Como proteger meus dados nas redes sociais? Veja neste artigo!

Como proteger meus dados nas redes sociais? Esta pode ser uma pergunta que você fez que terá sua resposta neste artigo. Confira agora mesmo!

Como proteger meus dados nas redes sociais que participo?

As redes sociais se popularizaram a tal ponto que quem não tem uma conta no Facebook ou não posta fotos no Instagram é considerado excluído da vida online. Mas a exposição da vida pessoal no mundo virtual pode ser um perigo, caso o usuário não tenha cuidado com a informação que torna pública. Faz parte do conhecimento em informática básica aprender a proteger os seus dados, principalmente em redes sociais. Confira as dicas de informática a seguir.

como proteger seus dados nas redes sociais - Como proteger meus dados nas redes sociais? Veja neste artigo!

 

Como proteger meus dados nas redes sociais

1. Não publique informações importantes

E quais são essas informações importantes? Seu endereço, o seu local de trabalho, o número do seu telefone celular etc. Todos esses são dados que alguém que você não conhece pode ter acesso, caso publique em modo público.

2. Não aceite amizades com pessoas que não conheça

No mundo virtual, as pessoas querem ver e ser vistas. Porém, aceitar qualquer um para ter uma rede de amigos enorme pode ser um perigo, já que, se você não a conhece, ela pode estar mal intencionada e querer apenas tirar vantagem de você.

3. Não clique em links suspeitos

Os vírus estão em todos os lugares, inclusive nas redes sociais. Eles podem se espalhar através de mensagens de amigos, de publicidades enganosas etc. Por isso, não saia clicando em links que pareçam suspeitos, ou que prometam recompensa em dinheiro.

4. Defina sua opção de privacidade

Redes sociais como o Facebook e o Twitter oferecem opções no momento de configurar sua privacidade. Ou seja, é possível definir quem pode ver as suas publicações, fotos, dados pessoais etc. Não pule esse passo e deixe a sua conta mais segura.

5. Cuidado com os aplicativos em redes sociais

Algumas redes sociais possibilitam ao usuário que ele faça o download de aplicativos, dando mais recursos à página pessoal. O problema é que muitos criminosos fazem uso desse serviço para roubar os dados dos usuários, que muitas vezes nem percebem que estão sendo vítimas de uma invasão.

O mundo tecnológico pode apresentar diversas armadilhas, e temos que estar preparados da melhor maneira possível. Não precisa ser um expert para aprender a proteger o seu sistema, na série de artigo do blog O Gestor – Especialista em Tecnologia da Informação, “informática para leigos” você é capaz de ter estas informações essenciais.

E não deixe de ler:

Fontes:

http://www.safernet.org.br/site/noticias/saiba-como-se-proteger-nas-redes-sociais-10-dicas-simples

https://www.microsoft.com/pt-br/security/online-privacy/social-networking.aspx

http://www.infowester.com/dicaseguranca.php

 

Como proteger meus dados nas redes sociais? Veja neste artigo!
Vote neste post!

Quer saber das novidades antes dos seus amigos?

(Preencha os campos ao lado)

Luis Marcos Leite

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da TI, Problogger e Professor de Informática Freelancer.

Website:

Deixe seu comentário