Como limpar o pente de memória do seu pcTecnologia da Informação Blog O Gestor

Como limpar o pente de memória do seu pc

Por Luis Marcos Leite | Hardware | 14 Comentários

Aprenda como limpar o pente de memória do seu pc

 

Sinal clássico de mau funcionamento: você liga seu PC e não dá vídeo. Você chama um técnico, ele abre o gabinete, tire uma peça lá de dentro parecendo um pente. Passa uma borracha, limpa “os dentes” do tal pente, põe de volta no lugar e bip! seu computador volta a funcionar como antes.

 

Você paga o profissional, ele vai embora e meses depois ou no ano seguinte acontece a mesma coisa.

 

Você não encontra o mesmo profissional, chama outro que te informa que o problema é sério e a máquina precisa ser levada pra assistência dele (óbvio).

 

memória,como limpar pente,pente de memória

 

Ele leva seu micro, o “paciente fica uns dias internado”, você fica gastando os créditos do seu celular telefonando pro técnico que nunca está ou foi visitar um cliente ou, quando o encontra, diz estar fazendo (ainda) testes na máquina.

 

Um mês (ou mais) depois, o tal técnico te liga e te diz que você vai ter de trocar a placa mãe, o processador, o HD e a memória RAM que queimaram.

 

Ué? Mas, será que foi isto mesmo que aconteceu?

 

O sintoma que eu quis relatar acima é típico de pente de memória (a tal da memória RAM) com acúmulo de sujeira, a qual acaba dificultando a passagem da carga elétrica, impedindo assim, que o PC inicialize após ser ligado.

 

Quer aprender a resolver isto, no melhor estilo “faça você mesmo”? Acompanhe o vídeo abaixo:

 

 

Fica então, a pergunta: não seria melhor você mesmo comprar, caso não tenha, uma chave-canhão (pode ser uma chave philips)  , um frasco de limpa contatos, preparar sua borracha escolar, abrir você mesmo seu PC e fazer os procedimentos acima?

 

1- Aos leigos: sigam corretamente a instrução e, se porventura não der certo, não achem que qualquer problema no PC deveria ser resolvido assim.

 

2- Aos maus técnicos: não há nada oculto que não seja revelado.

 

3- Aos técnicos: não fiquem chateados comigo, a não ser que vocês façam parte do grupo 2… rs

 

Como limpar o pente de memória do seu pc
4.95 (99%) 120 votes

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

14 Comentários
  • Annelize Garcia
    Responder

    Cara, voce salvou minha vida, eu tenho um PC que sempre dava esses problemas, agora com a sua aula, nunca mais vou precisar leva-lo para a acistencia tecnica.
    Fiz na mesma hora em que vi seu video, e cara funcionou!! Muito obrigada mesmo! (:

  • Essa da borracha é mito, o que acontece é que algumas trancas das slots tem folgas e deixam que os dim descaiam para posição incorrecta, basta encaixar melhor as dimm para que elas trabalhem, e as slots tem um encaixe tão justo que não entra sujeira nos contactos com o dimm

    • Luis Marcos Leite
      Responder

      Cesar,

      Obrigado pela participação. Fica registrada sua informação.
      Abs.

  • Laurentino Mello
    Responder

    Luis, realmente, o processo pode ser realizado por qualquer usuário que pelo menos tenha uma noção do que é o computador.

    O único ponto, o qual não recomendo é o uso da borracha, com o tempo acaba desgastando o veniz que faz proteção na memória.

    Parabéns pelo artigo.

    Abraços!

    • Luis Marcos Leite
      Responder

      Laurentino,

      Existem alguns riscos ao utilizar a borracha:

      O primeiro fica por conta do tipo de borracha a ser utilizada. O uso de uma borracha dura, por exemplo, traz o risco de riscar (sem redundância, rs) algum dos contatos e danificar seriamente a memória. O melhor é que a borracha seja macia e esteja limpa, óbvio. O segundo risco é se o pozinho da borracha cair na placa-mãe ou o pente não for limpo direito.

      O ideal é utilizar somente o limpa-contatos.

      No mais, este assunto é bem polêmico, cada um tem sua técnica como, por exemplo, limpar os contatos com uma folha de papel (não recomendo) e até refazer as trilhas com grafite, sabia?

      Abs e obrigado pela participação.

  • Outra dica é !
    Sempre chame um tecnico para arrumar seu cp na sua casa e fique do lado dele!
    Se interesse pergunte vc vai ver que não é um bicho de 7 cabeças aliás não são tantas peças assim dentro do seu cp e cada uma delas trabalham conjuntas com compatibilidades entre elas assim evita conflitos no futuro …eu mesma estou sempre ligada no que é feito no conserto .

    • Sandra,

      Vejo que vc é uma pessoa atenta. É isso aí! Obrigado pelas participações e volte sempre.

  • Isso já aconteceu comigo realmente o pente esta sujo… mais um detalhe nunca coloque a mão na placa do pente pegue pelas laterais use uma borracha macia e depois para limpar passe um pincel também macio!
    Se não adiantar troque o pente ele já deu o que tinha que dar!

    • Sandra,

      No vídeo percebe-se que este cuidado foi tomado. O que eu acrescentaria seria o uso de um pulseira anti-estática ou então o “descarrego” da energia estática das mãos pelo técnico antes de efetuar a troca da memória.
      Abs.

  • luiz de mlo
    Responder

    obrigado pela aula,

  • Bem… realmente existem esses tecnicos do grupo 2 que só sabem destruir a nossa imagem! Essa turma ficou (editado por infringir os termos de uso) com isso… rsrs…
    Mas um problema q vejo é q uma pessoa leiga no assunto pode fazer algum tipo de M** nesse processo (não necessáriamente com a memória, mas com outro componente qualquer) e isso pode gerar uma dor de cabeça extra tanto para o leigo (rsrs) quanto para o técnico q vai ser chamado logo depois!
    Sou da seguinte opnião… CADA UM NA SUA ÁREA! rsrsrs…

    Ótimo blog…
    Abs…

    • André,

      Logo na página inicial do blog, em Proposta deste Blog deixo claro o seguinte: “temos como proposta oferecer aos leitores a oportunidade de conhecer alguns mistérios até antes “trancados às 7 chaves” pelos Técnicos de Informática, bem como, oferecer dicas interessantes para aqueles que estão começando a mexer ou gostam de Tecnologia.”

      No mais, talvez faltou alertar com a célebre frase “Faça por sua conta e risco.” e pra finalizar mais uma frase “Em caso de persistirem os sintomas o técnico deverá ser consultado.

      Obrigado pela participação e abs pra ti tb.

Deixe seu comentário