Como remover "vírus de atalho" do computadorTecnologia da Informação Blog O Gestor

Como remover “vírus de atalho” do computador

Por Luis Marcos Leite | Como Executar | 36 Comentários
Neste artigo explico pra você como remover o “vírus de atalho” do seu computador, aquele que “transforma pastas em atalhos e arquivos em atalhos”. Recomendo que você leia com bastante atenção até o final.

Saiba como remover “vírus de atalho” do seu computador

Nos artigos abaixo, ensino como remover o vírus que oculta pastas e que oculta  arquivos e que cria atalhos que são, na verdade, arquivos maliciosos executáveis no seu dispositivo portátil (pendrive, hd externo, cartão de memória, etc.) e te ofereço 3 opções para você resolver esse problema (clique para ter acesso a cada uma delas):

vírus de atalho,como remover virus de atalho,vírus de boot

Mas e quando você acaba de remover a praga virtual do seu dispositivo portátil e ela volta novamente?

Por que isto ocorre?

Esse vírus de atalho volta novamente pelo simples fato de que o Windows instalado no computador que você está utilizando estar contaminado. Isso acontece muito em computadores de faculdades, do trabalho de lan house ou até no seu próprio computador caso não se adote as ações necessárias.

O que fazer?

Ora, ir na causa do problema, removendo o malware através do programa Malicious Software Removal Tool, uma ferramenta gratuita que a Microsoft oferece para remover, não somente este tipo de praga virtual como outras diversas.

Como fazer?

Faça o seguinte, acesse o link abaixo e baixe a versão correspondente ao seu sistema:

http://www.microsoft.com/pt-br/download/malicious-software-removal-tool-details.aspx

 

vírus de atalho,como remover vírus de atalho

Salve o arquivo baixado em seu próprio disco ou em um pen drive (se quiser usá-lo em outros computadores). Reinicie seu PC e vá para o modo seguro (para que nenhum malware seja executado).

Estando no modo seguro, dê dois cliques na ferramenta Malicious Software Removal Tool (você tem de estar com privilégio de administrador) ou então execute como administrador, clicando com o botão direito do mouse, estando o arquivo selecionado. Clique em sim na próxima tela que irá abrir e aguarde:

 

como remover vírus de atalho,como remover vírus,vírus de atalhoa

Clique em avançar:

como remover vírus,como remover vírus de atalho,vírus de atalho

Você terá 3 opções a sua disposição. Recomendo a exame geral por efetuar uma varredura mais profunda, a questão é que poderá demorar horas. No meu caso aqui o exame rápido num hd de 500 GB demorou um pouco mais de 3 minutos para escanear:

vírus de atalho,como remover vírus,como remover vírus de atalho

Ao final da varredura os malwares que forem encontrados serão removidos automaticamente e a tela final será apresentada:

como remover vírus,como remover vírus de atalho,vírus de atalho,pastas em arquivos executáveis

Pronto! Pragas virtuais eliminadas. É só clicar em “Concluir”

E aí, ficou alguma dúvida? Gostou de deste artigo? Participe, deixando seus comentários e atribua as estrelinhas no “Vote neste post” abaixo e depois assista ao vídeo que ensina como remover essas pragas de pendrives:

Como remover “vírus de atalho” do computador
4.18 (83.53%) 17 votes

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

36 Comentários
  • Luis bom dia.
    Estamos desesperados já tem dias que isso aconteceu no meu computador ja fizemos o malicius e nada adiantou estoucom medo muitos documentos fotos e videos de anos estão ocultos e viraram atalho.
    Ocorreu depois de passar as fotos e videos do meu tablet para pastas na areade trabalho no pc e também baixei o google drive para fazer download de alguns arquivos.

    • Andrea,

      Você roda a ferramenta da Microsoft no modo seguro do Windows para limpar o computador. No tablet, se seu sistema é Android, use o CCleaner. Em pendrives e discos externos use o BRASturbo7 pro+ Web (clique aqui).

  • ROGÉRIO ALVES DOS SANTOS
    Responder

    O aplicativo não abriu no meu notebook, o que fazer

    • Rogério,

      Você baixou a versão correta? Repare que na primeira imagem da página da Microsoft pus uma seta vermelha vazada apontando onde mudar a versão, caso tenha escolhido errado. E caso tenha baixado a versão correta, rode o programa no Modo Seguro do Windows. Reveja aí e me diga.

  • Olá, meu computador esta assim, todo pendrive e cartão sd que coloco ele transforma os arquivos em atalho, o problema é que não encontro essas pastas ocultas nos pendriver. creio que deve ser no computador, tem como me ajudar ?

  • Bianca Carvalho
    Responder

    Boa noite, segui os passos exatamente como você explicou na página (este para remover o virus do atalho do computador) e fiz o procedimento também no meu pen drive para limpá-lo, porem, meu problema não foi resolvido. Os arquivos voltam a abrir como atalho no meu pendrive e não consigo recuperá-los. O que posso fazer neste caso?

    • Bianca,

      Vc pode estar fazendo alguma coisa errada. Primeiro: baixe a ferramenta da Microsoft sugerida neste artigo e coloque ela no seu disco (do computador). Reinicie o computador em modo seguro. Rode a ferramenta, aguarde os vírus serem removidos. Reinicie o computador baixe o programa BRASturbo 7 pro+ web (clique aqui) , coloque o pendrive (não abra) e rode o programa BR7 conforme orientado no vídeo. Depois nos dê o resultado, ok?

  • evandro souza
    Responder

    tenho o avast free, e quando coloco alguns pen drives ele detecta um arquivo 1.bat e um suposto virus que descreve como BV:Agent-AYN [Trj], mas não sei como retirar, por favor gostaria de sua orientação, se é mesmo um vírus e como devo proceder.

  • Yan Moita
    Responder

    Olá boa noite, o programa Malicious Software Removal Tool só irá abrir se meu pc estiver no modo seguro? Pois eu clico duas vezes nele e nao abre, e já tentei abri como adm e não consegui tbm. Me ajude please.

  • Eu fiz tdo certo mais no meu caso eu ñ consegui …Eu entrei como administrador mais fala que eu ñ tenho permissão e o aplicativo nem abre …oq faço tem outra forma d remover esse vírus?

    • Vanessa,

      O arquivo que você baixou foi o correto? Está íntegro, será que não corrompeu? Baixe de novo e execute o programa pelo modo de segurança.

  • Bom tarde,
    Eu baixei um programa pra poder retirar esse virus, mas a agora a aparece a memoria esta cheia assim como estava antes, porem não consigo visualizar meus arquivos, quando abro a pasta diz que esta vazia…. sera que perdi meus dados? tinha documentos importantes e não posso perde-los…
    por favor o que faço?

  • Usei esta ferramenta com o Exame Geral, demorou uma eternidade para fazer e não pegou nada. O vírus continua no pc, o programa não serve. Também usei o BRASturbo7 Pro+ web e foi somente perda de tempo. O vírus continua fazendo atalhos no computador.

    • Rudimar,

      Em primeiro lugar, a ferramenta sugerida no artigo sempre funcionou comigo. Sugiro que rode no modo seguro. Quanto ao Brasturbo7, sua função, ou melhor, uma de suas funções é, depois de limpo o sistema, escanear os dispositivos conectados ao computador: pendrives, cartão de memória, HD externo, etc. e eliminar essas pragas que criam atalhos maliciosos. E a depender da quantidade de dados pode demorar para escanear.

  • Ricardo Azevedo
    Responder

    Trabalho com TI também e esse vírus afetou algumas pessoas na minha família, por usarem o pendrive em lugares não seguros. Para uma delas eu até usei essa ferramenta da Microsoft e deu certo, mas depois precisei orientá-los com a instalação de um antivírus para evitar que essas coisas tornem a acontecer. Pra mim hoje, os melhores são o Kaspersky e o Psafe. Recomendo os dois, tem tido um bom desempenho por aqui.

    • Ricardo,

      Recomendo que você e seus conhecidos usem a ferramenta gratuita BRASturbo7 Pro+ web (clique aqui para conhecer), inclusive o programa pode ser transportado em um pendrive. Além disto, caso você queira por sua marca no programa e distribuir para terceiros, entre em contato comigo, clicando aqui. Coloque no título da mensagem “Quero saber como por minha marca no BRASturbo7”.

  • Luis, é normal o BRASTurbo demorar muito a otimizar? selecionei para exibir os arquivos no meu cartão, ficou vários minutos e nada, achei que havia travado, depois vi que os arquivos não aparecem mais, só que eles estão lá. atualizei e nada, e agora?

  • Boa noite!
    Baixei o Malicious Software Removal Tool, porém o mesmo fez a varredura, mas o vírus continuou no pc, tente ums três vezes e nada. Gostaria de saber se você conseguiu outra forma ou outro pragrama…..Obrigado e boa noite!!

  • Giancarlo
    Responder

    Eu acabei resolvendo o problema restaurando o sistema. Aliás, tive que fazer em modo de segurança pois o que quer que estava infectando meu computador impedia que eu iniciasse o processo de restauração no modo normal de uso. Minha dúvida agora é, como impedir que esse vírus se instale novamente no computador? Pois no meu caso, eu limpava o pendrive (tenho um Mac) mas quando colocava de volta no micro o problema voltava. Como disse, tive que restaurar o sistema. Eu uso o AVAST mas, obviamente, este anti vírus não é suficiente para bloquear esse vírus…

  • Giancarlo
    Responder

    Gostaria de saber o que o uso deste programa pode trazer ao meu computador e/ou à minha privacidade.

    Grato
    Giancarlo

  • Marcus Leite
    Responder

    Bom dia,
    Obrigado pela dica, mim serviu muito, pois d vez enquanto parece pendrive aki com essa praga e é aquele transtorno pra remover. vlw

  • Bruno Souza
    Responder

    afff cara, ninguem merece esses virus…. peguei um e recomendaram o psafe… ajudou muito e recomendo!! faz a limpa e pega td!!!

    • Bruno,

      A intenção do post foi informar que a própria Microsoft tem a solução para o problema. E o melhor: não precisa instalar, basta executar a ferramenta de remoção. De certa forma, obrigado pela informação.

  • Ótimas dicas!!! Além dessas dicas recomendo sempre ter um bom antivírus. Eu estou usando o da psafe e ele tem dado conta do recado aqui no meu pc.

Deixe seu comentário