3 Medidas Simples Para Garantir a Segurança do seu WebsiteTecnologia da Informação Blog O Gestor

3 Medidas Simples Para Garantir a Segurança do seu Website

Quer aprender a garantir a segurança do seu site ou blog? Veja então neste artigo 3 (três) medidas simples que objetivam garantir a segurança do seu Website.

Garanta a segurança do seu website através de 3 medidas simples

Com os ataques e roubos de informações sendo cada vez mais frequentes no mundo virtual, não existe nada mais importante para o gestor de um website do que garantir a segurança dos seus dados e dos dados de seus usuários. A seguir, listamos três medidas que você pode adotar para aumentar a proteção do seu site e oferecer um ambiente seguro aos seus visitantes.

1. Mantenha as plataformas e scripts atualizados

Este é um dos passos mais simples na manutenção da segurança de um website, porém um dos mais ignorados. Devido ao fato de que a grande maioria dessas ferramentas são disponibilizadas em licença open-source, o código das mesmas fica disponível a qualquer usuário da internet, seja ele bem-intencionado ou não. Os hackers se aproveitam disso para explorar o código dessas aplicações em busca de possíveis falhas ou “bugs”, que podem permitir a invasão ou roubo dos dados do website.

segurança do seu website,segurança,website

Se o seu site funciona por meio de uma plataforma como o WordPress, por exemplo, procure sempre mantê-lo atualizado com a versão mais recente. Não esqueça também de manter atualizados os plugins usados nas suas páginas.

2. Adquira um certificado de segurança (SSL)

Essa dica é especialmente válida para websites que possuam formulários e páginas que solicitam os dados dos usuários na navegação. A certificação SSL é muito importante para garantir a segurança dos dados de um cliente de uma loja online, por exemplo. Imagine que o cliente deva inserir os dados de seu cartão de crédito para realizar uma compra. Como ter certeza de que essas informações não estão sendo coletadas por um invasor? A melhor saída é implementar o certificado SSL no website da loja. Este certificado faz com que as informações sejam criptografadas (codificadas), e só possam ser lidas pela parte responsável pelo processamento do pagamento.
Uma maneira fácil de verificar se um site possui essa certificação digital é observar o nome do domínio na barra de endereço, como ilustra a imagem abaixo. Se o domínio iniciar em “https” em vez de “http”, é um sinal de que a certificação SSL foi implantada e os seus dados estão mais seguros. Se você é dono de um website, não existem razões para você não implementar um certificado SSL quanto o mesmo pode ser adquirido por menos de R$ 35,00 ao ano (fonte: 1&1).

3. Instale plugins de segurança

Esta é uma medida que exige um pouco mais de pesquisa e envolvimento técnico, mas que certamente vale a pena se você se preocupa com a segurança do seu website e de seus usuários.
Se você utiliza o WordPress na gestão do conteúdo das suas páginas, existem diversos plugins que podem ser instalados para melhorar a segurança do seu website e dificultar ataques maliciosos. Para escolher os plugins mais adequados as suas necessidades, leia atentamente a descrição e observe as qualificações dos desenvolvedores antes de realizar a instalação.
É importante lembrar que os métodos utilizados pelos hackers estão em constante evolução, por isso você deve se manter atento às atualizações e alternativas que surgem para ajudar você a garantir a segurança do seu website. No entanto, uma certeza você pode ter: ao adotar estas simples medidas que listamos, você estará tornando o seu website muito mais seguro e resistente aos ataques de internautas mal-intencionados.

Créditos da imagem: http://usabilitygeek.com/wp-content/uploads/2013/06/recommended-wordpress-security.jpg

Vote neste post

Servidor Público, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, docente de informática freelancer e problogger.

Deixe seu comentário