6 lições dos atletas olímpicos para sua carreira ou negócioTecnologia da Informação Blog O Gestor

6 lições dos atletas olímpicos para sua carreira ou negócio

Por Luis Marcos Leite | Empreendedorismo | Sem Comentários
Neste guest post escrito por Rafael Urbach você aprenderá 6 (seis) lições dos atletas olímpicos que poderão ser aplicados em sua carreira ou negócio. Confira!

6 lições dos atletas olímpicos para levar para a sua carreira ou para o seu negócio

Os Jogos Olímpicos capturam a atenção de qualquer um, mesmo os que não tem tanto interesse pelo esporte. Uma Olimpíadas é feita de gente com histórias individuais e coletivas de todos os tipos, que com certeza podem inspirar e trazer lições práticas para o nosso dia a dia.

Para chegar em uma competição desse porte, um atleta já passou por todo tipo de provação e desafios. Quem está nos Jogos alcançou o maior degrau do seu esporte e, independentemente da conquista de um medalha, todos já são vencedores com histórias para perpetuar por muitas gerações.

carreira ou negócio,carreira,negócio

Crédito: sbcoachig.com.br

Analisando o que os atletas têm em comum, ignorando as características da modalidade que praticam, percebemos virtudes que podemos adaptar para o nosso cotidiano.

1) Dedicação total a um objetivo

Os atletas costumam dividir seus treinamentos por ciclos olímpicos, isso quer dizer que a partir do dia que uma edição dos jogos termina, eles estão começando uma jornada incerta, onde o sucesso do passado não garante a vitória do futuro, e,  nos próximos 4 anos terão como meta alcançar ou se manter na elite da sua modalidade.

Essa é uma lição que com a devidas proporções podemos facilmente aplicar no nosso trabalho e nossas metas. Até onde você está disposto a ir para alcançar seus objetivos? Do que você abriria mão para a realização do seu sonho profissional? Prove o tanto que o seu sonho realmente importa.

“Até onde você está disposto a ir para alcançar seus objetivos?”

2) Trabalho em equipe

Não importa se estamos falando de um atleta de um esporte individual ou coletivo. Todo atleta está acompanhado de uma grande equipe mobilizada em torno de um só objetivo: alcançar o melhor rendimento possível.

São técnicos especializados, preparadores físicos, dirigentes de confederações, psicólogos, cientistas do esporte, estatísticos e às vezes até mesmo físicos, alinhados em torno do esportista.

Na nossa realidade não teremos tanto amparo, mas com certeza podemos ter alguém disposto a ajudar ou lutar junto pela mesma meta. Podem ser companheiros de trabalho, nossos familiares ou até mesmo alguém que conhecemos apenas por compartilhar um interesse comum.

3) Equilíbrio entre saúde física e mental

“Mens sana in corpore sano” – expressão para uma mente sã num corpo são, em latim – é a mais pura verdade para um atleta. Não adianta treinar só o corpo e se esquecer do psicológico e entrar mentalmente despreparado para a disputa.

Na nossa vida, a regra também é super necessária. Não adianta trabalhar com afinco e nos descuidarmos da saúde física, sendo suscetíveis a doenças ou problemas no curto, médio e longo prazo. Cuide da sua mente, mas não se esqueça que o seu corpo é a sua casa.

4) Não evoluir é ficar para trás

Atletas costumam ser ultra competitivos por natureza, mas se não fosse assim, eles não serviriam para a sua profissão. Para cada atleta olímpico, outros milhares não conseguiram atingir o seu objetivo. Se apegar aos louros do passado é o jeito garantido de ser superado por novos atletas que também sonham em chegar ao ápice do esporte.

Não tenha medo do novo, do desconhecido, de não saber algo e apreender no seu dia a dia. Seja um atleta da vida, cada dia mais preparado para enfrentar com melhores chances os desafios que se apresentam no trabalho, na vida e, principalmente, na realização de um sonho.

5) Entenda a importância da vitória e da derrota

Quantos atletas não passam meses longe do conforto de casa, da família, dos amigos, pela realização de um objetivo? E quando todo esse ciclo de 4 longos anos se decide em uma única chance de fazer tudo dar certo em uma seletiva olímpica ou apresentação nas Olimpíadas?

O esporte, assim como a vida, pode ser cruel, mas atletas de ponta entendem perfeitamente o significado de acertar, errar, vencer ou ser derrotado. São seres humanos, é claro, que passam por frustrações e dificuldades, mas que em geral não se sentem vislumbrados com a vitória e, nem acham que o mundo acabou, com uma derrota.

Capte essa essência: comemore, mas não mude sua essência em uma vitória e transforme em força e aprendizado de vida, a dor de uma derrota.

“Não mude sua essência em uma vitória e transforme em força e aprendizado de vida, a dor de uma derrota.”

6) A prática leva à perfeição

Jornadas exaustivas, repetir algo uma, duas, cem vezes. A perfeição só chega com a repetição, com o aprendizado, com o foco no detalhe, com uma visão total sobre tudo que influencia cada ação.

Faça diariamente seu treino. Entenda suas tarefas, analise o que pode ser feito de maneira melhor e com mais resultados. Seja um atleta olímpico, mesmo que sua modalidade seja disputada dentro de um cubículo de escritório.

Crédito da imagem: Tata Chen / Shutterstock

 

Escrito por Rafael Urbach, co-fundador da startup Mundo dos Exameswww.mundodosexames.com.br

O Mundo dos Exames é uma plataforma que permite que todos entendam seus exames diagnósticos e encontrem com facilidade os melhores prestadores, utilizando planos de saúde ou procurando a rede particular.

Conheça mais sobre os seus exames. Outras categorias disponíveis no site.

Análises clínicas: http://www.mundodosexames.com.br/especialidade/analises-clinicas/

Ultrassonografia: http://www.mundodosexames.com.br/especialidade/ultrassom/

Guest post - escreva o seu no blog O Gestor

 

 

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

Deixe seu comentário