu apoio.

    Problema solucionado.!!!!!

    Grato,
    Helio Costa

  • muito obrigado , fui em vários sites , vi vários videos mais nenhum resolveu , fiz os procedimentos e deu tudo certo , Parabéns voce salvou a pátria aqui kk

  • Francisco Mattos
    Responder

    Valeu Luis, me ajudou bastante, instruções simples, resolveram o problema. Muito obrigado!

  • Top, Meu velho Muito Obrigado consegui resolver minha bronca! Deus te abençoe!!!!!

  • Funcionou perfeitamente! Muito obrigada, foi o único método que funcionou.

  • Parabéns resolveu meu problema!

  • Segui todas recomendações e limpou os arquivos mas na propriedades indica que os arquivos estão ainda no pen drive

  • Não tive exito. Já tentei de tudo e nada! Ela virus chato! Dá acesso negado no AUTORUN.INF

  • Amigo, seu artigo me foi util mas acho que não resolve totalmente meu problema. Eu tenho um computador que não tem conexão com a internet, mas esse virus entrou por um pen drive de um terceiro e infectou a minha maquina. Ja consegui tirar o virus dos pen drives mas não consigo tirar dessa maquina que está infectada. Toda vez que conecto um pen drive seguro ele é infectado pela maquina. Se eu executar esse arquivo .bat no meu HD de sistema do computador infectado terá algum problema? Ja que você mencionou que pode usar esse processo em outros dispositivos removiveis mas nada sobre HD de sistema então fiquei com essa duvida. Por favor me ajude, estou tendo muitos problemas com esse virus! Se conhecer outra forma de tirar tambem, agradeço!

  • joão luiz
    Responder

    Luis Marco Leite, agradeço por postar em sua página na internet esta solução.

    Muito obrigado mesmo. Se houver outros colegas com problema semelhante irei recomendar sua página.

  • Rodrigo - Dandão
    Responder

    Luis muito obrigado pela força…
    simplesmente maravilhosa esta dica…
    muito bom mesmo… funcionou direitinho…
    DEUS abençoe muito você com estas dicas…

  • Pedro Aragão
    Responder

    Luis,

    Preciso dizer que seu artigo não só me ajudou bastante, como salvou minha vida! Contém instruções simples, apenas de não serem nem um pouco óbvias e fáceis de encontrar, e que realmente resolvem o problema. Muito obrigado! Já favoritei o site e com certeza recomendarei. Abração.

  • Luciano Galina de Medeiros
    Responder

    Funcionou muito bem!

    Arquivo .bat é confiável.

    Obrigado e parabéns pelo site e pela dica!

    Luciano

Deixe seu comentário