Recupere de forma fácil perda repentina conexão à rede localTecnologia da Informação Blog O Gestor

Recupere de forma fácil perda repentina de conexão à rede local

Por Luis Marcos Leite | Software | 2 Comentários

Saiba como recuperar de forma fácil perda repentina de conexão à rede local

Depois do artigo Recupere de forma fácil a perda de conexão repentina à internet, segue o artigo Recupere de forma fácil perda repentina de conexão à rede local. Vamos a ele?

Ontem estava eu na minha sala onde trabalho, cumprindo meu expediente. Não estava me sentindo muito bem por um probleminha de saúde. Próximo do horário do almoço estava eu atendendo uma usuária, quando entrou a secretária do Diretor pedindo que verificasse a máquina do chefe que não estava acessando a internet. Eu disse que ia atender assim que terminasse aquele meu atendimento à colega. Até aí tudo bem, se não tivesse ido almoçar e acabei por esquecer, não indo à sala do chefe.

 

rede local,perda repentina

 

Winsock 2 – A Missão

winsock,perda,conexão,rede local

 

 

Blá-blá-blá

Provavelmente você pode estar pensando:

– Este cara é louco, não foi atender o chefe imediatamente?!

– Ah, tudo bem ele não estava se sentindo bem…

– Que é que isto tem a ver com este artigo?!

Tudo a ver, pois o fato de eu não ter ido logo pra resolver o problema fez meu Pai querido me dar tranquilidade, e no momento certo, a solução. Como? Eu explico:

À tarde, quando retornei do almoço me lembrei que havia esquecido (esta é ótima!) de resolver o problema da conexão da máquina do chefe, desloquei-me então à sala dele (ele não estava, já tinha ido (chefe é chefe), sentei-me perante o seu notebook e seu Windows XP. Notei que o sistema estava lento, precisando fazer uma manutenção básica, provavelmente uns viruzinhos pra eliminar, HD pra desfragmentar, limpeza de disco, etc.

 

Solucionando o problema (Chega de blá-blá-blá)

Bem, chega de blá-blá-blá e vamos ao que interessa: notei que na área de notificação1 informava que o sistema tentava se comunicar à rede, porém sem sucesso e ficava naquele loop , então fiz o seguinte (passo-a-passo):

1º Passo: desconectei e reconectei o cabo de rede da porta traseira do notebook – não resolveu;

2º Passo: desconectei e reconectei o cabo da rede do ponto da rede – não resolveu;

3º Passo: fui até a sala onde fica o switch – aparentemente tudo normal, tinha uma colisãozinha2 no ponto de rede do chefe (em outra oportunidade posso explicar como eliminar este tipo de colisão), aproveitei e peguei um outro cabo de rede.

4º Passo: troquei o cabo de rede e o problema continuava. Pensei então, ou é vírus ou corrupção do sistema…, só que eu procurei meu antivírus e não achei (era pra estar no pendrive, não estava!), tentei acessar meu micro via compartilhamento, mas como, se a rede não tava funcionando?

5º Passo: foi aí que … tchanran … me lembrei do Winsock XP Fix… lembra dele? Pensei… se ele repara a perda repentina de conexão com a internet , obviamente que recupera a perda de conexão com a rede.

E… bingo! Funcionou, a conexão foi restabelecida. Glória a Deus! Descobri mais uma!

Conclusão

Aproveite “a carona” das dicas básicas acima e use o WinsockXP Fix não somente para perda repentina de conexão à rede local, mas também para perda repentina de conexão com a internet, e antes que eu me esqueça: o chefe não brigou comigo não, falei com ele hoje que estive lá no dia anterior e resolvi o problema e já acertei pra fazer uma manutenção básica no “note” dele, ok? Até a próxima e bom final-de-semana a todos.

Esclarecimento: Sobre como executar o WinsockXP Fix clique aqui.

1área de notificação – área situada na barra de tarefas, onde fica o relógio do Windows. Quando a opção “Mostrar ícone na área de notificação quando conectado” está marcada em propriedades de rede, a imagem de 2 PCs aparecem sobre a referida barra.

2colisãozinha – maneira carinhosa de tratar as colisões do switch da minha rede, os quais se apresentam na cor laranja contrastando com o verde da boa comunicação dos pontos de rede.


 

 

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

2 Comentários
  • Olá Marcos,

    Sem dúvida Deus nos ajuda em todos os momentos, notadamente naqueles que achamos que não há saída. Fico feliz que tenha conseguido resolver o problema, e seu chefe tenha gostado 🙂

    Um abraço.

Deixe seu comentário