Home Empreendedorismo 17 de agosto: no Dia do Empreendedor confira as dicas

17 de agosto: no Dia do Empreendedor confira as dicas

17 de agosto: no Dia do Empreendedor confira as dicas
0
0

17 de agosto é o Dia do Empreendedor – confira as dicas

 

Nesta terça-feira, dia 17 de agosto é comemorado o Dia do Empreendedor.

 

Mas responda: você sabe o que é empreendedor? E empreendedorismo?

 

Vamos aos conceitos então:

 

  • Empreendedor – termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.
  • Empreendedorismo – designa os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.

Origem

A palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Gifford Pinchot foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização
Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert Hirsch, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica* e pessoal.

 

empreendedor,empreendedorismo,dia do
Perfil empreendedor

 

* A satisfação econômica é resultado de um objetivo alcançado (um novo produto ou empresa, por exemplo) e não um fim em si mesma.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo

 

Agora que você já sabe, confira as dicas e informações mais atualizadas que estão acontecendo no mundo empreendedor:

  1. Cursos SEBRAE – Educação On-line: São cursos EAD oferecidos pelo SEBRAE, dentre os quais para empreendedores. Clique aqui para ter acesso
  2. Prêmio Técnico Empreendedor 2010: Premia os projetos que reúnem as melhores idéias de negócios e que possam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de suas comunidades. Se você é um aluno empreendedor, monte sua equipe, escolha seu professor-orientador e participe. Além do reconhecimento, você e seus colegas concorrem a prêmios de até R$ 10.000,00. Clique aqui para saber mais
  3. Teste para saber se tem perfil empreendedor – Faça o teste e descubra
  4. Links diversos:

Feira do Empreendedor – Sétima edição será realizada de 31 de agosto a 5 de setembro, em Belo Horizonte.

Livro sobre empreendedorismo é o primeiro a chegar ao mercado em três formatos

Empresários do Distrito Federal têm até o fim do ano para participar do Circuito Empreendedor

 

 

Pois é, empreendedor, parabéns pelo seu dia!

Luis Marcos Leite Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, Servidor Público e Problogger, autor do blog O Gestor - Especialista em Tecnologia da Informação e de outros trabalhos na internet.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *