Como ensinar educação financeira para os filhos (5 dicas)

Como ensinar educação financeira para os filhos? Veja agora mesmo 5 dicas em mais um artigo do blog O Gestor – Especialista em Tecnologia da Informação

Como ensinar educação financeira para os filhos (cinco dicas)

Como se não bastasse para um pai e uma mãe, ter que educar uma criança em todos os aspectos necessários, para formar uma pessoa de caráter, ainda é preciso, ensinar sobre educação financeira.

Se você quer que o seu filho tenha conhecimento, noção e responsabilidade com o dinheiro que um dia ele irá ganhar, saiba que é preciso partir de você, todo o conhecimento que ele precisa.

como ensinar educação financeira para os filhos - Como ensinar educação financeira para os filhos (5 dicas)

Educação financeira não é algo que se aprende na escola e, para não passar por dificuldades, confira aqui 5 dicas para começar a educação financeira dos seus filhos


banner 300x250 - Como ensinar educação financeira para os filhos (5 dicas)

Dicas


Dica nº 1 – Não tenha medo de conversar e falar sobre dinheiro

Muitas pessoas hoje têm receio e quase que uma fobia de falar sobre dinheiro, por que em casa quando eram crianças, nunca teve alguém que realmente explicasse sobre isso.

A começar pelos pais que muitas vezes, não falavam para os filhos quanto ganhavam ou não deixavam as crianças saberem ou participarem de assuntos como esse.

Se você quer que o seu filho tenha sucesso financeiro não apenas ganhando milhões, mas principalmente, sabendo administrar mesmo o pouco que tenha, é preciso conversar com as crianças desde cedo e sem qualquer receio sobre o assunto.

Dica nº 2 – A mesada é a melhor forma para começar

É claro que cada coisa no seu devido tempo e lugar e não é fazendo com que os filhos pequenos participem de uma reunião e família, para falar sobre as contas que o caçula da casa vai conseguir indicar qual conta deve ser paga primeiro.

Mas se você não sabe por onde começar a falar sobre dinheiro com os filhos, a mesada é sem dúvida a melhor opção.

Aqui não importa o valor que será estipulado. O que importa mesmo, é o ensinamento que você irá passar para os seus filhos, quando o assunto é administração do próprio dinheiro.


Dica nº 3Os exemplos vão muito além das palavras

Assim como falar, andar e muitas outras coisas, os filhos aprendem muito mais com os exemplos do que com palavras. 

Portanto, saiba que é preciso ter atitudes corretas quando o assunto for dinheiro. Quando comprar algo e que o seu filho esteja junto, peça desconto na compra, assim ele irá perceber que o seu ensinamento, também é praticado e como é possível fazer isso. 

Na maioria das vezes os filhos enxergam apenas o melhor nos seus pais e são verdadeiros heróis na cabeça das crianças.

Você também pode ser o herói das finanças, para os seus filhos.


Dica nº 4 – Ensine sobre o que é importante

Em casa um dos passos que apresentamos aqui e muitos outros que você pode conferir e adicionar à sua vida, é preciso ter em mente o que você deseja ensinar para as crianças.

É apenas ter dinheiro e poder comprar tudo o que desejar, ou o mais importante seria administrar o dinheiro e poder ter ou fazer algo, quando for necessário. 

A partir do ensino sobre educação e administração financeira, aos poucos as crianças conseguem entender mais sobre administração também de outras áreas da vida como, por exemplo, dos estudos, atividades e principalmente, das responsabilidades que precisa ter. 


Dica nº 5 – O que falar de acordo com cada idade

Procure sempre explicar tudo o que for possível e compreensível de acordo com a realidade, idade e capacidade de compreensão do seu filho. 

Se ele tiver mais que sete anos, por exemplo, você já pode falar sobre quanto você ganha em seu trabalho, por que faz o que faz e como procura administrar, o seu salário com o de outras pessoas na casa, para conseguir manter as despesas e pagar as contas fixas. 

Você vai perceber conforme a criança vai entendendo e conhecendo mais sobre esse mundo, ela vai se sentir muito mais responsável e até mesmo, será capaz de melhorar em diferentes aspectos dentro e fora de casa.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre finanças? Conheça a Pro Educacional.

Vote neste post!

Quer saber das novidades antes dos seus amigos?

(Preencha os campos ao lado)

Luis Marcos Leite

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da TI, Administrador de Sites e Blogs e Professor de Informática Freelancer.

Website:

Deixe seu comentário